Jump to content
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Recommended Posts

ajaaleixo

Segundo o n.º 5 do artigo 6.º:

5 - Os recibos de pagamento mencionados no n.º 3 devem

ser emitidos e comunicados nos termos previstos para a emissão e comunicação de faturas, com as devidas adaptações

Pelo que o n.º 3 do mesmo artigo se refere apenas a recibos do tipo RC. Logo os recibos emitidos fora do regime, não são de comunicação obrigatória. Pelo menos por agora..

car4321

Desculpa mas onde dizem que tem de entregar RG , só li que tem de emitir e comunicar os recibos RC , esse campo no SAFT confunde e muito , mas não será para as empresas que aderem ao regime de IVA de caixa e que tem situações que são exepção , como exportações .....

Cumprimentos

A comunicação obrigatória de todos os recibos emitidos está referida na própria portaria do SAFT.

nunopicado

Já alguém leu o oficio circulado 30150/2013 ?

Conclusões?

Só complicou mais um bocadinho, nada de anormal.

Desculpa mas onde dizem que tem de entregar RG , só li que tem de emitir e comunicar os recibos RC , esse campo no SAFT confunde e muito , mas não será para as empresas que aderem ao regime de IVA de caixa e que tem situações que são exepção , como exportações .....

Poder ser, pode... Mas

4.4 — Documentos de recibos emitidos (Payments).

Nesta tabela devem ser exportados os recibos emitidos, criados após a entrada em vigor da presente estrutura.

Não é nada mencionado aqui se a tabela é só para os recibos relativos ao RIC.

Parece-me mais que é para todos os recibos RIC (que são obrigatórios de emitir), mais todos os outros (mesmo não-RIC) que sejam solicitados.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

joaoalpande

A comunicação obrigatória de todos os recibos emitidos está referida na própria portaria do SAFT.

Não entendi assim , e continua a não concordar , uma empresa que não adere ter de comunicar os recibos RG , para que a AT necessita dessa informaçao?

nunopicado

Noutro assunto, como é que emitem as Faturas/Recibo?

Usam FR no código, ou FT?

É que, segundo li, uma coisa é o Factura/Recibo, que basicamente é uma Factura e um Recibo num documento só, e outra é o Factura-Recibo, que é o substituto dos recibos verdes.

E na portaria, FR é o Factura-Recibo.

Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

car4321

Nesta tabela devem ser exportados os recibos emitidos, criados após a entrada em vigor da presente estrutura.

joaoalpande

sim todos os recibos emitidos no regime de iva de caixa , emitidos por empresas que aderem e as que não aderem desde que uma empresa que aderiu o solicitou , é o que eu entendi.

no ofício também diz que as faturas já emitidas no regime anterior , que ainda não se encontrem pagas, ficam abrangidas pelo Regime de IVA de Caixa

FernandoPereira

Já li e reli, e vi os posts aqui colocados, e cada vez fico mais confuso.

joaoalpande

Já li e reli, e vi os posts aqui colocados, e cada vez fico mais confuso.

Já somos dois kkkk

nunopicado

Já somos dois kkkk

Três!

car4321

Noutro assunto, como é que emitem as Faturas/Recibo?

Usam FR no código, ou FT?

É que, segundo li, uma coisa é o Factura/Recibo, que basicamente é uma Factura e um Recibo num documento só, e outra é o Factura-Recibo, que é o substituto dos recibos verdes.

E na portaria, FR é o Factura-Recibo.

Ainda não inseri a factura recibo. Mas irá ser um documento que numa folha tem ´factura e recibo.

sim todos os recibos emitidos no regime de iva de caixa , emitidos por empresas que aderem e as que não aderem desde que uma empresa que aderiu o solicitou , é o que eu entendi.

no ofício também diz que as faturas já emitidas no regime anterior , que ainda não se encontrem pagas, ficam abrangidas pelo Regime de IVA de Caixa

Não está lá escrito que são recibos de regime de caixa.

Três!

Quatro... :P

SergioGapar

Ainda não inseri a factura recibo. Mas irá ser um documento que numa folha tem ´factura e recibo.

Não está lá escrito que são recibos de regime de caixa.

Quatro... :P

Não vale a pena estarmos aqui e enumerar, acho que todos estamos confusos com alguma parte disto :P .

• Vote 1

nunopicado

O que eu queria saber é que código usam no SAFT para o Factura/Recibo (que é diferente de Factura-Recibo).

marcolopes

Sabem que mais? NÃO faço nada!

O que eu queria saber é que código usam no SAFT para o Factura/Recibo (que é diferente de Factura-Recibo).

ah????? :-\

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

FernandoPereira

Eu não tenho Fatura/Recibo.

O que tenho no caso das FT, ou FS, que são pagas no ato, é uma menção no documento a dizer "À data da emissão do presente documento, foi liquidado o valor XXXX da forma xpto."

O que era válido, segundo um artº qualquer que li na altura, referente à liquidação de documentos.

E estes documentos eram classificados como FT ou FS.

HenrieCosta

Eu estou a colocar o FR.

Eu acho que, independentemente do nome atribuido ao documento, o que realmente interessa é a natureza deste.

nunopicado

Pois, também foi a minha reacção hoje quando soube dessa.

Parece que há dois documentos de natureza diferente, com o mesmo nome (exceptuando o uso do - ou / )

Factura/Recibo: Uma factura paga a pronto, que incluí o "recibo" no mesmo documento.

Factura-Recibo: O documento substituto dos antigos recibos verdes.

Ora, na portaria do SAFT, o código FR está designado como Factura-Recibo.

Gafe, ou a palermice habitual?

Talvez ambos.

Eu não tenho Fatura/Recibo.

O que tenho no caso das FT, ou FS, que são pagas no ato, é uma menção no documento a dizer "À data da emissão do presente documento, foi liquidado o valor XXXX da forma xpto."

O que era válido, segundo um artº qualquer que li na altura, referente à liquidação de documentos.

E estes documentos eram classificados como FT ou FS.

Isso é o que fiz até agora. Mas a partir de outubro, isso pode dar problemas não? Obrigar a passar recibo de todos os documentos factura?

Eu estou a colocar o FR.

Eu acho que, independentemente do nome atribuido ao documento, o que realmente interessa é a natureza deste.

Certo... E quando a natureza é diferente?

joaoalpande

Sabem que mais? Não faço nada até sair um FAQ da AT!

Já somos dois , ainda nem comecei a alterar , perder tempo a fazer de uma maneira para depois a AT dizer que não é assim é assado e ter de fazer tudo de novo, mas vale esperar e se não der tempo os clientes que esperem.

cumprimentos

João Alpande

car4321

Sabem que mais? NÃO faço nada!

:D :D :D Não nos obrigues a fazer férias também...

FernandoPereira

Isso é o que fiz até agora. Mas a partir de outubro, isso pode dar problemas não? Obrigar a passar recibo de todos os documentos factura?

Pois, é isso que também não sei como fazer. Claro que posso gerar internamente um recibo no momento da liquidação da FT / FS, mas não queria estar a alterar nada sem saber ao certo. Até porque os recibos devem ser impressos em duplicado.

Mas esse é outro dos problemas.

Edited by FernandoPereira

HenrieCosta

Pois, também foi a minha reacção hoje quando soube dessa.

Parece que há dois documentos de natureza diferente, com o mesmo nome (exceptuando o uso do - ou / )

Factura/Recibo: Uma factura paga a pronto, que incluí o "recibo" no mesmo documento.

Factura-Recibo: O documento substituto dos antigos recibos verdes.

Ora, na portaria do SAFT, o código FR está designado como Factura-Recibo.

Gafe, ou a palermice habitual?

Talvez ambos.

Certo... E quando a natureza é diferente?

Nesse caso a natureza é igual. Tanto um como o outro não são créditos a clientes. Comportam-se da mesma forma e dai serem classificados da mesma forma no SAFT.

No meu caso, as aplicações permitem criar, por exemplo, vários tipos de documentos cuja natureza seja Fatura. O nome dado pelo cliente ao documento é-me completamente indiferente, mas como a natureza é Fatura vai como FT. Analogamente para os recibos. Se o nome é Fatura-Recibo ou Fatura/Recibo para mim é indiferente, a natureza deste é que dita o código a ir para o SAFT.

nunopicado

Então mas um "recibo verde" não é a mesma coisa que uma factura, independentemente de serem ambos créditos.

A questão é que, embora geralmente o que conta é o código e não o nome, neste caso eles parecem fazer distinção entre Factura/Recibo e Factura-Recibo.

Não estou a falar no nome impresso no documento, mas sim no nome do tipo de documento atribuído pela própria AT.

car4321

Nuno, só para resumir, a tua interpretação é:

fornecedor que não aderiu e cliente que aderiu:

factura e recibo são passados sem identificação a serem regime de caixa.

Nada de série especiais obrigatórias.

Colocas a menção de Iva regime de caixa em quais?