Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #58 da revista programar. Faz já o download aqui!

pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Mensagens Recomendadas

marcolopes    335
marcolopes
3 hours ago, Antonio Silva Magalhaes said:

O erro ? por erro de escrita um motivo de isenção que não existe.

Obrigado pela atenção.

Abraço

AM

Tendo em conta que a factura, seja em que ESTADO estiver, tem sempre de ser comunicada (se foi comunicada antes, deve ser depois comunicada no estado ANULADO), a anulação para tentar evitar o erro na exportação / validação SAFT estará sempre presente...

É um "bico d'obra"... trata-se de um eventual causado por uma má operação permitida pelo software (acontece a todos!) e a única solução seria EDITAR a factura... e aí estamos a entrar numa situação ainda mais delicada... dependendo dos dados a alterar (no entanto, se os dados em questão não mexerem na hash, e o cliente devolver a factura original, é uma situação que pode ser permitida, no meu entendimento...)

EM RESUMO: sem alterar os dados da factura em questão, não adianta anular.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
adamas    3
adamas
Em 5/12/2015 às 12:03, nunopicado disse:

No caso dos RG o NetTotal pode ir igual ao GrossTotal, com o TaxPayable a 0.

Mas no meu caso, já tenho com que me entreter noutras coisas para pensar muito nisso, pelo a nível de SAFT a única diferença é que não mando o grupo Tax, e escolho o tipo RG. Tudo o resto é igual entre os dois tipos.

Boa tarde, 
Sei que isto já foi discutido há algum tempo, por isso peço desculpa... 
Mas tenho aqui uma dúvida, em recibos RG poderá colocar-se o NetTotal igual ao GrossTotal, contudo o CreditAmount teremos de colocá-lo "sem impostos e eventuais descontos", correcto ? 
Sendo assim  e tendo uma fatura com diferentes taxas de iva como sei o que colocar no campo CreditAmount ?

Ou seja um recibo de uma Fatura 1 com as seguintes linhas: 
ProdA total linha 123€ IVA23, 

ProdB total linha 113€ IVA13, 

ProdC total linha 106€ IVA6

Total da fatura 342€

Ao registar um recibo parcial de 200€ para esta fatura, o que preencho no CreditAmount ? 
Obrigada 

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vitor Pereira    13
Vitor Pereira
Em ‎03‎/‎11‎/‎2017 às 13:00, nunopicado disse:

Sim, apesar de eles fazerem o XSD em v1.1, o XML tem de ir na v1.0.
Coerências... :D

Não deveriam existir duvidas neste assunto !!

O Manual da AT refere de forma bem explicita :

<?xml version="1.0" encoding="Windows-1252"?>
<AuditFile xmlns="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
<Header>
<AuditFileVersion>1.04_01</AuditFileVersion>

Era só fazer Copy/Paste.....

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
5 minutos atrás, Vitor Pereira disse:

só fazer Copy/Paste.....

Sem dúvida, mas sabes que há sempre... ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    335
marcolopes
6 hours ago, Vitor Pereira said:

<?xml version="1.0" encoding="Windows-1252"?>
<AuditFile xmlns="urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
<Header>
<AuditFileVersion>1.04_01</AuditFileVersion>

Era só fazer Copy/Paste.....

Qual manual?

Fazer copy/paste para onde?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
6 minutos atrás, marcolopes disse:

:D grande manual :D

Manual não digo, mas dá para copy paste...  :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    335
marcolopes
10 minutes ago, nunopicado said:

Manual não digo, mas dá para copy paste...  :D

Eu vou fazer-me de despercebido e não imaginar que se estão a referir a um "copy/paste" do HEADER desse exemplo, chapado no XML SAFT a entregar à AT... tanto mais que um COPY/PASTE do header não garante que, por magia, o XML esteja em conformidade com o formato 1.0 :\

Isto não é uma questão de copiar e colar... é uma questão da ferramenta usada para processar o XML estar a criar um XML na versão correcta! :confused:

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
18 minutos atrás, jasb disse:

Nuno,

é oficial ou estás na brinca? :P

Estou oficialmente a brincar... :D
Mas oficiosamente, acho que não me engano muito!

Nestas coisas conto sempre 15 dias antes de entrar em vigor, que é ao que nos têm habituado.
(claro, estou a assumir que o ATCud entrará em vigor em Janeiro, mas posso estar errado)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
elfo_dilhao    0
elfo_dilhao

Boa tarde colegas,

tenho uma dúvida sobre o envio do ficheiro de ficheiro SAFT para a AT:

- É possível automatizar o processo de envio? Para uma empresa que produza ficheiros SAFT diariamente, é uma trabalheira fazer isto manualmente.

- A dada encontrei um JAR (FACTEMICLI-2.4.2-0020-cmdClient.jar) que permitia validação/envio de ficheiros, mas agora não estou a conseguir encontar isto no portal das finanças. Alguém sabe se deixaram de suportar?

Obrigado!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CFreitas    29
CFreitas
49 minutes ago, elfo_dilhao said:

Boa tarde colegas,

- É possível automatizar o processo de envio? Para uma empresa que produza ficheiros SAFT diariamente, é uma trabalheira fazer isto manualmente.

- A dada encontrei um JAR (FACTEMICLI-2.4.2-0020-cmdClient.jar) que permitia validação/envio de ficheiros, mas agora não estou a conseguir encontar isto no portal das finanças. Alguém sabe se deixaram de suportar?

Obrigado!

Para uma empresa que produza os ficheiros SAF-T diariamente (presumo que para comunicar as faturas), o melhor é usar o webservice.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jorang    2
jorang
58 minutos atrás, elfo_dilhao disse:

Boa tarde colegas,

Obrigado!

Na área de produtores de software, está disponível o ficheiro jar para comunicação do SAFT

E é aí onde também se pode aderir ao envio por webservice que, no caso, parece ser o ideal.

https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/painelInicialProdSoftware.action 

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
elfo_dilhao    0
elfo_dilhao
1 hour ago, jorang said:

Na área de produtores de software, está disponível o ficheiro jar para comunicação do SAFT

E é aí onde também se pode aderir ao envio por webservice que, no caso, parece ser o ideal.

https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/painelInicialProdSoftware.action 

Viva, 

o envio por webservice pressupoe que é enviada pouca informação de cada vez, certo? 

Numa organização grande onde os tamanhos do ficheiros SAFT podem chegar a 4GB, o envio através do JAR é a melhor opção? há alguma local com mais documentação? Em grandes organizações, normalmente não existem "máquinas com acesso à internet", são necessárias aberturas de firewall. Alguém sabe qual o destino, porto e protocolo que é utilizado para envio dos ficheiros através do JAR? Alguém sabe onde posso obter esta info?

Muito obrigado!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado
29 minutos atrás, elfo_dilhao disse:

Viva, 

o envio por webservice pressupoe que é enviada pouca informação de cada vez, certo? 

Numa organização grande onde os tamanhos do ficheiros SAFT podem chegar a 4GB, o envio através do JAR é a melhor opção? há alguma local com mais documentação? Em grandes organizações, normalmente não existem "máquinas com acesso à internet", são necessárias aberturas de firewall. Alguém sabe qual o destino, porto e protocolo que é utilizado para envio dos ficheiros através do JAR? Alguém sabe onde posso obter esta info?

Muito obrigado!

O WS implicaria acesso permanente à net nas máquinas de faturação, pelo menos às portas específicas, e funcionaria documento a documento.

Para envio em massa, tanto quanto sei, é esse jar que é usado.

Quanto às portas utilizadas, são as 400/401 e 700/701 (produção/testes, faturas e documentos de transporte respectivamente).
(Não tenho a certeza se não precisarás também da porta 80, mas creio que não).

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
elfo_dilhao    0
elfo_dilhao
15 hours ago, nunopicado said:

O WS implicaria acesso permanente à net nas máquinas de faturação, pelo menos às portas específicas, e funcionaria documento a documento.

Para envio em massa, tanto quanto sei, é esse jar que é usado.

Quanto às portas utilizadas, são as 400/401 e 700/701 (produção/testes, faturas e documentos de transporte respectivamente).
(Não tenho a certeza se não precisarás também da porta 80, mas creio que não).

Obrigado nunopicado.

Por acaso não sabe qual o hostname ou IP dos servidores da AT, para onde o JAR efetua o envio dos ficheiros?

Existe algum ponto de contacto com a AT para retirar este tipo de dúvidas?

Obg.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1078
nunopicado

Creio que no e-Balcão, no portal das finanças o consigas fazer, mas não são é muito rápidos a faze-lo.

Quanto aos hostnames, estes são os URLs que são usados na comunicação tanto de faturas como de documentos de transporte:

Faturas (Testes): https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:700/fews/faturas

Faturas (Produção): https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:400/fews/faturas

D. Transporte (Testes): https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:701/sgdtws/documentosTransporte

D. Transporte (Produção):https://servicos.portaldasfinancas.gov.pt:401/sgdtws/documentosTransporte

Nota que sem querer te induzi em erro no post anterior com os números das portas, mas aí consegues ver claramente que porta é para qual. ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade