Jump to content
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Recommended Posts

SERGIO REBELO
Em 11/06/2020 às 10:17, virgilio baldaia disse:

Bom dia, tinha o mesmo problema, mas já descobri e resolvi.

no portal das financas, diz que funcionar com a versao 6 do java.

mas descobri que agora, só funciona com a versao 8.

estou a usar a release 151, para ter compatibilidade com o windows xp.

Atentamente.

Pois acabei por descobrir isso no mesmo dia que fiz este POST. Obrigado.

Red_Beret

Olá Pessoal,

Que software utilizam para validar o SAF/T, quando tem ficheiros grandes? (Um SAFT Integrado anual com 500mb)

O validador da AT (exe) rebenta com falta de memória... (está limitado a 1GB e não consegui descobrir como alterar)

O antigo validador da AT (jar), consigo que não rebente se lhe alocar 64GB de memória no arranque.... mas num Core i7 esteve mais de 24h a correr até que desisti...

O validador do site da AT (como se fossemos submeter em nosso nome) aparentemente ainda não suporta as novas tags do bloco da contabilidade..

kalin
2 horas atrás, Red_Beret disse:

Olá Pessoal,

Que software utilizam para validar o SAF/T, quando tem ficheiros grandes? (Um SAFT Integrado anual com 500mb)

O validador da AT (exe) rebenta com falta de memória... (está limitado a 1GB e não consegui descobrir como alterar)

O antigo validador da AT (jar), consigo que não rebente se lhe alocar 64GB de memória no arranque.... mas num Core i7 esteve mais de 24h a correr até que desisti...

O validador do site da AT (como se fossemos submeter em nosso nome) aparentemente ainda não suporta as novas tags do bloco da contabilidade..

Estou a trabalhar num validador open source (https://github.com/SolRIA/saft-pt) ainda está longe de estar finalizado, mas gostaria de testar um ficheiro desses. Consegues enviar uma cópia com anonimizada para tentar optimizar a leitura dos dados?

iznougudpt
4 horas atrás, Red_Beret disse:

Olá Pessoal,

O novo também é possível alterar a memória por linha de comandos mas deves ter o mesmo problema do tempo que demora

americob

A APECA tem um validador razoável que permite configurar memória para ler ficheiros maiores, embora também seja feito em JAVA com as respetiva limitações.

Também tive problemas com um muito grande, a solução foi dividi-lo em pedaços e testa-los todos.

Se tiveres um Contabilista que seja sócio deles, podes lhe pedir.

• Vote 1

Red_Beret
1 hora atrás, iznougudpt disse:

O novo também é possível alterar a memória por linha de comandos mas deves ter o mesmo problema do tempo que demora

Como? Tentei com o XMX do java, e ele não respeita.

iznougudpt
12 minutos atrás, Red_Beret disse:

Como? Tentei com o XMX do java, e ele não respeita.

Algo como:

java.exe -Xms8184m -Xmx8184m -classpath "validador_v1_04.exe;xml-apis-1.4.01.jar;commons-csv-1.3.jar;commons-cli-1.3.1.jar;xercesImpl-xsd11-2.12-beta-r1667115.jar;org.eclipse.wst.xml.xpath2.processor-1.1.5-738bb7b85d.jar;java-cup-10k.jar;java-cup-0.11a.jar" com.saft.execution.Saft104ValidatorMinimum

Meti isto num .bat na pasta onde tenho o executável validador_v1_04.exe.

Testei aqui com 30MB e funcionou, com outro de 396MB funcionou mas não chegou ao fim, esteve 10 minutos a mastigar mas depois tive de o parar.

paulo brito

Não sei se é aqui que devo colocar a pergunta mas...

Empresa x desenvolveu e certificou o software xxx.

Anos depois por motivos diversos a empresa fecha e quem desenvolveu xxx cria / muda para outra empresa.

Como transfere a certificação do software para a nova empresa, se é que é legalmente possível ?

Desde já obrigado.

nunopicado
16 minutos atrás, paulo brito disse:

Não sei se é aqui que devo colocar a pergunta mas...

Empresa x desenvolveu e certificou o software xxx.

Anos depois por motivos diversos a empresa fecha e quem desenvolveu xxx cria / muda para outra empresa.

Como transfere a certificação do software para a nova empresa, se é que é legalmente possível ?

Desde já obrigado.

Estou a falar sem certeza de nada, mas creio que só pegando no programa e voltar a certificar...
Transferência creio não ser possível.

Mas idealmente terás de confirmar com a AT.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

paulo brito

Pois, já lá coloquei a questão mas sabes como são a responder...

nunopicado

Pois... Tarde, mal ou nunca... 

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

paulo brito

Grande espanto já tive a resposta - não é transferível.

• Vote 2

nunopicado
34 minutos atrás, paulo brito disse:

Pois, imaginei... 

• Vote 2

iznougudpt
Em 30/09/2020 às 17:48, paulo brito disse:

Claro que não. Quem lhes garante que o XXX na empresa nova vai fazer exactamente o mesmo software e não fazer alterações nenhumas. Ou que o software que for certificado na altura ainda cumpre os requisitos todos (já certifiquei 4 softwares e os requisitos/ exigências mudaram sempre, o 1º software se fosse hoje não passava à primeira).

CrominhO
Em 01/10/2020 às 13:45, iznougudpt disse:

Claro que não. Quem lhes garante que o XXX na empresa nova vai fazer exactamente o mesmo software e não fazer alterações nenhumas. Ou que o software que for certificado na altura ainda cumpre os requisitos todos (já certifiquei 4 softwares e os requisitos/ exigências mudaram sempre, o 1º software se fosse hoje não passava à primeira).

Não é assim tão linear... Tb já certifiquei 4 e existe o campo de versão da chave Privada para algum motivo. Não respondi, porque no caso do Paulo supunha que não, mas se for por exemplo uma empresa a comprar um software a outra empresa de softwares, já não me parece que seja necessário... Em ultimo caso, se a Empresa X compre por completo a Empresa Y que é proprietária do software XPTO. Aí nem sei sequer se é necessário mudar algo, nem mesmo a chave Privada... 

Agora no caso do Paulo não me parecia, por isso não respondi. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

karlynhuz

Boas. Acho que já se debateu aqui esta assunto mas entretanto fui chamado a atenção para o campo CompanyName, fiquei novamente confuso com isto e peço a vossa ajuda...

1. Nas fichas de clientes sem NIF preenchido, por exemplo quando o cliente indicou nome e/ou morada mas não deu o NIF para uma fatura ou fatura recibo, no campo CustomerTaxID vocês exportam sempre 999999990?

2. E no campo CompanyName, numa ficha que tem NIF mas não tem nome, exportam sempre Consumidor Final? Mesmo que o NIF seja um 5xxxxxxxx, por exemplo? (muitas vezes nos postos de combustível dou o meu NIF 5xxxxxxxx mas não dou a designação comercial)

Obrigado.

Edited by karlynhuz

CFreitas
2 hours ago, karlynhuz said:

Boas. Acho que já se debateu aqui esta assunto mas entretanto fui chamado a atenção para o campo CompanyName, fiquei novamente confuso com isto e peço a vossa ajuda...

1. Nas fichas de clientes sem NIF preenchido, por exemplo quando o cliente indicou nome e/ou morada mas não deu o NIF para uma fatura ou fatura recibo, no campo CustomerTaxID vocês exportam sempre 999999990?

2. E no campo CompanyName, numa ficha que tem NIF mas não tem nome, exportam sempre Consumidor Final? Mesmo que o NIF seja um 5xxxxxxxx, por exemplo? (muitas vezes nos postos de combustível dou o meu NIF 5xxxxxxxx mas não dou a designação comercial)

Obrigado.

1 - Quando não há NIF, o CustomerTaxID tem de ser sempre 999999990

2 - Havendo NIF sem nome, no CompanyName deverá constar "Desconhecido" ou expressão equivalente.

23-2755 Como exportar a informação relativa a uma ficha de cliente, para o qual foram emitidas exclusivamente faturas simplificadas, cujo único dado disponível é o respetivo NIF, considerando que a estrutura de dados do SAF-T (PT) exige o preenchimento de diversos campos tais como o nome e a morada?

Nos campos obrigatórios cuja informação não exista em base de dados histórica ou na situação exposta na questão, o seu conteúdo deve ser preenchido com uma expressão que indicie a sua inexistência, por ex. "Omisso". Deverá ser utilizada a expressão "Desconhecido" nas operações realizadas com “Consumidor final”. Relativamente ao campo “País” (Country) deve ser utilizado o código ISO do país ou a expressão "Desconhecido” - vide 2.2. “Tabela de clientes” (Customer) definida no n.º 2 do Anexo I à Portaria n.º 302/2016, de 02 de dezembro.

Edited by CFreitas
adenda
  • Vote 2

karlynhuz
Em 07/10/2020 às 14:14, CFreitas disse:

1 - Quando não há NIF, o CustomerTaxID tem de ser sempre 999999990

2 - Havendo NIF sem nome, no CompanyName deverá constar "Desconhecido" ou expressão equivalente.

Obrigado pela resposta @CFreitas. É exactamente isso que estou a fazer. O meu debate com um amigo contabilista que é informático nas horas vagas, começou porque ele diz que o CompanyName tem que ser sempre "Consumidor final" quando não há dados na tabela e eu sempre exportei com "Desconhecido" excepto para o cliente genérico. No entanto, ainda na mesma conversa eu coloquei em causa a obrigatoriedade sequer do CostumerTaxID ter que ser 999999990 porque o que diz nas especificações técnicas é apenas para o cliente genérico. Mas pronto, é isso que faço e os meus SAFT sempre validaram por isso... moving on. Vou-me voltar a sentar ali no canto à espera das especificações técnicas da comunicação das séries. 

CrominhO
6 horas atrás, karlynhuz disse:

Obrigado pela resposta @CFreitas. É exactamente isso que estou a fazer. O meu debate com um amigo contabilista que é informático nas horas vagas, começou porque ele diz que o CompanyName tem que ser sempre "Consumidor final" quando não há dados na tabela e eu sempre exportei com "Desconhecido" excepto para o cliente genérico. No entanto, ainda na mesma conversa eu coloquei em causa a obrigatoriedade sequer do CostumerTaxID ter que ser 999999990 porque o que diz nas especificações técnicas é apenas para o cliente genérico. Mas pronto, é isso que faço e os meus SAFT sempre validaram por isso... moving on. Vou-me voltar a sentar ali no canto à espera das especificações técnicas da comunicação das séries. 

Esse teu amigo Contabilista deveria verificar melhor a legislação :-\ ... Desconhecido ou Omisso como disse o @CFreitas até 1000€  + IVA em FR e FT,  de resto como é que ele sabe se se é ou não Consumidor Final, mesmo que validasse os NIFs? :-\ ... Seguir softwares de terceiros que interpretamos como sendo "grandes", só porque sim, nunca me pareceu boa ideia. Já tive esta conversa aqui por causa de terem visto algo no Mcdonalds :-\ ... Sugiro mesmo os foruns, ou este ou o dos CCs...

Em relação ao teu colega, imagino que se der Nome e NIF mas não dê morada, ele não coloque Consumidor Final na RUA(?), ou Desconhecido (?)...

As mentes humanas são realmente um local estranho!

karlynhuz
10 hours ago, CrominhO said:

Esse teu amigo Contabilista deveria verificar melhor a legislação 😕 ... Desconhecido ou Omisso como disse o @CFreitas até 1000€  + IVA em FR e FT,  de resto como é que ele sabe se se é ou não Consumidor Final, mesmo que validasse os NIFs? 😕 ... Seguir softwares de terceiros que interpretamos como sendo "grandes", só porque sim, nunca me pareceu boa ideia. Já tive esta conversa aqui por causa de terem visto algo no Mcdonalds 😕 ... Sugiro mesmo os foruns, ou este ou o dos CCs...

Em relação ao teu colega, imagino que se der Nome e NIF mas não dê morada, ele não coloque Consumidor Final na RUA(?), ou Desconhecido (?)...

«Seguir softwares de terceiros que interpretamos como sendo "grandes", só porque sim» 

Grande parte das vezes é esse mesmo o caso. «Ah e tal mas o software tal e tal faz assim» E passados não sei quantos meses ou anos de um gajo andar de volta dessa legislação, claro que fica logo com um pé atrás, será que eu é que estou errado? Enfim. Mas hoje tenho coisas mais giras para me preocupar; testar QRcodes em impressoras portateis Datamax Oneil (3 dias para imprimir uma via). 

• Vote 1