Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas!

Eu tenho a seguinte duvida, por exemplo temos este codigo

List<Object> obj= new ArrayList<Object>();
 obj.add(new Integer(2));
 obj.add(new Food("Peixe"));
obj.add(new String("teste"));
System.out.println(obj.toString());

isto não da erro. Tenho uma lista de objectos que contem um Integer e uma Food e uma String, a minha duvida vem agora, se eu fizer isto da me erro porque?

static void teste(List<Object> obj){
 System.out.println(obj.toString());
}

List<String> string= new ArrayList<String>();
string.add(new String("s"));
TesteJava.teste(string);

Apesar de eu estar a pedir inicialmente no método teste, uma List de object e depois passar uma list de String devia ser possível executar o código pois de eu em no 1 exemplo consigo adicionar Strings.

Edited by AJBM
Posted

O problema está no protótipo da função. Enquanto no primeiro código não tens função nenhuma e a linguagem trata tudo por ti, no segundo código, estás a chamar uma função passando um argumento que não é do mesmo tipo.

nota : se dá erro deverias apresentar o erro que te é dado pelo compilador.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Mas a classe object esta no topo da hierarquia, logo todos as outras classes herdam de object logo são object certo, logo devia dar, o erro e actual argumento List<String> nao pode ser convertido List<Object>

Posted (edited)

Não existe covariância de tipos parametrizados. Enquanto que uma String é um Object, uma List<String> não é uma List<Object>. No entanto, uma List<String> já é uma List<? extends Object>. Daí os wildcards.

Edit: uma resposta minha na Zwame:

Isso acontece porque em Java não há covariância de tipos parametrizados. Quer isto dizer que, enquanto que podes atribuir a uma variável de um determinado tipo um objecto cujo tipo é do mesmo tipo ou sub-tipo, isto é, podes atribuir um tipo dinâmico à variável que seja do mesmo tipo ou sub-tipo do seu tipo estático (situação equivalente para os arrays), tal não pode ser feito com tipos parametrizados, como sejam todas as classes da Java Collections Framework. Exemplificando:

Podes fazer isto:

Prato p = new PratoVegetariano();

Prato[] array = new PratoVegetariano[10];

p tem tipo estático Prato e tipo dinâmico PratoVegetariano. Os métodos que p pode invocar são determinados pela combinação do dynamic binding (atribuição de tipos dinâmicos a variáveis cujo tipo estático é do mesmo tipo ou super tipo desse tipo, e posterior determinação de quais os métodos que pode invocar) e do algoritmo de dynamic method lookup, que permite a procura ascendente na hierarquia de classes em questão pelo método invocado, começando na classe correspondente ao tipo dinâmico.

Situação idêntica para os arrays.

Não podes fazer:

List<Prato> l = new ArrayList<PratoVegetariano>();

List<Prato> é um tipo parametrizado. O parâmetro é, também ele, um tipo: Prato. Em Java, não há covariância de tipos parametrizados, quer isto dizer que não podes atribuir, neste caso, a uma lista de Prato uma lista de PratoVegetariano, mesmo verificando-se que PratoVegetariano é subclasse de Prato na hierarquia de classes.

Para resolver este problema tens de usar aquilo a que se chama de wildcards. Esta construção permite-te dizer que a um determinado tipo cujo parâmetro é de um dado tipo ou seu sub-tipo qualquer, podes atribuir um tipo do mesmo tipo ou sub-tipo. Assim, temos:

List<? extends Prato> l = new ArrayList<PratoVegetariano>();

Aquela construção que vês em List, indica que podes atribuir à variável 'l' um objecto, neste caso uma colecção, que comporte objectos do mesmo tipo (Prato) ou de algum sub-tipo de Prato que não importa especificar, é um qualquer que possa vir a ser criado (neste caso: PratoVegetariano).

http://forum.zwame.pt/archive/index.php/t-499862.html

Edited by Baderous