Jump to content

Como fazer um programa em free pascal ide ter uma aparência agradavel?

Recommended Posts

Posted

Sou aluno do 12º ano , em aplicações imformáticas, fiz um programa no free pascal ide, simples , com funcionalidades basicas como calculos ( soma , diferença, multiplicação, divisão e areas) mas o programa tem um aspecto arcaico , fundo negro letras simples , com algumas cores. E queria tornalo agradavel visualmente, como posso fazelo?

Posted

Em FreePascal podes inclusivamente fazer aplicações para Android, pelo que por aí vês que capacidades ele tem, tanto em estética como no resto.

O que precisas mesmo é definir o que queres, e depois por a programação a trabalhar para o conseguires.

Queres programa em ambiente gráfico (com ou sem janelas) ou ambiente texto?

Queres menus ou perguntas isoladas?

Queres um ambiente sequencial ou integrado?

Basicamente, "desenha" com a mente o que queres fazer, que depois há-de haver maneira de o fazer.

Mas atenta no que disse o Thoga31, preocupa-te especialmente com a funcionalidade, e só depois com a aparência.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Reforço apenas que, no meu 12º ano, também fui aluno de Aplicações Informáticas B (AIB) e também trabalhei com Pascal - aliás, foi aí que descobri esta maravilhosa linguagem.

Primeiro concentra-te em aprenderes a lógica da programação, a raciocinares bem os problemas que te colocam, e a programar bem.

Depois disso, e caso continues a programar após teres terminado o módulo de programação em AIB, continua a estudar pascal e logo chegarás a coisas mais "bonitas".

Mas garanto-te: eu já gosto mais de fazer aplicações em consola do que aplicações "bonitas": mantenho-me muito mais concentrado na lógica do programa e não fico com um código "barulhento", carregadinho de métodos só para construir o ambiente bonito - o código deixa de ser elegante.

Faz coisas "bonitas" só mesmo se precisares. Até lá, preocupa-te, por exemplo, em explorar mais essa calculadora e esses pequenos programas e em improvisá-los, tornando-os mais completos e interessantes. Treinas aquilo que é mesmo essencial: programar.

Recorda-te: nós somos programadores, não somos seguidores do Pablo Picasso.

Knowledge is free!

Posted

Isso não quer dizer que não possas explorar as opções que tens.

Units CRT e Graph ou modo Delphi para programas em Windows, são várias as opções que tens.

Só não te deixes levar pela onda da estética, esquecendo-te do que mais importa!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Gonçalonoobie,

Provavelmente queres algo do género do Lazarus IDE (um IDE baseado em Free Pascal) que te permite desenhar janelas visualmente e associar facilmente o código a botões, menus, entre outros.

No entanto, tem em atenção que é conveniente explorares a linguagem a fundo e não te perderes nos botõezinhos e assim.

Dá uma olhadela http://lazarus.freepascal.org/