David Pintassilgo Posted November 8, 2005 at 09:03 PM Report #6479 Posted November 8, 2005 at 09:03 PM Boas! Gostava de discutir com o pessoal a ideia que tenho em mente para saber opiniões e ver com isso se merece a pena perder tempo com isto. A ideia basicamente consiste em ligar um pc 24/24 (em ves de ter o meu de uso normal sempre ligado) com funcoes de servidor. Vantagens! (?) ➔ PC desligado durante a noite reduzindo ruido (servidor no sotão) ? ➔ Ganho de Recursos no/nos pc/pc's 'cliente' (não instalo programas como Firewall,Antivirus, servidores disto e daquilo etc,...) ? ➔ Disco de "grande" capacidade no servidor para partilhar ficheiros como por exemplo MP3 por todos os pc's. ➔ Possibilidade de vir a ser usado como sistema de som hambiente em casa e outras funcionalidades/controlos em casa. (ando a ver muitos filmes? :? ;) ) . . . Desvantagens? (:?) ➔ PC servidor "fora do alcançe" fisico (não fora fora,..mas não fica á mão) Solução: Remote Administrator Server, até resolve, ou nem por isso? ➔ Calor em exesso no verão (devido ao local onde se encontra), Grave ou nem por isso? . . . PC em vista para o efeito: Celeron 633, 128 RAM, Grafica qq manhosa pois nem tenciono ligar o monitor, placa de som onbord disco de 3 ou 4 gigas para instalar o S.O. e pouco mais, disco secundario para partilha de 80Gigas. Waiting for reply's..... cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pebat Posted November 8, 2005 at 09:11 PM Report #6480 Posted November 8, 2005 at 09:11 PM Boas... Entao metes o linux nisso ainda tiras partido dos web serveres para ti para as tuas paginas e teus testes.. eu tenho um servidor em casa so k neste momento nao ta up, devido a falta de tempo de actualizaçao e assim.. mas pk o tinha up o ppl juntava-se aki na garagem onde tenho rede e tal para quando nao a nada vemos para aqui dar umas bagas 😉 e nao gastamos bit's. Mas para o k eu tou a ver k keres metes o linux e instalas la meia duzia de coisa e ficas com uma coisa em condiçoes para as tuas brincadeiras e tal
David Pintassilgo Posted November 8, 2005 at 09:16 PM Author Report #6481 Posted November 8, 2005 at 09:16 PM Em relação ao linux é que eu já desisti complectamente da ideia. DEFENITIVAMENTE não há pachorra. :evil: lol,...desculpem-me os entendidos da matéria. SO a usar será Windows, mas agora qual? XP-pro pra não complicar muito e tá a andar de mota, não fica mal, o k? e em relação á maquina a usar? serve bem, não? :roll: cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Dabubble Posted November 8, 2005 at 09:18 PM Report #6482 Posted November 8, 2005 at 09:18 PM Falando do meu caso pessoal eu acho que e uma boa ideia. Eu tenho um servidor de linux em casa que tem as seguintes caracteristicas. (eu moro numa casa com mais 6 pessoas das quais 5 tem net) - Sistema operativo Linux - Serve de router (c/ servidor DHCP de atribuicao estatica, mapemento de portas) - Servidor de espaco de armazenamento para cada uma das pessoas com area partilhada e por quotas com discos virtuais para cada pessoa - Firewall atraves do iptables de Linux - Balanceador de trafego (para o ppl nao abusar nos kbps 😉) atraves do tc (traffic control) de linux. Isto tem bue de vantagens por exemplo cada um so tem a largura de banda de upload que se estipula e posde favorecer protocolos especificos. Por exemplo no meu caso os pacotes de ACK (necessarios para os downloads) e os pacotes HTTP (para o ppl navegar) tem precedencia aos pacotes de upload de mulas, btugas e afins. - Servidor de relay de mail SMTP (o ppl passa a usar o computador de casa como servidor de mail que depois faz o relay para o servidor do ISP) - Servidor de DNS para o espaco de nomes interno a rede - proxy hppt transparente para aumentar a velocidade de navegacao - Servidor de CVS (sistema de controlo de versoes) central para os projectos de informatica meus e de um colega meu - Servidor Web Tomcat ligado a uma base de dados MySQL enfim e a lista continua Como podes ver se tiveres um servidor em casa podes ter um enorme conjunto de funcionalidades. Eu optei por linux porque alem de ter um balanceador de trafego incluido e extremamente estavel ja cheguei a ter um uptime (tempo continuamente ligado) de 187 dias (ligado a uma ups claro).
pebat Posted November 8, 2005 at 09:26 PM Report #6483 Posted November 8, 2005 at 09:26 PM O meu nao tem tanta mariquese viste k e apenas um brincadeira para aprender a mexer melhor com o sistema operatiovo, mas tb faz aqui uma serie de coisas importantes. Com dividir as redes de casa e com esta para k apartir daqui nao se abuse nos downloads. tb fax de servidor de radius, que para quem nao sabe e tipo hotspot 😉 mas particular k so os meus amigos k vem ca tem cota e pass para poderem usar k se altera de mes a mes. Em relaçao a usares o XP-pro, mete-o na gaveta 😄 o no lixo, para ixo meter o 2000server, com active directory e essas merdas k ficas mto melhor servido
David Pintassilgo Posted November 8, 2005 at 09:43 PM Author Report #6484 Posted November 8, 2005 at 09:43 PM Qual a vantagem do windows 2000 server em relação ao XP? Eu tenciono tb meter a rodar no server entre outras coisas o Emule mas só para ir sacando tuturiais e coisas assim.... :shock: cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pebat Posted November 8, 2005 at 09:55 PM Report #6485 Posted November 8, 2005 at 09:55 PM O server, devido a ter o active directory ja tens cenas uteis como contas de utilizador regras de utilizador, partilha de ficheiros com premiçoes e acesso a certos files tb com essa premissao.
David Pintassilgo Posted November 8, 2005 at 10:04 PM Author Report #6487 Posted November 8, 2005 at 10:04 PM Desvantage do server em relação ao XP? edit: já agora, e se for Windows 2003 Server (Enterprise Edition)? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
AriOps Posted November 9, 2005 at 07:20 PM Report #6520 Posted November 9, 2005 at 07:20 PM olha eu tambem te recomento o linux (fedora core) para server. Quanto à segurança do servidor se quiseres dps dou-te umas dicas. 😉 Daniel Correia
melSpeedl.ine Posted November 9, 2005 at 10:20 PM Report #6537 Posted November 9, 2005 at 10:20 PM bem.. a ideia agrada-me e diga-se desde ja q já pensei em fazer algo parecido para aliviar a minha maquina principal. pegar num monozito para o transformar num router / central d download... e deixá-lo rular as 24/24 sem descanço... continuem q eu tou a gostar 😉
David Pintassilgo Posted November 9, 2005 at 10:32 PM Author Report #6541 Posted November 9, 2005 at 10:32 PM Nova Votação. Sistema Operativo! Bom,...como ja disse defenitivamente não me entendo com linux. é que nao me oriento mesmo. Vou usar Windows. Agora,... Qual? Eu sinceramente ainda não precebi o pq de não escolher XP, tudo bem que se há o windows server por alguma razão será, :? mas com o XP oriento-me eu bem, agora com o resto já não sei.... e então? XP pra frente, ou é mesmo uma loucura? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pebat Posted November 9, 2005 at 11:12 PM Report #6545 Posted November 9, 2005 at 11:12 PM voto no windows 2000 server, visto k a makina nao e mto potente entao o win 2000 server e mais leve, k o 2003 ...
David Pintassilgo Posted November 10, 2005 at 07:20 PM Author Report #6567 Posted November 10, 2005 at 07:20 PM Yá, é capaz. Eu de qq das formas tenho o XP instalado nesse maquina que pretendo usar, se calha vou comecar pra lá a meter a tralha toda sem udar SO para ja, e depois logo se ve.... Entretanto havia de orientar uns cabos pro telefone e para a rede para levar isto para o sotao 😉 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
ouvi_dizer Posted November 11, 2005 at 10:53 AM Report #6590 Posted November 11, 2005 at 10:53 AM Viva, Não precisam de versões "server" para montar esse tipo de arquitectura. Realmente Fedora Core 3 ou 4 é impecável para este tipo de arquitectura, mas nada do que foi dito não pode ser replicado em outros sistemas operativos. Com uma máquina dessas eu apostava em Windows 2000 (normalissimo), e comprava um router ranhoso em lojas pequenas (as grandes têm "demasiados" clientes) e tratavas de tudo o que fosse routing e firewalling via o router ranhoso (poupa trabalho e e mais facil de detectar alguns tipos de problemas).
AriOps Posted November 11, 2005 at 07:19 PM Report #6606 Posted November 11, 2005 at 07:19 PM olha se não queres linux (que eu axo k era melhor...) eu recomendo o windows server 2003, que não é mt pesado mm assim (eu sei o k digo, experimentei neste meu pc que é do melhor k há :? ) e tem tudo para fazer de quase qualquer pc num servidor à maneira. Cumps Daniel Correia
David Pintassilgo Posted November 13, 2005 at 02:20 PM Author Report #6678 Posted November 13, 2005 at 02:20 PM Bom, tenho o servidor a bombar. Neste Momento. ------------------------------------------------------ SO ➔ XP SP1 Controlo Remoto: Remote Administrator V2.1 E-mule ➔ Blowfish 8b Redirecionamento ➔ No-IP DUC 2.2.1 Servidor ➔ WAMP5 V1.4.4 FireWall ➔ Sygate Personal Firewall AntiVirus ➔ AVG Free Edition 7.1.362 Audio Player ➔ WinAmp V5.111 ------------------------------------------------------ Agora queria uma sugestão: Uma forma pratica de meter os downloads a descarregar directamente para o servidor e pelo servidor? Os donwloads ficam numa pasta partilhada que representa uma drive (t: neste caso) no PC cliente. Neste momento para o fazer tenho de fazer copy do link, abrir o Remote administrator e abrir IE e meter o donwload a fazer. Uam forma mais pratica e directa? edit: já agora, não há nenhum MOD qq pro e-mule para gerir a largura de banda automaticamente? tipo,...usar toda a largura de banda para o emule que está a odar no servidor, mas SEMPRE que qq PC cliente precise disponibilize TODA a largura para o/os cliente/s e um Minimo para a mula.? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
David Pintassilgo Posted November 20, 2005 at 11:46 AM Author Report #6994 Posted November 20, 2005 at 11:46 AM Esquecam tudo! Servidor Morreu esta noite com consecutivas falhas na energia. R.I.P. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
saramgsilva Posted November 20, 2005 at 03:06 PM Report #7002 Posted November 20, 2005 at 03:06 PM Citação Esquecam tudo! Servidor Morreu esta noite com consecutivas falhas na energia. R.I.P. a serio? lololol devias ter um ups (ou sei la como akilo se chama...) www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
deathseeker25 Posted November 20, 2005 at 03:46 PM Report #7011 Posted November 20, 2005 at 03:46 PM Li isto e fiquei sem saber o que dizer... ;) Por um lado isto merece um LOL, mas por outro é triste. Tu que andavas tão empolgado com o servidor não te lembraste de gastar uns trocos numa UPS? Acontece aos melhores.... R.I.P Servidor@Home do d_pintassilgo....
David Pintassilgo Posted November 20, 2005 at 04:06 PM Author Report #7018 Posted November 20, 2005 at 04:06 PM Não foi questão de me lembrar do UPS, é mais aquela parte dos trocos! 😄 pq o material tinha-o todo em casa foi só uma questão de aproveitamento de material, não gastei dinheiro nenhum.... mas olha,...:S que se lixe! Venham de lá esses "LOL's" :smt025 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Recommended Posts