Gonçalonoobie Posted October 19, 2012 at 10:11 PM Report #479822 Posted October 19, 2012 at 10:11 PM Sou aluno do 12º ano , em aplicações imformáticas, fiz um programa no free pascal ide, simples , com funcionalidades basicas como calculos ( soma , diferença, multiplicação, divisão e areas) mas o programa tem um aspecto arcaico , fundo negro letras simples , com algumas cores. E queria tornalo agradavel visualmente, como posso fazelo?
thoga31 Posted October 19, 2012 at 10:14 PM Report #479823 Posted October 19, 2012 at 10:14 PM Agradável em que sentido? Dou-te, desde já, um grande conselho: esquece a beleza. A beleza não é tudo, pelo contrário. Knowledge is free!
nunopicado Posted October 19, 2012 at 10:20 PM Report #479826 Posted October 19, 2012 at 10:20 PM Em FreePascal podes inclusivamente fazer aplicações para Android, pelo que por aí vês que capacidades ele tem, tanto em estética como no resto. O que precisas mesmo é definir o que queres, e depois por a programação a trabalhar para o conseguires. Queres programa em ambiente gráfico (com ou sem janelas) ou ambiente texto? Queres menus ou perguntas isoladas? Queres um ambiente sequencial ou integrado? Basicamente, "desenha" com a mente o que queres fazer, que depois há-de haver maneira de o fazer. Mas atenta no que disse o Thoga31, preocupa-te especialmente com a funcionalidade, e só depois com a aparência. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted October 19, 2012 at 10:28 PM Report #479834 Posted October 19, 2012 at 10:28 PM Reforço apenas que, no meu 12º ano, também fui aluno de Aplicações Informáticas B (AIB) e também trabalhei com Pascal - aliás, foi aí que descobri esta maravilhosa linguagem. Primeiro concentra-te em aprenderes a lógica da programação, a raciocinares bem os problemas que te colocam, e a programar bem. Depois disso, e caso continues a programar após teres terminado o módulo de programação em AIB, continua a estudar pascal e logo chegarás a coisas mais "bonitas". Mas garanto-te: eu já gosto mais de fazer aplicações em consola do que aplicações "bonitas": mantenho-me muito mais concentrado na lógica do programa e não fico com um código "barulhento", carregadinho de métodos só para construir o ambiente bonito - o código deixa de ser elegante. Faz coisas "bonitas" só mesmo se precisares. Até lá, preocupa-te, por exemplo, em explorar mais essa calculadora e esses pequenos programas e em improvisá-los, tornando-os mais completos e interessantes. Treinas aquilo que é mesmo essencial: programar. Recorda-te: nós somos programadores, não somos seguidores do Pablo Picasso. Knowledge is free!
Gonçalonoobie Posted October 19, 2012 at 11:19 PM Author Report #479848 Posted October 19, 2012 at 11:19 PM Agradeço o tempo que despenderam comigo, e assim farei , explorarei primeiro melhor a linguagem pascal.
nunopicado Posted October 20, 2012 at 12:22 AM Report #479852 Posted October 20, 2012 at 12:22 AM Isso não quer dizer que não possas explorar as opções que tens. Units CRT e Graph ou modo Delphi para programas em Windows, são várias as opções que tens. Só não te deixes levar pela onda da estética, esquecendo-te do que mais importa! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
pwseo Posted October 20, 2012 at 01:28 PM Report #479862 Posted October 20, 2012 at 01:28 PM Gonçalonoobie, Provavelmente queres algo do género do Lazarus IDE (um IDE baseado em Free Pascal) que te permite desenhar janelas visualmente e associar facilmente o código a botões, menus, entre outros. No entanto, tem em atenção que é conveniente explorares a linguagem a fundo e não te perderes nos botõezinhos e assim. Dá uma olhadela http://lazarus.freepascal.org/
Recommended Posts