mastercgmr Posted October 19, 2012 at 02:47 PM Report #479746 Posted October 19, 2012 at 02:47 PM Boas, á aproximadamente 1 ano comecei a programar em c pela primeira vez, por isso ainda não tenho muita experiência, no entanto, tenho desenvolvido alguma ideias que considero interessantes. Uma dessa ideias venho-a partilhar aqui com vocês, para me darem opiniões e feedback de forma a a poder melhorar. Este programa chama-se total deleter e como o próprio nome indica tem como função eliminar totalmente da memoria um qualquer ficheiro, reescrevendo-o totalmente, de forma a nunca mais poder ser recuperado. #include <stdio.h> #include <conio.h> int numdigits(int n){ //devolve o numero de digitos de um numero, ex 12345 = 5 return log10(n) + 1; } int calcmodulo(int numero_tamanho){//devolve 1 com um numero de zeros á frente igual ao de numero_tamanho int modulo = 1; while(numero_tamanho != 1){ modulo = modulo * 10; numero_tamanho--; } return modulo; } int getFileSize(FILE *input){ //dá o numero de bytes de um ficheiro int fileSizeBytes; fseek(input, 0, SEEK_END); fileSizeBytes = ftell(input); fseek(input, 0, SEEK_SET); return fileSizeBytes; } void remove_char(char *string){ //função que remove primeiro e ultimo caracters de uma string int idxToDel = 0; memmove( &string[ idxToDel ] ,&string[ idxToDel+1 ], strlen(string) - idxToDel); idxToDel = strlen(string)-1; memmove( &string[ idxToDel ] ,&string[ idxToDel+1 ], strlen(string) - idxToDel); } int main() { FILE *fp; //char *vector_tamanho; int i; char file_name[500]; int modulo; char *null; null = (char *) calloc(0, sizeof(char)); //null é um carater com NULL printf("\t\t\t|---------------------------------|\n"); printf("\t\t\t| TotalDeleter |\n"); printf("\t\t\t|---------------------------------|\n"); printf("\t\tThis program eliminates a file from memory permanently\n\n\n"); printf("The file path can not contain special characters.\n"); printf("Drag the file to this prompet:\nPath: "); gets(file_name); printf("\n"); if(file_name[0] == '"')//caso o caminho esteja envolvido em aspas remove_char(file_name); fp=fopen(file_name, "r+"); if (fp==NULL) perror ("The following error occurred"); long long int tamanho_ficheiro = getFileSize(fp); if (tamanho_ficheiro == -1) { printf("Invalid path!\n"); system("pause"); return 0; } printf("Size = %d bytes\n", tamanho_ficheiro); printf("File open.\n"); printf("\n"); printf("Erase? "); system("pause"); modulo = calcmodulo(numdigits(tamanho_ficheiro)); long long int cont = tamanho_ficheiro; printf("0%%\n"); while(cont >= 0){ fwrite(null, sizeof(char), 1, fp); if(cont % modulo == 0 ) printf("%d%%\n", 100-((cont*100)/tamanho_ficheiro)); //printa o loading do processo cont--; } fclose(fp); printf("File overwritten.\n"); //system("pause");//PARA DAR TEMPO DE VERIFICAR SE O FICHEIRO FOI DEVIDAMENTE RESCRITO antes de acabar o programa remove(file_name); printf("file deleted.\n"); system("pause"); return 0; } ficheiro compilado.exe EU sei que este exercício pode parecer duvidoso mas acreditem é puramente académico
HappyHippyHippo Posted October 19, 2012 at 03:08 PM Report #479752 Posted October 19, 2012 at 03:08 PM tenho svários pontos que não gosto. mas pergunto só um : já tentaste compilar isso no linux ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mastercgmr Posted October 19, 2012 at 03:12 PM Author Report #479754 Posted October 19, 2012 at 03:12 PM Não, nunca testei em linux, no entanto para testar teria de pelo menos tirar os system("pause"); nao sei se haveriam outras incompatibilidades... No entanto qual é o objectivo de testar em linux?
HappyHippyHippo Posted October 19, 2012 at 03:28 PM Report #479755 Posted October 19, 2012 at 03:28 PM Não, nunca testei em linux, no entanto para testar teria de pelo menos tirar os system("pause"); nao sei se haveriam outras incompatibilidades... No entanto qual é o objectivo de testar em linux? - conio.h : não existe (se bem que nem estou a ver porque estás a incluir isso) - log10() : nem sei como compila no windows sem uma referência a esta função - system() : já referiste - remove() : é uma espécie de supra função para o unlink e o rmdir, se estás a apagar ficheiros usa diretamente o unlink - remove_char() : não é um nome explítico do que a função realmente faz - gets() : é uma função que deve ser evitada usando a sua substituta mais segura > fgets - barra de progresso : existe maneira mais simples para apresentar isso sem essa matemática toda a baralhar - indentação : não sei se foi por estás pouco habituado a fazer post de código, mas a indentação é inexistente - c99 : eu compilo os meus projectos em c89 (sou piquinhas em relação a isso), logo não iria conseguir compilar (isto não é erro) por alto será isto ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pwseo Posted October 19, 2012 at 03:38 PM Report #479757 Posted October 19, 2012 at 03:38 PM (edited) HHH, Não há grande mal em usar-se C99, visto que o suporte para o mesmo já é decente nos compiladores mais utilizados. Não estive a ver com grande detalhe, mas pareceu-me que de C99 ele só utilizou os comentários //. O problema é grande parte das pessoas utilizarem sem saber tudo o que são extensões dos compiladores, isso concordo. Quanto ao unlink, penso que essa só funciona em linux (é parte da unistd.h), mas corrige-me se estiver errado. mastercgmr, além dos pontos já referidos pelo HHH, uma coisa que achei piada (alocar 0 elementos do tamanho de um char): char *null; null = (char *) calloc(0, sizeof(char)); //null é um carater com NULL // e porque não assim? char null = '\0'; Edited October 19, 2012 at 03:43 PM by pwseo
HappyHippyHippo Posted October 19, 2012 at 03:55 PM Report #479761 Posted October 19, 2012 at 03:55 PM Não há grande mal em usar-se C99, visto que o suporte para o mesmo já é decente nos compiladores mais utilizados. Não estive a ver com grande detalhe, mas pareceu-me que de C99 ele só utilizou os comentários //. O problema é grande parte das pessoas utilizarem sem saber tudo o que são extensões dos compiladores, isso concordo. vê bem, eu disse que era piquice minha e que não era erro nenhum. no entanto digo-te que existe também a declaração de variáveis no meio do código, algo que o c89 não gosta // ... if (fp==NULL) perror ("The following error occurred"); long long int tamanho_ficheiro = getFileSize(fp); // ... Quanto ao unlink, penso que essa só funciona em linux (é parte da unistd.h), mas corrige-me se estiver errado. na realidade a Microsoft achou que o unlink é "deprecated" e para isso criou a fenomenal função _unlink exactamente igual http://msdn.microsoft.com/en-us/library/1c3tczd6.aspx IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pwseo Posted October 19, 2012 at 04:03 PM Report #479763 Posted October 19, 2012 at 04:03 PM Pois, não vi o código correctamente (por causa da indentação), mas ele deve estar a usar o gcc com as definições normais (sem avisos, com o standard gnu89). Mas sei que tinhas dito que não era um erro; não estava a contrariar isso. Quanto à unlink, o que eu queria dizer era que a remove() é que faz parte do standard 🙂 mastercgmr, como estás a compilar o código? lol
