Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Recommended Posts

americob
16 horas atrás, carlosAl disse:

Bom dia Colegas,

Alguem me sabe dizer onde consigo um exemplo do ficheiro xml da declaraçao periodica de IVA ?

O mais fácil e mais rápido, até porque ficas a saber com certezas de que valores colocaste em que campos, é entrar o Portal da AT, na opção de entrega da DPIVA, preencher e guardar.

carlosAl

nao tinha pensado nisso, embora eu nao seja sujeito passivo de iva imagino que se possa fazer isso sem submeter

obrigado pela ajuda

antseq

Viva,

Estou a exportar um SAFT em Android (java), até já está feito, mas o problema é que não consigo acertar com o "encoding" "Windows-1252" do ficheiro...

Neste exemplo (abaixo) apesar de a primeira linha do Xml mostrar "... encoding='windows-1252'":
- dentro do XML os caracteres aparecem "escaped" com "&#xxx;"
- se abrir o ficheiro no notepad++ (já em windows) mostra/detecta o "encodng" "UTF-8"
- XML:  <?xml version='1.0' encoding='windows-1252' ?><test><message>&#225;&#233;&#237;&#243;&#250;&#227;&#245;&#231;</message></test>

private void doDebug01(){
        File dstPath = Environment.getExternalStoragePublicDirectory(Environment.DIRECTORY_DOWNLOADS);
        try {
            //EXAMPLE A
            File dstFile = new File(dstPath, "test.xml");
            FileOutputStream dstFOS = new FileOutputStream(dstFile);
            OutputStream dstOS= new BufferedOutputStream(dstFOS);
            OutputStreamWriter dstOSW = new OutputStreamWriter(dstOS, "windows-1252");
            XmlSerializer dstXml = Xml.newSerializer();
            dstXml.setOutput(dstOSW);
            dstXml.startDocument("windows-1252", null);
            dstXml.startTag(null,"test");
            dstXml.startTag(null,"message");
            dstXml.text("áéíóúãõç");
            dstXml.endTag(null,"message");
            dstXml.endTag(null,"test");
            dstXml.endDocument();
            dstXml.flush();
            dstOSW.close();
        }
        catch (IOException e) {
            Log.e("DEBUG", e.getMessage());
            e.printStackTrace();
        }
}

alguém faz ideia do que estou a fazer mal? e como obter o ficheiro Xml com o "encoding" correcto?

desde já obrigado por qualquer ajuda.

Miguel Frias
19 hours ago, antseq said:

Provavelmente o problema passa pelo facto de que ao escrever "áéí..." estará a escrever esses caracteres em UTF8 (ou noutro encoding que não o windows-1252). Por outro lado o facto de aparecer "&#225;" sugere que a função .txt() estará a efectuar uma conversão, neste caso para HTML.

antseq
21 horas atrás, Miguel Frias disse:

Provavelmente o problema passa pelo facto de que ao escrever "áéí..." estará a escrever esses caracteres em UTF8 (ou noutro encoding que não o windows-1252). Por outro lado o facto de aparecer "&#225;" sugere que a função .txt() estará a efectuar uma conversão, neste caso para HTML.

Obrigado.
Neste (infeliz) exemplo começo a pensar que Sim, como o editor do Android Studio está em UTF-8, aqueles caracteres da string fixa de teste estão forçosamente no mesmo "encoding".
Não foi o melhor teste... vou ver se tal como está agora passa na certificação.
cps,

Edited by antseq

iznougudpt
Em 12/04/2019 às 16:13, Pedro Alex disse:

Boa tarde,

A AT vai passar a emitir novos NIFs a começar por 3.

Alguém sabe se este facto poderá afetar a formula de calculo para validar o checkdigit e assegurar que o NIF é valido?

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/destaques/Paginas/Atribuicao_Nova_Gama_de_NIF_a_Pessoas_Singulares.aspx

Obrigado

Pedro

O checkDigit deve manter o mesmo cálculo, é só questão de permitir que o NIF comece por 3 (no meu caso dava logo erro caso começasse por 3, 4 ou 0)

• Vote 1

Pedro Alex
16 minutos atrás, iznougudpt disse:

O checkDigit deve manter o mesmo cálculo, é só questão de permitir que o NIF comece por 3 (no meu caso dava logo erro caso começasse por 3, 4 ou 0)

Correto e afirmativo.

Já tive oportunidade de ensaiar e resulta OK.

O algoritmo é o mesmo, simplesmente basta adicionar a precisão para os NIFs começados por 3

cavada

Boa tarde, tenho uma duvida que gostava de partilhar convosco, pois devem ter também este problema e podemos ajudar-nos uns aos outros.

Alguns clientes meus tem ido a formacoes da OCC e dizem que no saft da contabilidade devem estar bem definidas 3 datas :

Data do Documento – Data impressa no documento que serve de suporte ao registo -->  TransactionDate

Data do movimento contabilístico – Data em que o operador quer registar o documento na sua contabilidade, para efeitos contabilisticos. --> GLPostingDate

Data do registo do documento contabilístico – Data em que o operador está a lançar o documento na sua contabilidade --> SystemEntryDate

Só que o problema é que essa data  (transactiondate ) está ligada com a referencia e o numero do documento :

Chave única do movimento contabilístico (TransactionID)

"Deve ser construída de forma a ser única e a corresponder ao número de documento contabilístico, que é utilizado para detetar o documento físico no arquivo, pelo que, deve resultar de uma concatenação, separada por espaços, entre os seguintes valores: data do documento, identificador do diário e número de arquivo do documento (TransactionDate, JournalID e DocArchivalNumber)."

Exemplo – Factura de um fornecedor  que chega ao nosso conhecimento a 11/03/2019 com a data do documento 31/01/2019.  O Iva relativo ao mês de Janeiro foi já enviado, e o mês de Fevereiro poderá já estar encerrado.

Data do Documento – 31/01/2019  

Data do movimento contabilístico – 01/03/2019

Data do registo interno contabilístico – 11/03/2019

para mim e no meu sistema a data do documento é igual à data do movimento contabilistico, até porque nao faz sentido um documento de um determinado mes estar indexado com uma chave que tem uma data inferior e que até pode ser de outro mês.

entendo o que pretendo a AT, mas entendo ser um erro a escolha deste campo, e mais tarde ou mais cedo alguem vai alterar isto.

que acham ?

lreigoto

Boa tarde,

Tenho uma dúvida relativamente aos descontos de faturas e de recibos.

Nas faturas o desconto comercial fiz da seguinte forma:

- Na prática um desconto comercial (desconto global na fatura) onde o cliente define na fatura a percentagem desse desconto e não na linha da fatura. Relativamente ao SAFT fiz como se fosse um desconto de linha da mesma percentagem. É a abordagem correta?

Exemplo:

Fatura com linhas iguais: Qtd=1; Preço Unitário=100€; Desconto de Linha 0%

Fatura com 10% de desconto comercial:

