Guest skinie18 Posted October 4, 2012 at 10:21 AM Report #477709 Posted October 4, 2012 at 10:21 AM (edited) Boas, a situação é eu tenho 1 variável e 2 vectores: short n_elem = 5; int vec1[n_elem]; int vec2[n_elem]; O primeiro esta cheio de numero ao acaso: vec1[0] = 9; vec1[1] = 1; vec1[2] = 6; vec1[3] = 3; vec1[4] = 10; Ou seja no indice 0 o conteúdo é 9, no índice 1 o conteúdo é 1,... O meu objectivo é passar para o vec2[] os incides do vec1[] ordenados de forma crescente sem alterar nunca o vec1. Exemplo: vec1 -> 9, 1, 6, 3, 10vec2 -> 1, 3, 2, 0, 4 Nota: É claro que este problema se resolvia muito facilmente com um terceiro vector temporário, mas o meu objectivo é fazer um algoritmo eficiente que nao use muitas variáveis para o processo. A minha pergunta é: Qual o melhor algoritmo para resolver este problema? Gostava que me ajudassem com algumas palavras de como vossês resolviam o problema. Edited October 4, 2012 at 07:00 PM by Guest
pmg Posted October 4, 2012 at 11:25 AM Report #477726 Posted October 4, 2012 at 11:25 AM Implementa um quick sort (ou outro algoritmo de ordenação) sobre um array de indices. vec1 -> 9, 1, 6, 3, 10 vec2 -> 0, 1, 2, 3, 4 ordena o vec2, mas compara os valores vec1[vec2]. 1 Report What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
HappyHippyHippo Posted October 4, 2012 at 01:35 PM Report #477748 Posted October 4, 2012 at 01:35 PM (edited) para este problema, como o número de elementos é bem pequeno, qualquer algoritmo fará o que pretendes bem rápido. tenta um grande número (de algoritmos) que assim sempre vais praticando. Edited October 4, 2012 at 07:19 PM by HappyHippyHippo IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Guest skinie18 Posted October 4, 2012 at 06:59 PM Report #477790 Posted October 4, 2012 at 06:59 PM (edited) Boas, já consegui fazer um algoritmo da forma como queria. Obrigado pela ajuda pmg. Inicializei o vec2 aos indices do vec 2, ex:. vec1 -> A,B,C,D,E vec2 -> 0,1, 2, 3,4 Depois para fazer as comparações fiz: if(vec1[vec2[i]] > vec1[vec2[i+1]]) E ia fazendo as substituições dos índices nas vec2. Obrigado pelas ajudas 😉 Edited October 4, 2012 at 06:59 PM by skinie18
pmg Posted October 4, 2012 at 07:29 PM Report #477795 Posted October 4, 2012 at 07:29 PM Pois, é isso mesmo. Queres meter aqui o teu codigo? Pode ser que alguem tenha sugestoes de alteracao ... What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Guest skinie18 Posted October 4, 2012 at 08:59 PM Report #477802 Posted October 4, 2012 at 08:59 PM (edited) Para já é melhor nao. Porque este é o trabalho que é suposto ser entregue na Faculdade. E há vários alunos que estão a tentar resolver este problema(de várias maneiras), as soluções são para ser apresentadas na próxima semana. Eu ja vi algumas resoluções para este problema mas a maior parte implica fazer 3 ou 4 for's usar arrays auxiliares ou inicializar variáveis a um numero tipo 999999999 e etc... Como eu nao achei que nenhuma dessas soluções era boa ou correcta do ponto de vista da eficiência eu fiz a pergunta aqui no Portugal a programar onde principalmente o teu comentário me deixou a pensar e me levou a minha conclusão final. Espero entao que os colegas que estão a resolver o mesmo problema atinjam as mesmas conclusões que eu, ou melhores! 😉 Nota: Como é obvio o P@P é conhecido entre os meus colegas programadores e nao quero chapar o codigo aqui e eles nao terem o trabalho de raciocinar ate chegar a solução. (É como ver um filme que já se conhece o fim... Nao tem piada...) Edited October 4, 2012 at 09:02 PM by skinie18
pmg Posted October 4, 2012 at 09:38 PM Report #477806 Posted October 4, 2012 at 09:38 PM Ok, tens uma boa razao para manter o teu codigo privado. Como é obvio, depois dos trabalhos de todos os colegas terem sido entregues e avaliados, podes sempre rever o topico e publicar o teu codigo nessa altura para mais comentarios / sugestoes / criticas. Happy Coding! What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Guest skinie18 Posted October 10, 2012 at 03:35 PM Report #478605 Posted October 10, 2012 at 03:35 PM Fica ai o código que eu fiz: #include <stdio.h> int main(int argc, const char * argv[]) { short n_elem = 5; // Numero de elementos do array short i = 0; // Variavel temporaria de for int vec[n_elem]; // Array Principal int newVec[n_elem]; // Array com indices do array principal ordenados por ordem crescente /* -- Ler os 5 elementos -- */ do{ printf("Insira o elemento %d do array: ", (i+1)); scanf("%d", &vec[i]); fflush(stdin); i++; }while(i != n_elem); /* -- Inicializar newVec aos indices por ordem -- */ for (i=0; i<n_elem; i++) { newVec[i]= i; } short flag = 1; // flag que conta quantas trocas o bubble sort faz /* -- Bubble Sort -- */ while(flag != 0){ flag = 0; for (i=0; i<(n_elem-1); i++) { if(vec[newVec[i]] > vec[newVec[i+1]]){ int tmp = newVec[i]; newVec[i] = newVec[i+1]; newVec[i+1] = tmp; flag++; } } } /* -- Apresentar o array de indices no ecra -- */ for (i=0; i<n_elem; i++) { printf("%d", newVec[i]); } printf("\n"); return 0; //end }
pmg Posted October 10, 2012 at 05:32 PM Report #478619 Posted October 10, 2012 at 05:32 PM Nao esta nada mal. Vou sugerir duas alteracoes: 1) faz o bubble sort uma funcao separada 2) melhora o bubble sort para nao estar a comparar elementos que ja sabes que estao na posicao final. De cada vez que o ciclo for interior corre, o elemento mais alto restante é levado para o fim do array. Mas no ciclo seguinte vais comparar desnecessariamente este ultimo elemento com o anterior (e no terceiro ciclo vais comparar os 2 ultimos, ..., ...) Pontos de estilo: a) a funcao main nunca usa argc ou argv. Nao precisas de os definir (quanto menos coisas houver, menos coisas podem correr mal), ficando a funcao assim int main(void) { /* ... */ } b) o fflush(stdin) nao te adianta nada ao programa. Se nao o utilizares o teu programa pode correr (ou ser compilado) em implementacoes onde essa funcionalidade nao esta definida. c) em vez de definires a veriavel temporaria de for a nivel da funcao main, podes defini-la apenas para cada ciclo /* aqui, a variavel i nao existe */ for (int i = 0; i < n_elem; i++) { /* ... aqui a variavel i existe ... */ } /* aqui, a variavel i nao existe */ What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
HappyHippyHippo Posted October 10, 2012 at 07:22 PM Report #478632 Posted October 10, 2012 at 07:22 PM c) em vez de definires a veriavel temporaria de for a nivel da funcao main, podes defini-la apenas para cada ciclo é preciso notar que isto não é possivel para algums compiladores ou versões de compiladores (mais antigos ou restritos), por isso fica só a nota que se der erro, pode ser disso e não da simplificação. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pmg Posted October 10, 2012 at 07:51 PM Report #478640 Posted October 10, 2012 at 07:51 PM é preciso notar que isto não é possivel para algums compiladores ou versões de compiladores (mais antigos ou restritos), por isso fica só a nota que se der erro, pode ser disso e não da simplificação. Obrigado pela chamada de atencao. O programa original usa pelo menos 2 "novidades" do C99 (VLA e codigo misturado com declaracoes), por isso a "novidade" que eu sugeri, muito provavelmente, tambem ira funcionar 🙂 What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Recommended Posts