vanderhom Posted December 1, 2012 at 05:19 PM Report #485338 Posted December 1, 2012 at 05:19 PM Boas pessoal Sou novo nisto na programação, e tenho aqui uma duvida num exercicio. Escreva um programa que calcule o preço que um determinado aluno deverá pagar de propinas sabendo que o montante a pagar por cada disciplina é 50 €, no entanto, se o número de anos ao qual está inscrito a essa disciplina estiver compreendido entre 2 e 4 inclusive, deverá ser paga uma taxa adicional de 15% e se for superior a 4 anos uma taxa de 25%. Já consegui revolver o exercicio, mas agora foi me pedido que o protege-se contra numeros negativos e contra letras. Os numeros negativos já está feito, mas não estou a ver como e que vou fazer para as letras?? O codigo é este: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* * */ int main(int argc, char **argv) { int ano; int disciplinas; int propinas; float taxa; float total; int continuar; int sair; char euro; char a; char a1; char e; char c; char o; char o1; char u; euro = 128; a = 225; a1 = 227; e = 233; c = 231; o = 243; o1 = 245; u = 250; continuar = 0; while (continuar <= 0) { printf("###Pode Calcular aqui o pre%co das suas Propinas###nn", c); printf("--> Introduza o n%cmero de disciplinas:n", u); scanf("%d", &disciplinas); printf("--> Introduza o n%cmero de anos:n", u); scanf("%d", &ano); if (disciplinas <= 0 || ano <= 0) { printf("nN%co pode introduzir n%cmeros negativos!n", a1, u); } else { if (disciplinas > 999 || ano > 999) { printf("nN%co pode introduzir n%cmeros superiores a 999n", a1, u); } else { if (ano == 2 || ano == 3 || ano == 4) { propinas = disciplinas * 50; taxa = propinas * 0.15; total = propinas + taxa; printf("n- O valor das propinas %c de %d%cn", e, propinas, euro); printf("- Ter%c de pagar uma taxa adicional de %.2f%c n", a, taxa, euro); printf("- No total ter%c de pagar %.2f%cn", a, total, euro); } else { if (ano > 4) { propinas = disciplinas * 50; taxa = propinas * 0.25; total = propinas + taxa; printf("n- O valor das propinas %c de %d%cn", e, propinas, euro); printf("- Ter%c de pagar uma taxa adicional de %.2f%cn", a, taxa, euro); printf("- No total ter%c de pagar %.2f%cn", a, total, euro); } else { propinas = disciplinas * 50; printf("n- O valor das propinas %c de %d%cn", e, propinas, euro); printf("- N%co ter%c de pagar nenhuma taxa adicionaln", a1, a); printf("- No total ter%c de pagar %d%cn", a, propinas, euro); } } } } printf("nDeseja continuar o Programa?n"); printf("Para continuar pressione a tecla [1] para sair pressione a tecla [0]n"); scanf("%d", &sair); if (sair == 1) { printf(" \033[2J"); continuar = sair*continuar; } else { break; } Obrigado
HappyHippyHippo Posted December 1, 2012 at 05:31 PM Report #485339 Posted December 1, 2012 at 05:31 PM (edited) pois, notasse que és novo porque a indentação é horrível ... não vou usar unsigned int para te mostrar como fazer a verificação : int read_positive_integer(const char * message) { int value = -1; // variável que guardará o valor inserido a ser retornado int ok = 0; // variável que guarda o valor booleano que dita se o valor foi correctamente lido char buffer[256]; // buffer de leitura do teclado while (!ok) // enquanto o valor não foi correctamente lido { printf("%s : ", message); // apresentar a mensagem fflush(stdout); // forçar a apresentação da mensagem fgets(buffer, 256, stdin); // ler tudo o que se encontra no buffer de leitura do teclado ok = sscanf(buffer, "%d", &value); // ler o valor numérico, se foi correctamente lido, a função retorna 1 if (value <= 0) // verifica se o valor lido não é positivo ok = 0; // então marcar como não válido } return value; // retornar o valor lido } int value = read_positive_integer("Insira um valor inteiro positivo"); // chamar a função Edited December 1, 2012 at 05:31 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
vanderhom Posted December 1, 2012 at 05:41 PM Author Report #485342 Posted December 1, 2012 at 05:41 PM Eu ainda só dei o basico, não vou poder usar intruções que nem sei o que fazem :/
pmg Posted December 1, 2012 at 06:16 PM Report #485345 Posted December 1, 2012 at 06:16 PM O scanf() devolve o n'umero de atribuições correctamente efectuadas. Tens de verificar se o valor devolvido pelo scanf() corresponde ao que estás à espera; se não corresponder é porque os dados não estavam de acordo com o esperado. if (scanf("%d", &disciplinas) != 1) { /* dados errados, abortar o programa */ } if (scanf("%d", &ano) != 1) { /* dados errados, abortar o programa */ } Um exemplo mais complexo, com três variáveis ... mas com o corpo do if preenchido if (scanf("%d%d%d", &ano, &mes, &dia) != 3) { printf("Data inválida. Programa abortado.\n"); exit(EXIT_FAILURE); } Nota que abortar o programa não é, necessariamente, a melhor coisa a fazer. Numa fase lá mais para a frente, podes ignorar os dados com erro e pedir ao utilizador para tentar novamente. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
vanderhom Posted December 1, 2012 at 06:50 PM Author Report #485348 Posted December 1, 2012 at 06:50 PM Mas assim o utilizador só vai conseguir introduzir numeros de 1 a 9. E eu queria que o utilizador podesse introduzir numeros de 1 até 999 Como e que eu vou fazer assim..
pmg Posted December 1, 2012 at 07:16 PM Report #485349 Posted December 1, 2012 at 07:16 PM Mas assim o utilizador só vai conseguir introduzir numeros de 1 a 9. E eu queria que o utilizador podesse introduzir numeros de 1 até 999 Como e que eu vou fazer assim.. Não, não, não! O scanf() devolve o número de atribuições efectuadas com sucesso. Se o scanf() atribuir 999 à variável devolve 1; se ele atribuir 42 a uma variável e 17420003 a outra devolve 2. Também podes obter o número de caracteres usados pelas atribuições, mas, sinceramente, nunca vi isso usado (lê sobre a especificação "%n"). What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
vanderhom Posted December 1, 2012 at 07:35 PM Author Report #485351 Posted December 1, 2012 at 07:35 PM (edited) Obrigado pela ajuda 😄 Tentei incluir a parte do scanf() no meu programa e não estou a conseguir, está sempre com um erro. Será que estou a fazer mal? printf ("--> Introduza o n%cmero de disciplinas:\n",u); if (scanf("%d", &disciplinas) != 1){ printf ("caracter invalido\n"); break; } printf ("--> Introduza o n%cmero de anos:\n",u); if (scanf("%d", &ano) != 1){ printf ("caracter invalido\n"); break; } inclui nesta parte Edited December 1, 2012 at 09:01 PM by pmg Falta LP
HappyHippyHippo Posted December 1, 2012 at 07:44 PM Report #485352 Posted December 1, 2012 at 07:44 PM se dá erro, que erro é que dá ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pmg Posted December 1, 2012 at 07:45 PM Report #485353 Posted December 1, 2012 at 07:45 PM Quando o scanf() "apanha" um caracter invalido, não o tira do input. Esse mesmo caracter inválido vai ser apanhado pelo scanf() seguinte. No teu caso, ao introduzir, por exemplo, "duas<ENTER>" para o número de disciplinas o scanf() devolve 0 e imprime a mensagem. Mais à frente, o scanf() seguinte apanha "duas<ENTER>" e devolve 0 também e assim sucessivamente até ao infinito. Solução apresentada anteriormente por mim: abortar o programa. Quando o utilizador executar o programa a seguir recomeça com um input vazio. Outras soluções: a) usa fgets() e sscanf() para ler input b) limpa o buffer de input em caso de erro (com getchar() até ao <ENTER>) What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
vanderhom Posted December 1, 2012 at 08:04 PM Author Report #485354 Posted December 1, 2012 at 08:04 PM (edited) Não estou a conseguir perceber, o que me estas a tentar explicar :s Essas outra soluções que me apresentas-te ainda não as conheço, não posso utiliza-las... Está aqui o meu programa, que tenho ate agora. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* * */ int main(int argc, char** argv) { int ano; int disciplinas; int propinas; float taxa; float total; int continuar; int sair; char euro; char a; char a1; char e; char c; char o; char o1; char u; euro = 128; a = 225; a1 = 227; e = 233; c = 231; o = 243; o1 = 245; u = 250; continuar=0; while(continuar<=0) { printf ("###Pode Calcular aqui o pre%co das suas Propinas###\n\n",c); printf ("--> Introduza o n%cmero de disciplinas:\n",u); scanf ("%d",&disciplinas); printf ("--> Introduza o n%cmero de anos:\n",u); scanf("%d",&ano); if (ano==2||ano==3||ano==4) { propinas = disciplinas * 50; taxa = propinas * 0.15; total = propinas + taxa; printf ("\n- O valor das propinas %c de %d%c\n", e, propinas, euro); printf ("- Ter%c de pagar uma taxa adicional de %.2f%c \n", a, taxa, euro); printf ("- No total ter%c de pagar %.2f%c\n", a, total,euro); } else { if(ano > 4) { propinas = disciplinas * 50; taxa = propinas * 0.25; total = propinas + taxa; printf ("\n- O valor das propinas %c de %d%c\n", e, propinas, euro); printf ("- Ter%c de pagar uma taxa adicional de %.2f%c\n", a, taxa, euro); printf ("- No total ter%c de pagar %.2f%c\n", a, total, euro); } else { propinas = disciplinas * 50; printf ("\n- O valor das propinas %c de %d%c\n", e, propinas, euro); printf ("- N%co ter%c de pagar nenhuma taxa adicional\n",a1,a); printf ("- No total ter%c de pagar %d%c\n", a, propinas, euro); } } printf("\nDeseja continuar o Programa?\n"); printf("Para continuar pressione a tecla [1] para sair pressione a tecla [0]\n"); scanf("%d",&sair); if (sair==1) { printf(" \033[2J"); continuar = sair*continuar; } else { break; /* continuar = saida+1;*/ } } Podes-me me dizer onde ou como e que tenho de fazer para me resolver a situação? Edited December 1, 2012 at 08:09 PM by pmg Falta LP
