Jump to content

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Recommended Posts

Sergio.
12 minutos atrás, CFreitas disse:

Contabilisticamente tens um abatimento de 100 na conta corrente do cliente, 90 de entrada em caixa ou DO é 10 de custos financeiros. 

A minha duvida é essa mesmo, se contabilisticamente é 100 euros porque no SAFT vai 90 euros no <GrossTotal>90.00</GrossTotal> não devia de ser 100?

Tenho observado vários SAFTs e verifico a existência das duas formas o que me levou a colocar a questão. Qual a correcta para ir no SAFT.

Obrigado

Edited by Sergio.
gramatica
  • Replies 6.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• nunopicado

1203

• marcolopes

481

• car4321

355

• paulo brito

285

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ainda em relação ao mail/carta para o pessoal da AT e afins, e apesar de não estar metido nesta alhada de softwares de facturação, deixo a minha sugestão. Em vez de cada um enviar um mail em nome pró

Em relação ao Número de Série penso que não é bem como foi aqui referido anteriormente: o grupo 4.1.4.19.12. Número de série do produto (ProductSerialNumber) não é obrigatório (não tem o asterisco). A

Como aqui só se fala de tristezas. A todos um Santo Natal e Bom Ano 2015. Obrigado a todos aqueles que me ajudaram

antseq
4 horas atrás, Sergio. disse:

Boa Tarde,

Não sei se estou a colocar a questão no tópico correto, se assim não for solicito as moderadores o favor de colocar no correcto.

A questão é a seguinte:

Um cliente vai pagar sua fatura no valor de 100 Euros, a empresa passa o recibo, mas faz um desconto de 10 Euros

No SAFT qual a forma correta de enviar os Valores:

A

<DocumentTotals>
	<TaxPayable>0.00</TaxPayable>
 	<NetTotal>100.00</NetTotal>
 	<GrossTotal>100.00</GrossTotal>
<Settlement>
	<SettlementAmount>10.00</SettlementAmount>
</Settlement>

...

B

<DocumentTotals>
 	<GrossTotal>90.00</GrossTotal>
<Settlement>
</Settlement>

....

Qual o valor a considerar no GrossTotal ? 100€ ou 90€ ?

Obrigado.

Eu utilizaria a versão A:

- faz mais sentido... o desconto no pagamento ("financeiro") não vai regularizar o IVA nem alterar o valor do documento que está a ser pago

- na documentação (payments) temos campos específicos para estes casos:

4.4.4.14. (Line)

4.4.4.14.3.  (SettlementAmount) Descontos concedidos aquando do pagamento deste documento.

4.4.4.15. (DocumentTotals)

4.4.4.15.4.1. (SettlementAmount) Total dos descontos concedidos aquando deste pagamento.

- há um exemplo "semelhante" no exemplo https://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/local/saft_idemo599999999.xml

• Vote 1
desconfiado

O exemplo A está errado porque o valor total recebido não foi 100€ mas sim 90€.

Além disso penso que o GrossTotal deve ser a soma do NetTotal + TaxPayable (não sei se o validador verifica isso).

O correcto, na minha opinião, é o exemplo B.

Edited by desconfiado
Sergio.

Obrigado a todos pelas respostas,

Verifico que aqui também existe várias opiniões 😄

@desconfiadoo problema da questão é que o valor recebido contabilisticamente falando é de 100 euros e não de 90.

90 é o valor em caixa/banco, no entanto na conta corrente é abatido os 100 ou seja o valor da divida, logo acho que o <GrossTotal>100.00</GrossTotal> é o correcto.

Este raciocino faz sentido?

desconfiado
21 minutos atrás, Sergio. disse:

Obrigado a todos pelas respostas,

Verifico que aqui também existe várias opiniões 😄

@desconfiadoo problema da questão é que o valor recebido contabilisticamente falando é de 100 euros e não de 90.

90 é o valor em caixa/banco, no entanto na conta corrente é abatido os 100 ou seja o valor da divida, logo acho que o <GrossTotal>100.00</GrossTotal> é o correcto.

Este raciocino faz sentido?

O total do documento na contabilidade é realmente de 100€. 90€ a débito em caixa + 10€ em descontos também a débito, por contrapartida do crédito de 100€ na 21. Mas isso é na contabilidade.

Na realidade o valor recebido foi de 90€. E o documento comprovativo do recebimento é o recibo. Se colocas 100€ no recibo estás a indicar ao cliente, e á AT que recebeste 100€. O que não é verdade. Só recebeste 90€.

Sergio.
15 minutos atrás, desconfiado disse:

O total do documento na contabilidade é realmente de 100€. 90€ a débito em caixa + 10€ em descontos também a débito, por contrapartida do crédito de 100€ na 21. Mas isso é na contabilidade.

Na realidade o valor recebido foi de 90€. E o documento comprovativo do recebimento é o recibo. Se colocas 100€ no recibo estás a indicar ao cliente, e á AT que recebeste 100€. O que não é verdade. Só recebeste 90€.

@desconfiado compreendo e julgo que a questão aqui é o que a AT considera "GossTotal"

recebido e recibo, para mim são coisas diferentes

recebido = entrou em caixa

recibo = valor da divida regularizada

mais, considero que o recebido é igual ao recibo menos o desconto

Por outro lado a própria AT coloca o desconto financeiro em outra TAG

se concordamos que:

GrossTotal = NetTotal+TaxPayable

se assim é porque foi criado uma TAG "Settlement" só para desconto financeiro?

Esta tem sido a minha duvida e pelos SAFTs que tenho analisado existe discrepâncias neste entendimento.

marcolopes
17 hours ago, Sergio. said:

Boa Tarde,

Não sei se estou a colocar a questão no tópico correto, se assim não for solicito as moderadores o favor de colocar no correcto.

A questão é a seguinte:

Um cliente vai pagar sua fatura no valor de 100 Euros, a empresa passa o recibo, mas faz um desconto de 10 Euros

No SAFT qual a forma correta de enviar os Valores:

A

<DocumentTotals>
<Settlement>
</Settlement>

...

B

<DocumentTotals>
 	<GrossTotal>90.00</GrossTotal>
<Settlement>
</Settlement>

....

Qual o valor a considerar no GrossTotal ? 100€ ou 90€ ?

Obrigado.

FACTURA

<DocumentTotals>
</DocumentTotals>
<WithholdingTax>
  <WithholdingTaxType>IRS</WithholdingTaxType>
  <WithholdingTaxAmount>10.00</WithholdingTaxAmount>
</WithholdingTax>

RECIBO

<DocumentTotals>
</DocumentTotals>
<WithholdingTax>
  <WithholdingTaxType>IRS</WithholdingTaxType>
  <WithholdingTaxAmount>10.00</WithholdingTaxAmount>
</WithholdingTax>

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

CFreitas
13 hours ago, Sergio. said:

A minha duvida é essa mesmo, se contabilisticamente é 100 euros porque no SAFT vai 90 euros no <GrossTotal>90.00</GrossTotal> não devia de ser 100?

Tenho observado vários SAFTs e verifico a existência das duas formas o que me levou a colocar a questão. Qual a correcta para ir no SAFT.

Obrigado

No SAFT vão 90€ no GrossTotal e 10 no SettlementAmount.

O recibo, afirma que foram recebidos 90€. Os 10€ são um abatimento extra feito por via de um desconto financeiro.

Para mais informação (e complicação) ver FAQ 60-2796 Como mencionar descontos em recibos?

Edited by CFreitas
  • Vote 2
Sergio.
24 minutos atrás, CFreitas disse:

No SAFT vão 90€ no GrossTotal e 10 no SettlementAmount.

O recibo, afirma que foram recebidos 90€. Os 10€ são um abatimento extra feito por via de um desconto financeiro.

Para mais informação (e complicação) ver FAQ 60-2796 Como mencionar descontos em recibos?

Obrigado @marcolopes e @CFreitas

@CFreitasobrigado pelo link, foi bastante esclarecedor, o meu raciocino estava de acordo com "...restantes tabelas"

"Note-se que aqui não se segue o mesmo raciocínio que nas restantes tabelas do SAF-T (PT)"

Afinal parece que os Descontos financeiros é a excepção à regra no SAFT.😆

Sergio.
21 minutos atrás, desconfiado disse:

Tal como eu tinha indicado.

Tens razão @desconfiado o problema é que eu precisava de entender o porquê, por norma não é assim e o link do@CFreitasexplica o porquê.

Obrigado a todos pela ajuda.