Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Tens de ser mais especifico. Queres ler essa informação de um ficheiro (a)?, ou queres tu construir essa tabela no próprio programa? E se for a última opção pretendes apenas usar a consola (b1) ou o teu programa vai ter um interface gráfico (b2)?

a1) O sistema de leitura de ficheiros no Python é bastante flexivel. Ao usares as funções nativas podes ler qualquer ficheiro com a função open:

fid = open('exemplo.txt')
lista = fid.readlines()
for i in xrange(len(lista)):
    lista[i] = lista[i].split(' ')
    for j in xrange(len(lista[i])):
         lista[i][j] = int(lista[i][j])
print lista

Para além disso podes por cima disso usar o numpy (o que te facilitaria ainda mais a função).

b1) Se a tabela for de input directo podes usar as funções input e raw_input para receber dados na consola (e dependendo do teu programa ele pode receber directamente a linha ou número a número, etc.).

b2) Qualquer bom motor de interface gráficos dá-te ferramentas para poderes fazer um interface estilo excel ou opencalc. Alguns exemplos dos mais conhecidos estão aqui:

http://wiki.wxpython.org/AnotherTutorial#SpreadSheet (já agora deves procurar por spreadsheet) - wxPython

para o pyQt acho que é o QtableWidget mas não encontrei nenhum exemplo rapidamente.

Edited by thoga31
GeSHi
Posted

Sinceramente não percebi bem, só me diz q o input é o ínicio e o fim que estão na primeira linha, depois o número de users, e depois os users com o tempo inicial e final e depois dá-me que o input será daquele tipo..

Posted (edited)

Para quem ainda não conseguiu entender o que é este input, como eu até há pouco, está aqui o dito exercício do TOPAS'06:

http://www.dcc.fc.up.pt/~apt/aulas/PESTR/0506/Apontamentos/problemset_topas06.pdf

Para cada linha fazes um input, e tens de tratar esse input consoante a linha para teres os dados organizados e poderes tratá-los.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Posted

Vou escrever aquilo que eu fiz no IDLE, só tens de entender o que fiz e adaptar para código, é simples:

>>> linha = "2574 3390"
>>> instante_ataque = linha.split(" ")
>>> print("Instantes:\n- Inicial = {0}\n-   Final = {1}".format(instante_ataque[0], instante_ataque[1]))
Instantes:
- Inicial = 2574
-   Final = 3390
>>> 

A partir daqui o princípio é o mesmo para separar os dados de uma linha de input pelos espaços.

Knowledge is free!