mop17255 Posted October 22, 2012 at 12:40 PM Report #480003 Posted October 22, 2012 at 12:40 PM (edited) Boas, No âmbito de um trabalho para a faculdade estou a utilizar, por razões várias, o Eclipse CDT versão 1.4.2 no Linux Ubuntu 12.04 LTS. Sempre que crio um novo projeto c++ no Eclipse, tenho bastante dificuldade em que o Eclipse reconheça as bibliotecas standard do c++. Por exemplo na classe (muito simples) abaixo o Eclipse apresenta-me sempre a mensagem "Type 'ostream' could not be resolved", apesar de na definição estar o #include <iostream> e usar o namespace std. #ifndef ROBOT_H_ #define ROBOT_H_ #include <iostream> using namespace std; class Robot { private: int chave; float capMaxCarga; float qtdMatPrimDisp; int posicao; public: Robot(); Robot(int c, float cap, float qtd, int pos); Robot (const Robot &r); ~Robot(); int getChave() const; void setChave(int c); float getcapMaxCarga() const; void setCapMaxCarga(float cmc); float getQtdMatPrimDisp() const; void setQtdMatPrimDisp(float qmpd); int getPosicao() const; void setPosicao(int pos); bool operator == (const Robot &r); bool operator > (const Robot &r); const Robot& operator = (const Robot &r); void escreve(ostream &out) const; }; #endif /* ROBOT_H_ */ No entanto a classe é compilada sem nenhum problema. Tentei fazer o rebuild do index do projeto, se fizer F3 no <iostream> tenho acesso à sua estrutura, logo não é um problema de dependências mas a mensagem continua a aparecer e é muito aborrecido ter um ficheiro cheio de linhas sublinhadas e sinais vermelhos. Penso que se trata de um bug do Eclipse mas não encontrei nenhuma solução. Alguém já teve este problema? Se sim como o resolveram? Obrigado desde já pela ajuda. Edited October 22, 2012 at 03:33 PM by Baderous geshi
HappyHippyHippo Posted October 22, 2012 at 12:48 PM Report #480004 Posted October 22, 2012 at 12:48 PM (edited) o problema é tanto do eclipse como de todos os outros cimpiladores : não tem problema nenhum os objectos/funcionalidades ds STL estão definidos dentro do namesapce std por isso ou declaras desta maneira: std::ostream ou dizes que estas a usar as funcionalidades do namespace pretendido #include <iostreamh> using namespace std; ps : já agora, não podes ter uma instância do ostream por ser uma classe genérica, logo só podes usar como ponteiro Edited October 22, 2012 at 12:52 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
eatg75 Posted December 15, 2012 at 11:19 PM Report #487313 Posted December 15, 2012 at 11:19 PM Tas a criar o construtor de copia e reimplementar o operador "=" sem necesidade, o GCC implementa-o- implicitamente. Tambem reparei que tas a usar a versao 1.4.2 do CDT ao que a versao mais atual e 8.x.x Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him. Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see. Moqorro's dark eyes seemed to shine. Moqorro - I see dragons.
HappyHippyHippo Posted December 15, 2012 at 11:44 PM Report #487320 Posted December 15, 2012 at 11:44 PM Tas a criar o construtor de copia e reimplementar o operador "=" sem necesidade, o GCC implementa-o- implicitamente. testa o seguinte código : #include <stdio.h> #include <string.h> class Test { protected: int * list; public: Test() { list = new int[10]; printf("allocated : %p\n", list); } Test(const Test& t) { list = new int[10]; printf("allocated : %p\n", list); memcpy(list, t.list, sizeof(int)*10); } virtual ~Test() { delete [] list; printf("freed : %p\n", list); } }; int main() { Test t1; Test t2 = t1; Test t3; t3 = t1; return 0; } 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
eatg75 Posted December 16, 2012 at 12:13 AM Report #487327 Posted December 16, 2012 at 12:13 AM testa o seguinte código : Fui compilar (com as flags -W -Wall e -Wextra) a tua listagem e correu tudo bem, e fiz o overload do operador = na clase Test e percebi o seguinte: int main() { Test t1; Tes t2 = t1; // chama o construtor de copia (pensa que chamava o operador =) t1 = t2; // aqui sim chama o operador = overloaded. return 0; } 🙂 obrigado pela tua listagem. Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him. Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see. Moqorro's dark eyes seemed to shine. Moqorro - I see dragons.
HappyHippyHippo Posted December 16, 2012 at 12:18 AM Report #487329 Posted December 16, 2012 at 12:18 AM eu esperava que visses o problema de memory leak no exemplo que dei ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
eatg75 Posted December 16, 2012 at 07:16 PM Report #487405 Posted December 16, 2012 at 07:16 PM Por caso nao vi porque estava a tentar entender as peculiaridades do contrutor de copia e o operador "=" implicito que o GCC gera e tinha a linha t3 = t1; comentada, ja vi a memory leak que querias mostrar me. Para lem disso existe ainda mais um problema com a listagem que me apresentaste (esta deixaste para eu encontrar sozinho 🙂 ), existe um double free do atributo list. Considerando o seguinte exemplo: // Acho que o GCC esta a fazer isto implicitamente, o que faz com que o atributo // list da nova referencia aponta para um mesmo a endereco em memoria onde a // referencia Test recebida coma parametro aponta, e quanda t3 sair do escopo o // destrutor ira fazer um delete a um endereco que ja tinha sido libertado anteriormente. Test& operator = (const Test& test) { // o gcc devia fazer isto : delete [] this->list; // para impedir o leak the sizeof(int) * 10 bytes // mas na verdade faz algo como isto : this->list = test.list; // coloca dois objectos a apontarem para um mesmo endereco // uma das implementacoes corretas devia ser algo como : delete [] this->list; this->list = new int[10]; memcpy(this->list, test.list, sizeof(int) * 10); return *this; } @HappyHippyHippo era isto que pretendias que eu visse? Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him. Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see. Moqorro's dark eyes seemed to shine. Moqorro - I see dragons.
HappyHippyHippo Posted December 16, 2012 at 07:27 PM Report #487407 Posted December 16, 2012 at 07:27 PM (edited) sim o exemplo era para apresentar os problemas de deixar o compilador tratar esse tipo de coisas. este tipo de problemas é mutio relevante quando a classe deverá gerir memória e/ou gerir acessos de recursos do sistema. por outro lado, a definição do operador "=" também tem os seus problemas, nomeadamente o problema de self-assignment ps : para um exemplo claro de self-assigning vou usar o teu código do operador= Test& operator = (const Test& test) { // lembrate que é um self-assign // this == &test !!!! delete [] this->list; // pufff, lá foi a memória de test->list this->list = new int[10]; memcpy(this->list, test.list, sizeof(int) * 10); return *this; } int main() { Test test; test = test; // não existe problema nenhum em fazer isto !!! return 0; } Edited December 16, 2012 at 07:56 PM by HappyHippyHippo 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
eatg75 Posted December 24, 2012 at 04:05 AM Report #488232 Posted December 24, 2012 at 04:05 AM (edited) Ola HappyHippyHippo quando vi o teu ultimo post pesquisei sobre isso e encontrei um post que falava sobre isso e um dos comentarios nesse post foi para ler o livro Effective C++ (Scott Meyer), e assim fiz ja li 18 items que ele cubre sobre os Gotcha's do C++, recomendo a leitura daquele livro (se ainda nao o leste). Podiamos protefer do self-assignment da seguinte forma: Test& operator = (const Test& test) { // lembrate que é um self-assign // this == &test !!!! // se for um self-assignment termina a execucao if (this == &test) return *this; delete [] this->list; // pufff, lá foi a memória de test->list this->list = new int[10]; memcpy(this->list, test.list, sizeof(int) * 10); return *this; } O C++ e um a linguagem bem interresante e poderosa, mas, podemos atirarmos no pe se nao termos cuidado. Edited December 24, 2012 at 04:11 AM by eatg75 Victarion seized the dusky woman by the wrist and pulled her to him. Victarion - She will do it. Go pray to your red god. Light your fire, and tell me what you see. Moqorro's dark eyes seemed to shine. Moqorro - I see dragons.
HappyHippyHippo Posted December 24, 2012 at 09:27 AM Report #488239 Posted December 24, 2012 at 09:27 AM dou-te os meu parabéns pela curiosidade e a auto-aprendizagem IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts