deathseeker25 Posted October 29, 2006 at 10:47 AM Report #60697 Posted October 29, 2006 at 10:47 AM Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia. Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados. E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar. Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros). Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática. Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas. Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo. O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal. Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo. E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana). É este o País em que também vivemos. É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc. Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia. Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito. Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos? Fonte: Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso In Revista Exportar Acho que este texto deve ficar como inamovível, na medida em que temos sempre tendência a criticar o que é nosso, o que realmente está mal e tem de ser mudado. Eu sonho com o dia em que um jornalista entrevistar uma idosa numa vila qualquer do norte do país e podermos ouvir algo do género: "Estou orgulhosa de pertencer a este país. Estou orgulhosa de ter sido parte activa da mudança, não só a nível de mentalidade como a nível económico e de postura perante nós mesmos e o mundo.". Sonho com o dia em que outra velhinha, esta do centro ou sul do país, ao ser entrevistada por um jornalista, diga as mesmas coisas por outras palavras. Sonho realmente, como bom português, com esse dia. Bom português não é apenas apoiar a nossa selecção nacional nos campeonatos mundiais e nos europeus, ou o Obikwelu quando corre; bom português é ser realista - ser realista não é ser pessimista - e apoiar o país naquilo que tem, em vez de criticar aquilo que não tem. Mas aí está, é demasiado fácil criticar e o povo gosta de ter a vida sempre facilitada. Bom português é aquele que denuncia as injustiças, em vez de tentar arranjar uma melhor maneira de as aproveitar para benefício próprio; bom português vai votar, nem que seja em branco; bom português ama a cidade, o campo, o mar e protege-os como se fosse tudo propriedade privada; bom português não é incendiário. Se somos tão bons em coisas tão valorizadas, porque razão havemos de estar sempre a criticar o que é nosso e a apoiar o que é estrangeiro? Nos últimos tempos surgiu a moda de se dizer que mais valia ser espanhol. Ouço os velhos ali do café, ouço os putos na escola, ouço toda a gente a dizer que se calhar a melhor coisa a fazer neste momento é sermos anexados pelos espanhóis. Pois digam a um espanhol se, se fossem os espanhóis que estivessem no nosso lugar e nós no deles, eles queriam ser portugueses. Há que tentar ao máximo ser um bom português, pois se pensarem bem, este país só avançou através do contributo dos bons portugueses. Por vezes é difícil ser um bom português, mas esta ideia tem de estar sempre presente. Até ao dia em que surgirem mais alguns bons portugueses que possam levar este país para a frente (temos potencial para sermos uma grande potência económica europeia), este tópico ficará em inamovível.
Hipnoted Posted October 29, 2006 at 10:53 AM Report #60700 Posted October 29, 2006 at 10:53 AM E eu conheço um pais que tem um sistema de pagamento de portagens (Via Verde) para facilitar a vida às pessoas, coisa que não existe nos outros paises ou se existe foi depois e existir no nosso! É verdade, por vezes não damos o devido valor à terra em que vivemos. Nós não temos muita violência, não temos muitas inundações, não entramos directamente em guerras com outros paises, .... enfim existem muitas mais coisas boas. "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
magician Posted October 29, 2006 at 11:24 AM Report #60709 Posted October 29, 2006 at 11:24 AM A questao não é a de nao termos coisas boas que isso realmente temos a questao é que quando se trata de coisas más tambem estamos sempre no top raking :S como a sida, drogas, condutores com alcool e mais um monte deles :S I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Hipnoted Posted October 29, 2006 at 11:28 AM Report #60714 Posted October 29, 2006 at 11:28 AM A questao não é a de nao termos coisas boas que isso realmente temos a questao é que quando se trata de coisas más tambem estamos sempre no top raking :S como a sida, drogas, condutores com alcool e mais um monte deles :S Isso também é verdade mas cada pais tem os seus problemas. Nós temos esses mas não é por isso que eu desato sem mais nem menos a criticar o pais no qual nasci. E sim, eu sei que lá fora vive-se melhor (por terem mais $) mas também é exagero dizer que em portugal se vive mal por exemplo. Eu estive 7 anos no estrangeiro e sei que não é tudo um mar de rosas. 😄 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
Gust Posted October 29, 2006 at 11:37 AM Report #60719 Posted October 29, 2006 at 11:37 AM Isto é que é ser Português. Que texto bonito. "A computer program it's a world, the programmer its God"
Anonym Posted October 29, 2006 at 05:12 PM Report #60777 Posted October 29, 2006 at 05:12 PM Eu só posso dizer uma coisa sobre este texto, é motivador e muito! No entanto é bom que não se deixem iludir com ele. Nós somos melhor em coisas que outros países, mas somos muito piores em muitas outras coisas que o resto da UE. PS: E que tal uma votação? Para ver se o pessoal se as eleições fossem hoje, se o pessoal votava no actual governo? Uma espécie de sondagem?
