Ir para o conteúdo
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Mensagens Recomendadas

Manuel Souto    0
Manuel Souto

Agradeço desde já a quem me possa responder!

A questão é muito simples: Como posso validar um SAFT gerado, com 50 Mega Bytes?

Com o validador da AT não consigo porque o XML é bastante grande.

Muito Obrigado

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Vitor Pereira    12
Vitor Pereira
4 horas atrás, Manuel Souto disse:

Agradeço desde já a quem me possa responder!

A questão é muito simples: Como posso validar um SAFT gerado, com 50 Mega Bytes?

Com o validador da AT não consigo porque o XML é bastante grande.

Muito Obrigado

Basta entrar no Site da AT, exatamente onde se enviam os SAF-T's  e Validar ( sem enviar )

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Manuel Souto    0
Manuel Souto

Muito obrigado pela resposta em tempo record!

Não tenho acesso ao site como empresa, pelo que não me é possível fazer a validação por esse meio.

Apenas tenho o validador disponibilizado no portal da AT, o tal que não valida XML com mais de 10Mega.

Muito obrigado pela ajuda

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
derrerter    9
derrerter
3 horas atrás, Manuel Souto disse:

Muito obrigado pela resposta em tempo record!

Não tenho acesso ao site como empresa, pelo que não me é possível fazer a validação por esse meio.

Apenas tenho o validador disponibilizado no portal da AT, o tal que não valida XML com mais de 10Mega.

Muito obrigado pela ajuda

Boas,

Claro que tem,

Basta entrar com os seus dados pessoais de acesso ao portal e para validar dá perfeitamente, submeter é que não como é óbvio.

Já validei muitos com o meu nif.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Manuel Souto    0
Manuel Souto
15 horas atrás, derrerter disse:

Boas,

Claro que tem,

Basta entrar com os seus dados pessoais de acesso ao portal e para validar dá perfeitamente, submeter é que não como é óbvio.

Já validei muitos com o meu nif.

Muito obrigado por tão útil informação!

Fácil! Já consigo validar com o meu acesso pessoal.

Bem haja!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
joaoalex7    4
joaoalex7

Bom dia,

No caso de existir uma anulação de um recibo, o que passam nos campos "Credit Amount" e "Gross Total"? O valor 0 nos dois?

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CFreitas    29
CFreitas
2 hours ago, joaoalex7 said:

Bom dia,

No caso de existir uma anulação de um recibo, o que passam nos campos "Credit Amount" e "Gross Total"? O valor 0 nos dois?

Cumprimentos.

Mantêm o valor que tinham.

A anulação de um documento apenas deve alterar o estado do documento, que passa ao estado de anulado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CFreitas    29
CFreitas

Foi publicada hoje uma Portaria 293/2017 que cria uma espécie de certificação (Selo de Validação AT) para software de contabilidade.

Editado por CFreitas

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    333
marcolopes
48 minutes ago, CFreitas said:

Foi publicada hoje uma Portaria 293/2017 que cria uma espécie de certificação (Selo de Validação AT) para software de contabilidade.

É uma notícia mais enquadrada no Questões Legais: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/61541-at-questões-legais/

Já agora... gostei destes pontos:

- Os produtores de programas informáticos de contabilidade podem solicitar à AT a atribuição do SVAT nos termos do artigo seguinte

O Selo de Validação terá a validade de 24 meses, contados a partir da data de atribuição.

- A renovação do Selo de Validação apenas pode ser efetuada por iniciativa do produtor do programa, através da submissão de pedido de renovação, no Portal das Finanças;

- A AT pode, antes da renovação do Selo de Validação, notificar o produtor do programa de contabilidade para efetuar novos testes de conformidade

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
joaoalex7    4
joaoalex7

Boa tarde,

O que passam na morada de faturação (nomeadamente no campo Country) se um determinado cliente tiver uma morada PT e, ao mesmo tempo, um NIF estrangeiro?

Cumprimentos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunoSilva    0
nunoSilva
15 horas atrás, joaoalex7 disse:

Boa tarde,

O que passam na morada de faturação (nomeadamente no campo Country) se um determinado cliente tiver uma morada PT e, ao mesmo tempo, um NIF estrangeiro?

Cumprimentos.

Boas, se o NIF é estrangeiro a morada de facturação deve ser estrangeira. A morada de envio ou a morada para onde deve ser enviada a facturação é que pode ser PT

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Angel93    0
Angel93

Hi All,

When we try to validate the XML with the local validator provided by AT (version 1.04), we have an error "ficheiro inválido" with a number of errors. But, in the next step it does not show any error log. We tried with several files and it seems that the two buttons have disappeared (Relatório and Resultado).

However if we try to load a file with the structure 1.03, in that case, we can display the error log... :S

On the other hand we also used notepad++ with the plugin: XMLtools to validate it, but it shows a lot of errors in all "asserts"  XSD.

Have you ever had this error? 

Thanks and regards

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    333
marcolopes
56 minutes ago, Angel93 said:

Hi All,

When we try to validate the XML with the local validator provided by AT (version 1.04), we have an error "ficheiro inválido" with a number of errors. But, in the next step it does not show any error log. We tried with several files and it seems that the two buttons have disappeared (Relatório and Resultado).

However if we try to load a file with the structure 1.03, in that case, we can display the error log... :S

On the other hand we also used notepad++ with the plugin: XMLtools to validate it, but it shows a lot of errors in all "asserts"  XSD.

Have you ever had this error? 

Thanks and regards

AT Validator is BUGGY :\ You get what you see.

About the errors on the XSD, AT uses XSD 1.1, and if you're using a 1.0 version EDITOR / COMPILER / ETC, you will have errors. I can give you my EDITED XSD that has no errors and it's compatible with XSD 1.0 spec: https://www.dropbox.com/s/4zv2cq97aox2k7e/SAFTPT1.04_01_XSD1.0.rar?dl=1

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
derrerter    9
derrerter
16 horas atrás, marcolopes disse:

About the errors on the XSD, AT uses XSD 1.1, and if you're using a 1.0 version EDITOR / COMPILER / ETC, you will have errors. I can give you my EDITED XSD that has no errors and it's compatible with XSD 1.0 spec: https://www.dropbox.com/s/4zv2cq97aox2k7e/SAFTPT1.04_01_XSD1.0.rar?dl=1

Bom dia.

Os testes que fiz com este schema, não foram satisfatórios.

Não valída contabilidade e na faturação, ignora muitos erros. Um exemplo: TaxExceptionReason sem TaxExceptionCode, passa e deveria dar erro.

Não sei se é algum problema meu, ou se isto acontece mesmo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    333
marcolopes
2 hours ago, derrerter said:

Bom dia.

Os testes que fiz com este schema, não foram satisfatórios.

Não valída contabilidade e na faturação, ignora muitos erros. Um exemplo: TaxExceptionReason sem TaxExceptionCode, passa e deveria dar erro.

Não sei se é algum problema meu, ou se isto acontece mesmo.

Esse problema não tem a ver com as edições... limitei-me a "remover" os assert e a estrutura:

<xs:element name="DebitLine" maxOccurs="unbounded"> PASSOU a <xs:element name="DebitLine">

(o código original não foi removido, apenas COMENTADO)

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Angel93    0
Angel93
14 hours ago, marcolopes said:

Thanks a lot Marcolopes,

Did AT say anything about his validator problem? 

Thanks for your XSD, we have tried with your schema and we have the following error:

Unable to parse schema file. Parsing error at line 1641: Element "{http://www.w3.org/XMLSchema}pattern": The value "AD|AE|AF|AG|AI|AL|AM|AO|AQ|AR|AS|AT|AU|AW|AX|AZ|BA|BB|BD|BE|BF|BG|BH|BI|BJ|BL|BM|BN|BO|BQ|BR|BS|BT|BV|BW|BY|BZ|CA|CC|CD|CF|CG|CH|CI|CK|CL|CM|CN|CO|CR|CU|CV|CW|CX|CY|CZ|DE|DJ|DK|DM|DO|DZ|EC|EE|EG|EH|ER|ES|ET|FI|FJ|FK|FM|FO|FR|GA|GB|GD|GE|GF|GG|GH|GI|GL|GM|GN|GP|GQ|GR|GS|GT|GU|GW|GY|HK|HM|HN|HR|HT|HU|ID|IE|IL|IM|IN|IO|IQ|IR|IS|IT|JE|JM|JO|JP|KE|KG|KH|KI|KM|KN|KP|KR|KW|KY|KZ|LA|LB|LC|LI|LK|LR|LS|LT|LU|LV|LY|MA|MC|MD|ME|MF|MG|MH|MK|ML|MM|MN|MO|MP|MQ|MR|MS|MT|MU|MV|MW|MX|MY|MZ|NA|NC|NE|NF|NG|NI|NL|NO|NP|NR|NU|NZ|OM|PA|PE|PF|PG|PH|PK|PL|PM|PN|PR|PS|PT|PW|PY|QA|RE|RO|RS|RU|RW|SA|SB|SC|SD|SE|SG|SH|SI|SJ|SK|SL|SM|SN|SO|SR|SS|ST|SV|SX|SY|SZ|TC|TD|TF|TG|TH|TJ|TK|TL|TM|TN|TO|TR|TT|TV|TW|TZ|UA|UG|UM|US|UY|UZ|VA|VC|VE|VG|VI|VN|VU|WF|WS|XK|YE|YT|ZA|ZM|ZW|" of the facet "pattern" is not a valid regular expression.

We have verified all our Country ISO code and they are "okey". Maybe, Notepad++ is causing problems... Do you recommend another xml editor?

Kind regards!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    333
marcolopes
44 minutes ago, Angel93 said:

Thanks a lot Marcolopes,

Did AT say anything about his validator problem? 

Thanks for your XSD, we have tried with your schema and we have the following error:

Unable to parse schema file. Parsing error at line 1641: Element "{http://www.w3.org/XMLSchema}pattern": The value "AD|AE|AF|AG|AI|AL|AM|AO|AQ|AR|AS|AT|AU|AW|AX|AZ|BA|BB|BD|BE|BF|BG|BH|BI|BJ|BL|BM|BN|BO|BQ|BR|BS|BT|BV|BW|BY|BZ|CA|CC|CD|CF|CG|CH|CI|CK|CL|CM|CN|CO|CR|CU|CV|CW|CX|CY|CZ|DE|DJ|DK|DM|DO|DZ|EC|EE|EG|EH|ER|ES|ET|FI|FJ|FK|FM|FO|FR|GA|GB|GD|GE|GF|GG|GH|GI|GL|GM|GN|GP|GQ|GR|GS|GT|GU|GW|GY|HK|HM|HN|HR|HT|HU|ID|IE|IL|IM|IN|IO|IQ|IR|IS|IT|JE|JM|JO|JP|KE|KG|KH|KI|KM|KN|KP|KR|KW|KY|KZ|LA|LB|LC|LI|LK|LR|LS|LT|LU|LV|LY|MA|MC|MD|ME|MF|MG|MH|MK|ML|MM|MN|MO|MP|MQ|MR|MS|MT|MU|MV|MW|MX|MY|MZ|NA|NC|NE|NF|NG|NI|NL|NO|NP|NR|NU|NZ|OM|PA|PE|PF|PG|PH|PK|PL|PM|PN|PR|PS|PT|PW|PY|QA|RE|RO|RS|RU|RW|SA|SB|SC|SD|SE|SG|SH|SI|SJ|SK|SL|SM|SN|SO|SR|SS|ST|SV|SX|SY|SZ|TC|TD|TF|TG|TH|TJ|TK|TL|TM|TN|TO|TR|TT|TV|TW|TZ|UA|UG|UM|US|UY|UZ|VA|VC|VE|VG|VI|VN|VU|WF|WS|XK|YE|YT|ZA|ZM|ZW|" of the facet "pattern" is not a valid regular expression.

We have verified all our Country ISO code and they are "okey". Maybe, Notepad++ is causing problems... Do you recommend another xml editor?

Kind regards!

I have Notepad++ with XML TOOLS installed and have no errors... original schema or edited one (this pattern is the same on both)

NOTE: i also use Eclipse editor and have no errors. Even with XMLBeans, used to compile the XSD to JAVA classes, no errors.

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
derrerter    9
derrerter
4 horas atrás, marcolopes disse:

Esse problema não tem a ver com as edições... limitei-me a "remover" os assert e a estrutura:

<xs:element name="DebitLine" maxOccurs="unbounded"> PASSOU a <xs:element name="DebitLine">

(o código original não foi removido, apenas COMENTADO)

Não falei em edições, nem é um problema, são muitos problemas.

A questão é a seguinte:

Dá ou não para validar com este schema? È que para mim não dá, pois não verifica todas as regras.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    333
marcolopes
12 minutes ago, derrerter said:

Não falei em edições, nem é um problema, são muitos problemas.

A questão é a seguinte:

Dá ou não para validar com este schema? È que para mim não dá, pois não verifica todas as regras.

Nem o original valida todas as regras! O XSD não valida tudo... algumas regras são verificadas após submissão no portal E-fatura... e vá-se lá saber a lógica.

Na versão 1.0 editada, foram comentados os ASSERT, portanto, as validações feitas por eles são descartadas.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
derrerter    9
derrerter
22 minutos atrás, marcolopes disse:

Nem o original valida todas as regras! O XSD não valida tudo... algumas regras são verificadas após submissão no portal E-fatura... e vá-se lá saber a lógica.

Na versão 1.0 editada, foram comentados os ASSERT, portanto, as validações feitas por eles são descartadas.

Agora estou esclarecido.

Tendo em conta as validações que são ignoradas mais o facto de não validar ficheiros de contabilidade, não é utilizável para mim.

Obrigado na mesma.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulofvoliveira    1
paulofvoliveira

Boa tarde,

Não consigo importar Saft 1.04 para a contabilidade quando o mesmo tem documentos do tipo FR (fatura/recibo).

Estes documentos dão erro de credito e debito diferente.

Alguém passou ou está com este problema?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
derrerter    9
derrerter
7 horas atrás, paulofvoliveira disse:

Boa tarde,

Não consigo importar Saft 1.04 para a contabilidade quando o mesmo tem documentos do tipo FR (fatura/recibo).

Estes documentos dão erro de credito e debito diferente.

Alguém passou ou está com este problema?

Acha que a questão tem informação suficiente para poder ser respondida?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
joaoalex7    4
joaoalex7

Bom dia.

Como lidam com as alterações de morada de um cliente? Ou seja, imaginemos que passo uma fatura e que um determinado cliente tem a morada X. No mesmo mês, quero passar outra fatura mas o cliente já tem a morada Y.

Que morada exportam para o SAF-T? A última morada? Ou criam dois cliente diferentes no SAF-T cada uma associado à morada correta?

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1072
nunopicado

Para mim, as alterações de morada, nome ou qualquer outra informação aplicam-se apenas à ficha de cliente.

No entanto, ao exportar o SAF-T, não exporto o que está na ficha do cliente, mas sim a informação que ele tinha à data da transacção.
Por outras palavras, faço uma espécie de snapshop da info do cliente a cada documento emitido.

Ocupa mais na DB, mas é garantido que cada documento tem sempre os dados correctos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
joaoalex7    4
joaoalex7
4 minutos atrás, nunopicado disse:

Para mim, as alterações de morada, nome ou qualquer outra informação aplicam-se apenas à ficha de cliente.

No entanto, ao exportar o SAF-T, não exporto o que está na ficha do cliente, mas sim a informação que ele tinha à data da transacção.
Por outras palavras, faço uma espécie de snapshop da info do cliente a cada documento emitido.

Ocupa mais na DB, mas é garantido que cada documento tem sempre os dados correctos.

Então mas isso quer dizer que se forem emitidos dois documentos no mesmo mês com duas moradas distintas vais exportar dois clientes distintos na tabela customers?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade