Jump to content
thoga31

O Círculo de Arquimedes

Recommended Posts

thoga31

Título: O Círculo de Arquimedes

Para quem começar a ler e achar que isto é simples de mais, vejam a Nota 2 no final do desafio. Se isto fosse assim tão fácil, não era um desafio...

Descrição: Arquimedes descreveu, em termos simples e modernos, a circunferência (e o círculo) como sendo um polígono regular com uma infinidade de lados, cujo comprimento do lado tende para zero.

De modo a ser mais claro, o que Arquimedes fez foi encaixar dentro de um círculo polígonos regulares com cada vez mais lados de modo a tentar deduzir o mais fielmente possível o perímetro e a área.

Na imagem que se segue represento este conceito de uma forma simples: o círculo original e o octógono que encaixa dentro dele.

https://dl.dropbox.com/u/30172141/P@P/desafios/arquimedes.png

Como podem imaginar, à medida que encaixamos polígonos com mais lados, a área a sombreado torna-se menor, o lado do polígono também, e chegamos cada vez mais perto ao verdadeiro perímetro e à verdadeira área do círculo por aproximação.

A esta forma de desenhar o círculo e deduzir as suas propriedades podemos nomear, genericamente, por Método de Arquimedes.

Objectivo: Criar um programa que desenha uma circunferência através do Método de Arquimedes.

Exemplo de I/O: Deve-se pedir ao utilizador que introduza o raio da circunferência e quantos lados tem o polígono regular que a vai representar.

Input:

120    <-- o raio da circunferência (unidades arbitrárias, depende da ferramenta de desenho que utilizarem)
15     <-- o nº de lados do polígono regular
Output:

https://dl.dropbox.com/u/30172141/P@P/desafios/arquimedes2.png

Restrições:

• Como é óbvio, o número mínimo de lados permitido é 3 (o triângulo equilátero);
  • O raio é, claro, positivo e não nulo;
  • O output poderá conter o círculo desenhado todo "certinho direitinho" de modo a se poder comparar o polígono obtido com o "original". Neste caso, os dois deverão estar sobrepostos.
  • Não poderão usar o método de dividir 360º pelo nº de lados e, com isso, determinar as intersecções com a circunferência e unir esses pontos com segmentos de recta.

Nota: Um polígono regular é uma figura geométrica 2D cujos lados têm todos o mesmo comprimento.

Nota 2: Não pensem na solução mais "fácil", se não isto não era um desafio. Não minto se disser que este é mais um desafio matemático do que de programação ;)

Knowledge is free!

thoga31

Adicionado um ponto às restrições: não quero que façam intersecções com a circunferência original e unam os pontos... desenhem o polígono como se não fosse parte de uma circunferência, apesar de na sua base estarem dados de uma circunferência - é por isto que digo que o desafio é mais matemático do que de programação. Devem pegar no raio da circunferência e determinar com ele as propriedades do polígono, e usar essas propriedades para o desenhar. Quero total independência para com o círculo/circunferência, ele só é desenhado para termo de comparação.

EDIT: pronto, se quiserem usar este método, tudo bem. Mas adoraria ver soluções com outro(s) método(s).

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Warrior

O teu comentário no topo da página está-me a fazer duvidar de mim próprio..

Se tivermos a função "linha" preparada para receber os dois pontos e desenhar, isto não é duas linhas em qualquer linguagem?

Mas também não sei qual é a versão "fácil" em que estás a pensar.

Edited by Warrior

thoga31

O teu comentário no topo da página está-me a fazer duvidar de mim próprio..

Se tivermos a função "linha" preparada para receber os dois pontos e desenhar, isto não é duas linhas em qualquer linguagem?

Não entendi.

Mas também não sei qual é a versão "fácil" em que estás a pensar.

Não estou a pensar em soluções fáceis ou difíceis. Em conversa com um amigo meu sobre este desafio, ele propôs-me que podíamos determinar, por intercepção, os pontos da circunferência onde o polígono iria fazer vértice, e depois unir os pontos. A determinação destes pontos era simples: dividias 360º pelo nº de lados - ângulo A -, imaginavas semi-rectas a partirem do centro da circunferência a fazerem ângulos A entre si, e determinavas as intersecções com a circunferência.

Não pretendia exactamente este método, sinceramente nem acho que seja o mais fácil, mas se assim quiserem, força.

O método que tinha em mente envolve pura matemática: sabendo o raio do círculo e o nº de lados do polígono, a matemática diz-te todas as características do polígono sem teres de recorrer à gincana geométrica que descrevi (aka intersecções). A partir daqui, o desenho do polígono torna-se simples.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Warrior

Esse é o método complicado.

O que quis dizer é que tendo uma função "linha" disponível para desenhar um segmento, então consegue-se desenhar o polígono com 2 linhas de código.

taviroquai

Em pseudo-codigo, considerando um plano cartesiano. É xato porque têm que se calcular o x e o y de todos os pontos que continuem os lados.

Tem mais um input, a resolução dos pontos que irão constituir a reta.

Serve para começar?

[b]ler[/b] raio
[b]ler[/b] lados
[b]ler[/b] resolução

[b]x_inicial[/b] = 0
[b]y_inicial[/b] = 0
[b]indice[/b] = 0

[b]enquanto[/b] indice [b]<[/b] lados
   x_final = (expr matematica para o calcular o proximo X)
   y_final = (expr matematica para o calcular o proximo Y)
   x = x_inicial
   y = y_inicial
   [b]enquanto[/b] x != x_final e y != y_final
       [b]desenhar[/b] x,y
       x = (expr matemática para calcular o proximo x da reta com base na resolução)
       y = (expr matemática para calcular o proximo y da reta com base na resolução)
   x_inicial = x_final
   y_inicial = y_final
   [b]incrementar[/b] indice +1

HappyHippyHippo

bibliotecas usadas : m, SDL e SDL_gfx

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

#include <SDL/SDL.h>
#include <SDL/SDL_gfxPrimitives.h>

#define PI 3.14159265
#define SCREEN_SIZE 400
#define position(point) ((point  * ((SCREEN_SIZE - 10) / 2)) + (SCREEN_SIZE / 2))

void rotate_vector(double * dest, double * point, double matrix[4][4])
{
int i = 0, j = 0;

double aux[] = {point[0], point[1], point[2], point[3]};

for (i = 0; i < 4; i++)
{
	dest[i] = 0;
	for (j = 0; j < 4; j++)
	{
		dest[i] += matrix[i][j]*aux[j];
	}
}
}

int main(int argc, char ** argv)
{
long sides = 0;
char * pt = NULL;

SDL_Surface * window = NULL;
SDL_Event event;
int step = 0, run = 1;

double matrix[4][4];
double point[4], prev[4];

if (argc < 2 ||
    (sides = strtol(argv[1], &pt, 10)) == 0 ||
    sides < 3)
{
	printf("command : circulo <sides>\n");
	printf("\tsides : must be equal or greater than 3\n");
	exit(-1);
}

memset(matrix, 0, sizeof(double) * 16);
memset(point, 0, sizeof(double) * 4);

matrix[0][0] =  cos((360/sides)*(PI/180));
matrix[0][1] = -sin((360/sides)*(PI/180));
matrix[1][0] =  sin((360/sides)*(PI/180));
matrix[1][1] =  cos((360/sides)*(PI/180));
matrix[2][2] =  1;
matrix[3][3] =  1;

point[1] = -1;

if ((window = SDL_SetVideoMode(SCREEN_SIZE, SCREEN_SIZE, 32, 0)) == NULL)
{
	printf("Unable to create window\n");
	exit(-1);
}

for (step = 0; step < sides; step++)
{
	memcpy(prev, point, sizeof(double) * 4);
	rotate_vector(point, point, matrix);
	aalineColor(window, position(prev[0]), position(prev[1]), position(point[0]), position(point[1]), 0xffffff);
}
aacircleColor(window, (SCREEN_SIZE / 2), (SCREEN_SIZE / 2), ((SCREEN_SIZE - 10) / 2), 0xff00ff);

SDL_Flip(window);

while (run)
{
	while (SDL_PollEvent(&event))
	{
		if (event.type == SDL_QUIT)
		{
			run = 0;
		}
	}

SDL_Delay(300);
}

SDL_Quit();
return 0;
}

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

thoga31

O que quis dizer é que tendo uma função "linha" disponível para desenhar um segmento, então consegue-se desenhar o polígono com 2 linhas de código.

Oh moço, aí não há problema. Desenha linha a linha o polígono usando essa função, quer seja em 2 ou em 200 linhas de código, por mim tudo bem. :D

Eu mesmo resolvi esta questão com um script Python de 10 linhas, em que há mais linhas para as formalidades do que para o essencial.

Apenas estou curioso em ver a maneira como o pessoal vai "desbravar" o problema.

Em pseudo-codigo, considerando um plano cartesiano. É xato porque têm que se calcular o x e o y de todos os pontos que continuem os lados.

Tem mais um input, a resolução dos pontos que irão constituir a reta.

Serve para começar?

Basicamente era essa a minha ideia, de uma forma geral.

bibliotecas usadas : m, SDL e SDL_gfx

Ok, no meio desse código... qual foi o teu algoritmo?

