Jump to content

[Resolvido] Ano Bissexto

Evolution

Recommended Posts

Mais especificamente, não sabes calcular se um ano é bissexto ou não, não é assim? 🙂

Um ano bissexto como sabes, ocorre a cada 4 anos.

Isto significa que tens aqui uma maneira simples de saber.

Se dividires o ano por 4, numa divisão inteira, só podes ter 4 opções para o resto da divisão: 0, 1, 2 ou 3

Ora, se o ano ocorre a cada 4, dividindo o ano por 4 o resto deverá ser 0.

Assim, basta-te ler o ano, e proceder ao calculo do resto de divisão inteira (operador MOD), e verificar se o resultado é 0. Se for, é bissexto. Se não for, é comum.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

hehhehe Essa não me lembrei!

Mas já agora, convém então ter em atenção ao desfasamento de 1 dia que ocorrerá no ano 4882. Mas este podemos deixar para os entendidos da altura, que apelidarão isto de "O Novo Bug do Milénio!"

😉

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Bem já não estou a perceber nada.

Então tenho que dividir duas vezes o ano?

Dividir o ano duas vezes? Não entendi...

Aquilo que eu disse foi muito simples:

Um ano é bissexto se for divisível por 4 e, se for divisível por 400 ou não divisível por 100.

Esta é a regra para determinar se um ano é bissexto ou não. Tens de ver três coisas em conjunto: a) se é divisível por 4 e, b) se é divisível por 400 ou c) divisível por 100.

E aqui muito cuidado com os e's e ou's, não os apliquei assim só porque achei engraçado.

Knowledge is free!

Já agora, e para que o programa fique preparado para o "Bug do 4º Milénio", ainda se deveria implementar mais uma condição.

Dizem os entendidos que o Calendário Gregoriano, com todas as suas premissas, ainda assim não bate certo com o ano solar, e que por esse motivo, a cada 4000 anos ele irá ficar adiantado 1 dia.

Como tal, pondera-se a inclusão de uma regra no cálculo dos anos bissextos que consiste em, se o ano for divisivel por 4000, não é bissexto (regra que tem prioridade sobre as actuais), por forma a corrigir esse enorme desvio.

Claro está, como de costume, deixa-mos tudo para a última, e essa regra ainda não foi oficialmente imposta (o pensamento é "temos tempo até lá, outros que se preocupem com isso".

Mas como eu sou um gajo muito à frente do meu tempo, resolvi fazer a formula já com isso previsto.

Como parece mal deixar aqui a papinha toda feita, deixo a formula, a titulo de curiosidade, em "linguagem ExcelPT"

=SE(E(RESTO(ANO;4000)<>0;OU(RESTO(ANO;400)=0;E(RESTO(ANO;4)=0;RESTO(ANO;100)<>0)));"BISSEXTO";"NORMAL")

sendo ANO a célula onde está o valor do ano a calcular...

Já tenho o código assim mas agora estou outra vez com dificuldades.

Na linha 7 dá erro e diz que a operação não é válida para a operação or.

Observação: eu estou no 10º ano e este é o primeiro módulo em que uso pascal, ainda não sei todos os comandos do pascal.

Program Bissexto ;
Var
ano, bi : Integer;
Begin
write ('Digite um ano: '); readln (ano);
bi := ano mod 4000;
if bi <> 0 or bi = 0 then
writeln ('Bissexto.')
else
writeln ('Normal');
readln;
End.

Amigo Evolution, não leves a mal que te diga, mas não estás a prestar atenção.

Aliás, se leres o teu código, ou se o testares, verás que todos os anos são bissextos.

A tua condição é:

Se bi for diferente de 0 ou bi for igual a 0, o ano é bissexto... Pensa lá bem se isto faz sentido!

Além do mais, o 4000 é uma "brincadeira". Fala-se em adicionar isso às regras, mas ainda não está feito (nem deverá estar tão cedo), pelo que não vale a pena pensares nele. E ainda que o incluisses, nunca seria só essa a regra, senão só haviam anos normais a cada 4000 anos.

Analisa bem as regras que o Thoga te disse, e vê a minha formula do Excel, que facilmente é convertível para Pascal.

Aqui fica ela sem a regra dos 4000 para não te confundir:

=SE(OU(RESTO(ANO;400)=0;E(RESTO(ANO;4)=0;RESTO(ANO;100)<>0));"BISSEXTO";"NORMAL")

PS: O erro que te dá é porque para usares mais do que uma condição no IF, tens de as colocar entre parentesis curvos.

No teu exemplo seria:

if (bi <> 0) or (bi = 0) then
Edited by nunopicado

Observação: eu estou no 10º ano e este é o primeiro módulo em que uso pascal, ainda não sei todos os comandos do pascal.

Não é preciso saber os 300.000 procedimentos e funções do Pascal (e não "comandos") para fazer este exercício. Aqui o teu problema é este: nós falamos, tu apanhas zero.

Basicamente só tens aplicado de cada vez uma das sugestões que te são dadas. Eu já disse duas vezes como se calcula o ano bissexto, e ainda não vi nada que aplique isto:

Um ano é bissexto se for divisível por 4 e, se for divisível por 400 ou não divisível por 100.

A história de ser divisível por 4000 é apenas uma pequena brincadeira para tornar o programa mais accurate.

Por último, recomendo que leias coisas sobre lógica. (b=0) or (b<>0) é uma condição verdadeira para qualquer b. E sinceramente nem entendi onde foste desencantar esta condição para o if.

Peço desculpa se estou a ser um pouco mais frio, mas isto já me fez chegar ao meu limite (estou a ser muito franco). Não consigo ser mais claro do que já fui, eu e o @nunopicado já te dissemos tudo...

Knowledge is free!

Ok obrigado na mesma, e desculpem o tempo perdido.

Se fosse tempo perdido, nenhum de nós teria sequer respondido. Falando pessoalmente, eu não seria membro do P@P se não tivesse gosto em ensinar e em ajudar os outros. A única coisa aqui que me deixou um pouco frustrado foi o facto de já ter dito 3 vezes a solução e ainda não teres pegado nela.

Em vez de desistires (de nós e da nossa ajuda), porque é que não te centras na condição que calcula o ano bissexto? Este exercício é muito simples, só tens é de ler todas as nossas sugestões e não apenas aplicar uma delas.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Uma coisa. O que faz este trecho: ano mod 4 mod 400?

Uma pista: quero saber quanto é n + 3 e quanto é n + 4. Não vou fazer n+3+4 porque isso não me dá as somas em separado.

Solução para o teu caso:

1) utilização de and e or.

2) Não guardar o resultado de cada divisão numa variável, é desnecessário.

3) Voltar a ler a condição para saber se um ano é bissexto, que é composta por 3 partes (ou 4 se contares com a questão dos 4000...).

Edited by thoga31

Knowledge is free!