Jump to content
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Recommended Posts

iznougudpt
1 hora atrás, antseq disse:

Bom dia,

Estou a tentar validar um SAFT da contabilidade com 150MB e com o validador dá sempre o erro "OUT_OF_MEMORY_ERROR,,,Ocorreu um erro ao validar o ficheiro. O sistema nao possui recursos suficientes para o processar"

Em "Java Control Panel", [Java], [View,,,], [user], [Runtime Parameters], tenho "-Xmx8192M" como já tentei com outros valores e não noto qualquer diferença durante a validação do mesmo. Mais ou menos passados o mesmo X tempo dá o erro "OUT_OF_MEMORY_ERROR".

Já reiniciei o computador a ver se os parâmetros só ficariam activos após o reiniciar, mas o resultado é igual.
Já activei o "Enable tracing, Enable logging, Show exceptions, Show console" a ver se conseguia obter informação adicional sobre o erro, mas não faço ideia de onde esta informação vai parar (se é que serve para alguma coisa!?).

Estou a fazer algo errado? Alguma outra ideia? Alternativa?

desde já obrigado.

Para SAFTs maiores criei um ficheiro batch para executar na mesma pasta do validador_v1_04.exe

java.exe -Xms8184m -Xmx8184m -classpath "validador_v1_04.exe;xml-apis-1.4.01.jar;commons-csv-1.3.jar;commons-cli-1.3.1.jar;xercesImpl-xsd11-2.12-beta-r1667115.jar;org.eclipse.wst.xml.xpath2.processor-1.1.5-738bb7b85d.jar;java-cup-10k.jar;java-cup-0.11a.jar" com.saft.execution.Saft104ValidatorMinimum

• Vote 2

antseq
7 horas atrás, iznougudpt disse:

Para SAFTs maiores criei um ficheiro batch para executar na mesma pasta do validador_v1_04.exe

java.exe -Xms8184m -Xmx8184m -classpath "validador_v1_04.exe;xml-apis-1.4.01.jar;commons-csv-1.3.jar;commons-cli-1.3.1.jar;xercesImpl-xsd11-2.12-beta-r1667115.jar;org.eclipse.wst.xml.xpath2.processor-1.1.5-738bb7b85d.jar;java-cup-10k.jar;java-cup-0.11a.jar" com.saft.execution.Saft104ValidatorMinimum

Muitíssimo Obrigado! Assim já conseguia ver no TaskManager do Windows a memória (parametrizada) a ser utilizada.

No meu caso ainda tive de lhe dar +memória "-Xms10g -Xmx16g" para conseguir validar.

cps,

pedrokins

Boa tarde, gostaria de saber se me consegues ajudar a esclarecer uma questão em relação aos Recibos.

Como devemos controlar o imposto, se, por exemplo A fatura que estamos a liquidar, possui diversos artigos, nos diversos valores de IVA diferentes.

E depois podemos ainda pagar parcialmente a fatura. por exemplo em 10 prestações.

No meu caso, eu nem ligo ao valor do IVA em si para tratar recibos. A Fatura tem um valor e eu pago total ou parcialmente a mesma (Valor total já com imposto e descontos), que na verdade é o que realmente interessa, pois é o que o cliente "deve".

Alguma sugestão em como controlar isto?

Podem dar-me alguns exemplos de como o tratam no vosso caso?

Obrigado desde já pela atenção

Vitor Pereira
17 horas atrás, pedrokins disse:

Boa tarde, gostaria de saber se me consegues ajudar a esclarecer uma questão em relação aos Recibos.

Como devemos controlar o imposto, se, por exemplo A fatura que estamos a liquidar, possui diversos artigos, nos diversos valores de IVA diferentes.

E depois podemos ainda pagar parcialmente a fatura. por exemplo em 10 prestações.

No meu caso, eu nem ligo ao valor do IVA em si para tratar recibos. A Fatura tem um valor e eu pago total ou parcialmente a mesma (Valor total já com imposto e descontos), que na verdade é o que realmente interessa, pois é o que o cliente "deve".

Alguma sugestão em como controlar isto?

Podem dar-me alguns exemplos de como o tratam no vosso caso?

Obrigado desde já pela atenção

Não entendo bem a questão,

de qualquer das formas e se não estás a tratar o IVA no Recibo ( não é IVA de Caixa ), o Recibo apenas tem de mencionar o valor a pagar e os documentos a que se refere, e não interessa se o pagamento se refere a parte ou á totalidade da Fatura

CrominhO
14 horas atrás, Vitor Pereira disse:

Não entendo bem a questão,

de qualquer das formas e se não estás a tratar o IVA no Recibo ( não é IVA de Caixa ), o Recibo apenas tem de mencionar o valor a pagar e os documentos a que se refere, e não interessa se o pagamento se refere a parte ou á totalidade da Fatura

Vitor também não entendi bem a questão do @pedrokins, mas eu refiro nos Recibos o IVA, basta que por exemplo os Recibos tenham Retenção na Fonte, Foi-me aconselhado, não só pelos meus colegas CCs na empresa, como pelo pessoal da AT. 

Compreendo que uma coisa é o Fluxo Financeiro e outra o Comercial, ainda assim, também compreendo, que apareçam as "contas" certinhas no Recibo. 

