einstein Posted October 20, 2012 at 11:07 PM Report #479896 Posted October 20, 2012 at 11:07 PM Boa noite, Estou a estudar o funcionamento de funções recursivas só que nao percebo bem como é que elas funcionam será que alguem me pode dar umas dicas? Tenho a seguinte função : int rec(int p) { if (p < 1) return 0; else return p + rec(n / 2); } Eu não consigo perceber o seu funcionamento. Imagenos que ela recebe um argumento p=10, como 10 nao e menor do que 1 vai parar ao else, e agora o que eu nao sei é se ela retorna logo o valor p e depois vai executar a função outra vez ou se só retorna no final. Outra duvida é no ultimo caso quando o p toma o valor 0 quando ela vai retornar vai retornar para onde? Para a linha onde foi invocada?
pikax Posted October 21, 2012 at 12:49 AM Report #479899 Posted October 21, 2012 at 12:49 AM void forPrintRecursFront(int num) { if(num<1) return; forPrintRecurs(num-1); printf("%d\n",num); } void forPrintRecursBack(int num) { if(num<1) return; printf("%d\n",num); forPrintRecurs(num-1); } Ve se consegues perceber estas 2 funcoes. Eu não consigo perceber o seu funcionamento. Imagenos que ela recebe um argumento p=10, como 10 nao e menor do que 1 vai parar ao else, e agora o que eu nao sei é se ela retorna logo o valor p e depois vai executar a função outra vez ou se só retorna no final. Isso chama-se stack ou pilha. Uma pilha é uma estrutura de dados que implementa a filosofia LIFO(Last In, First Out), ou seja, o último item a ser inserido na pilha é o primeiro a poder ser retirado, pois é o que se encontra por “cima”. Basicamente uma funcao recursiva a primeira funcao ira' a ser a primeira a ser inserida na stack do programa e depois as outras irao ficar no topo, depois quando o p<1 for verdadeiro a pilha ira se esvaziar. 1 Report Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
HappyHippyHippo Posted October 21, 2012 at 10:03 AM Report #479906 Posted October 21, 2012 at 10:03 AM primeiro, vou assumir que te enganaste e usaste a variavel 'n' em vez da 'p' segundo, uma maneira de perceber como isso funciona é assim pega no códido da função e "espeta" no lugar da chamada da função: int rec(int p) { if (p < 1) return 0; else return p + rec(n / 2); } // primeira troca int rec(int p) { if (p < 1) return 0; else return p + (// dentro destes parênteses, onde aparece 'p' será trocado pelo p/2 (argumento da função) if ((p/2) < 1) return 0; else return (p/2) + rec((p/2)/2); // p/2/2 = p/4 ); } // segunda troca int rec(int p) { if (p < 1) return 0; else return p + (// dentro destes parênteses, onde aparece 'p' será trocado pelo p/2 (argumento da função) if ((p/2) < 1) return 0; else return (p/2) + (// dentro destes parênteses, onde aparece 'p' será trocado pelo p/4 (argumento da função) if ((p/4) < 1) return 0; else return (p/4) + rec((p/4)/2); // p/4/2 = p/8 ); ); } // e por ai a diante ... espero que agora percebas como funciona uma função recursiva e qual a resposta a: se ela retorna logo o valor p e depois vai executar a função outra vez ou se só retorna no final. e Outra duvida é no ultimo caso quando o p toma o valor 0 quando ela vai retornar vai retornar para onde? Para a linha onde foi invocada? outra maneira de visualizar a resposta a estas perguntas é esta (e bastante simples) int rec(int p) { if (p < 1) return 0; else return (p + rec(p / 2)); // meti os parenteses extra mas é como se não tivessem lá } os parenteses dizem que primeiro resolve o que está dentro, e como o que está dentro é toda a expressão "p+rec(p/2)", logo sabes que primeiro é chamada a função, o resultado somado a 'p' e só depois retornado 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
einstein Posted October 21, 2012 at 11:33 AM Author Report #479912 Posted October 21, 2012 at 11:33 AM Obrigado aos dois pelas respostas. Vamos ver se eu percebi. Da primeira vez que a função é chamada com o p=10 ela vai guardar na pilha o valor de 10 certo? Só depois quando chega a p<1 é que ela vai tirando os valores da pilha para os somar. É isto ?
mundo Posted October 21, 2012 at 12:10 PM Report #479914 Posted October 21, 2012 at 12:10 PM Sim, e retorna o valor p
Recommended Posts