Jump to content
Gnrtuga

Tkinter e criação de forms

Recommended Posts

Gnrtuga

Olá novamente pessoal.

Estive a ver um video intitulado "Python a arma secreta do Google" ( o cameramen devia ser apedrejado a ver se parava de tremer ;) ) no youtube, e o orador lá para o meio faz um relógio, e importa o Tkinter, e eu já tentei fazer mas não dá...já procurei para instalar e não consigo... como é que posso fazer para instalar? Tenho outra maneira de testar o relógio?

Já agora, e apesar de ainda ser muita fruta para mim, que me estou a iniciar... como é que desenho forms em python?

Obrigado.

Edited by Gnrtuga

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

KTachyon

Devias indicar o sistema operativo. E se já tens o Python instalado. E o video de que estás a falar para dar contexto ao tópico.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Gnrtuga

ehehe.. eu às vezes falo e depois não me explico, e fico à espera que me compreendam.. as minhas desculpas...

Sistema operativo tenho o windows 7 32 bits, tenho o python 3.2.3.

Também tenho ubuntu-12.04.1-desktop-i386 com a mesma versão de python, mas o ubuntu instalei à poucos dias....

O video

https://www.youtube.com/embed/RnU3lQ0EL1o?feature=oembed

, a parte do relógio é aos 12 minutos..

Obrigado!

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

KTachyon

De certeza que ele está a utilizar o Python 3? É que o import é diferente entre o Python 2 e o Python 3.

Python 2:

import Tkinter

Python 3:

import tkinter

De qualquer forma, o Ubuntu já devia trazer uma versão do Python instalada (2.x), que podias utilizar de origem. Dependendo da forma como instalaste o Python, se correres o comando python na linha de comandos, ainda deverá correr a versão 2.

Claro que também é possível que aquilo que tenhas instalado possa não trazer esse módulo.

Edited by KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Gnrtuga

Na apresentação ele usa a versão 2.6.1... no ubuntu instalei logo a versão 3.2.3.. acho que vou desinstalar e experimentar...

Já experimentei o código na versão 3.2.3 e não dá...

ele usa o seguinte código:

# aqui já alterei o Tkinter por tkinter
]import tkinter
rel = tkinter.Label() # aqui abre logo uma janela, e no meu não.. 
from time import strftime
strftime('%H:%M:%S')
rel['text'] = strftime('%H:%M:%S')
rel.pack()
rel['font'] = ' Helvetica 120 bold'

def tictac(): # aqui abre uma nova janela daquelas ctrl+n na shell
agora = srtftime('%H:%M:%S')
if rel['text'] != agora:
rel['text'] = agora
rel.after(100, tictac)

E pronto acho que não vou conseguir..

Edited by Gnrtuga

icemonster2

Na apresentação ele usa a versão 2.6.1... no ubuntu instalei logo a versão 3.2.3.. acho que vou desinstalar e experimentar...

Já experimentei o código na versão 3.2.3 e não dá...

ele usa o seguinte código:

# aqui já alterei o Tkinter por tkinter
]import tkinter
rel = tkinter.Label() # aqui abre logo uma janela, e no meu não.. 
from time import strftime
strftime('%H:%M:%S')
rel['text'] = strftime('%H:%M:%S')
rel.pack()
rel['font'] = ' Helvetica 120 bold'

def tictac(): # aqui abre uma nova janela daquelas ctrl+n na shell
if rel['text'] != agora:
rel['text'] = agora
rel.after(100, tictac)

E pronto acho que não vou conseguir..

Primeiramente, não é "agora = srtftime('%H:%M:%S') mas sim agora = strftime(%H:%M:%S'), é um bocado dificil de perçeber a diferença no código. No python 2.7 tá a executar tudo bem. Corrige esse erro, verifica se dá. Se não der é mesmo por causa da versão.

Gnrtuga

Pronto sou um homem feliz! Já consegui no Ubuntu, depois de 17 000 tentativas, mas deu, na versão 2.7.3. e depois de experimentar na 3.2.3 também deu... :P

Desconfio que não tinha o pacote bem instalado, tanto no Ubuntu como no Windows... é o que dá ser básico.. :cheesygrin:

Obrigado pela vossa ajuda e paciência!