mastercgmr Posted October 19, 2012 at 07:01 PM Author Report #479798 Posted October 19, 2012 at 07:01 PM (edited) - conio.h : não existe (se bem que nem estou a ver porque estás a incluir isso) - log10() : nem sei como compila no windows sem uma referência a esta função - system() : já referiste - remove() : é uma espécie de supra função para o unlink e o rmdir, se estás a apagar ficheiros usa diretamente o unlink - remove_char() : não é um nome explítico do que a função realmente faz - gets() : é uma função que deve ser evitada usando a sua substituta mais segura > fgets - barra de progresso : existe maneira mais simples para apresentar isso sem essa matemática toda a baralhar - indentação : não sei se foi por estás pouco habituado a fazer post de código, mas a indentação é inexistente - c99 : eu compilo os meus projectos em c89 (sou piquinhas em relação a isso), logo não iria conseguir compilar (isto não é erro) por alto será isto ... HappyHippyHippo, - conio.h: é parvoice não sei o que estava ali a fazer lol - log10(): realmente não estou a entender como o compilador compila com esta função, voltei agora a testar e não tem problema... supostamente esta função está defendia em math.h http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cmath/log10/ -remove_char(): esta função tem a ver com o facto de quando se arrasta um ficheiro para a prompt, de forma a obter o seu caminho, se por ventura esse caminho tiver alguma pasta com espaços ele fica do genero "C:\Users\Carlos\Pasta teste\lol.txt" envolvido em aspas e o fopen da barraca se a sring tiver aspas - gets() : já alterei 😉 - indentação: pois de facto não existe...já vou alterar HHH, Não há grande mal em usar-se C99, visto que o suporte para o mesmo já é decente nos compiladores mais utilizados. Não estive a ver com grande detalhe, mas pareceu-me que de C99 ele só utilizou os comentários //. O problema é grande parte das pessoas utilizarem sem saber tudo o que são extensões dos compiladores, isso concordo. Quanto ao unlink, penso que essa só funciona em linux (é parte da unistd.h), mas corrige-me se estiver errado. mastercgmr, além dos pontos já referidos pelo HHH, uma coisa que achei piada (alocar 0 elementos do tamanho de um char): char *null; null = (char *) calloc(0, sizeof(char)); //null é um carater com NULL // e porque não assim? char null = '\0'; Funciona exactamente da mesma forma, obrigado também já mudei! Pois, não vi o código correctamente (por causa da indentação), mas ele deve estar a usar o gcc com as definições normais (sem avisos, com o standard gnu89). Mas sei que tinhas dito que não era um erro; não estava a contrariar isso. Quanto à unlink, o que eu queria dizer era que a remove() é que faz parte do standard 🙂 mastercgmr, como estás a compilar o código? lol Para compilar estou a usar o Dev-C++ com o default complier fui ver ás opções, não sei se é o C99 mas julgo que seja. #include <stdio.h> int numdigits(int n){ //devolve o numero de digitos de um numero, ex 12345 = 5 return log10(n) + 1; } int calcmodulo(int numero_tamanho){//devolve 1 com um numero de zeros á frente igual ao de numero_tamanho int modulo = 1; while(numero_tamanho != 1){ modulo = modulo * 10; numero_tamanho--; } return modulo; } int getFileSize(FILE *input){ //dá o numero de bytes de um ficheiro int fileSizeBytes; fseek(input, 0, SEEK_END); fileSizeBytes = ftell(input); fseek(input, 0, SEEK_SET); return fileSizeBytes; } void remove_aspas(char *string){ //função que remove primeiro e ultimo caracters de uma string int idxToDel = 0; memmove( &string[ idxToDel ] ,&string[ idxToDel+1 ], strlen(string) - idxToDel); idxToDel = strlen(string)-1; memmove( &string[ idxToDel ] ,&string[ idxToDel+1 ], strlen(string) - idxToDel); } int main() { FILE *fp; int i; char file_name[500]; int modulo; char null = '\0'; printf("\t\t\t|---------------------------------|\n"); printf("\t\t\t| TotalDeleter |\n"); printf("\t\t\t|---------------------------------|\n"); printf("\t\tThis program eliminates a file from memory permanently\n\n\n"); printf("The file path can not contain special characters.\n"); printf("Drag the file to this prompet:\nPath: "); fgets(file_name); printf("\n"); if(file_name[0] == '"')//caso o caminho esteja envolvido em aspas remove_aspas(file_name); fp=fopen(file_name, "r+"); if (fp==NULL) perror ("The following error occurred"); long long int tamanho_ficheiro = getFileSize(fp); if (tamanho_ficheiro == -1) { printf("Invalid path!\n"); system("pause"); return 0; } printf("Size = %d bytes\n", tamanho_ficheiro); printf("File open.\n"); printf("\n"); printf("Erase? "); system("pause"); modulo = calcmodulo(numdigits(tamanho_ficheiro)); long long int cont = tamanho_ficheiro; printf("0%%\n"); while(cont >= 0){ fwrite(&null, sizeof(char), 1, fp); if(cont % modulo == 0 ) printf("%d%%\n", 100-((cont*100)/tamanho_ficheiro)); //printa o loading do processo cont--; } fclose(fp); printf("File overwritten.\n"); //system("pause");//PARA DAR TEMPO DE VERIFICAR SE O FICHEIRO FOI DEVIDAMENTE RESCRITO antes de acabar o programa unlink(file_name); printf("file deleted.\n"); system("pause"); return 0; } Edited October 19, 2012 at 07:07 PM by mastercgmr
HappyHippyHippo Posted October 19, 2012 at 07:09 PM Report #479799 Posted October 19, 2012 at 07:09 PM podias ao menos compilar antes de apresentar o código ... - log10() : mas tu nem estás a fzer include do <math.h> !!1 - remove_char() : eu sei o que a função faz porque estiva a interpretar o código desta, porque de outro modo não ia lá só pelo nome dela, é este ponto que referi > nome pouco ilucidativo - fgets : http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/fgets/ - c99 : eu sei que compila em c99 pela simples razão que compila (antes destas alterações) - unlink() : verifica os headers que necessitas, porque assim não vai compilar ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
mastercgmr Posted October 19, 2012 at 07:42 PM Author Report #479801 Posted October 19, 2012 at 07:42 PM (edited) podias ao menos compilar antes de apresentar o código ... - log10() : mas tu nem estás a fzer include do <math.h> !!1 - remove_char() : eu sei o que a função faz porque estiva a interpretar o código desta, porque de outro modo não ia lá só pelo nome dela, é este ponto que referi > nome pouco ilucidativo - fgets : http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/fgets/ - c99 : eu sei que compila em c99 pela simples razão que compila (antes destas alterações) - unlink() : verifica os headers que necessitas, porque assim não vai compilar ... ora bem, de facto nao testei o codigo antes de o voltar a meter no entanto só não estava a compilar por causa do fgets que teria de ficar algo do genro fgets(file_name, sizeof(file_name) ,stdin) no entanto isto apanha-me o \n no final da string e depois o fopen dá barraca, por isso optei por outra implemetação: scanf ("%[^\n]", file_name). De resto compila tudo sem warning nenhum... tanto o log10() como o unlink() também estou a achar isto esquisito... será alguma artimanha do Dev-C++? Edited October 19, 2012 at 07:44 PM by mastercgmr
pmg Posted October 22, 2012 at 11:11 AM Report #479994 Posted October 22, 2012 at 11:11 AM Hmmm ... unlink() é POSIX, uma extensão ao Standard; remove() é uma função definida pelo Standard. Isto é: a primeira só funciona em implementações POSIX, a segunda funciona em todas as implementações de C existentes. @mastercgmr: para o teu programa precisas de especificar, pelo menos, mais o header <stdlib.h>. a tua função remove_char() está a fazer duas cópias de memória, das quais só 1 é necessária. "null" é um nome muito mal escolhido. Além disso, como já foi dito, esta variável nem devia ser um ponteiro. A minha sugestão é que uses 0 directamente. What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Recommended Posts