Jump to content

[Resolvido] Lista com elementos duplicados

Recommended Posts

Posted

Boas,

Decidi começar a programar em haskell e compre um livro e estou a tentar resolver alguns exercícios sobre dados duplicados.

Estou com dificuldade em responder a uma questão que diz: Defina uma função que devolve True caso os dados da lista sejam repetidos ex lista [1,2,2] ou False caso os dados não sejam repetidos ex: lista [1,2,3].

Cumprimentos,

Posted

Obrigado por ter respondido à mensagem eu acho que já consegui fazer com que a função receba um dado valor:

duplicado              :: (Eq a) => [a] -> [a]
duplicado []		   =  []

Não estou a conseguir criar outra função para cada elemento da lista dada 😞 . Terei de fazer algo do genero ?

duplicado (x:xs)	   =  x : duplicado  (\y -> not (x == y) xs)

Mas, assim estou a devolver uma lista não estou a retornar True ou False.

Cumprimentos

Posted

Pronto, vou postar o código para tipo generico, se quiseres especificamente para Int, no cabeçalho da funçao nao precisa do (Eq a) =>

existe :: (Eq a) => a -> [a] -> Bool
existe a [] = False
existe a (x:xs) = if a == x then True else existe a xs

repetidos :: (Eq a) => [a] -> Bool
repetidos [] = False
repetidos (x:xs) = if existe x xs then True else repetidos xs
  • Vote 1
Posted

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Quero ver se percebo o teu código por isso vou fazer um genero de debug 🙂 .

terminal

repetidos [1,2,3,2]

-> true

1º começamos no repetidos que recebe um elemento

2º se a lista for vazia retorna falso.

3º no existe recebemos o 1º elemento da lista (não interessa se é inteiro ou char etc...)

4º se for lista vazia então retorna falso.

5º se o 1º elemento (a) for igual ao 2º elemento (x) então true (acho que o programa compara o 1º elemento com o da lista toda) caso contrario muda o 'a' para o segundo elemento e compara novamente com a lista toda etc....

Cumprimentos,

Posted

Eu agora queria fazer um programa para repetir os numero da lista ex: repetir [1,3,5] resultado -> [1,3,3,3,5,5,5,5,5] tive a pesquisar e verifiquei que tenho de utilizar um take e um repeat só para inteiros.

existe xs = take y (repeat x)

Só que não me está a dar correcto alguma ideia ?

Posted

boa ideia

consegui isto

myReplicate				 :: Int -> a -> [a]
myReplicate n x | n <= 0    = []
		    | otherwise = x : replicate (n-1) x

só falta dar uma lista ou seja, eu meto myReplicate [1,2,3] resultado -> [1,2,2,3,3,3]

Alguma ideia ?

Posted (edited)

Repara no que tens:

myReplicate :: Int -> a -> [a]

estás a dizer, estou a espera de um inteiro, e um outro tipo de dado qualquer, e vou devolver uma lista, será que é mesmo assim que queres?

Edited by mundo
Posted

sim quero inteiros só. Acho tem de ser assim:

myReplicate :: [int] -> [int]

eu dou uma lista [2,3,5]

depois devolve uma lista [2,2,3,3,3,5,5,5,5,5]

Não se tratava de devolver Inteiro, até podias devolver batatas lol,

O acontecia é que dizias que querias uma lista, e nao estavas a dizer que o argumento era uma lista, mas sim um tipo genérico

Posted

Não sou moderador do forum nem nada do genero, mas carrega na opção a dizer que o tópico está resolvido, se já nao tens questões, e caso venhas a ter dúvidas de novas funções cria um novo tópico, pois depois facilita na procura de tópicos