Jump to content

Strings e vectores

Recommended Posts

Posted

Boas,

criei uma função que, recebendo uma matriz, uma string (de 3 caracteres), e um valor do teclado que irá corresponder ao numero da coluna onde serão inseridos os caracteres, tem por objetivo inserir uma string numa matriz de caracteres, de forma a que não existam espaços em branco entre eles. A matriz já pode ou não conter caracteres.

A função a que cheguei, apesar de ainda não fazer bem aquilo que quero, não provoca erros de compilação. Porém, o erro aparece aquando da execução. É algo estranho :

Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 20

at columns22.colocaString(columns22.java:233)

at columns22.operacaoUm(columns22.java:124)

at columns22.main(columns22.java:22)

O código que desenvolvi foi o seguinte:

private static char[][] colocaString (char grelha[][], String s, Scanner teclado){

// le um valor para a coluna do teclado
int coluna = teclado.nextInt();

// numero de linhas da matriz
int linha = 20;

// ciclo for para percorrer as linhas da coluna respectiva

for(int i = 0; i < linha ; i++){

// condicao que verifica se o elemento seguinte e diferente de '_' e nesse caso substitui o elemento actual pela ultima posicao da string, e os dois anteriores pelas outras 2 posicoes. assegura ainda que existe espaco suficiente na coluna para a string completa

if( grelha[(i + 1)][coluna] != '_' && grelha[i][coluna] != grelha[0][coluna]){

grelha[i][coluna]= colunaPermutada.charAt(2);
		  grelha[(i - 1)][coluna] = colunaPermutada.charAt(1);
		  grelha[(i - 2)][coluna] = colunaPermutada.charAt(0);

}

}

// devolve a grelha ja com a string inserida
return grelha;

}

Alguém me pode dar uma ajuda, é que não estou mesmo a conseguir..

Posted

Pois ele vai aceder a uma posição que não existe, mas a primeira posição do vector tem de ser a posição zero, dai a minha dúvida

Posted

a minha duvida é porque é que quando chamo a função no programa não dá qualquer erro de compilação, mas no entanto não a executa no decorrer do programa

Posted

o problema começa na linha correspondente ao if, segundo o erro..

como posso otimizar o código ? é que para mim faz sentido o que está lá escrito

Posted

sim, quer dizer, o código claramente está errado, caso contrário não daria erro, mas quando digo que faz sentido, estou-me a referir á maneira de pensar:

eu quero a coluna seja um valor entre 1 e 12 que eu vou introduzir, logo vai ficar fixo.

e quero que a linha seja percorrida até existir uma casa diferente de '_' (porque neste caso o caracter '_' corresponde á casa vazia).

a partir do momento em que é encontrada essa casa, a imediatamente anterior irá ser a ultima casa do vector.

Daí o :

if( grelha[(i + 1)][coluna] != '_'

a restante parte da condição serve para garantir que existem posições disponiveis suficientes para ser introduzida uma nova string de 3 caracteres.

Eu não sei se me estou a conseguir fazer entender, posso ter explicado de forma um pouco confusa, mas eu acho que estou a pensar bem, apenas a escrever mal

Posted

mas no caso da coluna não ter nada, o programa não iria fazer nada.

se não encontrou, não faz nada

Posted

para uma delas existe uma exceção mas não deixa de ser uma condição necessária..como posso modificá-la ? não estou mesmo a ver..