AJBM Posted October 5, 2012 at 10:45 AM Report #477832 Posted October 5, 2012 at 10:45 AM Boas!! Este e plano de curricular da minha cadeira de Sistema Base Dados, eu queria saber se me podiam aconselhar um livro em português, que falasse destes tópicos. Componente Teórica: 1. - Diagrama ER e Modelo Relacional; 1.1. - Transformação do Modelo ER para Modelo Relacional; 1.2. - Interfaces ao Modelo Relacional; 2. - Normalização; 3. - Metodologias na Concepção de Bases de Dados; 3.1. - Desenho do Modelo Conceptual; 3.2. - Desenho do Modelo Lógico; 3.3. - Desenho do Modelo Físico; 4. - Álgebra Relacional; 5. - Linguagens Relacionais; 5.1. - A linguagem SQL; 5.1.1. - SQL como linguagem de manipulação de dados; 5.1.2. - SQL como linguagem de definição de dados; 6. - Transacções e Concorrência em Bases de Dados; 7. - Bases de Dados Distribuídas (BDD); 7.1. - Classificação das BDD; 7.2. - O processo de concepção das BDD, 8. - Bases de Dados Orientadas a Objectos (BDOO); 8.1. - Conceitos e Aplicabilidade; 9. - Os novos Modelos de Bases de Dados; 9.1. - Conceitos de Data Warehousing; 9.2. - OLAP e Data Mining. Componente Prática: 1. - Diagrama ER; 2. - Modelo Relacional; 3. - Álgebra Relacional; 4. - S.Q.L.; 4.1. - LMD – Linguagem de Manipulação de Dados; 4.2. - LDD – Linguagem de Definição de Dados; 4. - Introdução ao SGBD SQL Server 2008; 4.1. - Passagem do modelo lógico de base de dados para o modelo físico; 4.2. - Mecanismos de integridade do SGBD; 4.2.1 - Constraints; 4.2.2. - Segurança: Permissões; 4.2.3 - Transacções; 4.3. - TSQL; 4.3.1. - Triggers; 4.3.2. - Procedimentos Armazenados; 4.3.3. - Funções
Virneto Posted October 5, 2012 at 10:52 AM Report #477833 Posted October 5, 2012 at 10:52 AM Boas, Para me iniciar em Bases de dados eu li este e gostei. http://www.fnac.pt/SQL-Structured-Query-Language-DAMAS-LUIS/a176622 Foi mesmo o primeiro que li sobre o tema e acho que foi uma boa introdução de conceitos e funcionamento SQL. Depois, claro, há muitos outros recursos disponíves... "Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Linuxando.com | ...
AJBM Posted October 6, 2012 at 10:50 AM Author Report #477979 Posted October 6, 2012 at 10:50 AM ok obrigado 👍
Recommended Posts