Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá

Sou novo e estou muito verde em programação em haskell não percebo como tenho de fazer as coisas no meu computador e fazer exercicios que são básicos.

Eu gosto muito de computadores e da programação é uma coisa que sempre gostei mas começei agora e instalei o GHCi e com ele vem o WinGhci, no Ghci ainda vou fazendo umas coisas no WinGhci dá sempre erros ao definir funções, o meu professor usa mac e tem o acmas eu uso windows, que programa me ajudam.

Eu tenho muitas duvidas se alguem me puder ajudar agadecia.

Obrigado

Posted

acmas? Não será 'emacs'?

De qualquer das formas, é como disse o AJBM: convém que digas que erros estás a obter.

Além disso, o ghci não foi feito para programar directamente lá, embora seja possível definir funções e variáveis com facilidade; o ghci é um ambiente de teste para o qual carregas o código escrito num editor decente (emacs, vim, notepad++, entre outros), pronto a ser utilizado.

Posted (edited)

<interactive>:8:1: Not in scope: `funcao'Olá

É o seguinte: Eu estou no WinGhci o que quero fazer é colocar lá isto,

funcao :: Int -> Int

funcao x = x^2

Quando coloco isto : funcao :: Int -> Int , aparece isto, <interactive>:8:1: Not in scope: `funcao'

Não consiguo defenir nada.

Edited by kunsix
Posted (edited)

AJBM,

Disseste-lhe para definir a função (com let) e depois definir a função novamente?

kunsix,

Como te disse acima, o ghci não é o local para escreveres esse código que mostraste. Existe forma de o fazer, mas não é o que tu queres. O que tu queres fazer e deves fazer é escrever esse código num ficheiro, guardá-lo nalgum sítio com a extensão .hs e carregá-lo no ghci com um comando do género: :load ficheiro.hs (com o caminho correcto para o teu ficheiro).

Volto a dizer: o (win)ghci é um ambiente interactivo feito principalmente para testar código, não para o escrever. Como tal, existem diversas limitações quando se tenta definir símbolos no ghci (e é por isso que normalmente isso não se faz no ghci).

Edited by pwseo
Posted

kunsix,

Como já te disse, o código é escrito num editor de texto (exemplo: Notepad++) e guardado num ficheiro com extensão .hs. Depois carregas esse ficheiro com o comando :load do ghci. Percebeste esta parte?

Agora o resto é estares atento nas aulas. Existem tutoriais bastante bons de Haskell por aí fora também (Learn You a Haskell For Great Good, por exemplo).

Posted (edited)

Pois, mas ele não queria saber o tipo da função mas sim definir o tipo da função (e definir a função de seguida). Além disso, nunca se tinha falado no :t sequer. O problema do kunsix para já é saber como carregar código para o ghci.

Edited by pwseo
Posted

ja arranjei esse o Leran You a Haskell For Great Good, o mal é o meu ingles que esta um pouco fraco.

ja consegui fazer como diseram, guardei a função doubleMe x = x + x no notepad++ depois guardei o ficheiro em .hs e depois abri esse ficheiro com o ghci e fiz :l baby e ele abriu.

Obrigado

Posted

Pronto, agora é estares atento às aulas então. E aprender inglês também é boa ideia, uma vez que a maior parte do conteúdo decente presente na web está em inglês, no que diz respeito a Haskell (e em geral quase todos os temas) 🙂

Posted

Depende muito do que queres fazer no futuro, mas Haskell e C são as linguagens que se aprendem na Universidade do Minho no 1º ano (se andares lá). Outras linguagens conhecidas são C++, Java e Python. Uma particularmente boa para quem quer começar devagar e com calma é Pascal (embora muita gente não partilhe desta opinião).

• Vote 1