Jump to content

[resolvido]Ler conteudo de ficheiro dinamicamente

cheires
 Share

Recommended Posts

Olá a todos,

A ideia do que preendia fazer era enviar uma newsletter, em que, apenas o corpo da mensagem será diferente em todas.

Estou a ir buscar o conteudo do ficheiro html através da função file_get_contents();

Isto funcionava bem enquanto o conteudo do ficheiro HTML era estático, mas passou a ser dinâmico, e tenho que passar parametros para o ficheiro.

Alguma solução para isto?

Tentei utilizar a mesma função passando parametros por GET, mas não funciona.

Abraço a todos

Edited by cheires

Obrigado pela sugestão HappyHippyHippo.

Mas penso que isso não me irá servir, ou eu é que não estou a entender o que pretendes dizer.

Pela forma como estou a criar a newsletter, estou a salvar o corpo (a parte dinâmica) numa base de dados, e a carregar esse corpo no ficheiro em causa.

Numa navegação normal, o que faria era passar o parametro ID no url e depois no ficheiro, recorrendo ao php, ia à BD buscar o corpo de acordo com o ID.

Mas teria que passar o parâmentro, e não estou a ver forma de o fazer.

Edited by cheires

Mas penso que isso não me irá servir, ou eu é que não estou a entender o que pretendes dizer.

será mais a segunda ...

Pela forma como estou a criar a newsletter, estou a salvar o corpo (a parte dinâmica) numa base de dados, e a carregar esse corpo no ficheiro em causa.

e como estas a carregar para o ficheiro ?

Numa navegação normal, o que faria era passar o parametro ID no url e depois no ficheiro, recorrendo ao php, ia à BD buscar o corpo de acordo com o ID.

Mas teria que passar o parâmentro, e não estou a ver forma de o fazer.

não tens de passar parâmetro nenhum, a informação está na base de dados, basta "enfiar" no html

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

será mais a segunda ...

e como estas a carregar para o ficheiro ?

não tens de passar parâmetro nenhum, a informação está na base de dados, basta "enfiar" no html

Estou a carregar directamente da base de dados para o ficheiro, e por isso o ficheiro tem que "saber" o que terá que carregar, daí a necessidade de passar um parametro.

A Base de dados não irá conter apenas um "corpo", mas sim vários.

Como o @HappyHippyHippo mencionou, podes usar as referidas funções para alcançares o que queres.

Por exemplo, imagina que no PHP começas por carregar o html da newsletter, usando a função que indicas-te. A partir daí, basta que clones a variável que tiver esse template e substituas as tags respectivas no html pelos conteúdos dinâmicos que pretendes dentro de um loop :

// template da newsletter
$html = file_get_contents('newsletter.html');
// loop para correr os registos da base de dados um a um
foreach ($db_result as $row)
{
 // a mensagem herda o html original
 $message = $html;
 // incluis por exemplo o nome do utilizador
 // não existem regras aqui, podes escolher o tipo de tags que quiseres no html
 // vou usar chavetas duplas neste caso
 $message = str_replace('{{name}}', $row['name'], $messagem);
// envia o email
mail( ... , $message, ....)
}

Isto transformaria

<p>{{name}}</p>

em

<p>José Alberto</p>
Edited by yoda

se o ficheiro é em HTML, como estás a carregar para o ficheiro ?!?!?

Como estou a fazer, o ficheiro HTML é estático, à excepção do texto que terá a newsletter (que ficará guardado na BD).

É tipo um template, modificando apenas o estritamente necessário.

Ao usar a função file_get_contents(nome do ficheiro) ele copia todo o texto do ficheiro HTML, que já está criado

Como o @HappyHippyHippo mencionou, podes usar as referidas funções para alcançares o que queres.

Por exemplo, imagina que no PHP começas por carregar o html da newsletter, usando a função que indicas-te. A partir daí, basta que clones a variável que tiver esse template e substituas as tags respectivas no html pelos conteúdos dinâmicos que pretendes dentro de um loop :

{
 $message = $html;
// envia o email
}

Isto transformaria

<p>{{name}}</p>

em

<p>José Alberto</p>

Yoda, obrigado pela explicação. Consegui perceber o pretendido.

E de facto parece-me uma solução. Vou averiguar.

{
 $message = $html;
// envia o email
}

Isto transformaria

<p>{{name}}</p>

em

<p>José Alberto</p>

Bem, depois de verificar a tua solução, e que, apenas com texto, funciona às mil maravilhas.

O problema será mesmo a imprevisibilidade que terei na newsletter.

Se a newsletter fosse somento composta por texto, e sempre da mesma forma, esta solução era suficiente.

Mas como a newsletter a enviar tanto terá texto, apenas ou texto com links ou apenas links, e desta forma (substituir a string pelo texto na BD que pode conter tags html) não funciona, pois só substitui o texto...

Em todo caso, foi uma bela sugestão, obrigado

Mais simples...

// definir conteudo...
$titulo = 'bla bla bla...';

ob_start();
include 'newsletter.php'; // incluir ficheiro php com a estrutura HTML da newsletter...
$newsletter = ob_get_clean();

É também uma solução válida, mas continuo com o mesmo problema, o texto a ser carregado da BD fica no meio do código HTML.

O ficheiro newsletter.php tem que saber o que carregar da BD.

Este exemplo seria mais indicado para substituir a função file_get_contents.

Edited by cheires

O problema será mesmo a imprevisibilidade que terei na newsletter.

Se a newsletter fosse somento composta por texto, e sempre da mesma forma, esta solução era suficiente.

Mas como a newsletter a enviar tanto terá texto, apenas ou texto com links ou apenas links, e desta forma (substituir a string pelo texto na BD que pode conter tags html) não funciona, pois só substitui o texto...

Em todo caso, foi uma bela sugestão, obrigado

errado,

links são texto, logo continua a ser uma solução válida

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

O ficheiro newsletter.php tem que saber o que carregar da BD.

A apresentação não precisa de saber descarregar os dados da base de dados. Podes descarregar os dados antes de incluir o ficheiro de apresentação onde coloquei $titulo = 'bla bla bla' ... depois basta na apresentação echo $titulo.

É para isso que se usa mais do que 1 ficheiro de apresentação, conforme o formato da newsletter.

Edited by taviroquai