Jump to content
david santiago

Lei portuguesa (sites)

Recommended Posts

falco
Bem , eu digo que somos todos piratas porque , quem nunca baixou o office ?

Se estás a falar do m$ office, então: Eu! E lá em casa tenho mais dois!

e outras milhares de aplicaçoes?

Eu já fiz o download de muitas aplicações, quase nunca ilegalmente, não faço downloads ilegais desde 2001. E antes disso não fazia muitos downloads de aplicações, porque só tinha um modem de 56k...

Lá em casa tenho duas pessoas que NUNCA o fizeram.

quem nunca usou o pirate bay?

Eu! E lá em casa mais dois.

E sim as duas pessoas a respeito das quais eu referi neste post usam computadores e usam há pelo menos uns 20 anos.

taviroquai

Bem , eu digo que somos todos piratas porque , quem nunca baixou o office ? e outras milhares de aplicaçoes? quem nunca usou o pirate bay?

É o que digo... já está entranhado na cultura roubar o que é dos outros... não há moralidade, não há respeito, não há nada... mas pouco e pouco, com bons exemplos, vamos lá... estamos pelo menos 20 anos atrasados à Alemanha ou Reino Unido...

@david se vires o teu vizinho a roubar, ou se souberes que ele rouba, vais fazer o mesmo? E dignidade e honestidade? É mais dificil... pois é...

Mas também digo... também não vale a pena o povo andar na linha se aqueles se estão no poder e em altos cargos administrativos são os primeiros a roubar-nos!

falco

É o que digo... já está entranhado na cultura roubar o que é dos outros... não há moralidade, não há respeito, não há nada... mas pouco e pouco, com bons exemplos, vamos lá... estamos pelo menos 20 anos atrasados à Alemanha ou Reino Unido...

Usurpação de direito de autor, apesár de crime, não é roubo, ninguém fica sem contra a sua vontade, sem algo que já tinha.

O atraso de mentalidade não está só em quem viola a lei, mas também em quem usa as palavras de forma semântica errada para fazer algo parecer o que não é para fazer parecer algo que é socialmente muito mais mal visto e prejudicial. Para mim, a falta de moral de que manipula a semântica desta forma é também clara.

É por isso que não uso as expressões pirataria e roubo, quando me refiro a usurpação de direito de autor.

taviroquai

@falco

Sim, roubar é um ato mais primitivo... antes de haver leis sobre direitos de autores... mas o princípio é o mesmo; acaba por lesar, ou prejudicar, o outro.

falco
Sim, roubar é um ato mais primitivo... antes de haver leis sobre direitos de autores... mas o princípio é o mesmo;

Não, não é!

acaba por lesar, ou prejudicar, o outro.

Não, não lesa, nem prejudica ninguém. Isso é um disparate frequentemente repetido.

Se tivermos a falar de copiar e/ou re-distribuir sem permissão do autor e/ou sem o compensar, o autor do software não é prejudicado em nada. Não perde nada do que tinha e continua a ser o autor do software e continua a poder fazer com o software o que quisér.

apocsantos

Boa tarde,

Bem, eu nunca recorri ao Pirate Bay nem congeneres. Sim uso o Microsoft Office, mas tenho licença, da mesma forma que uso o Windows e tenho licença, e uso o Visual Stuido, mas tenho licença. Nas maquinas em que não tenho licença instalo alternativas (GNU/Linux distribuição Ubuntu, LibreOffice, OpenProj, Eclipse, Netbeans). Sinceramente uso Windows porque no trabalho sou "obrigado", por causa das politicas da empresa e das exigências de mercado, mas cada vez mais nas maquinas em que uso GNU/Linux mais satisfeito estou. Não estou satisfeito com tudo, mas com uma boa parte.

A legislação de direitos autoriais é bastante antiga.

A 10 de Abril de 1710, em Inglaterra, é promulgada uma lei que ficou conhecida como o Estatuto da Rainha Ana: “... lei para o encorajamento da ciência e garantia da propriedade dos livros impressos...”

1725 – É utilizada pela primeira vez a expressão “Direito de Autor” pelo advogado francês Louis d’Héricourt no decurso de um processo entre livreiros de Paris.

Fonte: http://www.spautores.pt/autores/direito-de-autor/historia-do-direito-de-autor

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

falco

E se estão numa de História a respeito de direito de autor, então recomendo o livro Free Culture do Lawrence Lessig, que tem uma boa introdução histórica e muito mais coisas interessantes:.

http://www.free-culture.cc/

Edited by falco