AJBM Posted October 6, 2012 at 12:14 PM Report #477984 Posted October 6, 2012 at 12:14 PM Boas! Eu tenho que fazer este exercício Este primeiro exercício consiste na criação de uma listalig ada (LinkedList). A lista ligada deverá possuir as seguintes operações:Add e Remove Para que seja possível verificar a integridade da lista ligada crie uma função que imprima todos os elementos da lista. Eu já tenho aqui o código mas não sei se é a maneira mais correcta de fazer, queria saber a vossa opinião public class ListaLigada { private String name; private ListaLigada next; public ListaLigada(String name, ListaLigada next) { this.name = name; this.next = next; } public ListaLigada(String name) { this.name = name; } public String getName() { return name; } public void setName(String name) { this.name = name; } public ListaLigada getNext() { return next; } public void setNext(ListaLigada next) { this.next = next; } @Override public String toString() { return "ListaLigada{" + "name=" + name + ", next=" + next + '}'; } } public class ConjListaLigada { private List<ListaLigada> lista= new ArrayList<ListaLigada>(); public ConjListaLigada() { } boolean add(ListaLigada l){ return l!=null && lista.add(l); } void remove(int posicao){ posicao-=1; lista.remove(index); } String imprimir(){ String dados=""; for (int i = 0; i < lista.size(); i++) { dados=dados+lista.get(i)+"\n"; } return dados; } } public class ED_Ficha2_Parte1_ex1 { /** * @param args the command line arguments */ public static void main(String[] args) { ConjListaLigada lista= new ConjListaLigada(); lista.add(new ListaLigada("Pedro", new ListaLigada("Rita"))); lista.add(new ListaLigada("Rui", new ListaLigada("Maria", new ListaLigada("Luis")))); System.out.println(""+ lista.imprimir()); } }
HappyHippyHippo Posted October 6, 2012 at 01:42 PM Report #477991 Posted October 6, 2012 at 01:42 PM o objectivo do programa é não usar o List e seus derivados, e aprenderes a estrutura de lista ligada, logo está mal resolvido. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
AJBM Posted October 7, 2012 at 10:42 AM Author Report #478112 Posted October 7, 2012 at 10:42 AM Boas! Podes dar-me uma dica do que fazer, por exemplo: o método adicionar tenho que ser eu mesmo a criar o codigo?
SteveWorks Posted October 7, 2012 at 12:08 PM Report #478118 Posted October 7, 2012 at 12:08 PM Bom dia! Quando tens pela frente um problema de programação, primeiro tens de parar para pensar e só depois é que te atiras ao Java. Neste caso deves questionar-te sobre o seguinte: O que é uma lista ligada? Rapidamente chegas à conclusão que é um agregado de Nós. Então é isso que tens de implementar: uma classe que represente um Nó. Agora surge outra questão: O que é que esta classe necessita ter? Tal como tu fizeste (e bem), necessita ter o seu valor e uma referência para o próximo Nó. O teu problema recai na forma como interpretar esta tua implementação. Se te pedem para implementares tu uma lista, certamente não poderás utilizar a API referente a listas. Tens é que descobrir como funcionar com os nós que tu criaste. As acções principais recaem sobre as acções Add e Remove. Vejamos então: - Independentemente do tamanho actual da lista, na operação Add tu necessitas saber qual o teu último nó, portanto concluis que vais ter sempre uma referência para o ultimo nó da lista e que ao efectuares esta operação, esse objecto vai ter de ser alterado. - Na operação Remove, dada a posição, tens de percorrer a lista desde o início. Portanto concluis também que necessitas ter sempre uma referência para o início da lista. Para percorrer a lista é só andar de "next" em "next". Só um pequeno conselho: tem atenção aos nomes que utilizas. Nessa tua implementação, ao teres "List<ListaLigada>" aparenta que tens uma lista de listas, o que é mentira. Não se trata de uma questão de implementação, mas sim de brio no trabalho e no código. Espero ter ajudado e boa sorte! 1 Report
AJBM Posted October 7, 2012 at 09:19 PM Author Report #478185 Posted October 7, 2012 at 09:19 PM Boas!! Podes ver se é mais ao menos isto eu tive a pesquisar um bocado sobre o assunto, mas nao tenho a certeza se é assim que se faz public class ListaLigada { String elemento; ListaLigada next; public ListaLigada(String el) { this.elemento=el; next=null; } } public class ConjListaLigada { private ListaLigada first, last; private int nelementos; public ConjListaLigada() { first = null; last = null; nelementos = 0; } void add(String l) { nelementos++; ListaLigada nova = new ListaLigada(l); if (first == null && last == null) { last = nova; } else { nova.next = first; last.next=first; first = nova; } } public static void main(String[] args) { ConjListaLigada lista = new ConjListaLigada(); lista.add("Pedro"); lista.add("Rui"); lista.add("Joao"); System.out.println("" + lista.imprimir()); }
HappyHippyHippo Posted October 8, 2012 at 07:28 AM Report #478220 Posted October 8, 2012 at 07:28 AM já tentaste compilar isso ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
AJBM Posted October 8, 2012 at 09:00 AM Author Report #478223 Posted October 8, 2012 at 09:00 AM Sim e funciona, agora não sei se a implementação é a mais correcta
HappyHippyHippo Posted October 8, 2012 at 09:14 AM Report #478225 Posted October 8, 2012 at 09:14 AM isto funciona ?? System.out.println(lista.imprimir()); estou maravilhado pelos poderes adivinhos do Java ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
AJBM Posted October 8, 2012 at 09:19 AM Author Report #478226 Posted October 8, 2012 at 09:19 AM public class ConjListaLigada { private ListaLigada first, last; private int nelementos; public ConjListaLigada() { first = null; last = null; nelementos = 0; } void add(String l) { nelementos++; ListaLigada nova = new ListaLigada(l); if (first == null && last == null) { last = nova; } else { nova.next = first; last.next=first; first = nova; } } // void remove(String el) { // // if(nelementos==0){ // System.out.println("nada para remover:"); // } // else{ // // // } // // } String imprimir() { String dados = ""; dados=dados+last.elemento+" "+last.next.elemento+" "+first.elemento; return dados; } } lool eu tenho esse método na class, eu não coloquei porque a minha duvida estava no método de adicionar. Mas a implementação esta correcta?
HappyHippyHippo Posted October 8, 2012 at 09:26 AM Report #478227 Posted October 8, 2012 at 09:26 AM a resposta é muito simples : não pega num papel e verifica que valor tem cada elemento inserido na lista (texto e ponteiro para próximo) em cada passo da inserção para todas as inserções que fazes. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
AJBM Posted October 8, 2012 at 10:10 AM Author Report #478230 Posted October 8, 2012 at 10:10 AM Eu fiz o que disseste e parece funcionar bem agora public class ConjListaLigada { private ListaLigada first, last; private int nelementos; public ConjListaLigada() { first = null; last = null; nelementos = 0; } void add(String l) { nelementos++; ListaLigada nova = new ListaLigada(l); if (first == null && last == null) { last = nova; } else { if (nelementos == 2) { nova.next = null; first = nova; last.next=first; } else { first.next = nova; first = nova; } } } // void remove(String el) { // // if(nelementos==0){ // System.out.println("nada para remover:"); // } // else{ // // // } // // } String imprimir() { String dados = ""; int cont = 0; System.out.println("O ultimo elemento e: "+last.elemento+"\n O Ultimo elemento" + " esta apontar para: "+last.next.elemento+"\nO Penultimo elemento esta apontar: "+last.next.next.elemento+"\nO primeiro elemento é: "+last.next.next.next.elemento); return dados; } } public static void main(String[] args) { ConjListaLigada lista = new ConjListaLigada(); lista.add("Pedro"); lista.add("Rui"); lista.add("Joao"); lista.add("Antonio"); System.out.println("" + lista.imprimir()); } O output foi este : O ultimo elemento e: Pedro O Ultimo elemento esta apontar para: Rui O Penultimo elemento esta apontar: Joao O primeiro elemento é: Antonio
HappyHippyHippo Posted October 8, 2012 at 10:25 AM Report #478231 Posted October 8, 2012 at 10:25 AM corre este código : public static void main(String[] args) { ConjListaLigada lista = new ConjListaLigada(); for (int i = 0; i < 100; i++) { lista.add("Pessoa "+Integer(i).toString()); } System.out.println(lista.imprimir()); } IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
AJBM Posted October 8, 2012 at 10:44 AM Author Report #478232 Posted October 8, 2012 at 10:44 AM (edited) Ja corri, eu alterei o lista.add("Pessoa "+Integer(i).toString) para lista.add("Pessoa "+Integer.toString(i)) porque estava a dar me erro e assim ja não da. E tive este output: O ultimo elemento e: Pessoa 0 O Ultimo elemento esta apontar para: Pessoa 1 O Penultimo elemento esta apontar: Pessoa 2 O primeiro elemento é: Pessoa 3 Como eu queria adicionar a cabeça parece me que esta certo Edited October 8, 2012 at 10:45 AM by AJBM
HappyHippyHippo Posted October 8, 2012 at 11:07 AM Report #478234 Posted October 8, 2012 at 11:07 AM ora bem ... o código parece dar um resultado correcto mas existe soluções mais eficientes no entanto deixa ca ver como fica a tua lista last first | | V V pessoa1->pessoa2->pessoa3->pessoa4-> agora imagina que quero listar, é obvio que quero começar a listar pelo início, pelo primeiro em ontras palavras ... conclusão: void add(String l) { ListaLigada novo = new ListaLigada(l); // criar o nó da lista (nó da lista, não uma lista como estás a chamar) if (nelementos == 0) // verificar se a lista se encontra vazia { first = novo; // apontar para o nó criado last = novo; // apontar para o nó criado } else { last->next = novo; // guardar no elemento "next" do último nó guardado o ponteiro para o novo nó last = novo; // alterar o ponteiro para o último elemento para o novo nó criado/guardado } nelementos++; // só incrementar no fim (após a inserção na lista) } vejamos ent ao o que acontece quando adicionas elementos: Lista vazia: first last | | V V Lista com um elemento: first last | | V V pessoa1 Lista com duas pessoas: first last | | V V pessoa1->pessoa2 Lista com tres pessoas: first last | | V V pessoa1->pessoa2->pessoa3 vê agora como se faz a impressão usando correctamente a iteração dos elementos guardados String imprimir() { String resultado = ""; // string que guardará o resultado da listagem, se bem que podias enviar directamente para o output ListaLigada iter = first; // como vês, começar é pelo início ... while (iter != NULL) // entrar num ciclo enquanto estivermos a apontar para um nó válido { resultado += "Pessoa : "+iter.elemento+"\n"; // apresentar o nome guardado no nó iter = iter.next; // avançar com a iteração (apontar para o próximo) } return resultado; // devolver a string criada } IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
AJBM Posted October 8, 2012 at 11:19 AM Author Report #478240 Posted October 8, 2012 at 11:19 AM Ok Obrigado pela tua ajuda 👍
Recommended Posts