Jump to content

Recommended Posts

Posted

Um algoritmo que leia um vendedor, o seu salário fixo e o total das vendas efectuadas por ele (em dinheiro).

Sabendo que este vendedor ganha 15% de comissões sobre as vendas efectuadas desconta 7% para um seguro de vida, pertence como output o seu nome, salário bruto e o salário liquido.

Programa vendedor

vendedor, salário fixo, total vendas, comissões, seguro vida - input

nome, salário bruto, salário liquido - output

Inicio

escrever (salário fixo);

ler (salário fixo);

escrever (total vendas);

ler (total vendas);

escrever (comissões);

ler (comissões);

escrever (seguro vida);

ler (seguro vida);

nome=vendedor

salário bruto=(salário fixo+total vendas)*comissões

salário liquido =(salário fixo+comissões)-seguro de vida

sair (`nome´vendedor)

sair (`salário bruto´bruto)

sair (`salário liquido´liquido)

fim programa

qual a vossa opinião ??

Posted

- Deixaste de declarar os tipos de variáveis e passaste a colocar "- input" e "- output" porquê?

Atenção, é bom saberes o que é que vais usar para input e para output (é um passo grande em relação ao que anteriormente fazias!), mas normalmente isso não fica no pseudo-código.

- De resto, o que é o "vendedor" e o que é o "nome"? O que representam? Fazes "nome=vendedor" mas "vendedor" nunca foi definido.

- Talvez te ajudasse trocar os "escrever(total vendas)" por algo como "escrever("Insira o total de vendas")". Ficas com um pseudo-código mais correcto e em termos mentais ajuda-te a desenvolver o resto.

- Pensa na fórmula correcta para o salário bruto e para o salário líquido.

Posted

Acho que e melhor assim.

Vendedor está como definido em input

escrever (insira salário fixo);

ler (insira salário fixo);

fica mais correcto, obrigado.

comissões=(vendas*15%)

salário bruto=(salário fixo+comissões)

salário liquido =(salário bruto-seguro vida)

fiz esta modificação

Posted

vamos lá ver uma coisa :

quando pedes alguma coisa, tens que dizer o que queres, estás a falar, certo ? parece que sim porque isso parece que já estás a apresentar correctamente:

escrever("insira salário fixo");

agora quando recebes alguma coisa, var ter de meter o que recebes em algum lado, certo ? parece que não porque continuar a mandar tiros em branco.

tens variáveis é para alguma coisa (e as variáveis não podem ter espaços no seu nome, para não falar das outras restrições)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Já me parece bastante mais correcto!

Já declaraste o tipo de dados de cada variável? Não chega marcar como input ou como output.

O meu maior problema agora é com a tua variável "nome" e "vendedor".

Dizes que vendedor está definido como input, mas qual a diferença de vendedor para nome? São a mesma coisa? Então para quê duas? Além disso, só por teres declarado como input não significa que tenha sido atribuído qualquer valor à variável..

Posted (edited)

Programa vendedor

vendedor, salário fixo, total vendas, comissões, seguro vida - input

nome, salário bruto, salário liquido - output

Inicio

escrever (insira salário fixo);

ler (salário fixo);

escrever (insira total vendas);

ler (total vendas);

escrever (insira comissões);

ler (comissões);

escrever (insira seguro vida);

ler (seguro vida);

comissões=(vendas*15%)

salário bruto=(salário fixo+comissões);

salário liquido =(salário fixo-seguro vida);

sair (`o nome é´vendedor)

sair (`o salário bruto é´bruto)

sair (`o salário liquido é´liquido)

fim programa

ja fiz mais umas alterações

Edited by Ruka284
Posted

Continuas sem declarar o tipo das variáveis.

Estás a usar duas funções "escrever" e "sair" para aparentemente a mesma coisa.

Continuas a tentar escrever a variável "vendedor" sem antes lhe atribuíres qualquer valor.

Posted (edited)

@Ruka284, ainda não apanhaste a lógica da programação. Vou-te dar, então, uma pequenina lição até porque estou fartinho de Química Orgânica e preciso de algo diferente para me distrair - considera-te um gajo com sorte 😛

Ora bem, um programa, em termos genéricos, tem 3 partes:

• declarações;
  • métodos;
  • bloco principal.

Nas declarações indicas qual o programa e as variáveis globais. Nos métodos crias procedimentos e funções auxiliares, mas como para já não precisas deles, fica só anotado. No bloco principal tens todo o corpo do programa e as suas principais operações.

(* declarações *)
PROGRAMA exemplo
VARIÁVEIS
  nome : string

(* métodos - fica para outra ocasião *)

INÍCIO  (* bloco principal *)
  // programa
FIM

De seguida, um programa tem por princípio um fluxo de dados chamado de input/output (a sigla I/O é muito utilizada). Basicamente:

• Input - fluxo de dados do utilizador para o computador - entrada de dados.
  • Output - fluxo de dados do computador para o utilizador - saída de dados.

Para cada um destes fluxos utilizamos, em pseudocódigo, um e um só método. A minha preferência pessoal é a seguinte:

• Input -> ler()
  • Output -> escrever()

Tu tens uma mania incontrolável de utilizar, pelo menos, 3 métodos. Neste caso tu tens escrever, ler e sair. Pah, decide-te de uma vez porque num pseudocódigo só podes ter 2 métodos, um para input e outro para output.

As variáveis armazenam em si dados de diferentes tipos. As variáveis devem ser declaradas e devem ter explícito qual o seu tipo. Não se indica se é de input ou de output: qualquer variável pode sofrer input e output. Há regras para dar nomes às variáveis, entre elas:

-> não pode incluir símbolos, excepto o _

-> não pode começar por um número, mas pode contê-los mais à frente

-> não pode incluir espaços

-> regra geral, não inclui cedilhas, til, acentos...

Posto isto, vamos exemplificar input e output de dados:

1) Escrever uma simples frase - informação, ordem, alerta, etc...

escrever("Olá, esta é uma frase de exemplo.")

Nada mais que isto... ATENÇÃO! As frases devem ficar entre aspas "" ou plicas ''

2) Ler o valor de uma variável - input de dados:

ler(nome)

Quando vais ler um valor, só metes o nome da variável no método de input! Não metes lá uma frase... As frases ficam para o método próprio de output. Já vamos ver mais à frente isto num exemplo mais completo.

ATENÇÃO! o nome da variável não fica entre aspas "" nem plicas ''

3) Escrever uma frase com o valor de uma variável no meio:

escrever("Olá, ", nome, "! Bem-vindo!")

Vamos agora criar um programa, em pseudocódigo, que pergunta o nome do utilizador e dá-lhe as boas-vindas:

PROGRAMA Ola
VARIÁVEIS
  nome : string

INÍCIO
  escrever("Introduza o seu nome:")
  ler(nome)
  escrever("Olá, ", nome, "! Bem-vindo!")
FIM

Para atribuir valores às variáveis a nível interno (sem ser por input), utiliza-se =, embora há quem use :=

Exemplo do programa da soma:

PROGRAMA soma
VARIÁVEIS
  num1, num2, soma : integer

INÍCIO
  escrever("Introduza numero 1:")
  ler(num1)
  escrever("Introduza numero 2:")
  ler(num2)
  soma = num1 + num2
  escrever("A soma é: ", soma)
FIM

Finda esta introdução ao pseudocódigo e à logica da programação, deixo-te em Pascal este programa da soma:

program soma;
var num1, num2, soma : integer;

begin
  writeln('Introduza numero 1:');
  readln(num1);
  writeln('Introduza numero 2:');
  readln(num2);
  soma := num1 + num2;
  writeln('A soma e: ', soma);
  readln;  // pausa para evitar o programa terminar de repente
end.

Espero sinceramente que após ter teclado isto tudo tu comeces a saber o que fazes no pseudocódigo e não andes apenas a dar tiros no escuro. Vou-me chatear a sério se continuares com os teus vícios e não aprenderes.

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Obrigado THOGA, muito obrigado pela tua explicação.

Fiz este programa para identificar o numero que e maior que o outro.

Programa o Maior

Var

num1, num2

Inicio

escrever(`introduza o num1´,numero);

ler(numero1)

escrever(`introduza o num2´,numero);

ler(numero2);

se (num1>num2)então

maior=num1

fim prog.

Posted

1º - ja tens post suficientes para perceber que existe o geshi, por favor usa as tags code para o tue pseudo-código

mais informação no fundo da página, link Ajuda

2º - tens de começar a interiorizar que em programação, tudo o que é escrito conta. seja uma palavra, uma virgula, um balão de hélio, tudo. e se tudo conta, tens de ter uma razão para que essa entrada no código exista.

por essa razão, podes explicar o porque de :

escrever(`introduza o num1´,numero); // o porque de ",numero" ??
Posted

Falta dar a saída.

Fica assim.

Sair("o maior e num1");

Fim programa

Se estou a mencionar num a " quero dizer que so aceita número, porque se reparares o que sai e o que esta no meio dos " " e o número não esta, não sei se me fiz entender.

Posted

Ruka284: já falámos sobre isto anteriormente, estou com a impressão que não estás a pensar o suficiente antes de fazer os posts.

- Não sei o que é "sair". Queres escrever? Então usas escrever, não vais usar sair e escrever para representar a mesma coisa. Aprende com os erros.

- Se fazes escrever(num1); queres dizer que o num1 é sempre o maior?

Posted

Ruka284: já falámos sobre isto anteriormente, estou com a impressão que não estás a pensar o suficiente antes de fazer os posts.

- Não sei o que é "sair". Queres escrever? Então usas escrever, não vais usar sair e escrever para representar a mesma coisa. Aprende com os erros.

- Se fazes escrever(num1); queres dizer que o num1 é sempre o maior?

O num1 pode ser qualquer numero, foi so para identificar a variavel.

Posted

sou estrangeiro.

ok, sem problemas, mas mesmo assim tens de ser mais claro no que escreves, porque senão irás ouvir continuamente as pessoas dizer que o que escreves não faz sentido (como eu acabei de o dizer)

tenta lá explicar outra vez, mas de uma forma clara a linha:

Posted

ok, sem problemas, mas mesmo assim tens de ser mais claro no que escreves, porque senão irás ouvir continuamente as pessoas dizer que o que escreves não faz sentido (como eu acabei de o dizer)

tenta lá explicar outra vez, mas de uma forma clara a linha:

Ok, vou tentar.

E o resto da sintaxe está boa ??