Daniivo Posted November 28, 2012 Report Share Posted November 28, 2012 Boas gente... Pessoal a minha duvida é a seguinte. eu tenho um vector bidimensional [20][11] e quero tirar algumas posições... como faço??? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted November 28, 2012 Report Share Posted November 28, 2012 qual o sentido de "tirar" algumas posições ? se queres apresentar algo com esse aspecto, então terás de ter informação associada a cada linha e/ou coluna IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted November 28, 2012 Author Report Share Posted November 28, 2012 (edited) qual o sentido de "tirar" algumas posições ? se queres apresentar algo com esse aspecto, então terás de ter informação associada a cada linha e/ou coluna Objectivo é meter algo com aquele aspecto, estou aberto a sugestões.... exactamente!!! por exemplo : for(i=0;i<11;i++){ for(h=0;h<20;h++){ printf("%d",v_[i][h]=0); }} mas ele fica um rectângulo e eu quero que ele fique com menos aquelas posições como esta na imagem... Edited November 28, 2012 by apocsantos Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted November 28, 2012 Report Share Posted November 28, 2012 (edited) Em cada elemento da tua estrutura de dados mete, possivelmente entre outras coisas: a cor, a espessura e cor da borda de cima, a espessura e cor da borda de baixo, ... Depois basta desenhar consoante o conteudo de cada elemento. Nao te esquecas que a borda da direita de um elemento é a mesma que a borda da esquerda do elemento seguinte: ao actualizar uma deves tambem actualizar a outra. Edited November 28, 2012 by pmg What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted November 28, 2012 Author Report Share Posted November 28, 2012 (edited) Em cada elemento da tua estrutura de dados mete, possivelmente entre outras coisas: a cor, a espessura e cor da borda de cima, a espessura e cor da borda de baixo, ... Depois basta desenhar consoante o conteudo de cada elemento. Nao te esquecas que a borda da direita de um elemento é a mesma que a borda da esquerda do elemento seguinte: ao actualizar uma deves tambem actualizar a outra. nao precisa de ser assim tao detalhado 😛 tipo a minha ideia é fazer a leitura, posições vazias fica a 0 e ocupadas a V, no entanto mais uma vez e se concentrado no problema, como é que eu tiro as aquelas posições para ficar de forma de um barco.... Edited November 28, 2012 by Daniivo Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted November 28, 2012 Report Share Posted November 28, 2012 nao precisa de ser assim tao detalhado 😛 Entao simplifica. A ideia é sempre a mesma: desenhas, ou nao, consoante os dados. for (i = 0; i < 11; i++) { for (h = 0; h < 20; h++) { if (v_[i][h] > 0) printf("%d", v_[i][h]); /* else nada; */ } } What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniivo Posted November 28, 2012 Author Report Share Posted November 28, 2012 Entao simplifica. A ideia é sempre a mesma: desenhas, ou nao, consoante os dados. for (i = 0; i < 11; i++) { for (h = 0; h < 20; h++) { if (v_[i][h] > 0) printf("%d", v_[i][h]); /* else nada; */ } } mas isso iria ficar um rectângulo,e aquela linha amarela e os 3 quadrados da primeira linha têm que ficar indestronável!!! mas isso iria ficar um rectângulo,e aquela linha amarela e os 3 quadrados da primeira linha têm que ficar indestronável!!! ou seja, tenho dizer que o vector na horizontal na 7º posição da vertical tem que estar vazio... e a 1º linha tem que ter menos 3 poziçoes 2 linha meno 2 e 3 menos 1. a questao é como é que se faz isto, tirar ultimas posições de um vector??? Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted November 28, 2012 Report Share Posted November 28, 2012 Lê lá bem o código. Mais concretamente aquilo que está escrito no comentário, que deve explicar muita coisa. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted November 28, 2012 Report Share Posted November 28, 2012 (edited) Se tens dar um "espaço" entre as filas E e F (traduzindo, as nº 4 e 5 da array), então faz um printf("\n"); quando for a hora de colocar a 5ª fila. Não terás de eliminar nada do vector, e aparece no ecrã aquilo que é pretendido. Isto faz sentido porque na realidade o espaço será uma questão de aspecto que não interfere a nível de software/código na hora de guardar os lugares ocupados e etc. Para todos os efeitos aquelas são as filas contíguas E e F, quer tenham um espaço "físico" entre elas quer não - não tens de "marcar" na array aquilo que é apenas uma questão externa. Edited November 28, 2012 by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts