Jump to content

[Resolvido] Destacar campo em formulário

Recommended Posts

Olá pessoal, já há algum tempo que não vinha cá chatear..

Tenho um formulário em Excel, que tem vários campos, principalmente caixas de texto, o que faz que eu volta e meia ande perdido e já não saiba onde estou a introduzir os dados..

O que eu queria: uma forma simples de destacar a caixa de texto (ou outro qualquer) onde estou a introduzir dados.

obrigado pela ajuda!

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

boas

normalmente usa-se limpar os dados antes de começar a inserir os dados, a nao ser que seja um update.

mas sempre podes usar a propriedade «backcolor» para alterar a cor da caixa de texto ou alterar a propriedade enabled para: textbox.enabled=false (no evento change, enter ou BeforeUpdate).

escolhe o que der mais jeito.

cumps

acao

Edited by acao

Olá pessoal e obrigado pelas respostas, desculpem ter demorado tanto tempo a dizer alguma coisa.

Já consegui o que queria, devem haver soluções melhores e mais fáceis, mas deixo aqui a minha para quem quiser.

Primeiro criar um modulo de classe com o nome Ctextboxes e meter este código lá dentro:

Option Explicit
Public WithEvents TextGroup As MSForms.TextBox

Private Sub TextGroup_Change()

TextGroup.BackColor = &H80FF&
End Sub

depois dentro do userform_initialize() meter este código:

Dim TextBoxes() As New Ctextboxes

Sub UserForm_Initialize()
Dim ctl As MSForms.Control
Dim I As Long
Dim cb As Long
I = 1

For Each ctl In Me.Controls
 If TypeName(ctl) = "TextBox" Then
	 ReDim Preserve TextBoxes(1 To I)
	 Set TextBoxes(I).TextGroup = ctl
	 I = I + 1
 End If

Next ctl

Não consegui que ele alterasse a cor para a cor original assim que sai da caixa de texto, por isso no procedimento que limpa o formulário, tive que voltar a a meter a cor original nas caixas de texto.

E pronto fica a funcionar....

Edited by Gnrtuga

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)