Jump to content
Apolo

PHC - Programação em XBASE

Recommended Posts

NelsonPaiva
Em 16/03/2018 às 22:01, pc.cesar disse:

é possivel  fazer isso , basta ir ás propriedades do campo e a primeira opção e dizer quem tem acesso ao campo

Mas isso nas personalizações de ecrã? Ou é possível fazer numa regra?

camexavi

Boa tarde ;)

Venho mais uma vez solicitar a vossa ajuda.

Existe um campo no PHC na tabela de faturas, FT3.BARCODE, em que pretendo gravar um código com o seguinte formato:

(ano atual)+ft.ndoc+ft.fno

Estou a tentar criar na opção Valores por defeito no campo FT3.BARCODE mas sem sucesso

Será que podem ajudar?

Obrigado!

pc.cesar

Vou verificar,

Mas esse campo já deveria fazer isso a partir da V21 salvo erro.

camexavi
2 minutos atrás, pc.cesar disse:

Vou verificar,

Segundo informação que obtive, foi descontinuado na V22, isto é o campo existe mas não grava nada

Obrigado!

soares chirrute

bom dia!

mais uma vez espero contar com V/ajuda, 

alguem pode me ajudar com o comando xbase para gravar imagens na base de dados?

NelsonPaiva
10 horas atrás, soares chirrute disse:

bom dia!

mais uma vez espero contar com V/ajuda, 

alguem pode me ajudar com o comando xbase para gravar imagens na base de dados?

Um comando para gravar imagens como assim?

O que pretendes fazer?

pc.cesar

onde e o que queres gravar,,, atenção que as imagens/ficheiros gravados na BD vão fazer a BD crescer

CREATE TABLE TuTabla ( Id int, Name varchar(50) not null, imagen varbinary(max) not null ) INSERT INTO TuTabla (Id, Name, imagen) SELECT 1, 'Norman', BulkColumn FROM Openrowset( Bulk 'C:\ImagenFichero.bmp', Single_Blob) as Imagen

atenção que para usar o fox tambem tem de ser validado o tamanho e tipo de ficheiro para poder extrair o mesmo

pc.cesar
Em 17/03/2018 às 10:03, Filipe Alves disse:

Olá

E na versão Corporate existe alguma forma de se definir que os utilizadores do X não tem acessos aos artigos de stock/dossiers internos com a marca Y ?

Não.. só com filtros em advanced

camexavi
Em 20/03/2018 às 18:31, pc.cesar disse:

Vou verificar,

Desculpa a insistência, consegues ajudar me?

Obrigado!

soares chirrute
13 hours ago, pc.cesar said:

onde e o que queres gravar,,, atenção que as imagens/ficheiros gravados na BD vão fazer a BD crescer

CREATE TABLE TuTabla ( Id int, Name varchar(50) not null, imagen varbinary(max) not null ) INSERT INTO TuTabla (Id, Name, imagen) SELECT 1, 'Norman', BulkColumn FROM Openrowset( Bulk 'C:\ImagenFichero.bmp', Single_Blob) as Imagen

atenção que para usar o fox tambem tem de ser validado o tamanho e tipo de ficheiro para poder extrair o mesmo

No ecrã gestão de stocks, na janela informação adicionei mais um campo para a segunda imagem, criei um botão para adicionar e ver a imagem. Pretendo criar outro botão pra gravar

19 hours ago, NelsonPaiva said:

Um comando para gravar imagens como assim?

O que pretendes fazer?

É o seguinte na ficha de artigos, adicionei mais um campo para a segunda imagem. Agora pretendo criar um botão que me permita gravar essa imagem

femo
22 horas atrás, soares chirrute disse:

No ecrã gestão de stocks, na janela informação adicionei mais um campo para a segunda imagem, criei um botão para adicionar e ver a imagem. Pretendo criar outro botão pra gravar

É o seguinte na ficha de artigos, adicionei mais um campo para a segunda imagem. Agora pretendo criar um botão que me permita gravar essa imagem

Se o objectivo for apenas a visualização das imagens dos artigos, a minha solução para o problema passaria por colocar as imagens numa pasta partilhada gravadas com o nome do ficheiro [ref].jpg, [ref]_01.jpg  e criar um botão que chamasse esse(s) ficheiro(s). Claro que o caminho de partilha tinha que ser igual em todos os PC's, por isso atribuiria uma letra de unidade (T: por exemplo). Assim não pesariam na BD e toda a gente teria acesso. (É o sistema que utilizo na minha empresa)

Fernando Morais

soares chirrute

boas tardes,

Estou a configurar uma loja web, peço a V/ajuda para criar um menu de navegação no cabeçalho contendo  por exemplo:  Bebe, acessórios…

PHonorato

Boa tarde.

Como é que consigo chamar um programa externo com um argumento?

Se fizer um botão e tentar chamar o programa externo com argumento dá erro (exemplo: programa.exe teste1)(mas se fizer só programa.exe funciona)

O programa externo aceita argumentos depois do nome do programa, dá através de outros programas e através de linha de comandos.

Possivelmente por programação devo conseguir, só preciso mesmo de executar o programa externo com um argumento.

Obrigado

PHonorato

Já consegui.

E já agora como é que sei qual o valor que está no campo ref na janela dos artigos?

JoseAC

Olá a todos,

estou a tentar construir um IDU com este valores

Tenho um campo numérico   bo.u_valorini  que quero multiplicar 1.23  que é o valor do iva

exemplo se o campo tiver 150€ quando multiplico * 1.23 , devia dar 184.50 mas da-me 185 ( assim funciona mas eu queria eu ele fosse buscar o valor do iva a tabela BI.IVA )

quando tento correr este código não aparece nada  bo.u_valorini * BI.IVA   da-me erro

Alguma ajuda agradeço,

Obrigado

José

NelsonPaiva
15 horas atrás, JoseAC disse:

Olá a todos,

estou a tentar construir um IDU com este valores

Tenho um campo numérico   bo.u_valorini  que quero multiplicar 1.23  que é o valor do iva

exemplo se o campo tiver 150€ quando multiplico * 1.23 , devia dar 184.50 mas da-me 185 ( assim funciona mas eu queria eu ele fosse buscar o valor do iva a tabela BI.IVA )

quando tento correr este código não aparece nada  bo.u_valorini * BI.IVA   da-me erro

Alguma ajuda agradeço,

Obrigado

José

Eu tive um problema parecido e resolvi da seguinte forma:

Na expressão do campo do IDU coloca:

bo.u_valorini*((100+BI.IVA)/100)

Pode não ser a melhor forma de o fazer mas foi a forma que eu consegui de resolver.

Em relação a aparecer 185 em vez de 184.50 colocas-te mascara no campo?
Na mascara coloca @Z ###,###,###.## a ver se resolve.

EDIT: Reparei agora numa coisa que não vi antes. Tu queres calcular o valor de um campo da tabela bo com a IVA das linhas é isso ou foi um erro?
A expressão que uso é: "BI.ETTDEB*((100+BI.IVA)/100)" mas neste caso estou a calcular o IVA por linha.

Não sei se o código que enviei vai funcionar sem um join como são dois campos de tabelas diferentes. Também podes é usar um campo de IVA da tabela BO em vez do bi.iva.

Edited by NelsonPaiva
Melhoramento da resposta

JoseAC
Em 27/06/2018 às 11:07, NelsonPaiva disse:

Eu tive um problema parecido e resolvi da seguinte forma:

Na expressão do campo do IDU coloca:

bo.u_valorini*((100+BI.IVA)/100)

Pode não ser a melhor forma de o fazer mas foi a forma que eu consegui de resolver.

Em relação a aparecer 185 em vez de 184.50 colocas-te mascara no campo?
Na mascara coloca @Z ###,###,###.## a ver se resolve.

EDIT: Reparei agora numa coisa que não vi antes. Tu queres calcular o valor de um campo da tabela bo com a IVA das linhas é isso ou foi um erro?
A expressão que uso é: "BI.ETTDEB*((100+BI.IVA)/100)" mas neste caso estou a calcular o IVA por linha.

Não sei se o código que enviei vai funcionar sem um join como são dois campos de tabelas diferentes. Também podes é usar um campo de IVA da tabela BO em vez do bi.iva.

Olá Nelson Paiva,

Obrigado pela dica, funcionou :) e a mascara também.

pelo que vi na tabela BI é onde eu tenho a taxa do IVA para este cliente que é de 23% , na tabela BO não vejo essa campo do IVA.

José

Edited by JoseAC

Filipe Alves

Boa tarde. Estou a criar uma regra de utilizador no PHC para haver um controlo automático de stocks. 

A logica é a seguinte: Ao efectuar uma encomenda a fornecedor, se existir stock do artigo, o PHC corrige automaticamente a quantidade a encomendar.

Questões. O código pode ser melhorado ? Como melhoro as mensagens de log para por exemplo dizer:

"A referência XXX tem N unidades em stock. Quantidade a encomendar de Y unidades"

Estará tudo corrigido de forma correcta nas linhas da BI ? Existe algum comando que ao mudar a quantidade corrige as restantes variáveis da tabela BI ? 

O código está abaixo.

Select bo
**Verifica se é Encomenda de Fornecedor

If (Astr(bo.NDOS) == '2')

Select bi
    **Percorrer as linhas
    Scan
        **Referencia tem que estar preenchida
        If (!Empty(bi.ref))

qttencomenda = bi.qtt

**query - vai buscar quantidade anterior (para possibilitar alterações nas EF). Apenas faz alguma coisa se a quantidade variar
            If u_sqlexec([select qtt from bi where bistamp = ']+bi.bistamp+['],"tmp_verific_qtt")
                if (tmp_verific_qtt.qtt = qttencomenda)
                    LOOP
                endif
            endif

**query para variaveis de stock
            TEXT to msomaqtt textmerge noshow
            select stock, qttfor, qttcli, usr1, stmin, stns, epcusto from st where ref = '<<bi.ref>>'
            ENDTEXT

**executa query
            If u_sqlexec(msomaqtt,"tmp_somaqtt")
                **Não pode ser fornecedor XXX nem serviço
                If ( tmp_somaqtt.usr1 != 'XXX' And tmp_somaqtt.stns == .F.)

**STOCKVAR = Quant. a Encomendar na EF + Quant. em stock + Encomendado a Fornecedores - Reservado para clientes - Stock Mínimo
                    stockvar = bi.qtt + tmp_somaqtt.stock + tmp_somaqtt.qttfor - tmp_somaqtt.qttcli - tmp_somaqtt.stmin

**Stockvar é maior que 0 é porque tem stock previsto positivo após efectuar a presente EF
                    If (stockvar > 0)
                        **se a quantidade encomendada for maior que o stockvar, é preciso encomendar a diferença
                        If (bi.qtt > stockvar)
                            qttsub = bi.qtt - stockvar
                            Replace bi.qtt With qttsub
                                                        ettdebsub = st.epcusto * qttsub
                                                        Replace bi.ettdeb With ettdebsub
                            msg("A referência " + Alltrim(bi.ref) + " tem unidades em stock. Quantidade corrigida")
                        Else
                            **Quantidade <= stockvar , não é necessário encomendar , logo coloca a quantidade/custo a zero
                            qttsub = 0
                                                        ettdebsub =0
                            Replace bi.qtt With qttsub
                                                        Replace bi.ettdeb With ettdebsub
                            msg("A referência " + Alltrim(bi.ref) + " tem unidades em stock. Quantidade anulada")
                        Endif

Endif
                Endif
            Endif
        Endif
    Endscan
Endif

JoseAC

Olá a todos,

fiz a actualização para o phc cs advanced 24 tinha uma tecla configurada para quando estava nas PATs abrir um dossier e meter o artigo dentro do dossier e ficava associado a PAT.

tive esta tecla a funcionar nos ultimos anos

depois da versão 24 deixou de funcionar, abrir o IDU com o orçamento, não aparece o codigo da referencia e não associa a numero da pat ao idu.

alguém já teve este problema e alguma sugestão ?

Obrigado,

select pa
if alltrim(pa.ptipo)="JOSE" then
    mensagem("Vamos criar um ORÇAMENTO para este processo")
if empty(pa.nopat)
    msg("Tem de ter o nº de PAT preenchido para utilizar esta opção")
endif
lc_NOPAT=pa.nopat
lc_NO=pa.no
lc_NOME=pa.nome
lc_PASTAMP=pa.pastamp
lc_MASTAMP=pa.mastamp
**messageb("nº PAT")
**messageb(pa.nopat)
**messageb("nº PAT via Lc")
**messageb(lc_NOPAT)
do dbfusecl
u_sqlexec("Select clstamp from cl (nolock) where no = " + astr(pa.no), "myclstamp")
v_clstamp = myclstamp.clstamp
fecha("myclstamp")
u_requery("CL")
m_dossier = 11
doread("BO", "SBO")
sbo.newndos(m_dossier)
sbo.dointroduzir
select bo
** estava sem comentario a linha abaixo
** Do Boine2in 
do BOCLACT
SBO.REFRESH()
    replace bo.nmdos with 'Orçamento'
    replace bo.nome with pa.nome
    replace bo.no with pa.no
    replace bo.nopat with pa.nopat
    replace bo.obs with ' '
    replace bo.dataobra with date()
    replace bo.origem with 'PA'
    replace bo.orinopat with pa.nopat
    replace bo.pastamp with lc_PASTAMP
    replace bo.mastamp with lc_MASTAMP
SBO.REFRESH()
** Introducao linhas
select bi
** estava comentada esta linha
**Do Boine2in 
replace bi.ref with 'ORCAMENTO'
replace bi.design with 'Serviço. PAT:' + astr(lc_NOPAT)
replace bi.qtt with 1
Do BOACTREF with '',.t.,'OKPRECOS'
**Do Boine2in 
** TOTALIZAMOS A LINHA
Do U_BOTTDEB
** Fim introducao linhas
** a linha abaixo faz ok, ficando o dossier gravado
**SBO.Bok1.Okbuttomdef1.click()
return .t.
else
     messagebox("Esta tecla só pode ser usada nas PAT do JOSE")
    return .f.
endif

pc.cesar

De facto deve existir alguma anomalia

Acresente as linhas

** Introducao linhas
    Do BOBIACT
    Select bi
    delete all
    ** estava comentada esta linha
    Do Boine2in
    Replace bi.ref With 'ORCAMENTO'
    Replace bi.qtt With 1
    Do BOACTREF With '',.T.,'OKPRECOS'
    Replace bi.Design With 'Serviço. PAT: ' + astr(lc_NOPAT)
    sbo.Refresh()