Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal da programação, é o seguinte estou-me a iniciar no mundo da programação, por isso estou com sérios problemas para resolver o seguinte exercício.

Preciso que me ajudem a fazer um algoritmo que implemente uma máquina de calcular, permitindo que o utilizador possa resolver problemas como o seguinte exemplo: 6+(4-(5x(5+4))).

Posted

o melhor é fazer a interpretação da string por tokens.

depois de teres os tokens, podes criar uma árvore de cálculo que facilmente pode efectuar o cálculo.

exemplo: 6+(4-(5x(5+4)))

tokens: TOK_NUM(6), TOK_SUM, TOK_OPEN_PAR, TOK_NUM(4), TOK_SUB, TOK_OPEN_PAR, TOK_NUM(5), ...

árvore (escrevi dentro das tags code para manter os "aspecto"):

TOK_SUM
  |     ---------
  V             V
TOK_NUM(6)     TOK_SUB 
               |     --------
               V            V
            TOK_NUM(4)    TOK_MUL
                          |     ------------
                          V                V
                        TOK_NUM(5)       TOK_SUM
                                         |     ----------
                                         V              V
                                       TOK_NUM(5)    TOK_NUM(4)

este tipo de árvore é facilmente interpretada.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

O que é que já fizeste?

A gente ajuda-te, mas não te vamos fazer o trabalho.

Explica o teu problema, com o código relevante, dizendo o que queres que ele faça e o que é que ele faz em vez do pretendido. Se for um problema de compilação mete a linha em questão e mais algumas para trás juntamente com a mensagem do compilador.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

o melhor é fazer a interpretação da string por tokens.

depois de teres os tokens, podes criar uma árvore de cálculo que facilmente pode efectuar o cálculo.

exemplo: 6+(4-(5x(5+4)))

tokens: TOK_NUM(6), TOK_SUM, TOK_OPEN_PAR, TOK_NUM(4), TOK_SUB, TOK_OPEN_PAR, TOK_NUM(5), ...

árvore (escrevi dentro das tags code para manter os "aspecto"):

TOK_SUM
| ---------
V V
TOK_NUM(6) TOK_SUB
| --------
V V
TOK_NUM(4) TOK_MUL
| ------------
V V
TOK_NUM(5) TOK_SUM
| ----------
V V
TOK_NUM(5) TOK_NUM(4)

este tipo de árvore é facilmente interpretada.

Boas

Tokens? para um iniciado em programação? não é fruta muito riga?

Podes começar pela ideia mais simples de encontrar o ultimo parênteses ( c/ loop) e começar a partir daí..

_________________Cenas pá.

Posted

Tokens? para um iniciado em programação? não é fruta muito riga?

Podes começar pela ideia mais simples de encontrar o ultimo parênteses ( c/ loop) e começar a partir daí..

eu avalio o nível do programador que se está a inicializar pelo nível de dificuldade dos problemas que apresenta.

se ele perguntasse como saber a média de um grupo de valores, é uma coisa, uma calculadora é outra.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Boas,eu não quero que façam o trabalho por mim, apenas preciso de umas luzes para começar, também não sou propriamente um iniciante, já fiz diversos trabalhos algo complicados. Este trabalho é que não consigo resolver, pois também não sei por onde começar. O que são os tokens nunca ouvi falar desta opção em c