O que faço nestes casos, é não deixar trabalhar com parciais. Se a FT tem retenção, o Recibo só sai na Totalidade com Retenção e com a Tabela de IVA.(não é necessário na contabilidade?) , é que a Retenção só é feita no Pagamento, logo no Recibo ou numa FR. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Jesus

Bom dia,

Tenho uma duvida no caso de fazer facturas simplificadas, no saft e só por   <InvoiceType>FS</InvoiceType> ?

e no caso de no ter os datos do receptor da factura e por só o NIF 999999990 ?

<Customer>
            <CustomerID>10070255</CustomerID>
            <AccountID>Desconhecido</AccountID>
            <CustomerTaxID>999999990 </CustomerTaxID>
            <SelfBillingIndicator>0</SelfBillingIndicator>
        </Customer>

Muito obrigado!

eniac
Em 05/08/2019 às 09:45, Jesus disse:

Bom dia,

Tenho uma duvida no caso de fazer facturas simplificadas, no saft e só por   <InvoiceType>FS</InvoiceType> ?

<Customer>
        </Customer>

Muito obrigado!

Não entendo bem a questão, mas no caso de teres facturas emitidas em consumidor final, mas saibas que o consumidor em questão seja alguém já com ficha criada no programa, existem duas hipóteses: 

1 - Está tudo correto e o cliente não quis associar os seus dados, porque a despesa não é para ser contabilizada ou não representa qualquer mais-valia fiscal para si;

2 - O cliente não querer a factura em consumidor final e querer que emitas nova, lançando Nota e Crédito das facturas que estão erradas.

CrominhO
Em 05/08/2019 às 09:45, Jesus disse:

Bom dia,

<Customer>
        </Customer>

Muito obrigado!

Há aqui qualquer coisa que não está bem, e se calhar até não muito legal 🙂 

A FS não contempla a hipótese de introdução de nome e morada do Cliente, apenas o Nif (Artº 40 CIVA se não me falha a memória), 

dito isto, o SAFT deve espelhar o documento exactamente como ele foi emitido

Agora, outra coisa bem diferente, é por exemplo, tens uma ficha de cliente no software e a nível interno quereres que a FS fique associada à ficha (conta-corrente por ex:), mas aqui não me parece nada complicado de fazer... Não podes é "misturar" as coisas 🙂 

Edited by CrominhO

eniac
13 horas atrás, CrominhO disse:

Há aqui qualquer coisa que não está bem, e se calhar até não muito legal 🙂 

A FS não contempla a hipótese de introdução de nome e morada do Cliente, apenas o Nif (Artº 40 CIVA se não me falha a memória), 

dito isto, o SAFT deve espelhar o documento exactamente como ele foi emitido

Agora, outra coisa bem diferente, é por exemplo, tens uma ficha de cliente no software e a nível interno quereres que a FS fique associada à ficha (conta-corrente por ex:), mas aqui não me parece nada complicado de fazer... Não podes é "misturar" as coisas 🙂 

Sim é isso mesmo.

Podes associar a venda a um cliente, mas por obrigação legislativa, o documento factura simplificada só poderá ser impressa com a informação do NIF, os restantes campos não são impressos no documento, embora possas consultar essa informação no programa. Quem quer os dados completos, pagando no momento da aquisição, deverá ser emitida uma factura-recibo, criando para isso uma ficha de cliente com os dados necessários.

Edited by eniac

Jesus

Vou tentar explicar melhor quais som os casos:

1) Tenho um consumidor final que não tenho os seus datos, por o tanto não tenho uma ficha criada do consumidor e preciso fazer:

a) Factura simplificada, na factura só tenho que imprimir o NIF 999999990 e os restantes campos não são impressos no documento, ficam vazios?

b) no saft, só tenho que pôr?: 

<InvoiceType>FS</InvoiceType>
        <Customer>
        </Customer>

2) Tenho um consumidor final, que sim tenho os seus datos e tenho uma ficha criada então preciso fazer:

a) Factura simplificada, imprimo todos os datos do cliente.

b) no saft, só tenho que pôr?

<InvoiceType>FS</InvoiceType>

Falta alguma coisa no código do saft nas duas hipóteses?

Obrigado

CrominhO

Por acaso não és Jesus Molina? 

Em 12/08/2019 às 08:31, Jesus disse:

a) Factura simplificada, na factura só tenho que imprimir o NIF 999999990 e os restantes campos não são impressos no documento, ficam vazios?

Não ficam a vazio, têm de ser "anulados" com por exemplo "X" por forma a não ser preenchido manualmente. por exemplo, NIF XXXXXXXXX, 

e no caso do NIF não podes imprimir o 999999990, mete por exemplo Consumidor Final ou algo do género.

(...)b) no saft, só tenho que pôr?: (...)

Sim, 

a) Factura simplificada, imprimo todos os datos do cliente.

b) no saft, só tenho que pôr?

a) Não, a FS como ja tinha dito em cima, não contempla impressão dos dados do Cliente para além do NIF, 

b) aqui é igual, a única diferença é que metes o NIF no SAFT 😕

Edited by CrominhO
  • Vote 1

Eduardo Oliveira

Muito boa tarde,

Preciso de retirar do Portal das Finanças do meu Cliente, o ficheiro SAFT que ele entregou, para o poder inserir e integrar o software de contabilidade.

Como o posso fazer?

Muito obrigado