Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá estou a começar a aprender visual BASIC e gostava que me ajudassem.Eu estou a tentar calcular combinações para isso usei 3 textboxs sendo uma delas para o resultado final e as outras para o utilizador nos dar o valor de n e de p e um botão para pedir o resultado.

Usei o seguinte código:

Public Class Form3
   Dim n, p, c As Integer
   Dim d As Double
   Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
       TextBox1.Text = n
       TextBox2.Text = p
       c = n - p
       For i = 0 To n - 1
           n *= (n - 1)
       Next
       For i = 0 To p - 1
           p *= (p - 1)
       Next
       For i = 0 To c - 1
           c *= (c - 1)
       Next
       d = n / (p * c)
       TextBox4.Text = d
   End Sub

No entanto quando peço o resultado diz que não é um numero.

Agradeço ajuda.

Posted

1) Utilizem as tags code para colorir o código.

2) As atribuições estão mal feitas. Os dados são atribuídos da direita para a esquerda: variável = valor.

3) Deve-se evitar a conversão implícita. A propriedade Text de uma TextBox é do tipo String que deverá ser convenientemente convertida para Integer, que é o tipo de dados das 3 variáveis numéricas.

4) Uma solução com recurso a funções deveria ser a melhor. Assim, se for necessário calcular as combinações num outro sítio, bastará chamar a devida função.

5) O código utilizado nos ciclos For não calcula os factoriais. Por exemplo, o factorial de 5 está-me a dar 430214650034342688020 em vez do resultado real, 120.

Knowledge is free!

Posted

Obrigado, tens razão eu acabei de fazer esses reparos mas experimentei alguns valores:

n= 3 p=1 resultado +infinito

n=9 p=1 Deu erro

Assinalei no codigo onde deu o erro , tambem não percebo porque deu mais infinito e não um numero!

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
       n = TextBox1.Text
       p = TextBox2.Text
       c = n - p
       For i = 0 To n - 1
           n *= (n - 1) <-- O erro deu-se aqui
       Next
       For i = 0 To p - 1
           p *= (p - 1)
       Next
       For i = 0 To c - 1
           c *= (c - 1)
       Next
       d = n / (p * c)
       TextBox4.Text = d
   End Sub

Agradeço ajuda

Posted

A ver: Como colorir correctamente um código

Deu + infinito porque ultrapassaste o limite do Integer e o VB assume bem os resultados "+ infinito", "- infinito" e "Not a Number".

Tu pegas no n e multiplica-lo por n-1, atribuindo o resultado no próprio n. Assim, na iteração seguinte, será este novo n a fazer o cálculo.

Aqui vai os valores que o n assume ao longo do ciclo a cada iteração quando n(inicial)=5:

Iteracao 0: n(inicial)=5            n(final)=5*4= 20
Iteracao 1: n(inicial)=20           n(final)=20*19= 380
Iteracao 2: n(inicial)=380          n(final)=380*379= 144020
Iteracao 3: n(inicial)=144020       n(final)=144020*144019= 20741616380
Iteracao 4: n(inicial)=20741616380  n(final)=20741616380*20741616379= 430214650034342688020

Knowledge is free!

Posted
3) Deve-se evitar a conversão implícita. A propriedade Text de uma TextBox é do tipo String que deverá ser convenientemente convertida paraInteger, que é o tipo de dados das 3 variáveis numéricas.

4) Uma solução com recurso a funções deveria ser a melhor. Assim, se for necessário calcular as combinações num outro sítio, bastará chamar a devida função.

5) O código utilizado nos ciclos For não calcula os factoriais. Por exemplo, o factorial de 5 está-me a dar 430214650034342688020 em vez do resultado real, 120.

3) Ok podes explicar como deveria converter dados string em integer?

4) Desculpa mas não percebi o que queres dizer com isto importas-te de dar um exemplo ou explicar melhor se possível este tópico agradeço

5)ok vou ver o que posso fazer acho que percebi este erro

thoga31 obrigado

realmente n*=(n-1) não faz sentido deveria usar uma variável diferente no segundo n e esta variavel deve ser ao valor inicial de n no caso do teu exemplo 5.

Posted

3) Ok podes explicar como deveria converter dados string em integer?

Há vários modos de o fazer, e eu costumo utilizar este:

Dim n As Integer = Convert.ToInt32(TextBox1.Text)

4) Desculpa mas não percebi o que queres dizer com isto importas-te de dar um exemplo ou explicar melhor se possível este tópico agradeço

Public Function dobro(ByVal n As Integer) As Integer
   Return n * 2
End Function

Procura sobre o assunto, tutoriais de introdução ao VB.NET é o que não falta.

Knowledge is free!

Posted

Quando tiveres esta função a funcionar convenientemente, nunca mais a uses. É muito giro para aprendizagem, mas nunca vais conseguir calcular combinações de jeito com isto.

Porquê? Porque, mesmo que uses UInt64, o factorial de 21 já não cabe.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted

Olhem eu posso estar a ser mesmo parvo e não me aperceber mas não percebo porque é que anda está a dar mais infinito:

Public Class Form3
   Dim n, p, c As Integer
   Dim d As Double
   Dim a(2) As Integer
       n = Convert.ToUInt64(TextBox1.Text)
       p = Convert.ToUInt64(TextBox2.Text)
       c = n - p
       a(0) = n
       For i = 0 To n - 1
           n *= (a(0) - 1)
       Next
       a(1) = p
       For i = 0 To p - 1
           p *= (a(1) - 1)
       Next
       a(2) = c
       For i = 0 To c - 1
           c *= (a(2) - 1)
       Next
       d = n / (p * c)
       TextBox4.Text = d
   End Sub
   Private Sub Form3_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

End Sub
End Class
Posted (edited)

Não percebi o que quiseste dizer mas fiz isto mas ainda dá erro:

//
Public Class Form3
Dim n, p, c As Integer
Dim d, f As Integer
Dim a(2) As Integer
 n = Convert.ToUInt64(TextBox1.Text)
 p = Convert.ToUInt64(TextBox2.Text)
 c = n - p
 a(0) = n
 f = n
 For i = 0 To f - 1
	 a(0) -= 1
	 n *= (a(0))
 Next
 a(1) = p
 f = p
 For i = 0 To f - 1
	 a(1) -= 1
	 p *= (a(1))
 Next
 a(2) = c
 f = c
 For i = 0 To c - 1
	 a(2) -= 1
	 c *= (a(2))
 Next
 d = n / (p * c)
 TextBox4.Text = Convert.ToString(d)
End Sub
Private Sub Form3_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

End Sub
End Class
Edited by wawrcat
Posted (edited)

Eu estou a ver o teu ciclo For e detecto um problema: se pretenderes calcular o factorial de 5, o resultado que sai desse ciclo é 5*4*3*2*1*0 = 0. Tens de terminar o cálculo antes de a(i)=0.

btw, não concordo que esse seja a melhor forma de aplicar o ciclo For para calcular um factorial. Estás a utilizar variáveis auxiliares desnecessárias.

Explica-me porque é que este ciclo te calcula logo o factorial sem essa tralha toda que estás a utilizar:

For i As Integer = n - 1 To 2 Step -1
   n *= i
Next
Edited by thoga31

Knowledge is free!