pmg Posted December 1, 2012 at 09:08 PM Report #485363 Posted December 1, 2012 at 09:08 PM Como te sugeri no post #4, mete os scanf() dentro dum if e termina o programa se o scanf() não for válido. Se não queres usar a macro EXIT_FAILURE, podes usar um valor qualquer no exit(), por exemplo, 42 (o usual é 0 significar sucesso e qualquer outro valor significar insucesso). A função exit() é uma função da biblioteca Standard do C. Se ainda não a conheces e não a quiseres usar, podes fazer um return 42; que tem um efeito muito parecido no caso em que o teu programa é composto unicamente pela função main(). What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
vanderhom Posted December 4, 2012 at 07:22 PM Author Report #485736 Posted December 4, 2012 at 07:22 PM Já consegui, que o programa me detectasse as letras, mas eu não queria que o meu programa terminasse logo. Queria que ao detectasse uma letra fizesse um printf() a dizer que não era um caracter válido e me continua-se o ciclo while para me voltar ao inicio do programa. O meu prof falou-me de bloquear as letras com a tabela ascii, como e que se fazia assim? Obrigado pela ajuda 🙂
pmg Posted December 4, 2012 at 07:29 PM Report #485737 Posted December 4, 2012 at 07:29 PM (edited) Quais destas operadores / instrucoes / funcoes podes usar: !, if, while, getchar(), fgets(), strtol(), isdigit(), sscanf()? Podes usar arrays? Se nao, como é que mexes com strings? Edited December 4, 2012 at 07:30 PM by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
vanderhom Posted December 4, 2012 at 07:40 PM Author Report #485740 Posted December 4, 2012 at 07:40 PM (edited) Posso usar if e while e ! acho que tambem Edited December 4, 2012 at 07:41 PM by vanderhom
pmg Posted December 4, 2012 at 07:49 PM Report #485746 Posted December 4, 2012 at 07:49 PM Se nao podes usar nenhuma das funcoes indicadas por mim, so e possivel se poderes usar arrays (para input de string com o scanf()). Se nao podes usar arrays (para input de strings) acho que é impossivel. Gostava de ver a solucao do teu professor ... 🙂 What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
vanderhom Posted December 4, 2012 at 07:56 PM Author Report #485753 Posted December 4, 2012 at 07:56 PM Obrigado pela ajuda, eu vou dizer-lhe que não consegui e vou lhe pedir para me explicar como e que eu devia ter feito. Depois vou meter aqui
HappyHippyHippo Posted December 4, 2012 at 08:22 PM Report #485757 Posted December 4, 2012 at 08:22 PM acho que a solução que o professor espera seria algo dentro destes moldes char sair; // um caracter do { printf("\nDeseja continuar o Programa?\n"); printf("Para continuar pressione a tecla [1] para sair pressione a tecla [0]\n"); scanf("%c",&sair); // ler um caracter if (sair != '1' && sair != '0') printf("valor lido invalido : %c\n", sair); } while (sair != '1' && sair != '0'); continuar = !(sair - '0'); agora no que toca a argumentos "não posso utilizar X ou Y", sem uma razão específica de que não podes usar para praticar um pormenor, é completamente absurdo. apresentar uma solução melhor usando novas ferramentas, demonstra capacidade de investigação e prática, o que são mais valias. se o teu professor não entender isso, é porque precisas de um outro professor. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
vanderhom Posted December 4, 2012 at 09:41 PM Author Report #485779 Posted December 4, 2012 at 09:41 PM Eu secalhar poder ate posso utilizar outras ferramentas, mas como este projecto é um projecto final de uma cadeira, vou ter de o explicar e defende-lo.. Como tive apenas 50h de programação não posso fazer nada muito complexo, porque ao utilizar funções mais complicadas o professor vai me questionar, porque e que meti aquela função ali, o que é que ela faz, etc.. E como eu estou a iniciar ainda na programação não vou ser capaz de me defender, por isso e que eu estou a tentar fazer o projecto com instruções que eu sei o que fazem e que me foram explicadas. A parte da protecção secalhar até não é possivel fazer só com estas intruções que eu aprendi, mas como o programa é avaliado tambem nos bugs queria tentar proteger isto. Este ciclo que me fizeste agora e para o colocar depois dos scanf()?
HappyHippyHippo Posted December 4, 2012 at 10:46 PM Report #485792 Posted December 4, 2012 at 10:46 PM o ciclo que apresentei tem o scanf lá dentro ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts