Ir para o conteúdo
pv2013

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Mensagens Recomendadas

ossadas    6
ossadas

Boas,

Tenho um problema com a validação de ficheiro extrair somente a contabilidade.

Citação

[Line: 45, Column: 27] cvc-complex-type.2.4.a: Invalid content was found starting with element '{"urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01":GeneralLedgerAccounts}'. One of '{"urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01":Customer, "urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01":Supplier, "urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01":Product, "urn:OECD:StandardAuditFile-Tax:PT_1.04_01":TaxTable}' is expected.

O ficheiro tem os grupos obrigatórios mencionados na portaria para este tipo de extracção:

Header

GeneralLedgerAccounts

Customer

Supplier

TaxTable

GeneralLedgerEntries

Payments

Alguém já conseguiu validar o ficheiro saft somente extraindo somente a contabilidade?

Cps

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ossadas    6
ossadas

Boas,

Ando a volta da 'tumba' e ainda não consegui e suspeito que os validador não permitem validar somente a contabilidade ou o integrado, mas sim somente a facturação.

Era bom saber se alguém conseguiu validar o ficheiro quando a extracção é somente a contabilidade ou o integrado.

Cps

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob    244
americob

Boas,

Eu validei um de Contabilidade com o que retirei daqui:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt04/validador_v1_04.jar

e não deu erro nenhum.

Ainda estava com esperança que ele me desse erro nas contas: 253, 415, etc. que "teoricamente" não são permitidas nas ME, mas ele aceita tudo, desde que lá tenha uma Taxonomia, para ele está tudo bem.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nuno Candeias    0
Nuno Candeias

Bom dia,

Na pagina da AT o SAF-T PT (Standard Audit File for Tax purposes) - Versão Portuguesa. 
O ficheiro para download: Estrutura de dados, versão 1.04_01, está utilizar a versão de xml 1.1 .
Como a construção dos meus ficheiros saf-t utiliza a versão 1.0 do xml. 
Alguém sabe qual a versão do xml deverá ser utilizada para a nova estrutura de dados 1.04_01 ?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    334
marcolopes
1 hour ago, Nuno Candeias said:

Bom dia,

Na pagina da AT o SAF-T PT (Standard Audit File for Tax purposes) - Versão Portuguesa. 
O ficheiro para download: Estrutura de dados, versão 1.04_01, está utilizar a versão de xml 1.1 .
Como a construção dos meus ficheiros saf-t utiliza a versão 1.0 do xml. 
Alguém sabe qual a versão do xml deverá ser utilizada para a nova estrutura de dados 1.04_01 ?

Já aqui foi discutido esse tema... Deve ser usada a norma 1.1

No meu caso, como não tenho acesso a ela na plataforma de desenvolvimento, terei de editar o XSD e alterar as duas situações que causam erro de incompatibilidade (remover os ASSERT e uma condição - já tinha falado disso há algumas páginas atrás)

É uma pena que a AT esteja a usar esta norma, que não me parece trazer nada de especial ao XSD, e apenas vai causar dores de cabeça a muita gente (eu comuniquei isso mesmo, mas nada fizeram)

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
car4321    261
car4321
22 horas atrás, marcolopes disse:

Já aqui foi discutido esse tema... Deve ser usada a norma 1.1

No meu caso, como não tenho acesso a ela na plataforma de desenvolvimento, terei de editar o XSD e alterar as duas situações que causam erro de incompatibilidade (remover os ASSERT e uma condição - já tinha falado disso há algumas páginas atrás)

É uma pena que a AT esteja a usar esta norma, que não me parece trazer nada de especial ao XSD, e apenas vai causar dores de cabeça a muita gente (eu comuniquei isso mesmo, mas nada fizeram)

Estive a validar com a versão xml 1.0 e validou o ficheiro sem erro, isto com o validador da AT.

Por outro lado, o exemplo de ficheiro saft que a AT disponibiliza também está a usar a versão 1.0 de xml.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ossadas    6
ossadas

Boas,

Já consegui validar somente a contabilidade, erro de estrutura, tag <GeneralLedgerAccounts> por cada conta...

Em relação aos dados da facturação tem sido possível gerar o ficheiro de duas formas e no qual eu chamo: completo e o outro reduzido.

O completo é o que vêm definido na portaria.

O reduzido só vai a seguinte estrutura:

- Header

- Customer: somente que tenham documentos emitidos no período a extrair.

- Supplier: somente que tenham documentos emitidos, (MovementOfGoods, WorkingDocuments), no período a extrair.

- TaxTable

- Sales Invoices

- MovementOfGoods

- WorkingDocuments

- Payments

Gostava de saber se ainda se mantém essa possibilidade?

Contudo fui pesquisar a informação que contém essa possibilidade e não encontro.

Confesso que não me recordo, pois tanta legislação e adendas.

Alguém sabe onde está essa informação?

Obrigado

Alguém sabe do link em que é permitido gerar o ficheiro

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    334
marcolopes
On 12/5/2016 at 4:58 PM, antseq said:

viva,

estive a comparar a nova informação com a estrutura anterior do 274/2013 e encontrei mais estas diferenças:

Nome da rua (StreetName) : Texto 90 =>  Texto 200
Morada detalhada (AddressDetail) : Texto 100 => Texto 210

2.4. - Tabela de produtos/serviços (Product)

2.4.1. Indicador de produto ou serviço (ProductType) : + "E"

2.4.5. * Código do produto (ProductNumberCode) : Texto 50 => Texto 60

2.4.6. Caraterização aduaneira  (CustomsDetails) : NOVO
2.4.6.1. Código de Nomenclatura Combinada (CNCode) : NOVO
2.4.6.2. Número ONU (UNNumber) : NOVO

4. - Documentos comerciais (SourceDocuments)

4.1 Documentos comerciais a clientes (SalesInvoices).

4.1.4.2. * Código Único do Documento (ATCUD) : NOVO

4.1.4.19.7. * Preço unitário (UnitPrice) : + Deve ser preenchido com "0.00" caso exista obrigatoriedade de preencher o campo 4.1.4.19.8.

4.1.4.19.8. ** Valor tributável unitário (TaxBase) : NOVO

4.1.4.19.12. Número de série do produto (ProductSerialNumber) : NOVO
4.1.4.19.12.1. * Número de série (SerialNumber) : NOVO

4.1.4.19.17. ** Código do motivo de isenção de imposto (TaxExemptionCode) : NOVO

4.1.4.19.19. Informação aduaneira (CustomsInformation) : NOVO
4.1.4.19.19.1. Código de referência administrativo (ARCNo) : NOVO
4.1.4.19.19.2. Montante do imposto especial de consumo da linha (IECAmount) : NOVO

4.1.4.20.6.1. Meios de pagamento (PaymentMechanism) : +CI

4.2 Documentos de movimentação de mercadorias (MovementOfGoods).

4.2.3.2. * Código Único do Documento (ATCUD) : NOVO

4.2.3.21.9. Número de série do produto (ProductSerialNumber) : NOVO
4.2.3.21.9.1. * Número de série (SerialNumber) : NOVO

4.2.3.21.14. ** Código do motivo de isenção de imposto (TaxExemptionCode) : NOVO

4.2.3.21.16. Informação aduaneira (CustomsInformation)N/A : NOVO
4.2.3.21.16.1. Código de referência administrativo (ARCNo) : NOVO
4.2.3.21.16.2. Montante do imposto especial de consumo da linha (IECAmount) : NOVO

4.3 Documentos de conferência de mercadorias ou de prestação de serviços (WorkingDocuments).

4.3.4.2. * Código Único do Documento (ATCUD) : NOVO

4.3.4.8. * Tipo de documento (WorkType) : +CM, +CC, +FO, +NE, +OR, +OR, +PF, +RP, +RE, +CS, +LD, +RA

4.3.4.12. ** Identificador da transação (TransactionID) : NOVO

4.3.4.14.7. * Preço unitário (UnitPrice) : + Deve igualmente ser preenchido com "0.00" caso exista obrigatoriedade de preencher o campo 4.3.4.14.8.

4.3.4.14.8. ** Valor tributável unitário (TaxBase) : NOVO

4.3.4.14.10. Referências a documentos (References) : NOVO
4.3.4.14.10.1. Referência (Reference) : NOVO
4.3.4.14.10.2 Motivo (Reason) :NOVO

4.3.4.14.12. Número de série do produto(ProductSerialNumber) : NOVO
4.3.4.14.12.1. * Número de série (SerialNumber) : NOVO

4.3.4.14.17. ** Código do motivo de isenção de imposto (TaxExemptionCode) : NOVO

4.3.4.14.19. Informação aduaneira (CustomsInformation) : NOVO
4.3.4.14.19.1. Código de referência administrativo (ARCNo) : NOVO
4.3.4.14.19.2 Montante do imposto especial de consumo da linha (IECAmount) : NOVO

4.4 Documentos de recibos emitidos (Payments).

4.4.4.2. * Código Único do Documento (ATCUD) : NOVO

4.4.4.10.1. Meios de pagamento (PaymentMechanism) : +CI

4.4.4.14.7. ** Motivo da isenção de imposto (TaxExemptionReason) : ~Nível

4.4.4.14.8. ** Código do motivo de isenção de imposto (TaxExemptionCode) : NOVO

cps,

A.S.

Adicionado o código ISO ("BYN" - New Belarusian ruble) ao element "CurrencyCode"

É importante para quem está a controlar a criação de códigos de MOEDAS ISO 4217. (no meu caso, a tabela de códigos de MOEDAS ISO na aplicação está sincronizada com a versão mais recente do SAFT)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
edith    5
edith

Bom dia

É possível alguém colocar um exemplo de um ficheiro Saft 1.04 de faturação com todas as tabelas e que tenha passado sem erros no validador?

Isso vai ajudar-me bastante, porque estou a entrar em parafuso com tantos erros.

Desde já o meu muito obrigado!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
chesser    35
chesser

4 horas atrás, edith disse:

Bom dia

É possível alguém colocar um exemplo de um ficheiro Saft 1.04 de faturação com todas as tabelas e que tenha passado sem erros no validador?

Isso vai ajudar-me bastante, porque estou a entrar em parafuso com tantos erros.

Tens o ficheiro de exemplo, disponibilizado pela AT. http://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/local/SAFT_IDEMO599999999.xml

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    334
marcolopes
7 hours ago, edith said:

Bom dia

O ficheiro XSD foi "compilado" em classes nativas ou o XML está a ser construído "à unha"?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
PeterGoncalves    0
PeterGoncalves

Boa tarde,

Alguém me pode dar uma ajuda no schema saftpt 1.04_01 ?

estive a seguir alguns passos aqui descritos na construção do schema saftpt 1.04_01, uma vez que o schema que fiz download do site da AT vem com alguns erros.

Neste momento ao gerar o SAFT com este novo schema está a dar-me o seguinte erro.

The element 'Tax' is used but not declared in the DTD/Schema.

Pelo que estive a ver em alguns nós deste novo schema não temos 'Tax' tal como acontecia na versão anterior. Alguem teve este problema ? Como ultrapassaram ?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
edith    5
edith
Em ‎15‎-‎05‎-‎2017 às 16:49, marcolopes disse:

O ficheiro XSD foi "compilado" em classes nativas ou o XML está a ser construído "à unha"?

Com classes nativas, mas quando há erros gosto de comparar os 2 ficheiros.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    334
marcolopes
4 hours ago, edith said:

Com classes nativas, mas quando há erros gosto de comparar os 2 ficheiros.

Então não podem haver assim tantos erros quanto isso! :\

Que tipo de erros são? Os novos campos obrigatórios não são assim tantos, e as alterações de "tamanho" também não prejudicam nada porque são relativas a "aumento" de tamanho e não diminuição...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Jose Guerreiro    0
Jose Guerreiro

Boas tardes,

Relativo ao novo campo  IECAmount (4.1.4.19.19.2 / 4.2.3.21.16.2), esse imposto especial de consumo é por exemplo o imposto dos sacos de plástico ou dos direitos de autor dos HDD's, etc? 

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Leonardo Conz    2
Leonardo Conz

Boa tarde,

Gostaria de saber se podem me ajudar. Trabalho com ETL (ferramenta Powercenter) e ao tentar migrar o xsd para a ferramenta, encontro os seguintes erros:

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 174, caract. 213 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 285, caract. 104 ): In an 'all' schema component, the value of minOccurs/maxOccurs of an element must be '0' or '1'..

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 297, caract. 105 ): In an 'all' schema component, the value of minOccurs/maxOccurs of an element must be '0' or '1'..

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 388, caract. 249 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 479, caract. 261 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 556, caract. 249 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 633, caract. 249 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 658, caract. 163 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Preocupo-me nomeadamente com os erros na child 'assert'.

Li o comentário do amigo @marcolopes a dizer que basta apagar os asserts... a sério? Não há essa validação por Finanças? Não estará "errado"?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos,

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marcolopes    334
marcolopes
1 hour ago, Leonardo Conz said:

Boa tarde,

Gostaria de saber se podem me ajudar. Trabalho com ETL (ferramenta Powercenter) e ao tentar migrar o xsd para a ferramenta, encontro os seguintes erros:

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 174, caract. 213 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 285, caract. 104 ): In an 'all' schema component, the value of minOccurs/maxOccurs of an element must be '0' or '1'..

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 297, caract. 105 ): In an 'all' schema component, the value of minOccurs/maxOccurs of an element must be '0' or '1'..

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 388, caract. 249 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 479, caract. 261 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 556, caract. 249 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 633, caract. 249 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Erro em (SAFTPT1.04_01.xsd, linha 658, caract. 163 ): Invalid child 'assert' in the complex type.

Preocupo-me nomeadamente com os erros na child 'assert'.

Li o comentário do amigo @marcolopes a dizer que basta apagar os asserts... a sério? Não há essa validação por Finanças? Não estará "errado"?

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos,

Não está "errado"... também pensei isso na primeira análise, mas depois alguém disse e muito bem que o formato do XSD usado é o 1.1, ou seja, existem diferenças técnicas que estão aqui a ser usadas, e são válidas. Como o meu ambiente de desenvolvimento não suporta XSD 1.1 tive de editar o XSD.

Tenho aqui a versão editada (ajustei também o HEADER para condizer com a especificação 1.0) e as alterações estão COMENTADAS para qualquer necessidade de edição: https://www.dropbox.com/s/4zv2cq97aox2k7e/SAFTPT1.04_01_XSD1.0.rar?dl=1

Editado por marcolopes

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Leonardo Conz    2
Leonardo Conz
22 minutos atrás, marcolopes disse:

Não está "errado"... também pensei isso na primeira análise, mas depois alguém disse e muito bem que o formato do XSD usado é o 1.1, ou seja, existem diferenças técnicas que estão aqui a ser usadas, e são válidas. Como o meu ambiente de desenvolvimento não suporta XSD 1.1 tive de editar o XSD.

Tenho aqui a versão editada (ajustei também o HEADER para condizer com a especificação 1.0) e as alterações estão COMENTADAS para qualquer necessidade de edição: https://www.dropbox.com/s/4zv2cq97aox2k7e/SAFTPT1.04_01_XSD1.0.rar?dl=1

Espetáculo!

Muito obrigado pela ajuda @marcolopes devo-te um café :)

Cumprimentos,

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Jose Guerreiro    0
Jose Guerreiro
19 horas atrás, marcolopes disse:

Obrigado @marcolopes pela schema :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
baguera    12
baguera

Boas, alguem já validou correctamente um ficheiro Saft com RECIBOS IVA CAIXA (RC) ??

Supostamente os dados dos recibos são iguais excepto o PaymentType=RC

raparei que se validar os meus ficheiros com a versão anterior do SAFT 1.03 valida OK, com esta dá erro apesar de ter acrescentado apenas o ponto 4.4.4.2 (ATCUD).

Já ando a dar em doido e não vejo porque do erro.

se usarem o exemplo das finanças e mudar apenas PaymentType=RC, já vem o erro..

[Line: 2, Column: 13823] cvc-assertion: Assertion evaluation ('if ((ns:Tax/ns:TaxType and ns:PaymentType eq 'RC') or (ns:PaymentType eq 'RG'))
then true() else false()') for element 'Payment' on schema type '#AnonType_PaymentPaymentsSourceDocuments' did not succeed.

Acho que deve ser erro deles............

Agradecia a ajuda, obrigado.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/local/SAFT_IDEMO599999999.xml

Já agora mais uma pergunta...

Exportam TODOS os recibos para o SAFT ou apenas os Recibos IVA CAIXA (RC) ?

Os recibos não são exportados no Saft mensal, correcto ?

Obrigado.

Editado por baguera

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
CFreitas    29
CFreitas
18 hours ago, baguera said:

Boas, alguem já validou correctamente um ficheiro Saft com RECIBOS IVA CAIXA (RC) ??

Supostamente os dados dos recibos são iguais excepto o PaymentType=RC

raparei que se validar os meus ficheiros com a versão anterior do SAFT 1.03 valida OK, com esta dá erro apesar de ter acrescentado apenas o ponto 4.4.4.2 (ATCUD).

Já ando a dar em doido e não vejo porque do erro.

se usarem o exemplo das finanças e mudar apenas PaymentType=RC, já vem o erro..

[Line: 2, Column: 13823] cvc-assertion: Assertion evaluation ('if ((ns:Tax/ns:TaxType and ns:PaymentType eq 'RC') or (ns:PaymentType eq 'RG'))
then true() else false()') for element 'Payment' on schema type '#AnonType_PaymentPaymentsSourceDocuments' did not succeed.

Acho que deve ser erro deles............

Agradecia a ajuda, obrigado.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/local/SAFT_IDEMO599999999.xml

Já agora mais uma pergunta...

Exportam TODOS os recibos para o SAFT ou apenas os Recibos IVA CAIXA (RC) ?

Os recibos não são exportados no Saft mensal, correcto ?

Obrigado.

Essa questão já foi colocada anteriormente. Vê a minha resposta em 

Essa assertion está errada (erro no XSD).

Deveria ser 'if ( (ns:Line/ns:Tax/ns:TaxType and ns:PaymentType eq 'RC') or (ns:PaymentType eq 'RG')) then true () else false ()'. O elemento Tax não existe diretamente dentro do Payment, mas sim em 'Line/Tax'. É por isso que só valida quando é "RG" pois essa condição está correta.

Relativamente à última questão a resposta é sim, todos os recibos, independentemente do regime devem ser obrigatóriamente exportados para o SAF-T.

Se por SAF-T mensal quer dizer o "ficheiro mensal baseado no SAF-T" usado para comunicar as faturas ao eFatura, não são necessários os recibos, pois o lei que obriga à comunicação apenas refere a obrigação de comunicar faturas e documentos de conferência.

Se o SAF-T for mensal apenas por ser grande demais para ser anual, deve exportar tudo, incluindo os recibos.

Editado por CFreitas
aclaração

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
edith    5
edith
10 minutos atrás, CFreitas disse:

Deveria ser 'if ( (ns:Line/ns:Tax/ns:TaxType and ns:PaymentType eq 'RC') or (ns:PaymentType eq 'RG')) then true () else false ()'. O elemento Tax não existe diretamente dentro do Payment, mas sim em 'Line/Tax'. É por isso que só valida quando é "RG" pois essa condição está correta.

Relativamente à última questão a resposta é sim, todos os recibos, independentemente do regime devem ser obrigatóriamente exportados para o SAF-T (incluindo o SAF-T mensal).

Todos os recibos são obrigatórios na SAFT mensal??

Desde quando?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
baguera    12
baguera
19 minutos atrás, CFreitas disse:

Relativamente à última questão a resposta é sim, todos os recibos, independentemente do regime devem ser obrigatóriamente exportados para o SAF-T (incluindo o SAF-T mensal).

Obrigado, então é uma questão de aguardar pela correçao.

Quanto aos recibos, ouço/leio tanta coisa.... estou a fazer no mensal o envio APENAS dos recibos emitidos a clientes do Regime IVA CAIXA "RC", no completo, caso peçam, envio todos...

No documento de comunicação das facturas mensais nao falam sequer do envio dos recibos, mas envio os de "RC" por causa da tal conferencia por parte do estado por causa do IVA... há quem diga que tem-se de enviar este tipo de recibos.

Já vi outros softwares no passado com duvidas sobre isto a estavam a fazer como eu...

Agradecia, se pudessem confirmasse como estao a fazer o envio dos recibos... a ver se chegamos a um consenso.... porque por escrito nao vejo nada defenido

Editado por baguera

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade