Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

á aproximadamente 1 ano comecei a programar em c pela primeira vez, por isso ainda não tenho muita experiência, no entanto, tenho desenvolvido alguma ideias que considero interessantes.

Uma dessa ideias venho-a partilhar aqui com vocês, para me darem opiniões e feedback de forma a a poder melhorar.

Este programa chama-se total deleter e como o próprio nome indica tem como função eliminar totalmente da memoria um qualquer ficheiro, reescrevendo-o totalmente, de forma a nunca mais poder ser recuperado.

#include <stdio.h>
#include <conio.h>

int numdigits(int n){ //devolve o numero de digitos de um numero, ex 12345 = 5
return log10(n) + 1;
}

int calcmodulo(int numero_tamanho){//devolve 1 com um numero de zeros á frente igual ao de numero_tamanho
int modulo = 1;
while(numero_tamanho != 1){
 modulo = modulo * 10;
 numero_tamanho--;
 }
return modulo;
}

int getFileSize(FILE *input){ //dá o numero de bytes de um ficheiro
int fileSizeBytes;
fseek(input, 0, SEEK_END);
fileSizeBytes = ftell(input);
fseek(input, 0, SEEK_SET);
return fileSizeBytes;
}

void remove_char(char *string){ //função que remove primeiro e ultimo caracters de uma string
int idxToDel = 0;
memmove( &string[ idxToDel ] ,&string[ idxToDel+1 ], strlen(string) - idxToDel);
idxToDel = strlen(string)-1;
memmove( &string[ idxToDel ] ,&string[ idxToDel+1 ], strlen(string) - idxToDel);
}

int main() {
FILE *fp;
//char *vector_tamanho;
int i;
char file_name[500];
int modulo;
char *null;
null = (char *) calloc(0, sizeof(char)); //null é um carater com NULL

printf("\t\t\t|---------------------------------|\n");
printf("\t\t\t|		 TotalDeleter		 |\n");
printf("\t\tThis program eliminates a file from memory permanently\n\n\n");
printf("The file path can not contain special characters.\n");
printf("Drag the file to this prompet:\nPath: ");

gets(file_name);
printf("\n");

if(file_name[0] == '"')//caso o caminho esteja envolvido em aspas
remove_char(file_name);

fp=fopen(file_name, "r+");
if (fp==NULL)
perror ("The following error occurred");

long long int tamanho_ficheiro = getFileSize(fp);

if (tamanho_ficheiro == -1)
{
printf("Invalid path!\n");
system("pause");
return 0;
}

printf("Size = %d bytes\n", tamanho_ficheiro);

printf("File open.\n");

printf("\n");
printf("Erase? ");
system("pause");

modulo = calcmodulo(numdigits(tamanho_ficheiro));
long long int cont = tamanho_ficheiro;

printf("0%%\n");
while(cont >= 0){
fwrite(null, sizeof(char), 1, fp);
if(cont % modulo == 0 )
printf("%d%%\n", 100-((cont*100)/tamanho_ficheiro)); //printa o loading do processo
cont--;

}

fclose(fp);
printf("File overwritten.\n");
//system("pause");//PARA DAR TEMPO DE VERIFICAR SE O FICHEIRO FOI DEVIDAMENTE RESCRITO antes de acabar o programa
remove(file_name);
printf("file deleted.\n");
system("pause");
return 0;
}

ficheiro compilado.exe

EU sei que este exercício pode parecer duvidoso mas acreditem é puramente académico

Posted

Não, nunca testei em linux, no entanto para testar teria de pelo menos tirar os system("pause"); nao sei se haveriam outras incompatibilidades... No entanto qual é o objectivo de testar em linux?

- conio.h : não existe (se bem que nem estou a ver porque estás a incluir isso)

- log10() : nem sei como compila no windows sem uma referência a esta função

- system() : já referiste

- remove() : é uma espécie de supra função para o unlink e o rmdir, se estás a apagar ficheiros usa diretamente o unlink

- remove_char() : não é um nome explítico do que a função realmente faz

- gets() : é uma função que deve ser evitada usando a sua substituta mais segura > fgets

- barra de progresso : existe maneira mais simples para apresentar isso sem essa matemática toda a baralhar

- indentação : não sei se foi por estás pouco habituado a fazer post de código, mas a indentação é inexistente

- c99 : eu compilo os meus projectos em c89 (sou piquinhas em relação a isso), logo não iria conseguir compilar (isto não é erro)

por alto será isto ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted (edited)

HHH,

Não há grande mal em usar-se C99, visto que o suporte para o mesmo já é decente nos compiladores mais utilizados. Não estive a ver com grande detalhe, mas pareceu-me que de C99 ele só utilizou os comentários //. O problema é grande parte das pessoas utilizarem sem saber tudo o que são extensões dos compiladores, isso concordo.

Quanto ao unlink, penso que essa só funciona em linux (é parte da unistd.h), mas corrige-me se estiver errado.

mastercgmr, além dos pontos já referidos pelo HHH, uma coisa que achei piada (alocar 0 elementos do tamanho de um char):

char *null;

// e porque não assim?
char null = '\0';
Edited by pwseo
Posted

Não há grande mal em usar-se C99, visto que o suporte para o mesmo já é decente nos compiladores mais utilizados. Não estive a ver com grande detalhe, mas pareceu-me que de C99 ele só utilizou os comentários //. O problema é grande parte das pessoas utilizarem sem saber tudo o que são extensões dos compiladores, isso concordo.

vê bem, eu disse que era piquice minha e que não era erro nenhum.

no entanto digo-te que existe também a declaração de variáveis no meio do código, algo que o c89 não gosta

// ...
if (fp==NULL)

// ...

Quanto ao unlink, penso que essa só funciona em linux (é parte da unistd.h), mas corrige-me se estiver errado.

na realidade a Microsoft achou que o unlink é "deprecated" e para isso criou a fenomenal função _unlink exactamente igual

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/1c3tczd6.aspx

Posted

Pois, não vi o código correctamente (por causa da indentação), mas ele deve estar a usar o gcc com as definições normais (sem avisos, com o standard gnu89).

Mas sei que tinhas dito que não era um erro; não estava a contrariar isso.

Quanto à unlink, o que eu queria dizer era que a remove() é que faz parte do standard 🙂

mastercgmr, como estás a compilar o código? lol

Posted (edited)

- conio.h : não existe (se bem que nem estou a ver porque estás a incluir isso)

- log10() : nem sei como compila no windows sem uma referência a esta função

- system() : já referiste

- remove() : é uma espécie de supra função para o unlink e o rmdir, se estás a apagar ficheiros usa diretamente o unlink

- remove_char() : não é um nome explítico do que a função realmente faz

- gets() : é uma função que deve ser evitada usando a sua substituta mais segura > fgets

- barra de progresso : existe maneira mais simples para apresentar isso sem essa matemática toda a baralhar

- indentação : não sei se foi por estás pouco habituado a fazer post de código, mas a indentação é inexistente

- c99 : eu compilo os meus projectos em c89 (sou piquinhas em relação a isso), logo não iria conseguir compilar (isto não é erro)

por alto será isto ...

HappyHippyHippo,

- conio.h: é parvoice não sei o que estava ali a fazer lol

- log10(): realmente não estou a entender como o compilador compila com esta função, voltei agora a testar e não tem problema... supostamente esta função está defendia em math.h http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cmath/log10/

-remove_char(): esta função tem a ver com o facto de quando se arrasta um ficheiro para a prompt, de forma a obter o seu caminho, se por ventura esse caminho tiver alguma pasta com espaços ele fica do genero "C:\Users\Carlos\Pasta teste\lol.txt" envolvido em aspas e o fopen da barraca se a sring tiver aspas

- gets() : já alterei 😉

- indentação: pois de facto não existe...já vou alterar

HHH,

mastercgmr, além dos pontos já referidos pelo HHH, uma coisa que achei piada (alocar 0 elementos do tamanho de um char):

char *null;

// e porque não assim?
char null = '\0';

Funciona exactamente da mesma forma, obrigado também já mudei!

Pois, não vi o código correctamente (por causa da indentação), mas ele deve estar a usar o gcc com as definições normais (sem avisos, com o standard gnu89).

Mas sei que tinhas dito que não era um erro; não estava a contrariar isso.

Quanto à unlink, o que eu queria dizer era que a remove() é que faz parte do standard 🙂

mastercgmr, como estás a compilar o código? lol

Para compilar estou a usar o Dev-C++ com o default complier fui ver ás opções, não sei se é o C99 mas julgo que seja.

#include <stdio.h>

int numdigits(int n){ //devolve o numero de digitos de um numero, ex 12345 = 5
return log10(n) + 1;
}

int calcmodulo(int numero_tamanho){//devolve 1 com um numero de zeros á frente igual ao de numero_tamanho
int modulo = 1;
while(numero_tamanho != 1){
	modulo = modulo * 10;
	numero_tamanho--;
	}
return modulo;
}

int getFileSize(FILE *input){	//dá o numero de bytes de um ficheiro
int fileSizeBytes;
fseek(input, 0, SEEK_END);
fileSizeBytes = ftell(input);
fseek(input, 0, SEEK_SET);
return fileSizeBytes;
}

void remove_aspas(char *string){ //função que remove primeiro e ultimo caracters de uma string
int idxToDel = 0;
idxToDel = strlen(string)-1;
}

int main() {
FILE *fp;
int i;
char file_name[500];
int modulo;
char null = '\0';

printf("\t\t\t|		   TotalDeleter		  |\n");
printf("\t\tThis program eliminates a file from memory permanently\n\n\n");
printf("The file path can not contain special characters.\n");
printf("Drag the file to this prompet:\nPath: ");

fgets(file_name);
printf("\n");

if(file_name[0] == '"')//caso o caminho esteja envolvido em aspas
	remove_aspas(file_name);

fp=fopen(file_name, "r+");

if (fp==NULL)

if (tamanho_ficheiro == -1)
{
   printf("Invalid path!\n");
   system("pause");
   return 0;
}

printf("Size = %d bytes\n", tamanho_ficheiro);

printf("File open.\n");

printf("\n");

printf("Erase? ");

system("pause");

modulo = calcmodulo(numdigits(tamanho_ficheiro));
long long int cont = tamanho_ficheiro;

printf("0%%\n");

while(cont >= 0){
	fwrite(&null, sizeof(char), 1, fp);
	if(cont % modulo == 0 )
		printf("%d%%\n", 100-((cont*100)/tamanho_ficheiro)); //printa o loading do processo
		cont--;
}

fclose(fp);
printf("File overwritten.\n");
//system("pause");//PARA DAR TEMPO DE VERIFICAR SE O FICHEIRO FOI DEVIDAMENTE RESCRITO antes de acabar o programa
unlink(file_name);
printf("file deleted.\n");
system("pause");
return 0;
}
Edited by mastercgmr
Posted

podias ao menos compilar antes de apresentar o código ...

- log10() : mas tu nem estás a fzer include do <math.h> !!1

- remove_char() : eu sei o que a função faz porque estiva a interpretar o código desta, porque de outro modo não ia lá só pelo nome dela, é este ponto que referi > nome pouco ilucidativo

- fgets : http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/fgets/

- c99 : eu sei que compila em c99 pela simples razão que compila (antes destas alterações)

- unlink() : verifica os headers que necessitas, porque assim não vai compilar ...

Posted (edited)

podias ao menos compilar antes de apresentar o código ...

- log10() : mas tu nem estás a fzer include do <math.h> !!1

- remove_char() : eu sei o que a função faz porque estiva a interpretar o código desta, porque de outro modo não ia lá só pelo nome dela, é este ponto que referi > nome pouco ilucidativo

- fgets : http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/fgets/

- c99 : eu sei que compila em c99 pela simples razão que compila (antes destas alterações)

- unlink() : verifica os headers que necessitas, porque assim não vai compilar ...

ora bem, de facto nao testei o codigo antes de o voltar a meter

no entanto só não estava a compilar por causa do fgets que teria de ficar algo do genro

fgets(file_name, sizeof(file_name) ,stdin)

no entanto isto apanha-me o \n no final da string e depois o fopen dá barraca, por isso optei por outra implemetação:

scanf ("%[^\n]", file_name).

De resto compila tudo sem warning nenhum... tanto o log10() como o unlink() também estou a achar isto esquisito... será alguma artimanha do Dev-C++?

Edited by mastercgmr
Posted

Hmmm ...

unlink() é POSIX, uma extensão ao Standard; remove() é uma função definida pelo Standard. Isto é: a primeira só funciona em implementações POSIX, a segunda funciona em todas as implementações de C existentes.

@mastercgmr:

para o teu programa precisas de especificar, pelo menos, mais o header <stdlib.h>.

a tua função remove_char() está a fazer duas cópias de memória, das quais só 1 é necessária.

"null" é um nome muito mal escolhido. Além disso, como já foi dito, esta variável nem devia ser um ponteiro. A minha sugestão é que uses 0 directamente.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!