Jump to content

[Resolvido] duvida - Convert.ToDouble

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal,

estou aqui a aprender a programar em c# console. E deparei-me com um comando que não estou a entender o que faz!

namespace ConsoleApplication1
{
   class Program
   {
    static void Main(string[] args)
    {
	    // Variáveis 'utilizacao' consideradas como sendo do tipo Integer (números inteiros)
	    // Variável de saída 'valor' considerada como sendo do tipo Integer (número inteiro)
	    Double valorhora=0,utilizacao=0,total=0;
	    char cartao;

// Assumindo que o utilizador insere valores válidos
	    Console.WriteLine("Qual o valor hora? (valores em Euros)");
	    valorhora = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
	    Console.WriteLine("Qual a utilização? (valores em horas)");
	    utilizacao = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
	    Console.WriteLine("O cliente possui cartão de cliente? ('S' ou 's' para 'Sim' e 'N' ou 'n' para 'Não'");
	    cartao = Convert.ToChar(Console.ReadLine());

if (cartao == 'S' || cartao == 's') {
		    total = ((valorhora * utilizacao) - ((valorhora * utilizacao) * 0.1));
	    }
	    if (cartao == 'N' || cartao=='n') {
		    total = (valorhora * utilizacao);
	    }
		    Console.Write("Valor a pagar >>> {0} Euros.",total);
		    Console.ReadLine();
	    }
   }
}

Alguém me podia explicar o que o Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); faz?

Sei que o float é para floating points de 32 bits e o double para 64, mas nao estou a associar este ToDouble..

Cumprimentos

Posted (edited)

O Convert.ToDouble neste caso pega o resultado do Console.ReadLine(), que é uma string, e converte em um double, é na verdade uma versão mais curta e equivalente do seguinte código:

string entrada=Console.ReadLine();

valorhora = Convert.ToDouble(entrada);

Edited by petvetbr

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted (edited)

O Convert.ToDouble neste caso pega o resultado do Console.ReadLine(), que é uma string, e converte em um double, é na verdade uma versão mais curta e equivalente do seguinte código:

string entrada=Console.ReadLine();

valorhora = Convert.ToDouble(entrada);

Certo, entao essa logica é a mesma que:

variavel_qualquer = Int32.parse(string_qualquer)

certo?

So que esse converte a string (texto) para double que é 128-bit data type.

Corrige-me por favor se tiver errado!

Cumprimentos e obrg

Edited by hmrneves
Posted

Sim, isto mesmo, na verdade também existe o double.Parse(string), é que como você vai perceber, muitas vezes existe mais de uma forma de fazer algo no .NET. A vantagem do Convert.ToDouble sobre o double.Parse, é que o primeiro tem mais opções de entrada para conversão, aceita outros tipos como Object, bool, etc. Mas neste caso onde sabemos que a entrada é uma string, ambos são equivalentes.

Posted

Sim, isto mesmo, na verdade também existe o double.Parse(string), é que como você vai perceber, muitas vezes existe mais de uma forma de fazer algo no .NET. A vantagem do Convert.ToDouble sobre o double.Parse, é que o primeiro tem mais opções de entrada para conversão, aceita outros tipos como Object, bool, etc. Mas neste caso onde sabemos que a entrada é uma string, ambos são equivalentes.

Pois eu tentei substituir o Convert.ToDouble por somente double.parse e não dava, o visual studio dava logo erro ao tentar fazer debug.. Porque não entendo uma coisa, as variaveis usam DOUBLE , Double valorhora=0,utilizacao=0,total=0;, logo para que é q precisa de ser convertida?

Posted

como os valores estavam sendo entrados? com vírgulas como separador decimal? Se for isto é porque o Parse por padrão utiliza o padrão americano (ponto como separador), para utilizar vírgula é necessário usar uma outra sobrecarga do TryParse:

double.Parse(string s, IFormatProvider provider)

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/t9ebt447.aspx

Posted

como os valores estavam sendo entrados? com vírgulas como separador decimal? Se for isto é porque o Parse por padrão utiliza o padrão americano (ponto como separador), para utilizar vírgula é necessário usar uma outra sobrecarga do TryParse:

double.Parse(string s, IFormatProvider provider)

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/t9ebt447.aspx

Thanks ;D obrigadíssimo pela ajuda!

Ja agora tens em posse algum pdf jeitoso com as tabelas de operadores de c# e sua explicação/função?

Cumprimentos!