Jump to content
thoga31

Links úteis (documentação, livros, tutoriais, snippets)

Recommended Posts

thoga31

Links do P@P

Tutoriais

Tutorial simples do Pygame Wiki
Compilar codigo fonte (.py) para byte-code (.pyc) Wiki
Expressões Regulares em Python Wiki
Função Filter Wiki
Função Map Wiki
Função Reduce Wiki
Funções Lambda Wiki
Interfaces Gráficas com Tkinter Wiki

Snippets

(Uma lista actualizada dos snippets está disponível aqui.)

Fracções irredutíveis (Desafio P@P) Fórum Wiki
Leitor de feeds em modo de texto   Wiki
Ligação a uma base de dados MySQL   Wiki
Log Size Control   Wiki

Artigos Revista PROGRAMAR

(Uma lista actualizada dos artigos está disponível aqui.)

[56ª Edição] Tipos em Python   Offline (PDF)
[55ª Edição] Um bot para Telegram com o jogo da velha (Jogo do Galo)   Offline (PDF)
[53ª Edição] Funções de distribuição de probabilidade e o Python Online (HTML) Offline (PDF)
[51ª Edição] Plotagem de dados “em tempo real” com Python usando matPlotLib Online (HTML) Offline (PDF)
[44ª Edição] Funções Anónimas Online (HTML) Offline (PDF)
[43ª Edição] Introdução ao Web2py Parte 2   Offline (PDF)
[42ª Edição] Introdução ao Web2py   Offline (PDF)
[34ª Edição] Aquisição e Inspecção de Dados em Python Online (HTML) Offline (PDF)
[23ª Edição] Programação Funcional em Python Online (HTML) Offline (PDF)
[18ª Edição] Interacção Python-MS Office   Offline (PDF)
[15ª Edição] Lucene: programar um motor de busca   Offline (PDF)
[14ª Edição] Interacção Python/MySQL Online (HTML) Offline (PDF)
[13ª Edição] Bioinformática – O lado do programador Online (HTML) Offline (PDF)
[6ª Edição] Python - Introdução Online (HTML) Offline (PDF)
[1ª Edição] Python: Sockets e NetWorking   Offline (PDF)

Documentos (Portal de Downloads)

(Uma lista actualizada dos recursos está disponível aqui.)

Links externos ao P@P

Documentação oficial - Python Documentation Inglês Link
Learn Python The Hard Way Inglês Link
Making Games with Python & Pygame Inglês Link (disponível em PDF)
Introdução à Programação com Python (livro) Português do Brasil Link (recurso pago!)

Esta lista será actualizada com os documentos mais relevantes sempre que houver novidades.

Se quiserem propor mais documentos, sites e blogs de relevância, apitem. :D

Este tópico não serve para discutir os links.

Não se esqueçam: contribuam com novos documentos e snippets na Wiki!

• Vote 1

Knowledge is free!

Virneto

Já sei que o tópico não é para discussão... mas como pretendo apenas fazer uma declaração (e não uma discussão :cheesygrin:)

5 estrelas para esta wiki!!! Muito útil toda esta informação aqui reunida!!! Grazie!!!

Bem Hajam!! :thumbsup:

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

icemonster2

Isso pareçeu-me uma afirmação, não uma declaração... a não ser que aches o tópico tão bom, que estejas apaixonado por ele. Bom trabalho, informação muito útil :D , o tutorial de Luciano Ramalho(não sei se é assim que o apelido se escreve) também é muito bom, talvez seja bom adicioná-lo.

Toaki

Um olá a toda a comunidade :)

Partilho uma fonte excelente para quem quer aprender a programar em Python (e não só): http://www.udacity.com/overview/Course/cs101/CourseRev/apr2012

O projeto Udacity é uma universidade livre e virtual, onde se pretende que o conhecimento seja gratuito e acessível a todos. Nesse link encontra-se um curso de iniciação à Ciência da Computação (existem aí vários outros cursos muito bons). Passo a passo, é explicado como programar um web crawler em Python, ensinando todas as bases desta linguagem de programação e alguns conceitos de programação em geral.

O pessoal que dinamiza e criou esse projeto é da pesada, e alguns aparecem durante esse módulo, por exemplo o senhor que criou o carro inteligente da Google, o fundador da Google e o presidente do Firefox aparecem em alguns dos vídeos (mas este último acho que é noutro curso que aparece, sobre web development se não estou em erro). No geral o pessoal que dinamiza esses cursos tem ligações com a Universidade de Stanford e é Professor. Isto para dizer que não é um projeto sem bases, mas com pessoal da pesada.

No final do curso, opcionalmente, mediante um exame, facultam certificado.

Sou de Humanidades/Letras mas no meu mestrado tentei programar um videojogo (aventura mais aventuresca da minha vida), e essa fonte ajudou-me muito a solidificar o meu Python e ganhar coragem :P

Outra fonte muito boa para rookies é este livro gratuito: http://inventwithpython.com/pygame/index.html

Nele, numa abordagem simples, somos ensinados a criar videojogos, ensinando passo a passo Python e Pygame, com muitos exemplos práticos.

Um abraço a todos :thumbsup:

thoga31

Boas este link está off e nao se consegue chegar ao original :/

Aprenda a programar Português do Brasil Link

Acabei de testar o link e abriu normalmente.

Knowledge is free!

icetecniks

"não sou grande expert mas tenho aprendido python no curso de iniciação a programação do mit"

http://ocw.mit.edu/courses/electrical-engineering-and-computer-science/6-00-introduction-to-computer-science-and-programming-fall-2008/

caso o link não funcione

nome: Introduction to Computer Science and Programming

O numero do curso: 6.00.

MIT e uma faculdade e uma faculdade de renome nos EUA,

eles tem um site " MITOpenCorseWere " onde publicam o material para os seus curso totalmente grátis

e possível encontrar outros curso em programação com níveis mais elevados e vários cursos em todas as áreas da informática e electrotécnica entre outra áreas desporto, psicologia, etc...

os cursos contem :

gravações da palestras dadas aos estudastes ( alguns dos cursos menos utilizados com , literatura, geologia não tem recursos de video )

os problemas proposto a completar durante o semestre ( extremamente útil)

os slides das palestras

listas dos manuais e livros recomendados e onde compra-los ( são no entanto desnecessários, pelos menos neste curso o professor nunca recorre aos livros.)

para alem de se ver as aulas do ponto de vista do estudantes que la estão, temos a vantagem de poder pausar o video e criar os programas passo a passo em simultâneo ,pesquisar o que for necessário, lanchar^^ etc.

Dica: o player e um bosta, pelo menos para mim, felizmente todos os Videos encontram- se também no youtube postados oficialmente pelo MIT de forma organizada, é extremamente fácil ver-los lá.

Ps: nao se deixem desmotivar pela primeira palestra Lec1 , eu deixei e só tive coragem de voltar 2 anos depois. só a primeira é aborrecida.

• Vote 1