Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa Tarde!!

Gostaria muito que me ajudassem a concluir o meu controle de estoque.

Tenho um cadastro de produtos, que contem descrição do produto, e quantidade em Estoque. E tenho um form de vendas que tem Descrição do Produto , quantidade compradas e preço do produto. Gostaria que quando a pessoa clica-se no botão fechar venda, Abatece as quantidades do produto que tem no estoque. Como eu faria isso?

Agradeço desde já pela atenção.

Posted

Eu implementei esse método mais é ruim pq eu teria que ter N variaveis globais para fazer isso.

Eu tinha feito o seguinte.

1° eu criei uma variavel global quantidade_estoque.

2° Quando eu cadastrava um produto mandava guarda o total da quantidade em estoque na variavel quantidade_estoque.

3° Quando eu ia fechar o pedido eu fazia o seguinte: if quantidadedecompras > quantidade_estoque. mostra mensagem de erro: "Quantidade em Estoque Excedida" Else quantidade_estoque = (quantidadedecompras - quantidade_estoque. - ).

Eu fiz esse método mais ficou muito estranho.

Posted

Desculpa pela ignorância mais Como se utiliza uma Array Dinâmica?

Esqueci de comentar tb. Este metodo que eu estava utilizando ficou dando error: na linha Quantidade_Estoque = (Quantidade_Estoque - quantidadedecompras) Conversion from string "" to type 'Double' is not valid.

Posted

Tentei trabalhar mais em cima desse método mais não tem jeito.

Para ele funcionar eu sempre preciso ficar cadastrando uma nova quantidade em estoque, ai sim ele faz o calculo certo.

Sera que alguem poderia me dar uma força ?

Posted (edited)

Eu preciso guarda o estoque no bd que é o correto. quando a pessoa cadastra as quantidades em estoque salvo no banco de dados, quando a pessoa vende uma quantidade x de produto precisa ser abatido no estoque que esta salvo no banco de dados.

Edited by aprendiz93
Posted

No caso estou utilizando bd Access, por enquanto eu só estou cadastrando normalmente o produto e as quantidades em estoque no bd, e automaticamente ja atualiza os dados do bd para a datagriedwiew.

O que estou precisando:

Cadastrei o Produto1 e a quantidade em estoque 10.

vendi o Produto1 e as quantidades compradas foi 5.

Agora ele tem que abater as quantidades no estoque no bd, pois sobrou 5 quantidades do produto ainda.

Outra coisa, se a pessoa for tentar vender uma quantidade de produto maior que esta no estoque mostra uma mensagem de erro: quantidade em estoque execedida - mostra o total da quantidade do produto que tem no estoque.

Isso seria simples se não envolve-se banco de dados pois era só utilizar variaveis globais que daria certo.

Posted (edited)

Boas,

Para resolver o problema basta fazer uma consulta na BD antes da finalização da venda, aquando a função da venda do Produto é chamada.

Quando o utilizador clica em comprar, crie uma variável, essa variável irá receber a quantidade em stock do Produto através de uma consulta á BD.

Depois disso será simples, antes de dar a venda por finalizada basta verificar se a quantidade que o utilizador escolheu é maior ou igual á quantidade em stock e aí será validada a venda, caso seja menor é mostrar o tal erro e usar a variável para indicar o stock existente.

Depois da venda finalizada basta subtrair a variável com a quantidade que o utilizador comprou e actualizar a BD.

Espero ter ajudado.

Edited by TelmoAAA
Posted (edited)

Bem há uns tempos atrás estive a fazer um programa para gestão de fardas. A primeira diferença é que tinha pelo menos mais uma tabela, (Stock, Vendas, Produtos). A tabela mais "importante" seria mesmo a dos produtos onde coloco a informação sobre os produtos (nome, preço custo, preço venda) as outras duas tabelas só podem ter produtos que existam nesta. A tabela stok apenas armazena os protutos (nome(existente em produtos), quantidade) agora a tabela Vendas (nome(exitente em Stock),quantidade,...) mas na prática a quantidade no momento da compra deve ser inferior ou igual ao campo quantidade na tabela Stock.

Para resolver isto em vez de andar com variaveis globais "falava" com a BD sempre que alterassem o campo do nome do produto para redefenir o valor maximo de uma numericbox e colocava esse valor numa label ao lado. quando ele finaliza a compra eu tenho na numericbox.value o valor que ele quer comprar e tenho na label.text o valor em Stok então fazia algo do genero:

if numericbox.value>0 then
 if numericbox.value = cint(label.txt) then
	  'aqui eleminava o produto da tabela stock por estar a zero
 else
	   'aqui actualiza a BD na tabela Stock em que seria algo do genero.
		aux1.actualizaquanti(nomeproduto,cint(label,.text)-numericbox.value)
 end if
 'aqui colocaria a inserção na tabela Vendas
end if
Edited by veaoum