Jump to content

Matriz

Daniivo
 Share

Recommended Posts

qual o sentido de "tirar" algumas posições ?

se queres apresentar algo com esse aspecto, então terás de ter informação associada a cada linha e/ou coluna

Objectivo é meter algo com aquele aspecto, estou aberto a sugestões....

exactamente!!!

por exemplo :

for(i=0;i<11;i++){
for(h=0;h<20;h++){

printf("%d",v_[i][h]=0);

}}

mas ele fica um rectângulo e eu quero que ele fique com menos aquelas posições como esta na imagem...

Edited by apocsantos

Em cada elemento da tua estrutura de dados mete, possivelmente entre outras coisas: a cor, a espessura e cor da borda de cima, a espessura e cor da borda de baixo, ...

Depois basta desenhar consoante o conteudo de cada elemento.

Nao te esquecas que a borda da direita de um elemento é a mesma que a borda da esquerda do elemento seguinte: ao actualizar uma deves tambem actualizar a outra.

Edited by pmg

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Em cada elemento da tua estrutura de dados mete, possivelmente entre outras coisas: a cor, a espessura e cor da borda de cima, a espessura e cor da borda de baixo, ...

Depois basta desenhar consoante o conteudo de cada elemento.

Nao te esquecas que a borda da direita de um elemento é a mesma que a borda da esquerda do elemento seguinte: ao actualizar uma deves tambem actualizar a outra.

nao precisa de ser assim tao detalhado 😛

tipo a minha ideia é fazer a leitura, posições vazias fica a 0 e ocupadas a V, no entanto mais uma vez e se concentrado no problema, como é que eu tiro as aquelas posições para ficar de forma de um barco....

Edited by Daniivo

nao precisa de ser assim tao detalhado 😛

Entao simplifica. A ideia é sempre a mesma: desenhas, ou nao, consoante os dados.

for (i = 0; i < 11; i++) {
   for (h = 0; h < 20; h++) {

if (v_[i][h] > 0) printf("%d", v_[i][h]); /* else nada; */

}
}

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Entao simplifica. A ideia é sempre a mesma: desenhas, ou nao, consoante os dados.

for (i = 0; i < 11; i++) {
for (h = 0; h < 20; h++) {

if (v_[i][h] > 0) printf("%d", v_[i][h]); /* else nada; */

}
}

mas isso iria ficar um rectângulo,e aquela linha amarela e os 3 quadrados da primeira linha têm que ficar indestronável!!!

mas isso iria ficar um rectângulo,e aquela linha amarela e os 3 quadrados da primeira linha têm que ficar indestronável!!!

ou seja, tenho dizer que o vector na horizontal na 7º posição da vertical tem que estar vazio... e a 1º linha tem que ter menos 3 poziçoes 2 linha meno 2 e 3 menos 1.

a questao é como é que se faz isto, tirar ultimas posições de um vector???

Lê lá bem o código. Mais concretamente aquilo que está escrito no comentário, que deve explicar muita coisa.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Se tens dar um "espaço" entre as filas E e F (traduzindo, as nº 4 e 5 da array), então faz um printf("\n"); quando for a hora de colocar a 5ª fila. Não terás de eliminar nada do vector, e aparece no ecrã aquilo que é pretendido.

Isto faz sentido porque na realidade o espaço será uma questão de aspecto que não interfere a nível de software/código na hora de guardar os lugares ocupados e etc. Para todos os efeitos aquelas são as filas contíguas E e F, quer tenham um espaço "físico" entre elas quer não - não tens de "marcar" na array aquilo que é apenas uma questão externa.

Edited by thoga31

Knowledge is free!