Chuckytah Posted October 30, 2006 at 08:55 PM Report Share #60985 Posted October 30, 2006 at 08:55 PM Olá, boa noite a todos. Bem é o seguinte, eu já aprendi os ciclos todos nas aulas de aplicações informaticas, mas por vezes surge-me a duvida de qual ciclo aplicar para um dado algoritmo, como posso saber qual é o mais indicado? quais as principais diferenças e semelhanças entre eles? Os ciclos PARA podem ser sempre transformados em ciclo ENQUANTO e REPETIR, e estes dois ultimos podem ser sempre convertidos para ciclos PARA? Obrigada pela ajuda. Já agora tambem como posso saber quando devo usar uma estrutura CASO? obigada^^ *^^*<3@Chuckytuh@<3*^^* Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted October 30, 2006 at 09:22 PM Report Share #61002 Posted October 30, 2006 at 09:22 PM Bem... posso-te dar algumas respostas a algumas das tuas questões. Suponho que quando falas de: PARA - Estás-te a referir a For ENQUANTO - Estás-te a referir a While CASO - Estás-te a referir a Case Para saberes quando deves utilizar os ciclos While e/ou For penso que seja relativamente simples. Utiliza-se o ciclo For quando sabes quantos ciclos precisas fazer, por exemplo, queres escrever os números de 0 a 10, utilizas o ciclo For porque sabes que tens de começar em 0 (zero) e acabar em 10. O ciclo While utiliza-se quando não sabes ao certo quantos ciclos vais precisar, por exemplo, imagina que querias que o programa fosse escrevendo números até que ocorre-se um evento qualquer (uma tecla fosse pressionada, uma variável ganha-se um valor especifico, etc...), então utilizas um ciclo While ou seja, "Enquanto não acontecer qualquer coisa, executa o seguinte..." Nos Case, utilizam-se quando existem muitas condições a verificar e em vez de se utilizar ciclos If utiliza-se ciclos Case. Imagina que tens um programa com uma caixa de texto onde o utilizador coloca uma pergunta e em seguida o programa dá uma resposta, para não estares sempre a fazer: Se "Pergunta = Esta ai?" Entao "Dá esta resposta" Se Não Se "Pergunta = Tudo bem?l" Entao "Dá aquela resposta" .... Para não estar constantemente com isto utiliza-se os ciclos Case Um ciclo For pode ser substituído por um ciclo While penso que em qualquer situação, mas penso que o contrário não acontece ou pelo menos eu não estou a ver nenhuma situação em que isso aconteça. Por exemplo no exemplo dos números de 0 a 10, com o ciclo For basta dares o inicio e o fim e ele "faz o resto": For Variavel = 0 to 10 ..... Isto pode ser substituido pelo ciclo While da seguinte forma: While Variavel < 10 variavel = variavel + 1 O que acontece é que enquanto a "variavel" for menor que 10 vai incrementando 1 valor na variável, isto substitui o exemplo a cima descrito com o ciclo For, mas se tivermos um um ciclo While que esteja a verificar quando uma variável toma uma valor especifico (no exemplo será o valor 1): While variavel <> 1 ..... Isto não pode ser substituído por um ciclo For porque no ciclo For não verificamos condições. Espero ter ajudado e não confundido mais, Isto são apenas algumas regras, o que não quer dizer que não se possa fazer de outra forma e/ou utilizar os ciclos de outras formas. Se estiver enganado em alguma das explicações corrijam-me 👍 Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chuckytah Posted October 30, 2006 at 09:26 PM Author Report Share #61005 Posted October 30, 2006 at 09:26 PM obigada, sim compreendi melhor, e o REPETIR? sabes quando utilizar? *^^*<3@Chuckytuh@<3*^^* Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted October 30, 2006 at 09:36 PM Report Share #61007 Posted October 30, 2006 at 09:36 PM O ciclo Repetir nunca trabalhei com ele ? vê o meu post anterior porque editei umas coisas 😉 Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chuckytah Posted October 30, 2006 at 09:39 PM Author Report Share #61010 Posted October 30, 2006 at 09:39 PM okis ^^ mas aobrigada pela ajuda, axo k o REPETIR so difere do ENQUANTO porque a condição em vex de estar no inicio está no fim, o k ker dixer k o programa é obrigado a executar todas as instruções pelo menos uma vez pois a condição so é avaliada no final. bem vou estudar mais um bocado,lol obrigada ^^ *^^*<3@Chuckytuh@<3*^^* Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted October 30, 2006 at 09:51 PM Report Share #61015 Posted October 30, 2006 at 09:51 PM Em relação a isso da condição estar no fim ou no inicio.... Não sei como funciona noutras linguagens mas em VB6 no ciclo While também é possível colocar a condição no inicio ou no fim. Condição no final: Do i = i + 1 Loop While i < 255 Condição no inicio: Do While i < 255 i = i + 1 Loop Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chuckytah Posted October 30, 2006 at 09:55 PM Author Report Share #61021 Posted October 30, 2006 at 09:55 PM ahh n sabia, lol assim tb ja aprendo pa kando começar VB a serio lol *^^*<3@Chuckytuh@<3*^^* Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted October 30, 2006 at 10:03 PM Report Share #61024 Posted October 30, 2006 at 10:03 PM O repetir usas quando quiseres que o programa entre pelo menos uma vez dentro do ciclo. É um repeat.. until em Pascal ou um do.. loop while em vb.net. Imagina que queres fazer um menu. (daqueles mais foleiros vistos em consola, com as opções (1,2,3,4,5.. 0 para sair) O teu objectivo é que ele entre pelo menos uma vez no menu. repeat ... until opcao diferente de 0 Um aparte. Em C um for é como que um "for while" e podes transformar qualquer for em while e qualquer while em for. Nas outras linguagens isto não acontece. Atenção que o "CASO" não é uma estrutura repetitiva, não sei se quiseste dizer isso no teu post, não percebi muito bem, mas não é, tiram-se já as dúvidas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chuckytah Posted October 30, 2006 at 10:07 PM Author Report Share #61027 Posted October 30, 2006 at 10:07 PM lol si meu sei k n é 👍 lol mas como tb tinha duvidas aproveitei,lol. ja percebi, pa ja ainda n tou a dar e nenhuma linguagem, so mesmo algoritmos simples, talvex começe Visual Basic pa semana 😉 *^^*<3@Chuckytuh@<3*^^* Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted October 30, 2006 at 11:41 PM Report Share #61079 Posted October 30, 2006 at 11:41 PM Estás em que ano/curso? Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chuckytah Posted October 31, 2006 at 03:15 PM Author Report Share #61214 Posted October 31, 2006 at 03:15 PM Estás em que ano/curso? Estou em ciencias e tecnologias, biologia mais propriamente, mas no ano passado (11ºano) tinha opção de escolher aplicações informaticas B e escolhi lol ^^ *^^*<3@Chuckytuh@<3*^^* Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts