Jump to content

[Haskell] Calcular média de floats numa lista dinâmica

Recommended Posts

Posted

Em determinado exercício tenho o seguinte definido:

type Aluno = (Int, String, Float) -- Nº Aluno, Nome, Nota
type Curso = [Aluno]

listaAlunos :: Curso
listaAlunos = [(1234, "Jose Azevedo", 13.2), (2345, "Carlos Lopes", 9.7), (3456, "Rosa Mota", 17.9)]

O objectivo é calcular a média das notas deste 3 alunos. Eu fiz da seguinte forma:

mediaNotas :: Curso -> Float
mediaNotas [] = 0
mediaNotas (x) = (somaNotas x)/3

somaNotas :: Curso -> Float
somaNotas [] = 0
somaNotas ((_,_,x):xs) = x + (somaNotas xs)

As minhas dúvidas/problemas:

a) No caso de eu modificar listaAlunos removendo ou adicionando alunos, terei de mudar o cálculo da média, alterando o 3 para o número total de alunos. Como é que é possível eu saber este número automaticamente no caso de ter uma lista de alunos dinâmica em que eu esteja constantemente a adicionar/remover alunos?

😄 É possível fazer o calcula da média de algo (como no exemplo que eu dei) sem usar uma função auxiliar como a somaNotas? Ou tenho mesmo de ter smpre uma função auxiliar que vai somar as notas todas e só depois dividir pelo total noutra função? É que eu tentei na função de somar, englobar o "x + (somaNotas xs)" dentro () e dps / 3, mas o resultado não era o mesmo, não é suposto? A mim parece-me que ele vai somar tudo primeiro, chamado a função recursivamente e, só no fim é que divide por 3. Não funciona, mas não devia? Não tem lógica?

Posted

a)

media :: [(Int,String,Float)]->Float
media l=(sum (map (\(_,_,n)->n) l))/(lenght l)

pegas na lista de alunos, através de um 'map' retiras a nota de cada aluno (eu recorri a funções lambda mas podes usar uma função auxiliar), soma todas as notas ('sum') e divide pelo comprimento da lista.

😄 não percebi muito bem o que queres dizer, coloca aqui a outra versão da função e posso tentar ver qual é o problema.

Posted

a) mas eu ainda não dei o map nem funções lambda e não queria estar a usar isso sem ter dado... uma função auxiliar foi o que eu usei como podes ver no tópico inicial. eu tentei usar o length na meu código mas deu-me erros, não devo tar aplicar isso correctamente...

😄 o que eu tentei fazer foi isto:

media :: Curso -> Float
media [] = 0
media ((_,_,x):xs) = (x + (media xs))/3

mas os calculos não foram feitos correctamente...

Posted

relativamente ao (a) podes usar a função 'somaNotas' que funciona na mesma...

quanto ao (😄 , tu estás a dividir por 3 em todas as chamadas da função...

suponhamos que as notas eram 1,2 e 3:

media [1,2,3]

= (1 + (media [2,3]))/3

= (1 + ( (2 + (media [3]))/3 ))/3

= (1 + ( (2 + ( (3+media [])/3 ))/3))/3

que é diferente de (1+2+3)/3...

Posted

eu sei que é diferente, mas sempre pensei que ele fizesse mais algo do género:

media [1,2,3]

= (1 + (media [2,3]))/3

= (1 + (2 + (media [3])))/3

= (1 + (2 + (3 + (media []))))/3

anyway, vou tentar usar o length a ver se consigo chegar lá, se não conseguir, depois digo qq coisa...

Posted

pronto, já consegui usando uma função auxiliar para somar as notas mais o length. o meu problema no length é que o gajo tava a devolver um inteiro e o divisor tinha de ser float, usei a função "fromIntegral" e já está a funcionar.

thanks 😄

• 2 weeks later...
Posted

podes mostrar como é que meteste o fromInt na funçao?

Qd tento meter esta funçao:

media :: Float -> Float -> Float -> Float
media a b c = (a + b + c) / 3

mas assim:

media :: Int -> Int -> Int -> Float
media a b c = fromInt (a + b + c) / 3

dá erro (Undefined variable "fromInt")  e nao consigo perceber pq, visto que foi assim que me foida da na aula.

Posted

Pois, assim já dá, já tinha tentado com fromInteger devido a umas coisas que tive a ver a net mas tb nao tinha dado, pensei que fosse preciso mais que isso, sou um noob nisto.

Obrigado 🙂