Jump to content

Recommended Posts

Posted

Eu criei uma função assim

textbox3.text = (val(textbox1.text) + val(textbox2.text)) /2

Mas acontece que quando eu somo 1.5+1.5 e divido por 2, ele mostra (1,5),ou seja , mostra vírgula no resultado,ao invés de ponto.Oque tem de errado nesse código? quero que ele mostre ponto ao inves de virgula

Posted

o codigo deu certo,mas eu estava pesquisando,e notei que talvez poderia ser o comando VAL,ele que está transformando os pontos em vírgula,sera? quando eu posso usar VAL e quando posso substitui-lo por CDBL?

Posted (edited)

De facto o VB não é muito coerente na questão dos pontos e vírgulas - deve fazer parte do Top10 das questões aqui colocadas.

Em código utiliza-se o ponto, mas na conversão trabalha-se com pontos. Veja-se o output deste código:

MsgBox((1.4).ToString & vbNewLine & _
      Convert.ToSingle("1.4") & vbNewLine & _
      Convert.ToSingle("1,4"))

1,4
14
1,4

Como se pode ver, a conversão entre String e Single (ou outro numérico decimal) envolve vírgulas e não pontos - os pontos são ignorados.

Última nota: reparei que foi utilizado um monte de conversão implícita. O meu conselho é evitarem-na - utilizem sempre que for possível conversão explícita, e recomendo os métodos da classe Convert.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

andei pesquisando mais um pouco, e resolvi. Em divisões o melhor método seria "CDBL(numero) / (outro numero)" já para somar,o melhor é "val(numero) + (outro numero)" isso no meu caso,porque o codigo deve ser adaptado de acordo com a necessidade de cada um. Obrigado pela colaboração de voces. só tenho mais uma dúvida : eu inseri um botao que manda o resultado pra um listbox, ai queria mover esses itens no listbox, e nao estou conseguindo mover o primeiro da lista, para baixo :/ o botao de mover para cima funciona perfeitamente,e esse para mover para baixo,nao move o primeiro da lista,alguem tem uma ideia de onde eu estou errando?

If ListBox1.SelectedIndex > 0 Then
	    If ListBox1.SelectedIndex < ListBox1.Items.Count - 1 Then
		    Dim y = ListBox1.SelectedIndex + 2
		    ListBox1.Items.Insert(y, ListBox1.SelectedItem)
		    ListBox1.Items.RemoveAt(ListBox1.SelectedIndex)
		    ListBox1.SelectedIndex = y - 1
	    End If