Jump to content

function bind_param() - tipo de dados[Data]

Go to solution Solved by taviroquai,

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas!

Tenho andado em volta de um INSERT manhoso que me está atormentar.

Código actual:

$query = $db->prepare("INSERT INTO catalogos(ficheiro, data, desc, visivel) VALUES (?, DATE(?), ?, ?)");
$query->bind_param("sssi", $file__, $data__, $desc__, $visivel__);
/*
 Ora, os parâmetros do bind_param são:
i -> corresponding variable has type integer
d -> corresponding variable has type double
s -> corresponding variable has type string
b -> corresponding variable is a blob and will be sent in packets
*/
$file__ = $_POST['n_file'];
$data__ = $_POST['n_data'];
$desc__ = $_POST['n_desc'];
if($_POST['n_visivel'] == 'ON'){
  $visivel__ = 1;
}else{
  $visivel__ = 0;
}

Fatal error: Call to a member function bind_param() on a non-object

Não há um tipo de dado específico para Data, li no entanto que poderia usar o "i", mas que teria de constar date&time.

Experimentei colocar DATE(?) mas continua sem resultar.

Fiz:

$query = $db->prepare("INSERT INTO catalogos(ficheiro, data, desc, visivel) VALUES (?, DATE(?), ?, ?)");
var_dump($query);

E ele devolve:

bool(false)

(com ou sem DATE(?)).

Campo "Ficheiro" = Texto;

Campo "Data" = Data;

Campo "Desc" = Texto;

Campo "Visivel" = Inteiro;

Já utilizei o código acima para inserção de utilizadores e correu bem, pelo que não compreendo o porquê de não funcionar desta vez.

Também já experimentei, em vez da utilização dos $_POSTs, escrever à mão os valores para ver se ele aceitava..e não aceita.

Edited by bioshock
Posted

Peço desculpa, esqueci-me de colocar isso..é simplesmente a ligação à BD.

$db = new mysqli('localhost', 'root', '', 'bd_2');
if ($db->connect_errno) {
printf("Erro ao connectar: " . $db->connect_error);
exit();}

Neste caso não criei nenhuma classe específica.

Posted

pois, parece que não deve gostar do "DATE(?)"

experimenta assim :

if (($query = $db->prepare("INSERT INTO catalogos(ficheiro, data, desc, visivel) VALUES (?, ?, ?, ?)")) == false)
 echo "ERROR : ".$db->error;
else
 $query->bind_param("sssi", $file__, date("Y-m-d", strtotime($data__)), $desc__, $visivel__);
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Estava a pensar no mesmo e comecei a procurar inversão de datas, contudo não estou a conseguir adaptar isto correctamente. Só preciso da data.

Estou a utilizar um simples input:

<input type="date" ..../>

E estava até a pensar só no seguinte:

date("Y-m-d", $_POST['n_data'])

Mas ele está-me a colocar: "1970-01-01".

Posted

@bioshock Altera o título do tópico para um título apropriado. Usar o nome do método não é suficiente para indicar o que o tópico contém. Resume o teu problema numa frase curta.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted

o segundo parâmetro da função date é um timestamp, é essa a razão porque o código que coloquei foi:

date("Y-m-d", strtotime($data__))

Sim, e continua sem funcionar, daí eu ter dado aquela solução. Aparece a mesma data.

Erro meu, afinal funciona direito. Estava-me a enganar num pormenor do $_POST[].

Obrigado, está a funcionar! 👍

Posted

Bem, encontrei aqui outro problema..mas este parece simplesmente bruxedo. 😄

Tenho este input:

<input type="text" name="n_desc" id="n_desc"/>

E no código PHP utilizo, como coloquei no outro post:

$query = $db->prepare("INSERT INTO catalogos(ficheiro, data, desc, visivel) VALUES (?, ?, ?, ?)");
$query->bind_param("sssi", $file__, $data__, $desc__, $visivel__);
$file__ = $_POST['n_file'];
$data__ = date("Y-m-d", strtotime($_POST['n_data']));
$desc__ = $_POST['n_desc'];
if($_POST['n_visivel'] == 'on'){
$visivel__ = 1;
}else{
$visivel__ = 0;
}

Ora, o que se passa: se eu só inserir os campos 'Ficheiro, Data e Visivel' ele funciona perfeitamente. Se eu incluir o campo 'Desc' já não funciona e dá o típico erro:

Citação
Fatal error: Call to a member function bind_param() on a non-object

O campo é Varchar(100), assim como o campo Ficheiro (que funciona direito)..portanto não sei o que se passa. De salientar que o var_dump() devolve o texto correcto.

20f3ka8.jpg

Isto está-me a ultrapassar completamente o cérebro, não sei se é por estar à muitas horas a programar..mas não estou mesmo a ver de onde vem o problema.

Posted

porque é que tens o bind_param antes de atribuires valores às variáveis ?

Não é relevante. É suposto funcionar assim.

bioshock, tens de mostrar o resto do código que está antes. Esse pedaço não tem nada de errado, logo, o erro tem que estar antes.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted
mas quando as soluções lógicas falham, as ilógicas teem de ser consideradas.

Percebo o ponto de vista, mas não concordo. No dia em que uma solução não for lógica (mesmo que da lógica muito peculiar do criador da linguagem/API/framework), mudo de profissão.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

• Solution
Posted

Ora, o que se passa: se eu só inserir os campos 'Ficheiro, Data e Visivel' ele funciona perfeitamente. Se eu incluir o campo 'Desc' já não funciona

A palavra DESC é uma palavra reservada... pode estar a dar barraca por isso...

Posted (edited)

O "Fatal error: Call to a member function bind_param() on a non-object"

É porque o prepare está a retornar false e false não é um objeto, por isso, não tem métodos.

A razão do false, já o taviroquai a afirmou.

Edited by brunoais

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted (edited)

pois ... eu nem penso nisso porque escrevo o meu sql sempre desta forma :

INSERT INTO `catalogos`(`ficheiro`, `data`, `desc`, `visivel`) VALUES (?, ?, ?, ?)

PS : é obviamente MySQL ...

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

O problema estava realmente na palavra reservada.

INSERT INTO `catalogos`(`ficheiro`, `data`, `desc`, `visivel`) VALUES (?, ?, ?, ?)

Sim, utilizando as películas já funciona. Obrigado.

Posted

O mesmo erro duas vezes na mesma semana, é obra... 😄