NuGuN Posted October 29, 2006 at 12:00 PM Report #60721 Posted October 29, 2006 at 12:00 PM Boas... Pessoal é o seguinte, eu estou a tentar trabalhar com a porta paralela com python mas estou a ter uns probleminhas 😄 Andei a procurar na internet e encontrei algumas coisas e para iniciar queria apenas activar e desactivar pinos da porta paralela e pelo que percebi basta estas 2 linhas: import parallel p = parallel.Parallel() p.setData(0x55) Já instalei o PyParallel. Quando tento correr esse programa da-me erro: Traceback (most recent call last): File "C:\Documents and Settings\NuGuN\Ambiente de trabalho\teste.py", line 3, in <module> p = parallel.Parallel() File "C:\Programas\Python25\lib\site-packages\parallel\parallelwin32.py", line 74, in __init__ self.ctrlReg = _pyparallel.inp(self.ctrlRegAdr) WindowsError: exception: priviledged instruction Andei a pesquisar e parece que preciso de um driver para ter acesso á porta paralela em winXP, já tenho o driver (giveio.sys) mas não o sei instalar nem sei se é mesmo isto :S Se alguém me souber ajudar agradecia 😄 Cumps
Triton Posted October 29, 2006 at 12:41 PM Report #60730 Posted October 29, 2006 at 12:41 PM Tenta meter o ficheiro nas pastas System e System32 e na mesma pasta que a biblioteca PyParallel. Também encontrei outra biblioteca, tenta ver se funciona: dlportio - yet another Python parallel port library for win32. <3 life
NuGuN Posted October 29, 2006 at 12:45 PM Author Report #60731 Posted October 29, 2006 at 12:45 PM Ora o problema já esta resolvido 😄 . Faltava mesmo instalar o driver giveio.sys para ter acesso à porta paralela. Já agora aproveito para explicar como se faz 😄 Primeiro instala-se o PyParallel. Depois instala-se o giveio.sys. Para o instalar precisa-se do LoadDRV, copia-se o giveio.sys para C:\WINDOWS\system32\drivers e em seguida com o LoadDRV coloca-se o directório onde esta o giveio.sys (C:\WINDOWS\system32\drivers\giveio.sys) na caixa de texto e depois carrega-se no botão install e em seguida no botão Start, e esta o giveio.sys instalado. A nível de programação é simples, basta 3 linhas: import parallel p = parallel.Parallel() p.setData("valor_que_se_quer") Em "valor_que_se_quer" coloca-se o numero que se quer enviar para a porta paralela, por exemplo caso se quira activar o pino 1 coloca-se o valor 1 caso seja o pino 2 o valor 2 caso seja o pino 3 o valor 4.... Pode-se trabalhar com decimal ou em hexadecimal (foi as que experimentei) Cumps
NuGuN Posted October 29, 2006 at 12:46 PM Author Report #60732 Posted October 29, 2006 at 12:46 PM Tenta meter o ficheiro nas pastas System e System32 e na mesma pasta que a biblioteca PyParallel. Também encontrei outra biblioteca, tenta ver se funciona: dlportio - yet another Python parallel port library for win32. Obrigado na mesma Triton 😄 Cumps
David Pintassilgo Posted November 6, 2007 at 06:34 PM Report #145694 Posted November 6, 2007 at 06:34 PM NuGun,.. meu malandro! Ando farto de perguntar por isso e não sabias ajudar aqui o amigo.... Já "passei uma vergonhaça" noutro forum por causa disso eheh Andei ai noutro lado a perguntar por informações sobre o assunto (não tinha dado com esta thread) e indicaram-me um link para aqui.... 🙂 Já agora,.. e isso em linux? Por acaso ainda não fizes-te nada, não? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
NuGuN Posted November 8, 2007 at 07:04 PM Author Report #146179 Posted November 8, 2007 at 07:04 PM NuGun,.. meu malandro! Ando farto de perguntar por isso e não sabias ajudar aqui o amigo.... Já "passei uma vergonhaça" noutro forum por causa disso eheh Andei ai noutro lado a perguntar por informações sobre o assunto (não tinha dado com esta thread) e indicaram-me um link para aqui.... 😞 Já agora,.. e isso em linux? Por acaso ainda não fizes-te nada, não? LOOOOL é bem 😛 :p Em linux não sei se isso funciona. Se bem me lembro, nem cheguei a experimentar isso mesmo a serio 😄 Cumps
David Pintassilgo Posted December 18, 2007 at 09:27 PM Report #155088 Posted December 18, 2007 at 09:27 PM Em linux tb já funciona! 😛 http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=155087 cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
Recommended Posts