Jump to content

correio electronico opinioes*

Flames
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal tenho uma dúvida no "desenho" do programa mais do que a própria implementação <---- pois esta deriva do desenho...

Parte do enunciado (sim é um trabalho para fazer só quero opiniões sobre o meu pensamento):

Pretende-se um programa para lidar com a gestão de correio não solicitado para

domínios de correio electrónico (considere um número finito de domínios possíveis para

recepção – não considere a distinção de subdomínios). Cada domínio possui um nome

(por exemplo, “sapo.pt”), um grupo de administradores e um conjunto de utilizadores

comuns. Cada utilizador é identificado pelo seu endereço de correio (designação

utilizador@domínio), nome completo e outras informações de contacto que achar

pertinentes - adicionalmente,

Segue-se algo que eu pensei:

vou ter uma classe "pai" chamada domínio

depois crio outras classes por exemplo sapo.pt que são extends da classe domínio(é para usar o polimorfismo e etc)

O meu problema está em cada utilizador (pois este consta em cada dominio -- apenas o seu nome) vou ter que ter, passando a redundância, uma classe utilizador que guarda sei lá num arraylist os dados de cada utilizador que vai buscando aos diferentes dominios?

Só mesmo para me elucidarem sobre esse assunto estou um bocado perdido...

vou ter uma classe "pai" chamada domínio

depois crio outras classes por exemplo sapo.pt que são extends da classe domínio(é para usar o polimorfismo e etc)

Se estás a derivar a classe Domínio necessitas de ter uma razão para o fazer. Necessitas de comportamento diferente para cada domínio ?

A meu ver, não existe qualquer tipo de necessidade disso. Basta instanciar a classe Domínio com o nome do mesmo. De resto é igual para todos.

O meu problema está em cada utilizador (pois este consta em cada dominio -- apenas o seu nome) vou ter que ter, passando a redundância, uma classe utilizador que guarda sei lá num arraylist os dados de cada utilizador que vai buscando aos diferentes dominios?

Um utilizador só se encontra registado num domínio. Não existe informação espalhada por domínio.

exemplo: xpto@dom.pt é um utilizador diferente de xpto@dom.com.

E para guardar os dados do utilizador, deverás usar os parâmetros da classe, usar array/list é completamente desnecessário e desaconselhável

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Se estás a derivar a classe Domínio necessitas de ter uma razão para o fazer. Necessitas de comportamento diferente para cada domínio ?

A meu ver, não existe qualquer tipo de necessidade disso. Basta instanciar a classe Domínio com o nome do mesmo. De resto é igual para todos.

Um utilizador só se encontra registado num domínio. Não existe informação espalhada por domínio.

exemplo: xpto@dom.pt é um utilizador diferente de xpto@dom.com.

E para guardar os dados do utilizador, deverás usar os parâmetros da classe, usar array/list é completamente desnecessário e desaconselhável

HappyHippyHippo queres dizer que em cada dominio uso parametros para guardar dados relativos a utilizadores daquele dominio?

Mais uma coisa não percebi a primeira parte do "basta instanciar a classe dominio" Queres dizer que utilizo esta classe sempre igual só alterando o nome de cada dominio? (bem pensado =O)

Mas mesmo assim tenho que guardar os dados em algum lado...

HappyHippyHippo queres dizer que em cada dominio uso parametros para guardar dados relativos a utilizadores daquele dominio?

não. o domínio guarda os parâmetros do domínio e a lista de utilizadores ai registados.

dados dos utilizadores, na classe utilizador.

Mais uma coisa não percebi a primeira parte do "basta instanciar a classe dominio" Queres dizer que utilizo esta classe sempre igual só alterando o nome de cada dominio? (bem pensado =O)

só existe um "objecto" : domínio.

o que existe são várias instâncias da classe domínio com os dados guardados diferentes.

Mas mesmo assim tenho que guardar os dados em algum lado...

tens de aprender a diferença entre instância e classe

não. o domínio guarda os parâmetros do domínio e a lista de utilizadores ai registados.

dados dos utilizadores, na classe utilizador.

só existe um "objecto" : domínio.

o que existe são várias instâncias da classe domínio com os dados guardados diferentes.

tens de aprender a diferença entre instância e classe

O que queres dizer é que vou instanciar por exemplo 3 objectos (que serao 3 dominios) da classe dominio e eles próprios já têm os dados dos utilizadores lá dentro correcto (claro ainda me falta a classe utilizadores mas para começar deve ser isto)?

Desculpa as perguntas estúpidas mas é para ver se começo bem e não parar a metade...

O que queres dizer é que vou instanciar por exemplo 3 objectos (que serao 3 dominios) da classe dominio e eles próprios já têm os dados dos utilizadores lá dentro correcto (claro ainda me falta a classe utilizadores mas para começar deve ser isto)?

Desculpa as perguntas estúpidas mas é para ver se começo bem e não parar a metade...

sim e não

sim em teres (por exemplo) três instâncias da classe Domínio

não em já ter, mas sim terás de depois registar os utilizadores (adicionares a informação/instância do utilizador)

sim e não

sim em teres (por exemplo) três instâncias da classe Domínio

não em já ter, mas sim terás de depois registar os utilizadores (adicionares a informação/instância do utilizador)

Mais uma questão:

sobre os utilizadores vou ter que instanciar um a um ?

Ou crio um metodo (dentro da classe utilizador) que armazene um numero x de utilizadores e depois meto para cada dominio?

Edited by Flames

sinceramente ... pensa no que estás a fazer ...

Happy uma ultima pergunta penso eu...

Eu instancio um utilizador e depois na class dominio meto esse utilizador (no conjunto de utilizadores)...

Cada utilizador é identificado pelo seu endereço de correio (designação

utilizador@domínio), nome completo e outras informações de contacto que achar

pertinentes

Mas guardo a informação toda do utilizador no dominio (o objecto utilizador )?

Na continuação deste trabalho tenho que adicionar mais uma class Mailbox e cada utilizador de cada dominio terão a sua mailbox com 3 pastas (spam,greyed,normal).

A minha pergunta é : vou "guardar" na mailbox as pastas para cada utilizador? ou tem uma maneira mais prática (já tentei pensar em objectos e relações e não vejo outra forma)?

??? lê mais três vezes o enunciado ...

Eu quando disse "pastas" não são mesmos pastas reais lol...

Apenas a class mailbox terá sei lá 3 arraylists (spam, greyed,mailnormal)

depois a distinção é feita através de um número aleatorio gerado conjuntamente com as mensagens enviadas(para poder guardar a mensagem nesse user)...

A minha questão era atribuir essa mailbox para cada user....

as mailbox possuem uma relação de 1-para-1 com os utilizadores.

isto quer dizer que um utilizador é uma mailbox.

mas como necessitas de criar uma classe mailbox, o que deverias fazer é criar uma no momento de criação do utilizador

Acho que te percebi...

O próprio utilizador é a mailbox correcto...

Diz-me só uma coisa instancio a class mailbox quando instancio a classe utilizador e essa mailbox será tambem guardada conjuntamente com o utilizador no dominio correspondente certo?

Obrigado por toda a ajuda até agora MESMO!!!!!

Sim sim herança...

O utilizador deriva da mailbox

Como nao consegui ver isso :S (muito mau programador eu x.X)

Happy uma coisa crio a class mailbox (pai) que vai conter 3 arrays list (tudo isto guardado num certo dominio)

Agora quero mandar uma mensagem como vou aceder a um utilizador e alterar a sua mailbox? :S