Edited by thoga31

Knowledge is free!

HappyHippyHippo

Ok, no meio desse código... qual foi o teu algoritmo?

:D

é simples para quem está habituado a bibliotecas gráficas :D

se colocares o ponto na posição {x, y} (não interessa qual) do circulo do qual o centro se encontra no aposição {0, 0}, basta "rodar" a posição desse ponto em relação ao eixo dos Z o ângulo dado pela divisão : 360/n_lados.

é isso que a seguinte conta faz (fiz com 4 dimensões porque é assim que que se faz em 3D ;) )

[cos(x) -sin(x)  0  0] * [x] = [x_dest]
[sin(x)  cos(x)  0  0]   [y]   [y_dest]
[ 0        0     1  0]   [0]   [  0   ]
[ 0        0     0  1]   [0]   [  0   ]

o que o algoritmo faz não é mais do que aplicar esta multiplicação ao ponto {x, y}, n_lados + 1 vezes e obterás os vértices do polígono (acabando no inicial).

ps : e sim, tem muito código por causa da multiplicação da matrix pelo vector e de gestão do SDL para apresentação da janela, porque o algoritmo não é mais do que :

for (step = 0; step < sides; step++)
       {
               memcpy(prev, point, sizeof(double) * 4);
               rotate_vector(point, point, matrix);
               aalineColor(window, position(prev[0]), position(prev[1]), position(point[0]), position(point[1]), 0xffffff);
       }

e agora que tive a ver até poderia melhor a utilização do vector "prev", mas prontos .. deixa estar

Edited by HappyHippyHippo

thoga31

Ok, rendo-me xD

Como utilizei Python para resolver o exercício (o output que apresentei foi obtido já com esse script), utilizei o módulo turtle, pelo que simplesmente tive de determinar qual o comprimento do lado do polígono e qual o ângulo interno de modo a poder ir movendo a turtle até ao ponto inicial.

def circ(raio, n):
   from turtle import circle, forward, left, exitonclick
   from math import cos, radians
   circle(raio) #desenha o círculo inicial
   angulo = 360.0/n
   lado = raio * (2 - 2 * cos(radians(angulo))) ** 0.5
   left(angulo / 2)  # método left usa graus
   for i in range(n):
       forward(lado)
       left(angulo)
   exitonclick()

if __name__ == '__main__':
   circ(120, 15)  # output apresentado no tópico

Por isso é que disse que tinha usado matemática - reparem no cálculo do lado do polígono. ;)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

taviroquai

@Happy

Ha mas assim, é a biblioteca que calcula os pontos das retas a desenhar... não é o teu algortimo...

@thoga

Só estás a calcular os pontos das interseções (como indicaste no tópico), não estás a calcular os pontos que desenham as retas...

Julgava que era para calcular todos os pontos visiveis que compoem o "circulo" de arquimedes.

HappyHippyHippo

@Happy

Ha mas assim, é a biblioteca que calcula os pontos das retas a desenhar... não é o teu algortimo...

não.

quem calcula os pontos (vértices) é a multiplicação, e isso não é a biblioteca.

a única coisa que a biblioteca faz é desenhas a recta entre os vértices calculados.

taviroquai

não.

quem calcula os pontos (vértices) é a multiplicação, e isso não é a biblioteca.

a única coisa que a biblioteca faz é desenhas a recta entre os vértices calculados.

Sim, refiro-me aos pontos que constituem a reta... mas se não for o pretendido então é mais fácil.

HappyHippyHippo

Sim, refiro-me aos pontos que constituem a reta... mas se não for o pretendido então é mais fácil.

se o problema é esse, então posso alterar o código para calcular esses pontos e deixar a dependência do SDL_gfx ...

pwseo

taviroquai,

Penso que o objectivo não é obrigar a desenhar ponto-a-ponto as rectas que constituem os lados dos polígonos. Isso seria o equivalente a dizeres ao Arquimedes para, na sua altura, calcular manualmente todos os pontos de cada segmento de recta dos lados do polígono e pintá-los como pontos individuais em vez de simplesmente unir com uma régua os vértices dois a dois.

thoga31

@thoga

Só estás a calcular os pontos das interseções (como indicaste no tópico), não estás a calcular os pontos que desenham as retas...

Julgava que era para calcular todos os pontos visiveis que compoem o "circulo" de arquimedes.

O objectivo não é saber as coordenadas dos pontos, se é a isso que te referes, @taviroquai. Arquimedes, no seu tempo, não sabia o que era um referencial cartesiano. Cada um terá a sua forma de resolver a questão, mas como eu utilizei a turtle do Python para resolver este desafio, aproveitei as suas características de se ir movendo a partir do último ponto e mudar a sua direcção segundo um ângulo.

Se querem calcular as coordenadas, isso dependerá 1) do vosso algoritmo e 2) das ferramentas que usem (que poderão exigir coordenadas). Como a minha ferramenta é a turtle, usei matemática para a guiar e ir desenhando o polígono segundo as suas características.

Por fim, não determinei as intersecções - a fórmula até pode coincidir de alguma forma com esse método, mas o meu raciocínio está far behind disso.

EDIT: aproveito para referir que o método que eu inicialmente não estava a ponderar "aceitar" é este: considerar a circunferência (e a sua fórmula matemática), considerar o centro, e dele fazer sair semi-rectas que fazem entre si ângulos de, obviamente, 360/n (este factor aparece inevitavelmente em qualquer raciocínio matemático deste exercício). Depois só tinham de determinar a intersecção entre a circunferência e as semi-rectas e unir esses pontos.

Achei que era mais interessante calcular outras propriedades do polígono sabendo o seu raio e com elas desenhá-lo, isto de forma independente do círculo. No final de contas, o círculo só está aqui presente por causa do Método de Arquimedes, porque caso contrário poderia pedir-vos apenas que desenhassem o polígono de n lados dado o seu raio.

Pensei que um contexto histórico e matemático tornaria isto mais interessante.

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

thoga31

Para quem estiver interessado, o meu raciocínio não envolveu sequer o círculo em si (apenas tive de ter em conta o seu raio). Eu utilizei a lei dos co-senos para calcular o lado do polígono tendo apenas em minha posse 1 dado concreto, que é o raio dele.

https://dl.dropbox.com/u/30172141/P@P/desafios/arquimedes_explicacao.png

Pela lei dos co-senos tira-se que: https://dl.dropbox.com/u/30172141/P@P/desafios/arquimedes_ladopoligono.png

Quanto ao ângulo que a turtle tem de fazer para desenhar o seguinte lado, também é simples. Sabe-se que o ângulo A e B são iguais, pelo que 2A = 180 - 360/n. Tendo em conta a geometria do polígono regular, o triângulo adjacente é igual. Consideremos que os ângulo A´e B´ são os homónimos de A e B. Então a turtle deverá rodar 180-A-B' = 180-2A = 180 - 180 + 360/n = 360/n. Esta dedução poderia ser feita sem contas aplicando alguns axiomas da Geometria Euclidiana.

Como se pode constatar, apenas considerei qual era a posição do polígono relativamente ao círculo que representa - circunferência circunscrita ao polígono - para saber qual das suas propriedades / medidas tem o valor do raio. De facto, define-se como raio de um polígono regular a distância dos vértices ao centro. Em suma, r(círculo) = r(polígono).

E pronto, esta foi a dedução que fiz, totalmente independente do círculo em si. Não determinei exactamente as intersecções, apenas descobri 2 propriedades do polígono de n lados dado o seu raio. Aliás, é possível saber tudo sobre um polígono regular sabendo apenas o número de lados e o seu raio, e sabemos que este tem todos os seus vértices contidos na circunferência com o mesmo raio. Isto comprova que o exercício poderia ser feito independentemente do círculo ou do Senhor Arquimedes. ;)

Knowledge is free!

Warrior

Não tenho aqui instalado nenhuma linguagem que permita facilmente desenhar os lados, mas seria isto que faria (em pseudo pseudo-código):

assumir que o método drawLine(x0, y0, x1, y1); desenha a recta (x0, y0) - (x1, y1).

for (int i = 0; i < NLADOS; i++)
drawLine(r*cos(i*2*pi/NLADOS), r*sin(i*2*pi/NLADOS),
     r*cos((i+1)*2*pi/NLADOS), r*sin((i+1)*2*pi/NLADOS));

Edited by Warrior
  • Vote 2

thoga31

É uma solução legítima, também com matemática à mistura - círculo trigonométrico. ;)

Knowledge is free!

HappyHippyHippo

Não tenho aqui instalado nenhuma linguagem que permita facilmente desenhar os lados, mas seria isto que faria (em pseudo pseudo-código):

assumir que o método drawLine(x0, y0, x1, y1); desenha a recta (x0, y0) - (x1, y1).

for (int i = 0; i < NLADOS; i++)
drawLine(r*cos(i*2*pi/NLADOS), r*sin(i*2*pi/NLADOS),
     r*cos((i+1)*2*pi/NLADOS), r*sin((i+1)*2*pi/NLADOS));

não é nada mais do que fiz, só que eu fiz com multiplicação de matriz

thoga31

É a magia da programação no seu melhor: para um mesmo problema, n soluções. :D

Knowledge is free!