dourado Posted November 4, 2006 at 03:23 PM Report #62065 Posted November 4, 2006 at 03:23 PM não vale a pena bater no velhinho . toca a trabalhar se querem que este pais va a algum lado
TheDark Posted November 4, 2006 at 03:50 PM Report #62071 Posted November 4, 2006 at 03:50 PM não vale a pena bater no velhinho . toca a trabalhar se querem que este pais va a algum lado Exactamente. É fácil culpar os outros, o que custa é tentar endireitar o que pudermos, na esperança de que outros o tentem também fazer. Grande post, deathseeker. Há aí muita coisa de que nem desconfiava. Orgulho em ser português sempre o tive, mas esse texto ajudou a aumentá-lo 😛 Desaparecido.
estrela Posted November 4, 2006 at 07:22 PM Report #62102 Posted November 4, 2006 at 07:22 PM não vale a pena bater no velhinho . toca a trabalhar se querem que este pais va a algum lado Quem fala assim nao é gagooooo!!! xD Ora aí está 😄 Cumps 😉
karva Posted November 5, 2006 at 01:13 AM Report #62150 Posted November 5, 2006 at 01:13 AM concordo... Proud LEIC-A@IST student!
sandro_G Posted February 15, 2007 at 06:52 PM Report #83091 Posted February 15, 2007 at 06:52 PM Exaco...Nos somos o futuro do nosso país, e como tal devemos fazer algo por ele e não limitarmo-nos a dizer que é mau... ||I'm the devil25, I'm G and I'm sandro_G||
jreis Posted April 20, 2007 at 09:13 AM Report #94771 Posted April 20, 2007 at 09:13 AM Bom texto, gostei. Eu cá vou tentando fazer o que posso para fazer Portugal andar para a frente.. "Pensa positivo: tudo pode piorar"
deathseeker25 Posted April 23, 2007 at 05:04 PM Author Report #95422 Posted April 23, 2007 at 05:04 PM mas se tds contribuirmos fica 1 bocado mais facil de Portugal, dar mais um passo... tinhamos tanto.... nao temos nada agora... eramos os "reis dos mares", tinhamos rotas nossas, armadas potentes (antes das inglesas), tinhamos tudo para sermos USA 2, agr... tamos a mamar no dedo... enfim... Salazar minou isto tudo, ao "enclausurar-nos" aqueles anos todos com o "slogan": Orgulhosamente Sós" ou assim 1 coisa... Salazar não tem nada a ver com a queda do nosso império. A queda do nosso império tem apenas a ver com uma característica que espero que a nossa geração consiga mudar, mesmo que seja um pouco: tudo o que se recebe é para se gastar. Acontece que enquanto éramos ricos, gastávamos tudo o que se podia, porque eramos ricos. Agora que somos "pobres" queremos voltar a ser ricos, para, se tudo se mantiver como sempre, voltarmos a gastar. Para os que não compreenderam, imaginem um saco que tinha como missão armazenar o dinheiro do estado português. Se toda a gente com acesso a esse saco roubar quantidades superiores áquelas que entram para as gastar em coisas sem nenhum valor para além do valor histórico (convento de Mafra e todos esses palacetes que por aí existem, não contando claro com as batalhas que travamos no século XVI e XVII sem qualquer onbjectivo), como acham que o saco fica? Vazio, claro. Aliás, chega a certa altura que até rompe e aí surge o endividamente. Portanto, não se ponha Salazar ao barulho que a culpa não é dele nem dos avós dele. Lógico que no século XX também teve o seu importante papel na estagnação (que ainda estamos e continuaremos a pagar), mas o problema já vem de há muitos séculos atrás... 👍
pedrotuga Posted November 13, 2007 at 04:19 PM Report #147119 Posted November 13, 2007 at 04:19 PM Pessoalmente considero referencias à história remota do nosso país completamente irrelevantes na discussão a nossa actual situação socio-económica. Não vejo os gregos, turcos ou italianos a queixarem-se de ja terem sido um grande império em tempos. Desde então aconteceram muitas mudanças de dimensão maior do que um país. Final da escravatura, igaldade social, emancipação feminina, revolvução industrial, etc etc etc. Essas sim foram importantes. Se portugal já foi um grande império... isso foi em tempos completamente diferentes dos nossos. A nossa ditadura podem crer que nos afectou em bastante na medida em que o país ficou estagnado em termos de valor humano. Educação pobre, poucas condições, actividade economica fraquissima, guerra, etc. Mas não vamos ficar toda a vida agarrados a essa desculpa... aditadura já acabou há mais de 30 anos.
Aurélia João Posted November 25, 2007 at 04:51 PM Report #150261 Posted November 25, 2007 at 04:51 PM Gostei do texto. Muito bem escrito e, por isso, facilmente descodificável. Concordo consigo quando mostra que este país também tem motivos para dele nos orgulharmos. Eu não tenho vergonha do meu país, antes pelo contrário. Grito aos quatro ventos que sou portuguesa, que a minha língua é a língua portuguesa, a língua de Camões, de Fernando Pessoa, e por aí fora. No outro dia, uma senhora brasileira dizia que era por demais evidente o orgulho que eu tenho da minha nacionalidade e da minha língua. Porém, tenho muita, muita vergonha, sim senhor! Dos nossos políticos, dos nossos empresários, ainda que asfixiados de sucesso, da nossa querida, excelente e incomparável televisãozinha (excluo a 2 e vou a caminho de excluir a 1, que pelos vistos começou a parar para pensar e já se começa a ver algum resultado).
pedrotuga Posted November 29, 2007 at 04:20 PM Report #151164 Posted November 29, 2007 at 04:20 PM Já que este tópico foi reavivado aproveito para deixar aqui mais umas considerações sobre o nosso país em comparação com a eterna medida: a vizinha espanha. Recentemente fui a salamanca e interiorizei mais alguma informação que tento usar no sentido de compreender o que é espanha e o que é ser espanhol. Será porque sou portugues e estou habituado a se-lo desde pequeno, mas saí de espanha com o estranho sentimento: "porra... bem melhor ser portugues do que espanhol". A espanha é um país de enormes recursos, basta passar a fronteira que salta logo à vista a forma como a agricultura é praticada como deve ser, mesmo em terrenos que supostamente seriam pior que a maior parte dos nossos. Muitos recursos, muitos mais dinamismo, muito mais património e sentido de valor do mesmo, sim, isto é tudo verdade de facto mas não há um sentido de entidade cultural e social tão coeso como em portugal. E para alem disso, à parte de uma economia de fazer rir como é a nossa quando comparada com a espenhola, portugal é uma sociadede muito mais avançada do que espanha em termos de valores humanos... Isto sem querer menosprezar a simpatia dos espanhois, de resto até tenho grandes amigos espanhois que conheci quando fiz erasmus. Por mais esquisito que pareça portugal acaba por ser mais parecido com países como a itália, a frança, ou até mesmo a suécia do que propriamente com a espanha.... claro que isto não é verdade em todos os sentidos, só nalguns. Moral da história, todas as coisas boas que dizem em relaçao a espanha aparentemente são verdade. Mas pesando tudo, penso que o balança ainda pende para o lado de portugal. Então para um bom garfo como eu... a culinária espanhola ao pé da portuguesa... meu deus... que desastre. Aurélia... a nossa televisão querida é fixe sim, mas permitam-me que, nesse caso deixa uma palavra positiva em relação à radio, em particular à minha inseparável companheira Antena 1. Isso sim é um bom exemplo de serviço publico.
DRKaQUiLa Posted November 30, 2007 at 01:54 PM Report #151353 Posted November 30, 2007 at 01:54 PM Excelente este texto, muito bom mesmo. Mas agora temos de pensar nele, não é só ler e bater palmas e dizer, sim, muito bem, afinal não somos tão maus como nos pintam. Temos de olhar para o que está mal e mudar isso, somos muito bons em tudo o que está escrito neste artigo, mas agora temos de olhar para a falta de escolaridade no nosso pequeno Portugal, as pessoas que não têm estudos também são muito boas, têm massa cinzenta como todos os outros e muitos deles perderam-se para cargos de alguma importância, não por incapacidade total, mas incapacidade em determinada área, quantos colegas nossos, durante todos os anos em que andámos a estudar se perderam por que não conseguíram tirar esta ou aquela disciplina, quantos não ficaram pelo caminho por terem de trabalhar desde novos para ajudar em casa, quantos não se perderam porque lhe foi dificultada a vida? A estes sim já é culpa de todas as conjunturas existentes no nosso país, porque é que em países coma a Alemanha, quando vêem que o aluno não tem capacidade para tirar os estudos ditos normais, passam para escolas profissionais de modo a aprenderem uma profissão, um ofício, porque é que em Portugal só criam essa escola para o pessoal que não tem capacidades e depois de terem chumbado uma data de anos e depois de terem andado na má vida? Porque não se começa a fazer uma revisão sobre quem tem realmente capacidades e quem não tem? Agora vão-me dizer que se lhes cortas as pernas quando são novos, se se enganarem a ver as potencialidades, deixa de ter as mesmas oportunidades dos outros. Não com um seguimento contínuo, a partir do momento em que uma pessoa começa a mostrar capacidades para outras coisas, continuaria por essa vertente de melhores possibilidades, e para aqueles que sempre andaram pela outra vertente, sempre vão saber um ofício e portanto ser mão de obra qualificada. Tudo isto daria aso a que a pessoa se esforça-se mais e aquando do termino dos seus estudos, teria conhecimentos amplos numa determinada área e poderia arranjar emprego com mais facilidade. Mas Portugal insiste dar vantagens a pessoal depois... É o que se vê. Somos muito bons em muita coisa, mas temos graves problemas em muitas outras, temos de arranjar um meio termo, não ser bestiais e bestas ao mesmo tempo.
electron++ Posted January 25, 2008 at 08:44 PM Report #162211 Posted January 25, 2008 at 08:44 PM O problema de Portugal, a meu ver, é falta de ambição! Nos portugueses nas batalhas nunca perdemos! Tivemos sempre o maior e duradouro Império da história da Humanidade, e não, não foi o império Inglês mas sim o Império Português! So faltou foi mesmo ambição para manter o Império! Hoje em dia os portugueses so se sabem lamentar! É muito difícil ver um Português a pensar em grande e a levar o seu projecto em frente! Nós estamos mal em aspectos como a SIDA, as drogas e etc. porque também há falta de informação! Ou vão me tentar dizer que uns simples cartazes chegam? Temos milhares de escolas sem Educação Sexual! Até quando vão fazer do sexo um tabu? Existe algum livro que as pessoas possam adquirir para combater a ignorância e para mudarem de atitude? Para criticar tá tudo reunido! mas para construir e melhorar ninguém se chateia! Temos, felizmente, portugueses com ambição! existem Empresas de tamanho sucesso! E podemos ver na Internet portuguesa! realmente existem blogs, foruns e comunidades boas! Mas o problema é que não as dezenas mas sim as unidades! se olharmos para a Internet brasileira existe de tudo! existem pessoas que pelo menos criar e tem uma gota de ambição e criam blogs sobre quase tudo! Ca em Portugal.... grande parte dos melhores resultados do Google são da Internet brasileira! Quantas vezes é que eu quero uns tutoriais sobre C++ e vou parar a site de faculdades brasileiras! onde estão os Sites das Faculdades Portuguesas? Em vários aspectos temos algo de bom mas é em pouca quantidade! Há quem diga que precisamos de um segundo Salazar! Concordo nem que para isso seja necessário fazer sacrifícios! Este pais está morto! Há dois ou três portugueses que querem lançar um carro feito por portugueses, segundo sei o carro é potente e tem muito boa estética.... onde está o apoio do governo? Vão, literalmente, cortar as pernas a estes génios portugueses que criaram um carro de raiz?? Preferem gastar dinheiro num laboratório de nanotecnologia em Braga? O laboratório não é má ideia mas prefiro que Portugal, pela primeira vez na vida tenha um carro português a ser vendido internacionalmente! E se tem boa estética e é potente, pelos menos sempre temos uma boa entrada no mercado automóvel! Pois até aqui eu também so critiquei! Mas mesmo assim tenho orgulho em ser Português e nunca jamais esconderei este facto! Temos raça no nosso sangue! mas vamos lutar por sempre mais e mais! Vamos mostrar á Europa que Portugal não é so o palco de espectáculos da Europa! Portugal é o pais com melhor história mas precisamos de voltar ao activo! Temos que fazer por isso! Um exemplo, é começar a participar mais no P@P! É ir ao ecoponto! É não sairmos disparados aos 18 anos para as grandes cidades e deixar o Interior desertificado! É estudarmos em vez de sair com os amigos para a borga! É ter atitude e ter um projecto de vida! É ter ambição! "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." “Quanto mais aprendo, mais me dou conta da minha ignorância.” Albert Einstein
mpeixoto Posted January 26, 2008 at 04:55 PM Report #162328 Posted January 26, 2008 at 04:55 PM O problema de Portugal, a meu ver, é falta de ambição! A meu ver é a corrupção e o investimento público em coisas desnecessárias que custam/custaram muito dinheiro e não servem para rigorosamente nada. My Blogue...
djthyrax Posted January 26, 2008 at 06:16 PM Report #162349 Posted January 26, 2008 at 06:16 PM A meu ver é a corrupção e o investimento público em coisas desnecessárias que custam/custaram muito dinheiro e não servem para rigorosamente nada. Que por sua vez, tiram qualquer vontade de evoluir (leia-se, ambição). Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Recommended Posts