Guest id194 Posted October 28, 2006 at 04:06 PM Report #60579 Posted October 28, 2006 at 04:06 PM O enunciado diz o seguinte para ser feito recursivamente: "Dada uma lista e um elemento, verifique se esse elemento está contido na lista" Esta é última alínea deste exercício, em todas as outras, as listas são referidas como sendo listas de inteiros, mas não neste caso. Anyway... se for com uma lista de inteiros e verificar se o inteiro está na lista, óptimo, já consegui fazer isso da seguinte forma: elemc :: ([int], Int) -> Bool elemc ([], _) = False elemc ((x:xs), y) = if x == y then True else elemc (xs, y) *S3_Tarefa1> elemc ([4,7,21,6,3,56,2,5,254], 21) True *S3_Tarefa1> elemc ([4,7,21,6,3,56,2,5,254], 28) False A minha questão é, é possível fazer algo do genero sem definir a lista e o elemento como inteiro, por exemplo, se a função tive a assinatura "elemc :: ([a], a) -> Bool", é possível ser feito? E depois chamar a função tipo "elemc ([4, 6, "bla", 7.4, 'X'], 'X')" obtendo "True". Ou isto não é possível? Eu ainda tentei inventar um pouco, mas não consegui fazer nada, daí, assumir que o exercício se referia a inteiros...
Rui Carlos Posted October 28, 2006 at 06:47 PM Report #60600 Posted October 28, 2006 at 06:47 PM em Haskell as lista não são polimorficas!! tu podes ter '[a]', mas isto quer dizer que o 'a' é um tipo qualquer, mas é sempre o mesmo. ou seja, ou temos listas de inteiros, ou de strings, ou de chars ou de outra coisa qualquer desde que seja tudo do mesmo tipo. a função que precisas já está definida no Prelude ('elem') de forma a funcionar para qualquer tipo de dados. para a tua dar para qualquer tipo de dados só tens que fazer isto: elemc :: Eq a => ([a],a) -> Bool elemc ([], _) = False elemc ((x:xs), y) = if x == y then True else elemc (xs, y) o 'Eq a =>' significa que o tipo 'a' tem que implementar a classe 'Eq', ou seja, o tipo 'a' tem a função '==' definida (necessário pois ela é usada em 'x==y'). já agora, acho que devias definir a função antes como 'a -> [a] -> Bool', pois torna-se mais fácil de usar em programação pointfree. Rui Carlos Gonçalves
Guest id194 Posted October 28, 2006 at 07:18 PM Report #60610 Posted October 28, 2006 at 07:18 PM axo k já percebi, posso usar 'a' mas só posso invocar a função só com inteiros ou só com floats (por exemplo), correcto? nesse caso, não posso fazer o mesmo que fiz sem usar isso do 'Eq a =>', é que também ainda não dei isso e não sei se é suposto usar-mos lol... mas também, só são fichas... quanto ao '[a] -> a -> Bool' em vez de '([a], a) -> Bool', só o fiz assim porque achei que ficava mais giro lol... mas hs grande diferença entre ambas ou é porque a primeira é + fácil de usar e pode dar menos dores de cabeça?
Rui Carlos Posted October 28, 2006 at 07:32 PM Report #60613 Posted October 28, 2006 at 07:32 PM se ainda não falaste no 'Eq a' então também não deve ser suposto fazeres funções para tipos "variáveis"... podias sempre retirar a assinatura da função e já não usavas o 'Eq a'. quanto ao segundo ponto, não é que te vá dar dores de cabeça, mas em disciplinas mais avançadas de Haskell os profs gostam que tu uses programação pointfree (sem variáveis), o que é mais simples quando separamos os argumentos. mas provavelmente para já isso não é relevante. Rui Carlos Gonçalves
Guest id194 Posted October 28, 2006 at 08:12 PM Report #60617 Posted October 28, 2006 at 08:12 PM (...)fazeres funções para tipos "variáveis"(...) Isto significa o quê mesmo? Ainda tou muito verde em haskell... E como é que é possível programar sem usar variáveis? ?
magician Posted October 28, 2006 at 08:32 PM Report #60621 Posted October 28, 2006 at 08:32 PM É a chamada programação em Lógica 😄 Para quem tá habituada a linguagens como C, Java etc... Programação em logica é realmente assustador mas depois de se perceber o funcionamento é sempre a andar. Eu ja fiz um cadeira de Haskell e tou agora a fazer uma de Prolog que tambem é como haskell mas mais complicada. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Rui Carlos Posted October 29, 2006 at 12:24 AM Report #60654 Posted October 29, 2006 at 12:24 AM É a chamada programação em Lógica 😄 [...] Eu ja fiz um cadeira de Haskell e tou agora a fazer uma de Prolog que tambem é como haskell mas mais complicada. eu diria mais programação funcional. quanto ao Prolog ser mais complicado, isso é muito relativo, quando começamos a meter monads, catamorfismos, e outras coisas mais avançadas o Haskell já não é assim tão simples... eu achei o Prolog mais simples, mas também não aprofundei tanto o Prolog como o Haskell (que é a linguagem que mais usei até agora no curso). (...)fazeres funções para tipos "variáveis"(...) Isto significa o quê mesmo? Ainda tou muito verde em haskell... E como é que é possível programar sem usar variáveis? ? quando me referi a fazer funções para tipos variáveis referia-me a funções do tipo "a -> b" (em vez de "Int -> Bool", por exemplo) pois os valores que o 'a' e o 'b' podem assumir são "variáveis". quanto às funções sem variáveis: --soma de todos os elementos de uma lista sum :: Int -> Int sum = foldr (+) 0 --subconjuntos de um conjunto (lista) sub :: [a] -> [[a]] sub =foldr (\x r -> (map (x:) r) ++ r) [[]] na função 'sum' não encontras variáveis (apesar de ser uma função que recebe uma lista). na função 'sub' que também recebe uma lista, não tens variáveis antes do '='. no entanto esta já tem variáveis na definição da função que o 'foldr' recebe, por isso não é totalmente pointfree (para que não tivesse nenhuma variável teria que complicar bastante a função...). em Haskell é possível programar muita coisa sem recorrer a variáveis, mas quando se leva isto ao extremo, deixamos de perceber as funções. Rui Carlos Gonçalves
magician Posted October 29, 2006 at 12:35 AM Report #60657 Posted October 29, 2006 at 12:35 AM Pois eu de haskell tambem só tive uma cadeira dei bazicamente o basico, até lista strings essas coisas, prolog quando começa a meter arvores e coisinhas assim a coisa complica 😄 I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!
Recommended Posts