Consumíveis/Serviços: 200,00 €

Desconto: 20,00 €

Subtotal: 180,00 €

Imposto: 41,40 €

Total: 221,40 €

<SalesInvoices>
      <NumberOfEntries>1</NumberOfEntries>
      <TotalDebit>0.00</TotalDebit>
      <TotalCredit>180.00</TotalCredit>
      <Invoice>
        <InvoiceNo>FT 2019/0013</InvoiceNo>
        <ATCUD>0</ATCUD>
        <DocumentStatus>
          <InvoiceStatus>N</InvoiceStatus>
          <InvoiceStatusDate>2019-05-02T19:35:31</InvoiceStatusDate>
          <SourceID>1</SourceID>
          <SourceBilling>P</SourceBilling>
        </DocumentStatus>
        <Hash>WePgevN8ewZn....</Hash>
        <HashControl>1</HashControl>
        <Period>5</Period>
        <InvoiceDate>2019-05-02</InvoiceDate>
        <InvoiceType>FT</InvoiceType>
        <SpecialRegimes>
          <SelfBillingIndicator>0</SelfBillingIndicator>
          <CashVATSchemeIndicator>0</CashVATSchemeIndicator>
          <ThirdPartiesBillingIndicator>0</ThirdPartiesBillingIndicator>
        </SpecialRegimes>
        <SourceID>1</SourceID>
        <SystemEntryDate>2019-05-02T19:35:31</SystemEntryDate>
        <CustomerID>295</CustomerID>
        <ShipTo>
          <Address>
            <AddressDetail>Desconhecido</AddressDetail>
            <City>Desconhecido</City>
            <PostalCode>Desconhecido</PostalCode>
            <Region>Desconhecido</Region>
            <Country>PT</Country>
          </Address>
        </ShipTo>
        <ShipFrom>
          <Address>
            <AddressDetail>Rua do Polo Norte</AddressDetail>
            <City>Lisboa</City>
            <PostalCode>2000-266</PostalCode>
            <Region>Lisboa</Region>
            <Country>PT</Country>
          </Address>
        </ShipFrom>
        <Line>
          <LineNumber>1</LineNumber>
          <ProductCode>1197</ProductCode>
          <ProductDescription>Maçã</ProductDescription>
          <Quantity>1.0</Quantity>
          <UnitOfMeasure>Unidade(s)</UnitOfMeasure>
          <UnitPrice>90.00</UnitPrice>
          <TaxPointDate>2019-05-02</TaxPointDate>
          <Description>Maçã</Description>
          <CreditAmount>90.00</CreditAmount>
          <Tax>
            <TaxType>IVA</TaxType>
            <TaxCountryRegion>PT</TaxCountryRegion>
            <TaxCode>NOR</TaxCode>
            <TaxPercentage>23.0</TaxPercentage>
          </Tax>
          <SettlementAmount>10.00</SettlementAmount>
        </Line>
        <Line>
          <LineNumber>2</LineNumber>
          <ProductCode>1197</ProductCode>
          <ProductDescription>Maçã</ProductDescription>
          <Quantity>1.0</Quantity>
          <UnitOfMeasure>Unidade(s)</UnitOfMeasure>
          <UnitPrice>90.00</UnitPrice>
          <TaxPointDate>2019-05-02</TaxPointDate>
          <Description>Maçã</Description>
          <CreditAmount>90.00</CreditAmount>
          <Tax>
            <TaxType>IVA</TaxType>
            <TaxCountryRegion>PT</TaxCountryRegion>
            <TaxCode>NOR</TaxCode>
            <TaxPercentage>23.0</TaxPercentage>
          </Tax>
          <SettlementAmount>10.00</SettlementAmount>
        </Line>
        <DocumentTotals>
          <TaxPayable>41.40</TaxPayable>
          <NetTotal>180.00</NetTotal>
          <GrossTotal>221.40</GrossTotal>
        </DocumentTotals>
      </Invoice>
    </SalesInvoices>

Quais seriam as diferenças que deveria aplicar para desenvolver o dito desconto financeiro?

Outro requisito que pretendo desenvolver é o desconto em recibos, ou seja, tenho uma fatura emitida normalmente (com ou sem descontos) mas pretendo dar a possibilidade de fazer descontos no recibo, no caso por exemplo, do cliente pagar dentro de 5 dias ou outro período.

Devo adicionar o Settlement Amount nas linhas dos Payments (4.4.4.14.3.)?

O Settlement Amount (4.4.4.15.4.1.) dentro do Documents Totals deverá ser o somatório do Settlement Amount das linhas?

Os valores do CreditAmount e dos DocumentTotals também devem ser alterados?

<Line>
  <LineNumber>1</LineNumber>
  <SourceDocumentID>
    <OriginatingON>FT 2019/0013</OriginatingON>
    <InvoiceDate>2019-05-02</InvoiceDate>
  </SourceDocumentID>
  <CreditAmount>221.4</CreditAmount>
</Line>
<DocumentTotals>
  <TaxPayable>0</TaxPayable>
  <NetTotal>221.4</NetTotal>
  <GrossTotal>221.4</GrossTotal>
</DocumentTotals>

Peço desculpa pela longa pergunta e obrigado pela ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

americob
Em ‎01‎-‎05‎-‎2019 às 17:56, cavada disse:

Boa tarde, tenho uma duvida que gostava de partilhar convosco, pois devem ter também este problema e podemos ajudar-nos uns aos outros.

Alguns clientes meus tem ido a formacoes da OCC e dizem que no saft da contabilidade devem estar bem definidas 3 datas :

Data do Documento – Data impressa no documento que serve de suporte ao registo -->  TransactionDate

Data do movimento contabilístico – Data em que o operador quer registar o documento na sua contabilidade, para efeitos contabilisticos. --> GLPostingDate

Data do registo do documento contabilístico – Data em que o operador está a lançar o documento na sua contabilidade --> SystemEntryDate

Só que o problema é que essa data  (transactiondate ) está ligada com a referencia e o numero do documento :

Chave única do movimento contabilístico (TransactionID)

"Deve ser construída de forma a ser única e a corresponder ao número de documento contabilístico, que é utilizado para detetar o documento físico no arquivo, pelo que, deve resultar de uma concatenação, separada por espaços, entre os seguintes valores: data do documento, identificador do diário e número de arquivo do documento (TransactionDate, JournalID e DocArchivalNumber)."

Exemplo – Factura de um fornecedor  que chega ao nosso conhecimento a 11/03/2019 com a data do documento 31/01/2019.  O Iva relativo ao mês de Janeiro foi já enviado, e o mês de Fevereiro poderá já estar encerrado.

Data do Documento – 31/01/2019  

Data do movimento contabilístico – 01/03/2019

Data do registo interno contabilístico – 11/03/2019

para mim e no meu sistema a data do documento é igual à data do movimento contabilistico, até porque nao faz sentido um documento de um determinado mes estar indexado com uma chave que tem uma data inferior e que até pode ser de outro mês.

entendo o que pretendo a AT, mas entendo ser um erro a escolha deste campo, e mais tarde ou mais cedo alguem vai alterar isto.

que acham ?

Boa tarde,

Ainda não deves ter começado a tratar do SVAT!

Quando comecei a tratar do meu, antes da 1ª reunião, tive de lhes enviar 3 ficheiros SAFT (anos N-1, N e N+1) com um conjunto mínimo de movimentos determinados por eles, e validado por eles. Só depois propuseram a tal reunião.

No SAFT definitivo que me aceitaram, o TransationID ficou qualquer coisa do género "2018-10-10 OD 10000000000000009" que é o TransactionDate (espaço) o Journal (espaço) DocArchivalNumber.
O DocArchivalNumber teve que ficar com Period+NumeroInterno. 
Só assim se consegue garantir que o TransactionID seja uma chave única.

O caso que apresentas ficaria qualquer coisa como "2019-01-31 OD 03000000000000009"

Edited by americob
completar com exemplo

cavada
19 horas atrás, americob disse:

Boa tarde,

Ainda não deves ter começado a tratar do SVAT! 

Quando comecei a tratar do meu, antes da 1ª reunião, tive de lhes enviar 3 ficheiros SAFT (anos N-1, N e N+1) com um conjunto mínimo de movimentos determinados por eles, e validado por eles. Só depois propuseram a tal reunião. 

No SAFT definitivo que me aceitaram, o TransationID ficou qualquer coisa do género "2018-10-10 OD 10000000000000009" que é o TransactionDate (espaço) o Journal (espaço) DocArchivalNumber.
O DocArchivalNumber teve que ficar com Period+NumeroInterno
Só assim se consegue garantir que o TransactionID seja uma chave única.

O caso que apresentas ficaria qualquer coisa como "2019-01-31 OD 03000000000000009" 

Por acaso ja comecei o SVAT mas como me deram um prazo tao curto acabei por ter de adiar.

O que me faz confusao é a chave do documento ( transactionID ) ter a data do documento ( neste caso do fornecedor ) e nao a minha data de lancamento no sistema, que essa sim é que faz parte da chave das minhas tabelas.

americob
14 minutos atrás, cavada disse:

Por acaso ja comecei o SVAT mas como me deram um prazo tao curto acabei por ter de adiar.

O que me faz confusao é a chave do documento ( transactionID ) ter a data do documento ( neste caso do fornecedor ) e nao a minha data de lancamento no sistema, que essa sim é que faz parte da chave das minhas tabelas. 

Pois, realmente não tem muita lógica.

Aliás, não sei o que faz alí o TransactionDate ou qualquer outra Data, se já lá tem o Journal e o ArchivalDocumentNumber (em que obrigam a constar o Period e o NumeroInterno). Bastavam estes dois para não haver repetições.

Mauro2112

Boas, pessoal

Estou aqui meio perdido com encodings... Como é que lidam com os caracteres especiais/estrangeiros? Não aceitam nos vossos software? Limpam apenas quando vão exportar o SAF-T? Se sim, como? 😵

Desde já, obrigado

Edited by Mauro2112

CFreitas
1 hour ago, Mauro2112 said:

Boas, pessoal

Estou aqui meio perdido com encodings... Como é que lidam com os caracteres especiais/estrangeiros? Não aceitam nos vossos software? Limpam apenas quando vão exportar o SAF-T? Se sim, como? 😵

Limpar os caracteres não me parece uma boa opção porque altera a informação original. O ideal será, ao exportar para XML, substituir os caracteres pelas respetivos códigos.

Há funções para isso nas várias linguagens de programação.

Por exemplo, o Ñ pode ser substituído por &Ntilde;

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_XML_and_HTML_character_entity_references

Edited by CFreitas
  • Vote 1

CrominhO

Limpar (?) é muito mau, vai dar problemas mais tarde...

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Mauro2112
7 hours ago, CFreitas said:

Limpar os caracteres não me parece uma boa opção porque altera a informação original. O ideal será, ao exportar para XML, substituir os caracteres pelas respetivos códigos.

Há funções para isso nas várias linguagens de programação.

Por exemplo, o Ñ pode ser substituído por &Ntilde;

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_XML_and_HTML_character_entity_references

Isso é o que estou a fazer mas existem caracteres que fazem parte do windows-1252, como por exemplo "š". Esse tipo de caracteres, deveria mandar um "&scaron;"? Outro problema que surge com isto é no tamanho da string... O que fazer se com estas conversões ultrapassar o limite?

CFreitas
13 hours ago, Mauro2112 said:

Isso é o que estou a fazer mas existem caracteres que fazem parte do windows-1252, como por exemplo "š". Esse tipo de caracteres, deveria mandar um "&scaron;"? Outro problema que surge com isto é no tamanho da string... O que fazer se com estas conversões ultrapassar o limite?

13 hours ago, Mauro2112 said:

O código só conta como 1 caracter.

No entanto, creio que não vais poder usar o nome &scaron; porque não está definido em XML. Terás de usar mesmo o código numérico, que no caso será o "&#0352;".

dlsilva

Boa tarde a todos,

Estou a ter um erro estranho ao usar o FACTEMICLI para submeter o SAF-T. Alguém já viu este erro?

[2019-05-09 19:56:21]        Started...
[2019-05-09 19:56:21]        [enviar] Selected file: C:\XXX_1.04_SAFT.xml
[2019-05-09 19:56:33]        [SaftFileValidator - validateXMLVersion] XML Version Validation Time (in milliseconds): 0
[2019-05-09 19:56:33]        [enviar] A analisar ficheiro... 0%
[2019-05-09 19:56:34]        [enviar] SAFT file is analysed. Analyse Time (in milliseconds): 800
[2019-05-09 19:56:34]        [enviar] A converter / validar... 0%
[2019-05-09 19:56:34]        [SaftFileValidator] Start validating SAFT file
[2019-05-09 19:56:38]        [SaftFileValidator] Finished validating SAFT file
[2019-05-09 19:56:38]        Stats:
[2019-05-09 19:56:38]               Total customers: 143
[2019-05-09 19:56:38]               Total invoices: 11544
[2019-05-09 19:56:38]               Total invoices: 0
[2019-05-09 19:56:38]               Total invoices: 0
[2019-05-09 19:56:38]        [enviar] SAFT file is valid. Validation Time (in milliseconds): 3430
[2019-05-09 19:56:38]        [Uploader] Start upload file...
[2019-05-09 19:56:38]        [enviar] A enviar... 0%
[2019-05-09 19:56:38]        [Uploader] Start sending parameters
[2019-05-09 19:56:38]        [Uploader] Finished sending parameters
[2019-05-09 19:56:38]        [Uploader] Start uploading SAFT file
[2019-05-09 19:56:42]        [Uploader] Finished uploading SAFT file
[2019-05-09 19:56:42]        [Uploader] Start receiving response from server
[Fatal Error] :7:63: The entity "aacute" was referenced, but not declared.
[2019-05-09 19:56:42]        [enviar] <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <response code="-666"><errors><error>Ocorreu um erro ao receber a resposta do servidor.</error></errors></response>
[2019-05-09 19:56:42]        [enviar] The entity "aacute" was referenced, but not declared.
[2019-05-09 19:56:42]        finished...

Obrigado!

nunopicado

Isso é aparentemente um erro causado por caracteres inválidos no SAFT. Possivelmente um "á".
Mas só percorrendo o dito para tentares achar a causa.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

CFreitas
12 hours ago, dlsilva said:

Boa tarde a todos,

...

[2019-05-09 19:56:42]        [Uploader] Start receiving response from server
[Fatal Error] :7:63: The entity "aacute" was referenced, but not declared.
[2019-05-09 19:56:42]        [enviar] <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <response code="-666"><errors><error>Ocorreu um erro ao receber a resposta do servidor.</error></errors></response>
[2019-05-09 19:56:42]        [enviar] The entity "aacute" was referenced, but not declared.
[2019-05-09 19:56:42]        finished...

Esse erro ocorre porque um "á" foi substituído por "&aacute;". Esta entidade não está definida para o XML. As entidades pré-definidas para XML são poucas (apenas 5).

Nestes casos, em vez de usar o "&aacute;" deve ser usado o respetivo código numérico "&#0193".

Mais informação aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_XML_and_HTML_character_entity_references#Predefined_entities_in_XML

• Vote 1

dlsilva

Isso foi a primeira coisa que eu procurei, mas o ficheiro não tem "á" nem "&aacute;". Já estou sem ideias..

Se eu usar a opção de validar funciona tudo bem.

Se inserir este saft no portal funciona tudo bem.

CFreitas
25 minutes ago, dlsilva said:

Isso foi a primeira coisa que eu procurei, mas o ficheiro não tem "á" nem "&aacute;". Já estou sem ideias..

Se eu usar a opção de validar funciona tudo bem.

Se inserir este saft no portal funciona tudo bem.

Estranho.

De facto no output do FACTEMICLI é dito que o saft validou corretamente e que o erro ocorre na receção do ficheiro de resposta do servidor. Será que o erro está na resposta produzida pelo servidor??

dlsilva

Eu também tenho essa suspeita mas não consigo saber o que ele recebeu ou existe alguma forma?

desconfiado

Alguém sabe dizer como está a questão das alterações à facturação introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 28/2019?

Já saíram novidades? Especificações? Prazos?