Ir para o conteúdo
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Mensagens Recomendadas

Eduo

Olá,

O português não é minha língua nativa. Só posso lê-lo. 

Desculpe-me pela intrusão. Provei outros meios, mas não consigo encontrar respostas claras.

Eu tenho algumas perguntas que eu coloquei em uma publicação em inglês neste URL do foro:

https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/76055-english-saft-billing-certification-and-pdfs/

Agradeço profundamente qualquer resposta.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vmlod

Boa Tarde

O FACTEMICLI-2.5.1-0031-cmdClient está sempre a mudar.

Onde devo procurar a ultima versão de FACTEMICLI-xxxx.x.x-xxxx-cmdClient

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
TiagoC_

Bom dia,

Tenho uma questão que espero que não tenha já sido abordada anteriormente, visto que não encontrei nenhum tópico do mesmo. A questão é relativamente a empresas que sejam estrangeiras, e que estejam a operar em Portugal, mas que em vez de certificarem o próprio ERP preferem  delegar essa parte a uma empresa parceira de Faturação Eletrónica. Aqui o ponto principal é que essas empresas continuarão a utilizar o ERP próprio para própria gestão interna, mas tudo o que é emissão de documentos a clientes finais é feito através de um envio de um ficheiro a uma empresa de Faturação Eletrónica (devidamente certificada), que posteriormente transforma os ficheiros e envia as faturas certificadas e também o SAFT-T.

Até que ponto é possivel (legal) a empresa continuar a utilizar o ERP próprio sem ter de o certificar, desde que, todo o fluxo de documentos seja enviado através da empresa parceira de fatura eletrónica?

Obrigado a todos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
carlos sousa 2015
Em 12/01/2018 às 11:04, TiagoC_ disse:

Bom dia,

Tenho uma questão que espero que não tenha já sido abordada anteriormente, visto que não encontrei nenhum tópico do mesmo. A questão é relativamente a empresas que sejam estrangeiras, e que estejam a operar em Portugal, mas que em vez de certificarem o próprio ERP preferem  delegar essa parte a uma empresa parceira de Faturação Eletrónica. Aqui o ponto principal é que essas empresas continuarão a utilizar o ERP próprio para própria gestão interna, mas tudo o que é emissão de documentos a clientes finais é feito através de um envio de um ficheiro a uma empresa de Faturação Eletrónica (devidamente certificada), que posteriormente transforma os ficheiros e envia as faturas certificadas e também o SAFT-T.

Até que ponto é possivel (legal) a empresa continuar a utilizar o ERP próprio sem ter de o certificar, desde que, todo o fluxo de documentos seja enviado através da empresa parceira de fatura eletrónica?

Obrigado a todos.

Boa tarde Tiago,

Eu tenho e conheço muitas empresas, que funcionam assim pelo que não há nenhuma ilegalidade, dado como tu dizes e bem "todo o fluxo de documentos" são enviado para a AT. As multinacionais tem o seu próprio ERP para gestão, todos documentos obrigatórios pelo estado Português são emitidos, certificados e enviados por outro programa certificado. O mesmo acontece quando tens o ERP com multi empresas umas empresas com sede fiscal em PT e outros no estrangeiro o documentos emitidos por empresas PT são certificados e tem todas as regras legalmente exigidas por AT.

Cumprimentos,

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jmadureira

Boas pessoal,

Existe algum cuidado especial no que toca ao formato do SAFT para empresas que aderiram ao MOSS (Mini Balcão Único)?

Uma dúvida que tenho prende-se com o TaxCode. No caso do IVA, o TaxCode deve assumir um destes valores:

RED — taxa reduzida;
INT — taxa intermédia;
NOR — taxa normal;
ISE — isenta;
OUT — outros.

Que valor de TaxCode devo usar para os documentos que se enquadram no âmbito MOSS?

Existem mais cuidados a ter em conta?

Obrigado.

Editado por jmadureira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
joaoalex7

Boa tarde,

Alguém me pode esclarecer se é obrigatório, em notas de crédito, o preenchimento do campo Reason (4.1.4.19.10.) do grupo References?

Na especificação do SAF-T não está assinalado como obrigatório mas surgiu-me a dúvida de que ao gerar o grupo References, poderia ser obrigatório o preenchimento do campo Reference e Reason.

Obrigado.

Editado por joaoalex7
Número de campo errado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mariano

Boas a todos.

Posteci um post há um mês, para ver se alguém pode me ajudar agora.
Eu tenho na minha versão do "SAF-T PT 1.04_01.xsd" algumas linhas de código com as palavras "XS: ASSERT" que eu comentei para validar o código xml.

Alguém pode me dizer se existe um método ou algum ".jar" que pode validá-lo sem a necessidade de essas linhas serem comentadas?

Em "DebitLine" e "CreditLine", eu tive que remover o ranking de "maxOccurs = unbounded", pois dessa forma não me valida,

alguém poderia me dizer como fazê-lo?

Muito obrigado

Editado por Mariano

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
derrerter
1 hora atrás, Mariano disse:

Boas a todos.

Posteci um post há um mês, para ver se alguém pode me ajudar agora.
Eu tenho na minha versão do "SAF-T PT 1.04_01.xsd" algumas linhas de código com as palavras "XS: ASSERT" que eu comentei para validar o código xml.

Alguém pode me dizer se existe um método ou algum ".jar" que pode validá-lo sem a necessidade de essas linhas serem comentadas?

Em "DebitLine" e "CreditLine", eu tive que remover o ranking de "maxOccurs = unbounded", pois dessa forma não me valida,

alguém poderia me dizer como fazê-lo?

Muito obrigado

Bem vindo à terra ...

Aqui não se fala de outra coisa. Dá é trabalho ... ler.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mariano
9 minutos atrás, derrerter disse:

Bem vindo à terra ...

Aqui não se fala de outra coisa. Dá é trabalho ... ler.

Oi!

Eu só queria saber se alguém conseguiu passar o validador sem ter que comentar o "XS: ASSSERT", eu tenho trabalhado nisso há algum tempo nas versões XSD 1.1

De qualquer forma, muito obrigado por me responder pelo menos.

Saudações @derrerter

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
akmetralha

Alguém me pode ajudar, qual o <TaxExemptionCode >
para exportação de mercadorias ?
INTRA comunitárias é M16 » Isento Artigo 14.º do RITI
A dúvida está nas EXTRA comunitárias

Sobre o campo <TaxBase> alguém me explica o que
significa pois não entendi o descritivo da legislação.
Entendi o valor do artigo sem impostos (antes dos
descontos de linha e de cabeçalho) é isso ?

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser
31 minutos atrás, akmetralha disse:

Alguém me pode ajudar, qual o <TaxExemptionCode >
para exportação de mercadorias ?
INTRA comunitárias é M16 » Isento Artigo 14.º do RITI
A dúvida está nas EXTRA comunitárias

M05 - Isento Artigo 14.º do CIVA

32 minutos atrás, akmetralha disse:

Sobre o campo <TaxBase> alguém me explica o que
significa pois não entendi o descritivo da legislação.
Entendi o valor do artigo sem impostos (antes dos
descontos de linha e de cabeçalho) é isso ?

Obrigado

Se bem me lembro, isto já foi por aqui discutido algumas vezes, porque este campo gerou muita dúvida.

Se analisarmos o SAF-T de exemplo disponibilizado pela AT, vemos que há apenas um documento em que utilizam a tag TaxBase. Eles colocaram, em observação, que se trata de um "exemplo de documento cuja linha é apenas de imposto cujo encargo é do utilizador do crédito mas cuja base tributável não constitui receita do prestador de serviços".

<InvoiceNo>1IECTR EC/4</InvoiceNo>
        <ATCUD>0</ATCUD>
        <DocumentStatus>
          <InvoiceStatus>A</InvoiceStatus>
          <InvoiceStatusDate>2017-12-04T14:27:22</InvoiceStatusDate>
          <Reason>Errada identificação do cliente</Reason>
          <SourceID>Z98-Carlos</SourceID>
          <SourceBilling>P</SourceBilling>
        </DocumentStatus>
        <Hash>F/OOC9Opm1uVDHMeuE4yv28MhilMi1zGI0XpKJfxcZeECFRdEEhXOgxp9jVFlTx0BgTuQE/YGHE8+fAFvNKttVOPJjjzY5a0+yFvslGMyb2yawgVyFbK8F68CBdRW3NrTlaNMtHnfOAWQFk6Quk1c9nrPRwpMioB/G3+UI/0CWk=</Hash>
        <HashControl>1</HashControl>
        <Period>11</Period>
        <InvoiceDate>2017-12-04</InvoiceDate>
        <InvoiceType>FT</InvoiceType>
        <SpecialRegimes>
          <SelfBillingIndicator>0</SelfBillingIndicator>
          <CashVATSchemeIndicator>0</CashVATSchemeIndicator>
          <ThirdPartiesBillingIndicator>0</ThirdPartiesBillingIndicator>
        </SpecialRegimes>
        <SourceID>INF</SourceID>
        <EACCode>64190</EACCode>
        <SystemEntryDate>2017-12-04T14:21:05</SystemEntryDate>
        <CustomerID>CA3</CustomerID>
        <Line>
          <LineNumber>1</LineNumber>
          <ProductCode>IMPIMOV</ProductCode>
          <ProductDescription>Aquisição onerosa do direito de propriedade sobre imóveis (imposto)</ProductDescription>
          <Quantity>1</Quantity>
          <UnitOfMeasure>LT</UnitOfMeasure>
          <UnitPrice>0</UnitPrice>
          <TaxBase>100000</TaxBase>
          <TaxPointDate>2017-12-04</TaxPointDate>
          <Description>Aquisição onerosa do direito de propriedade sobre imóveis (imposto)</Description>
          <CreditAmount>0</CreditAmount>
          <Tax>
            <TaxType>IS</TaxType>
            <TaxCountryRegion>PT</TaxCountryRegion>
            <TaxCode>1.1</TaxCode>
            <TaxPercentage>0.8</TaxPercentage>
          </Tax>
        </Line>
        <DocumentTotals>
          <TaxPayable>800.00</TaxPayable>
          <NetTotal>0</NetTotal>
          <GrossTotal>800.00</GrossTotal>
        </DocumentTotals>
      </Invoice>

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
akmetralha
1 hora atrás, chesser disse:

M05 - Isento Artigo 14.º do CIVA

Se bem me lembro, isto já foi por aqui discutido algumas vezes, porque este campo gerou muita dúvida.

Se analisarmos o SAF-T de exemplo disponibilizado pela AT, vemos que há apenas um documento em que utilizam a tag TaxBase. Eles colocaram, em observação, que se trata de um "exemplo de documento cuja linha é apenas de imposto cujo encargo é do utilizador do crédito mas cuja base tributável não constitui receita do prestador de serviços".

<InvoiceNo>1IECTR EC/4</InvoiceNo>
        <ATCUD>0</ATCUD>
        <DocumentStatus>
          <InvoiceStatus>A</InvoiceStatus>
          <InvoiceStatusDate>2017-12-04T14:27:22</InvoiceStatusDate>
          <Reason>Errada identificação do cliente</Reason>
          <SourceID>Z98-Carlos</SourceID>
          <SourceBilling>P</SourceBilling>
        </DocumentStatus>
        <Hash>F/OOC9Opm1uVDHMeuE4yv28MhilMi1zGI0XpKJfxcZeECFRdEEhXOgxp9jVFlTx0BgTuQE/YGHE8+fAFvNKttVOPJjjzY5a0+yFvslGMyb2yawgVyFbK8F68CBdRW3NrTlaNMtHnfOAWQFk6Quk1c9nrPRwpMioB/G3+UI/0CWk=</Hash>
        <HashControl>1</HashControl>
        <Period>11</Period>
        <InvoiceDate>2017-12-04</InvoiceDate>
        <InvoiceType>FT</InvoiceType>
        <SpecialRegimes>
          <SelfBillingIndicator>0</SelfBillingIndicator>
          <CashVATSchemeIndicator>0</CashVATSchemeIndicator>
          <ThirdPartiesBillingIndicator>0</ThirdPartiesBillingIndicator>
        </SpecialRegimes>
        <SourceID>INF</SourceID>
        <EACCode>64190</EACCode>
        <SystemEntryDate>2017-12-04T14:21:05</SystemEntryDate>
        <CustomerID>CA3</CustomerID>
        <Line>
          <LineNumber>1</LineNumber>
          <ProductCode>IMPIMOV</ProductCode>
          <ProductDescription>Aquisição onerosa do direito de propriedade sobre imóveis (imposto)</ProductDescription>
          <Quantity>1</Quantity>
          <UnitOfMeasure>LT</UnitOfMeasure>
          <UnitPrice>0</UnitPrice>
          <TaxBase>100000</TaxBase>
          <TaxPointDate>2017-12-04</TaxPointDate>
          <Description>Aquisição onerosa do direito de propriedade sobre imóveis (imposto)</Description>
          <CreditAmount>0</CreditAmount>
          <Tax>
            <TaxType>IS</TaxType>
            <TaxCountryRegion>PT</TaxCountryRegion>
            <TaxCode>1.1</TaxCode>
            <TaxPercentage>0.8</TaxPercentage>
          </Tax>
        </Line>
        <DocumentTotals>
          <TaxPayable>800.00</TaxPayable>
          <NetTotal>0</NetTotal>
          <GrossTotal>800.00</GrossTotal>
        </DocumentTotals>
      </Invoice>

Se bem o entendi no caso de uma mercadoria ou serviço o valor desse campo

deverá ser ZERO <TaxBase>0</TaxBase> ou mesmo omitido

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob
3 horas atrás, akmetralha disse:

Se bem o entendi no caso de uma mercadoria ou serviço o valor desse campo

deverá ser ZERO <TaxBase>0</TaxBase> ou mesmo omitido

o TaxBase só deve ser usado quando o preço é "0.00", e sobre ele irá incidir a taxa de IVA.

No caso de exportação, os artigos têm preço e por isso não pode ir o TaxBase.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
MJanko
On 12/20/2017 at 8:22 PM, MJanko said:

Boa Noite,

Peço desculpas por cair aqui do nada, mas um cliente meu está com problemas a submeter o SAF-T e estou completamente à nora sobre o que fazer.

Este foi o primeiro mês que adaptamos o relatório à estrutura do SAF-T à versão 1.04_1 e estamos com problemas, visto que o validador online apresenta o seguinte erro:

ZD9VJIt.png

O meu cliente no portal das finanças testou com o formato ficheiro 1.04_1 e também com o .03 e em ambos a mesma mensagem de erro foi reproduzida. 

Olhando para as primeiras linhas do ficheiro submetido não consigo deslumbrar nenhum erro:

OYGB7No.png

Alguém tem alguma ideia do que possa estar errado?

Eu estive a ler alguns post que estão para trás e reparei que não fui o único a ter este erro, houve um colega que tinha uma versão diferente XML, mas aparentemente eu tenho a correcta.

De realçar também que trabalho numa companhia estrangeira e sou o único que fala a nossa bela língua! Daí a terem-me pedido para vir cá e perguntar visto que os programadores não conseguiriam comunicar com eficácia. (de realçar também que o meu conhecimento de informática não é o melhor, mas espero conseguir entender o que irão responder)

Obrigado desde já pela ajuda.

Boas Pessoal,

Passei aqui para deixar um update e uma vez mais agradecer a ajuda de todos.

Testei tudo que foi sugerido por aqui e nada funcionou.

O cliente da minha empresa é um "grande" da industria e já vai há 4 meses consecutivos sem entregar o SAF-T.

Alguém sabe se existe alternativas para entregar caso o AT não deixe submeter o ficheiro através do site? Por exemplo gravar o SAF-T num CD e enviar para as autoridades? Sim, eu sei que estamos no século 21 :)

Eu também propus ao meu chefe contratar uma companhia externa para analisar o SAF-T que criamos para o nosso cliente. Visto que aparentemente nenhum dos recursos disponíveis parece conseguir tratar disso.

Como já disse anteriormente o nosso cliente é um grande da industria e por norma o SAF-T tem um tamanho superior a 1GB, portanto é muita data para analisar.

Espero não estar a quebrar nenhuma regra do forum ao perguntar isto por aqui, caso esteja tudo em ordem e vocês tenham alguma recomendação ficaria eternamente agradecido!

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulogama
46 minutos atrás, MJanko disse:

Boas Pessoal,

O cliente da minha empresa é um "grande" da industria e já vai há 4 meses consecutivos sem entregar o SAF-T.

Alguém sabe se existe alternativas para entregar caso o AT não deixe submeter o ficheiro através do site? Por exemplo gravar o SAF-T num CD e enviar para as autoridades? Sim, eu sei que estamos no século 21 :)

Eu também propus ao meu chefe contratar uma companhia externa para analisar o SAF-T que criamos para o nosso cliente. Visto que aparentemente nenhum dos recursos disponíveis parece conseguir tratar disso.

Como já disse anteriormente o nosso cliente é um grande da industria e por norma o SAF-T tem um tamanho superior a 1GB, portanto é muita data para analisar.

Espero não estar a quebrar nenhuma regra do forum ao perguntar isto por aqui, caso esteja tudo em ordem e vocês tenham alguma recomendação ficaria eternamente agradecido!

Obrigado.

Verifica se não existe alguma descrição de produto ou serviço só com um caracter.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CJCV
1 hora atrás, MJanko disse:

Boas Pessoal,

Obrigado.

@MJankoexperimentem mudar o cabeçalho para isto:

<?xml version="1.0" encoding="windows-1252" ?>
<AuditFile xsi:schemaLocation="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01 SAF-T-PT.XSD" xmlns="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
<Header>
<AuditFileVersion>1.04_01</AuditFileVersion>

Editado por nunopicado
Syntax Highlight

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulogama
2 minutos atrás, CJCV disse:

@MJankoexperimentem mudar o cabeçalho para isto:

<?xml version="1.0" encoding="windows-1252" ?>
<AuditFile xsi:schemaLocation="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01 SAF-T-PT.XSD" xmlns="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
<Header>
<AuditFileVersion>1.04_01</AuditFileVersion>

Verifica se tens alguma descrição de produto ou serviço só com um caracter. 

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Podes sempre tentar enviar pela aplicação de linha de comandos que eles disponibilizam

Aplicação

Instruções

Ou se andares com vontade de te meter em trabalhos, alterar a aplicação para enviar por webservice. :P

Mas independentemente do resto, o SAF-T tem de funcionar. Se o teu é de 1GB, gera o de um dia, que já tem menos, e testa com esse.
Aliás, com um ficheiro desse tamanho acho que o melhor era mesmo automatizar a coisa, e todos os dias ele gera o ficheiro e envia com a aplicação CLI.

Editado por nunopicado
  • Voto 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vitor Pereira

Boas Pessoal,

Obrigado.

Boas

Não sei se será essa a razão dos erros, mas as duas 1ªs linhas no versão 1.04_01 deveriam ser mudadas para:

<?xml version="1.0" encoding="Windows-1252"?>
<AuditFile xmlns="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO
4 horas atrás, MJanko disse:

(...)

(...)

Boas,

Concordo com o que o pessoal disse em cima, 

Olha aqui as duas primeiras linhas, gerado pela AT aquando do Resumido.XML, 

<?xml version="1.0" encoding="windows-1252"?>
<AuditFile xmlns="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:schemaLocation="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01 SAF-T-PT.XSD" xmlns:doc="urn:schemas-basda-org:schema-extensions:documentation">
<Header>

Com este dificilmente dará erro

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO
16 horas atrás, americob disse:

Acabei de ver esta fatura:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1987445431269687&set=a.105081659506083.10735.100000127486329&type=3

Acham que ela vai conseguir ser comunicada assim, com IVA negativo?

lol muito bom,

Não terá sido emitida uma NC por trás? :-) 

• Voto 1

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
MJanko
On 2/8/2018 at 7:26 PM, nunopicado said:

Podes sempre tentar enviar pela aplicação de linha de comandos que eles disponibilizam

Aplicação

Instruções

Ou se andares com vontade de te meter em trabalhos, alterar a aplicação para enviar por webservice. :P

Mas independentemente do resto, o SAF-T tem de funcionar. Se o teu é de 1GB, gera o de um dia, que já tem menos, e testa com esse.
Aliás, com um ficheiro desse tamanho acho que o melhor era mesmo automatizar a coisa, e todos os dias ele gera o ficheiro e envia com a aplicação CLI.

Obrigado a todos que deixaram aqui sugestões!

Estou a quotar o post do Nuno porque este pode ser o game-changer que estava à procura :)

Eu (ou os meus colegas) não conseguimos usar a applicação visto que precisamos dos dados do nosso cliente para submeter o ficheiro nas autoridades, mas há sempre "workarounds" :)

Nós usamos JD-GUI para "descompilar" a aplicação e descobrimos os .XSD que a app usa para validar o SAF-T.

Aqui assumimos que o website corre a mesma aplicação, mas de uma forma bem mais user-friendly, e usamos os .xsd que lá estavam para revalidar o relatório e corrigir os erros que apareceram. 

Estamos neste momento a enviar o ficheiro para o nosso cliente testar, vamos lá ver se funciona...

Caso não funcione vamos pedir que eles submetam o ficheiro através da aplicação Java usando a linha de comandos. Tentei ver o link com instruções que está no post acima mas infelizmente pede para fazer login :(

Tentei correr o ficheiro no meu pc e aí já consegui ver as instruções para submeter:

java -jar FACTEMICLI-[VERSAO]-cmdClient.jar -i "C:\caminho para ficheiro\Nome_ficheiro.xml" -n <NIF> -p <PASSWORD> -a <ANO> -m <Mes> -op sub

Tudo parece mais ou menos claro excepto a parte do -op sub

Alguém tem exemplos de como enviam atraves da applicação?

Obrigado pela ajuda!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.