Jump to content
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Recommended Posts

nunopicado
3 minutos atrás, desconfiado disse:

Alguém sabe dizer como está a questão das alterações à facturação introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 28/2019?

Já saíram novidades? Especificações? Prazos? 

Saiu hoje uma portaria sobre as faturas sem suporte em papel.
Vê no tópico das questões legais AT: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/61541-at-questões-legais/?page=185&tab=comments#comment-614730

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

paulogama
22 minutos atrás, desconfiado disse:

Alguém sabe dizer como está a questão das alterações à facturação introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 28/2019?

Já saíram novidades? Especificações? Prazos? 

Já agora para quem manda o SAF-T mensal por xml também há alterações?

josebarata
Em 13/07/2017 às 10:05, PHonorato disse:

Depois de falar com outra pessoa fora deste forum fiquei com uma duvida. O Ecovalor (e semelhantes) no ProductType é do tipo E ou I ?

Ao fim destes anoso todos alguem sabe a resposta disto?

jacPereira

O código 'E' serve apenas para impostos especiais de consumo. No caso das eco-taxas, deverá ser o 'I' pois, segundo a portaria 302/2016 o código 'I' aplica-se a "Impostos, taxas e encargos parafiscais - exceto IVA e IS".

Ou seja, EcoValor - 'I'; IVA correspondente, tabela de IVA.

Nelson

Bom dia a todos, 

Estamos a desenvolver a comunicação de Documentos de Transporte por WS, e tenho uma dúvida relativamente à comunicação de Guias de Transporte e Remessa depois da hora de inicio de transporte. 

Quando comunico uma Guia por WS e recebo o código de identificação do documento, se anulo a guia antes da hora do inicio de transporte o sistema permite e o estado é actualizado na página da AT correctamente. Até aqui tudo bem! 

O problema / duvida que tenho é que, quando comunico uma guia depois da hora de inicio de transporte, recebo a mensagem a dizer que "A data início de transporte é inferior à data atual, pelo que esta informação será considerada uma mera comunicação de dados à AT", e o estado na pagina da AT é "Preenchido após data de início". 

Para anular esta guia, se o faço diretamente na pagina da AT, o sistema permite sem nenhum problema, mas se faço desde a aplicação, recebo as seguintes mensagens; "Já foi inserido um Documento de Transporte com o número fornecido." e "Estado de Documento de Transporte inválido."

Alguém sabe se é possível anular as Guias que são comunicadas por WS depois da hora de inicio de transporte? 

Se não é possível comunicar a Anulação por WS, então porque é que é possível anular o documento na pagina da AT?

Vitor Pereira
5 horas atrás, Nelson disse:

Bom dia a todos, 

Estamos a desenvolver a comunicação de Documentos de Transporte por WS, e tenho uma dúvida relativamente à comunicação de Guias de Transporte e Remessa depois da hora de inicio de transporte. 

Quando comunico uma Guia por WS e recebo o código de identificação do documento, se anulo a guia antes da hora do inicio de transporte o sistema permite e o estado é actualizado na página da AT correctamente. Até aqui tudo bem! 

O problema / duvida que tenho é que, quando comunico uma guia depois da hora de inicio de transporte, recebo a mensagem a dizer que "A data início de transporte é inferior à data atual, pelo que esta informação será considerada uma mera comunicação de dados à AT", e o estado na pagina da AT é "Preenchido após data de início". 

Para anular esta guia, se o faço diretamente na pagina da AT, o sistema permite sem nenhum problema, mas se faço desde a aplicação, recebo as seguintes mensagens; "Já foi inserido um Documento de Transporte com o número fornecido." e "Estado de Documento de Transporte inválido."

Alguém sabe se é possível anular as Guias que são comunicadas por WS depois da hora de inicio de transporte? 

Se não é possível comunicar a Anulação por WS, então porque é que é possível anular o documento na pagina da AT?

Boas, 

De forma a minimizar as ocorrências em que a data/hora de carga foi ultrapassada e dai já não poder anular o Documento já comunicado, colocamos um parâmetro em que cada cliente escolhe o tempo a somar automaticamente a carga no momento do registo do documento.

Quando a hora/data de carga foi ultrapassada no momento de comunicar a Guia por WS, o Software questiona ao Operador se permite a correção automática da mesma

- Se o Operador permitir, o Software corrige para a data/hora atual e de seguida comunica pelo WS

- Se o Operador não permitir, a Guia é comunicada na mesma, pelo que passa a aparecer o tal texto ".... considerada uma mera comunicação …"

As Guia por WS só podem ser anuladas até a data/hora de carga, depois de ultrapassada essa hora, é só passar a Guia para uma "Guia de Devolução" e esta também tem de ser comunicada por WS

Lembro que as Guias de Transporte ou Guias de Remessa tem o mesmo peso jurídico/fiscal, em que os produtos mencionados nas mesmas, não tem de forma alguma a obrigação de serem Faturados ( claro, terá de haver uma explicação para o Transporte se a mesma for pedida pela AT:  Envio por engano, O Cliente recusou a recolha, Material para transformação, Material á experiencia, etc, etc

• Vote 1

bioshock

Viva,

Alguma alma me consegue esclarecer se existe alguma lei onde haja a obrigatoriedade de na criação de documentos do tipo Encomendas e/ou Orçamentos, o contribuinte/informação do cliente ter de ser válida?

Pergunto isto porque quando a certificação foi feita (2017), os agentes da autoridade tributária obrigaram-me a que fosse obrigatório o preenchimento da identificação do cliente & respectivo contribuinte. Ora isto hoje em diz traz-me problemas especialmente em lojas online, onde o cliente faz a encomenda online e em vez de sair uma encomenda no software de facturação, sai uma factura, porque o cliente, por exemplo, preencheu o nome; morada; localidade e código postal mas decidiu não preencher o NIF. Se ele depois decide cancelar a encomenda, anda-se a emitir notas de crédito escusadamente.

Já andei aqui à procura de algo que justificasse esta obrigatoriedade e não encontro; também não encontrei nenhum outro software que fizesse tal validação. Já enviei um email para a AT, mas a resposta deles foi cebolas, quando eu perguntei sobre batatas. 😂

CrominhO
3 horas atrás, bioshock disse:

Viva,

Alguma alma me consegue esclarecer se existe alguma lei onde haja a obrigatoriedade de na criação de documentos do tipo Encomendas e/ou Orçamentos, o contribuinte/informação do cliente ter de ser válida?

Pergunto isto porque quando a certificação foi feita (2017), os agentes da autoridade tributária obrigaram-me a que fosse obrigatório o preenchimento da identificação do cliente & respectivo contribuinte. Ora isto hoje em diz traz-me problemas especialmente em lojas online, onde o cliente faz a encomenda online e em vez de sair uma encomenda no software de facturação, sai uma factura, porque o cliente, por exemplo, preencheu o nome; morada; localidade e código postal mas decidiu não preencher o NIF. Se ele depois decide cancelar a encomenda, anda-se a emitir notas de crédito escusadamente.

Já andei aqui à procura de algo que justificasse esta obrigatoriedade e não encontro; também não encontrei nenhum outro software que fizesse tal validação. Já enviei um email para a AT, mas a resposta deles foi cebolas, quando eu perguntei sobre batatas. 😂

Boas Bio, 

Tanto quanto sei, a lei que existe é referente a Documentos de Venda e Equivalentes, onde tem de constar os dados do cliente se o valor for superior a 1.000€ + Iva e os valores da FS que já conheces, agora não me perguntes é onde anda porque já não sei, mas se procurares achas fácil de certeza 😊

EDIT: acho que há um mais actualizado, https://www.dbg.pt/downloads/of circ 30141_2013.pdf 

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

CFreitas
11 hours ago, bioshock said:

Não conheço nenhuma lei ou regulamento que obrigue à indicação do NIF do cliente nesses documentos. Quanto ao nome e morada, embora, em princípio, quem encomenda fornece pelo menos o nome, também não me parece que seja obrigatório.

Sair uma fatura em vez de uma encomenda, soa a bug ou opção informática.

Atenção que se o cliente efetuar o pagamento já não é uma simples encomenda, aí tem de haver sempre fatura (pelo pagamento total ou pelo adiantamento).

8 hours ago, CrominhO said:

Tanto quanto sei, a lei que existe é referente a Documentos de Venda e Equivalentes, onde tem de constar os dados do cliente se o valor for superior a 1.000€ + Iva e os valores da FS que já conheces, agora não me perguntes é onde anda porque já não sei, mas se procurares achas fácil de certeza 😊

EDIT: acho que há um mais actualizado, https://www.dbg.pt/downloads/of circ 30141_2013.pdf 

Com as alterações ao código do IVA introduzidas pelo recente DL 28/2019 até isso deixou de ser obrigatório. Essa obrigação constava no n.º 15 do artigo 36.º do código do IVA que foi revogado pelo dito DL.

• Vote 2

joao.palma

Boas pessoal alguém sabe como funicona o processo de certificação de sistemas simples de faturação com a AT? Onde posso encontrar mais informação sobre o assunto?

Obrigado

CFreitas
7 minutes ago, joao.palma said:

Boas pessoal alguém sabe como funicona o processo de certificação de sistemas simples de faturação com a AT? Onde posso encontrar mais informação sobre o assunto?

Obrigado

Bom sítio para começar:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Pages/certificacao-de-software.aspx

bioshock
10 hours ago, CrominhO said:

Boas Bio, 

2 hours ago, CFreitas said:

Não conheço nenhuma lei ou regulamento que obrigue à indicação do NIF do cliente nesses documentos. Quanto ao nome e morada, embora, em princípio, quem encomenda fornece pelo menos o nome, também não me parece que seja obrigatório.

Sair uma fatura em vez de uma encomenda, soa a bug ou opção informática.

Atenção que se o cliente efetuar o pagamento já não é uma simples encomenda, aí tem de haver sempre fatura (pelo pagamento total ou pelo adiantamento).

Com as alterações ao código do IVA introduzidas pelo recente DL 28/2019 até isso deixou de ser obrigatório. Essa obrigação constava no n.º 15 do artigo 36.º do código do IVA que foi revogado pelo dito DL.

Viva,

Sim, o meu problema prende-se única e exclusivamente com os documentos de conferência de mercadorias sem relevo fiscal, como Orçamentos e Encomendas. Foi apenas na reunião de 2017, durante a certificação, que os agentes me obrigaram a introduzir esta condição.
https://dre.pt/application/conteudo/25703782

Não evidencia nenhuma obrigatoriedade sobre o que falei, pelo que vou eliminar do código esta condição.

Obrigado.

Vitor Pereira
14 horas atrás, bioshock disse:

Viva,

Boas

Não existe obrigação, mas quando nenhum NIF é colocado o ideal é colocar o já utilizado '999999990' pois assim passa sem problemas em qualquer validador.

Se a Encomenda passar a Fatura, o 999999990 á passado para a mesma ficando legal pois é o NIF para Consumidor Final.

CrominhO
7 horas atrás, CFreitas disse:

(...)Com as alterações ao código do IVA introduzidas pelo recente DL 28/2019 até isso deixou de ser obrigatório. Essa obrigação constava no n.º 15 do artigo 36.º do código do IVA que foi revogado pelo dito DL.

Obrigado @CFreitas, tinha ideia que ainda estava em vigor. Mas de facto não fazia muito sentido, a menos que se pedisse o CC ao cliente, caso contrario ele poderia dar os dados que quisessem. 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Hugo Simões

Bom dia,

Precisava de ajuda para perceber como é que pode ser gerado um SAF-T quando é criada uma fatura com o Regime da Margem de Lucro.

O produto é vendido ao cliente final por 359,81€ (Sem IVA)

Para a empresa que está a vender, o custo deste produto é 229€, então a margem de lucro deste produto é de 130,81 €. Calculando o iva de 23% sobre a margem é 30,09€.

O total do documento é de 359,81€ + 30,09€ = 389,90€

Conseguem ajudar a perceber como tem que espelhar um SAF-T com este documento?

Obrigado.

CFreitas
6 hours ago, Hugo Simões said:

Bom dia,

Precisava de ajuda para perceber como é que pode ser gerado um SAF-T quando é criada uma fatura com o Regime da Margem de Lucro.

O produto é vendido ao cliente final por 359,81€ (Sem IVA)

Para a empresa que está a vender, o custo deste produto é 229€, então a margem de lucro deste produto é de 130,81 €. Calculando o iva de 23% sobre a margem é 30,09€.

O total do documento é de 359,81€ + 30,09€ = 389,90€

Conseguem ajudar a perceber como tem que espelhar um SAF-T com este documento?

Obrigado.

Nas faturas emitidas pelo Regime da margem, o IVA não é mencionado na fatura, isto é o IVA está incluído no preço de venda e não é evidenciado na fatura.

No SAF-T é como se fosse uma venda de um produto isento. Todos os valores deverão ser IVA incluído. No exemplo, o UnitPrice e o CreditAmount, NetTotal e GrossTotal serão 389,90. O TaxPayable será 0.00.

O TaxCode será "OUT", o TaxPercentage "0.00" e o motivo da isenção será o M15 - "Regime da margem de lucro – Objetos de coleção e antiguidades".

• Vote 1

Soraia

Boa tarde,

Infelizmente esqueci-me de enviar o saft até à data limite (dia 15), enviei hoje dia 20.

Será que vou ter alguma coima?

Foi o meu primeiro atraso, e sou um ENI, não sei se tem alguma influência?

Obrigado pelas respostas

mpbarros
3 horas atrás, Soraia disse:

Boa tarde,

Infelizmente esqueci-me de enviar o saft até à data limite (dia 15), enviei hoje dia 20.

Será que vou ter alguma coima?

Foi o meu primeiro atraso, e sou um ENI, não sei se tem alguma influência?

Obrigado pelas respostas

Quando o prazo ainda era dia 20, uma vez, enviei no dia 21 e, até agora, não recebi qualquer notificação; mas foi apenas por uns 30 minutos e era feriado.

americob
15 horas atrás, mpbarros disse:

Quando o prazo ainda era dia 20, uma vez, enviei no dia 21 e, até agora, não recebi qualquer notificação; mas foi apenas por uns 30 minutos e era feriado.

Não vale a pena stressar, a AT não costuma enviar coimas por atraso na entrega do SAFT. 

Só costuma enviar coimas por detectar que um saft não foi enviado. 

• Vote 2

baguera

Boas, aqui vai algumas perguntinhas se poderem ajudar, agradeço.

-  Aonde no Portal das Finanças deve-se informar da localização dos computadores de facturação (Decreto Lei 28/2019 de 15 Fevereiro) ?? o prazo termina a 30 Junho.

- Código ATCUD no SAFT, já esta definido como é ??

- Alguém programa em VB6 ?

Vai ser necessário introduzir o QR Code nas Facturas, Qual programa ou OCX/DLL usam para gerar o QR Code ??

Eu uso Crystal Report na impressão, agora vou ter de introduzir QR Code...

E já existe informação da informação que tem de ter este QR Code ?

Obrigado.

Jose Silva - Portugal
Em 24/06/2019 às 12:44, baguera disse:

Boas, aqui vai algumas perguntinhas se poderem ajudar, agradeço.

-  Aonde no Portal das Finanças deve-se informar da localização dos computadores de facturação (Decreto Lei 28/2019 de 15 Fevereiro) ?? o prazo termina a 30 Junho.

- Código ATCUD no SAFT, já esta definido como é ??

- Alguém programa em VB6 ?

Vai ser necessário introduzir o QR Code nas Facturas, Qual programa ou OCX/DLL usam para gerar o QR Code ??

Eu uso Crystal Report na impressão, agora vou ter de introduzir QR Code...

E já existe informação da informação que tem de ter este QR Code ?

Obrigado.

Boas,

Tanto quanto sei, e segundo a resposta da AT, ainda não existe nada no seu portal que permita essa comunicação, conforme transcrição da resposta da mesma

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Nos termos do art.º 34 do DL 28/2019 de 15 de Fevereiro, a comunicação deverá ser efetuada através do Portal das Finanças.
De acordo com o n.º 4 do art.º 43 do DL 28/2019, a comunicação a efetuar nos termos do art.º 34 do referido DL deve ser efetuada até ao dia 30 de Junho ou nos 30 dias posteriores ao inicio de actividade.
Nesta data a aplicação no portal das finanças, ainda não está disponível.
Deverá estar atento ao portal das finanças.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"

Quanto ao resto das questões, também não tenho conhecimento que tenha saído  alguma informação dos procedimentos, tirando o decreto-lei 28/2019.

A única coisa que saiu, foi a portaria 144/2019, que define os procedimentos para a dispensa da emissão de faturas em papel.

Vamos Aguardar

• Vote 2

baguera
Em 25/06/2019 às 14:14, Jose Silva - Portugal disse:

Boas,

Tanto quanto sei, e segundo a resposta da AT, ainda não existe nada no seu portal que permita essa comunicação, conforme transcrição da resposta da mesma

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
Nos termos do art.º 34 do DL 28/2019 de 15 de Fevereiro, a comunicação deverá ser efetuada através do Portal das Finanças.
De acordo com o n.º 4 do art.º 43 do DL 28/2019, a comunicação a efetuar nos termos do art.º 34 do referido DL deve ser efetuada até ao dia 30 de Junho ou nos 30 dias posteriores ao inicio de actividade.
Nesta data a aplicação no portal das finanças, ainda não está disponível.
Deverá estar atento ao portal das finanças.
Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira"

Quanto ao resto das questões, também não tenho conhecimento que tenha saído  alguma informação dos procedimentos, tirando o decreto-lei 28/2019.

A única coisa que saiu, foi a portaria 144/2019, que define os procedimentos para a dispensa da emissão de faturas em papel.

Vamos Aguardar

Obrigado

Jose Guerreiro

topic errado . sry

Edited by Jose Guerreiro
topic errado

antseq

Bom dia,

Estou a tentar validar um SAFT da contabilidade com 150MB e com o validador dá sempre o erro "OUT_OF_MEMORY_ERROR,,,Ocorreu um erro ao validar o ficheiro. O sistema nao possui recursos suficientes para o processar"

Em "Java Control Panel", [Java], [View,,,], [user], [Runtime Parameters], tenho "-Xmx8192M" como já tentei com outros valores e não noto qualquer diferença durante a validação do mesmo. Mais ou menos passados o mesmo X tempo dá o erro "OUT_OF_MEMORY_ERROR".

Já reiniciei o computador a ver se os parâmetros só ficariam activos após o reiniciar, mas o resultado é igual.
Já activei o "Enable tracing, Enable logging, Show exceptions, Show console" a ver se conseguia obter informação adicional sobre o erro, mas não faço ideia de onde esta informação vai parar (se é que serve para alguma coisa!?).

Estou a fazer algo errado? Alguma outra ideia? Alternativa?

desde já obrigado.