luismsantana Posted August 30, 2012 at 12:09 AM Report Share #474041 Posted August 30, 2012 at 12:09 AM (edited) boa noite pessoal, vou criar este tópico para ir colocando todas as duvidas que me forem aparecendo durante a resolução deste projecto, só para nao estar sempre a criar novos tópicos ... (se os responsáveis pelo site o permitirem) ... aqui vai ... eu tenho um vector que tem guardado o tabuleiro com as peças ... a cada jogada esse tabuleiro é alterado e o tabuleiro actualizado é guardado num novo nó de uma lista ligada ... nao podem haver repetições de jogadas sendo que se o houver o jogo termina e é empate ... pois bem, está-me a dar empate logo da primeira vez que o programa vai realizar a comparação, depois de eu já ter alterado o vector ... aqui vão as funções que influenciam esta parte ... #include<stdio.h> #include<stdlib.h> #include<string.h> typedef struct jgd jog, *jogad; typedef struct jogadores{ char nome1[10]; char nome2[10]; }jogador; struct jgd{ int *tab; jogad prox; }; typedef struct { int n_jogadas; int * valores; int n_linhas; int n_colunas; } Matrix; jogad jogar(jogad p,Matrix dim,jogador jog, Matrix *matrix) { int op,jogd,pedra,empate,pedra_vezes=0; do{ for(jogd=1;jogd<=2;jogd++) { if(jogd==1) printf("Vez do Jogador %s\n\n",jog.nome1); else printf("Vez do Jogador %s\n\n",jog.nome2); empate=verifica_empate(p,dim,matrix); if(empate==1){ printf("o jogo terminou empatado! uma jogada foi repetida!\n"); return NULL; } if(empate==2){ printf("o jogo terminou empatado! foi atingido o numero maximo de jogadas!\n"); return NULL; } printf("\n\n\n%d\n",matrix->n_colunas); printf("%d\n",matrix->n_linhas); printf("%d\n\n\n",matrix->n_jogadas); printf("\n\nTABULEIRO:\n\n"); mostra_tabuleiro(matrix); printf("\n\n"); printf("o que pretende fazer?\n"); printf("1- colocar pedra\n"); printf("2- retirar pedra\n"); printf("3- mover peca\n"); printf("4- inserir linha ou coluna\n"); printf("5- voltar atras\n"); printf("\nopcao:"); scanf("%d",&op); switch(op) { case 1: pedra=verifica_pedras(matrix); if(pedra==1) p=coloca_pedra(p,dim,matrix); else{ printf("Nao pode colocar mais pedras!\n"); break; }; break; case 2: retirar_peca(); break; case 3: p=mover_peca(p,matrix,jogd); break; case 4: mostra_lista(p,dim); break; case 5:return 0; } } }while(1); return p; } int verifica_empate(jogad p,Matrix d,Matrix *m) { int igual=0,contador_jogadas=0; jogad anterior=NULL; if(p!=NULL){ /*while(p->prox!=NULL) { if(memcmp(p->tab,m,sizeof(int)*m->n_colunas*m->n_linhas)==0) return 1; else{ p=p->prox; contador_jogadas++; } }*/ anterior=p; while(p->prox!=NULL) { if(memcmp(anterior->tab,m,sizeof(int)*m->n_colunas*m->n_linhas)==0) return 1; else{ anterior=p; p=p->prox; contador_jogadas++; } } if(contador_jogadas==d.n_jogadas) return 2; } } espero que me possam ajudar 😄 Edited August 30, 2012 at 09:35 AM by anolsi Adição do geshi Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 12:20 AM Report Share #474042 Posted August 30, 2012 at 12:20 AM podes me dizer o que retorna a função "verifica_empate" quando não existe uma jogada repetida ? e o que retorna se a variável "p" tiver o valor NULL ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 12:24 AM Author Report Share #474043 Posted August 30, 2012 at 12:24 AM pelos vistos nada xD tenho de fazer retornar todos os casos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 12:26 AM Report Share #474044 Posted August 30, 2012 at 12:26 AM se não me consegues responder a estas perguntas como achas que o programa sabe o que fazer ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 12:30 AM Author Report Share #474045 Posted August 30, 2012 at 12:30 AM estamos sempre a aprender ... fiquei a saber, ok? 🙂 obrigado, ja está a funcionar 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 12:48 AM Report Share #474046 Posted August 30, 2012 at 12:48 AM mas achas que o código está bem ? dá o resultado correto, mas a quantidade de código que não faz nada é mas do metade das linhas ... // nota que alterei o protótipo da função para ser mais claro // e só requisitar os valores necessários int verifica_empate(jogad jogadas, Matrix * jogada, int max_jogadas) int count = 0; // ciclo de verificação das jogadas anteriores while (!jogadas) { // verificacao da jogada de numero "count" com a jogada realizada if(memcmp(jogadas->tab, jogada, sizeof(int) * jogada->n_colunas * jogada->n_linhas) == 0) return 1; // incrementados do ciclo jogada = jogada->prox; count++; } // verificar se o numero maximo de jogadas foi atingido if (count == max_jogadas) return 2; return 0; } IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 12:56 AM Author Report Share #474047 Posted August 30, 2012 at 12:56 AM mas repara, a parte que está comentada está incrementada assim como tu fizeste agora (à excepção dos returns) ... a parte que nao está comentada eu fiz só para ver se estava errado por causa da condição do while, mas já percebi que era pq nao estava a retornar os valores como deve ser 🙂 obrigado pela ajuda e preocupação em explicar como ficaria melhor implementado o meu código .. vou ja apagar a parte do "anterior=p ... " 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 03:21 PM Author Report Share #474093 Posted August 30, 2012 at 03:21 PM boa tarde, mais uma vez 🙂 agora estou com outro problema ... eu tenho um vector e quero incrementar em uma unidade a celula escolhida ... mas nao está a dar ... o código: void altera_vector_pedras(Matrix *v) { int i; for(i=0;i<v->n_colunas*v->n_linhas;i++) { if(v->valores[i]>0) v->valores[i]++; } } o v->valores++ nao deveria fazê-lo? ps- o vector ja tem valores inicializados a 0 e a 1 ... se o valor da celula for maior que zero, incrementa uma unidade ... abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 03:26 PM Report Share #474094 Posted August 30, 2012 at 03:26 PM o que te leva a dizer que o valor não é incrementado ?? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 03:32 PM Author Report Share #474095 Posted August 30, 2012 at 03:32 PM ao imprimir o vector verifico que nao é incrementado ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 03:37 PM Report Share #474097 Posted August 30, 2012 at 03:37 PM e o código da chamada das duas funções ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 03:40 PM Author Report Share #474098 Posted August 30, 2012 at 03:40 PM e o código da chamada das duas funções ? void vector_pedras(Matrix *v, Matrix d, Matrix *g) { int i; for(i=0;i<d.n_colunas*d.n_linhas;i++) { g->valores[i]=0; if(v->valores[i]==9) g->valores[i]=1; } } int n_iteracoes_pedras(Matrix *v,int x, int y) { int i; if(v->valores[y]==x+1) return 1; else return 0; } jogad jogar(jogad p,Matrix dim,jogador jog, Matrix *matrix) { int op,i,jogd,pedra,empate,pedra_vezes=0,n_pedras_p=0; Matrix *aux=NULL; aux=(Matrix*) malloc(sizeof(Matrix)*dim.n_colunas*dim.n_linhas); aux->valores=(int*) malloc(sizeof(int*)*dim.n_colunas*dim.n_linhas); n_pedras_p=(dim.n_linhas*dim.n_colunas)*0.10; do{ for(jogd=1;jogd<=2;jogd++) { if(jogd==1) printf("Vez do Jogador %s\n\n",jog.nome1); else printf("Vez do Jogador %s\n\n",jog.nome2); empate=verifica_empate(p,matrix, dim.n_jogadas); if(empate==1){ printf("o jogo terminou empatado!\n"); return NULL; } else{ altera_vector_pedras(aux); for(i=0;i<dim.n_colunas*dim.n_linhas;i++) printf("%d ",aux->valores[i]); printf("\n\n"); printf("\n\nTABULEIRO:\n\n"); mostra_tabuleiro(matrix); printf("\n\n"); printf("o que pretende fazer?\n"); printf("1- colocar pedra\n"); printf("2- retirar pedra\n"); printf("3- mover peca\n"); printf("4- inserir linha ou coluna\n"); printf("5- voltar atras\n"); printf("\nopcao:"); scanf("%d",&op); switch(op) { case 1: pedra=verifica_pedras(matrix); if(pedra==1){ p=coloca_pedra(p,dim,matrix); printf("e aqui\n"); vector_pedras(matrix,dim,aux); } else{ printf("Nao pode colocar mais pedras!\n"); break; }; break; case 2: p=retirar_pedra(p,aux,matrix,n_pedras_p); break; case 3: p=mover_peca(p,matrix,jogd); break; case 4: mostra_lista(p,dim); break; case 5:return 0; } } } }while(1); return p; } Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 03:44 PM Report Share #474099 Posted August 30, 2012 at 03:44 PM typedef struct { int n_jogadas; int * valores; int n_linhas; int n_colunas; } Matrix; ... aux=(Matrix*) malloc(sizeof(Matrix)*dim.n_colunas*dim.n_linhas); aux->valores=(int*) malloc(sizeof(int*)*dim.n_colunas*dim.n_linhas); não te estás a esquecer de inicializar nada ?? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 03:53 PM Author Report Share #474101 Posted August 30, 2012 at 03:53 PM não te estás a esquecer de inicializar nada ?? é estritamente obrigatório inicializar todos os campos da estrutura se eu so vou usar um campo? (pergunta ignorante, eu sei ... mas é o resultado de pouca experiencia) ... é que tenho usado assim e tem resultado na mesma .. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 04:08 PM Report Share #474102 Posted August 30, 2012 at 04:08 PM obrigatório não é. mas vamos ver o que está a acontecer : vamos supor que a variável aux será alocada pelo malloc sendo depois efectuado novo malloc para alocar memória para o campo valores (este é o código que tens), ficando desta forma aux->n_jogadas == 0; // vamos supor que fica com o valor 0 (isto porque não inicializaste) aux->valores; aux->n_linhas == 0; // vamos supor que fica com o valor 0 (isto porque não inicializaste) aux->n_colunas == 0; // vamos supor que fica com o valor 0 (isto porque não inicializaste) agora, é este o ponteiro que passas para a função "altera_vector_pedras" vou escrever o código desta função alterando com os valores assumidos void altera_vector_pedras(Matrix * v) int i; //for(i = 0; i < v->n_colunas * v->n_linhas; i++) for(i = 0; i < 0 * 0 ; i++) // ora 0*0 = 0 ... { if(v->valores[i]>0) v->valores[i]++; } } e isto porque tens tido sorte, porque se supores (porque não efetuaste a inicialização) que os valores eram outros quaisquer, poderias ter isto: void altera_vector_pedras(Matrix * v) int i; //for(i = 0; i < v->n_colunas * v->n_linhas; i++) for(i = 0; i < 242682348 * 2934623408 ; i++) // não só terias um problema que o resultado não cabe num inteiro // como chegavas um ponto e estava a manipular fora da memória alocada e terias uma // exceção a dizer que andavas a mexer em memória não permitida { if(v->valores[i]>0) v->valores[i]++; } } IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 04:40 PM Author Report Share #474106 Posted August 30, 2012 at 04:40 PM obrigado 🙂 mas conseguiste perceber porque aquilo nao está a funcionar? nao é por causa dos outros campos porque eu nao os estou a utilizar ... 🙂 esquece, estou a utilizar sim ... vou alterar 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 04:41 PM Report Share #474109 Posted August 30, 2012 at 04:41 PM ... estou a conter-me que nem imaginas ... então eu acabei de te explicar (com código) que estás e vens dizer que não ?!?!? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted August 30, 2012 at 04:53 PM Author Report Share #474110 Posted August 30, 2012 at 04:53 PM eu ja disse que tens razão ... nao é preciso irritações ... ja está a dar, obrigado 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted September 1, 2012 at 04:27 PM Author Report Share #474260 Posted September 1, 2012 at 04:27 PM (edited) boa tarde novamente ... está-me a dar problema a criar um novo nó para a lista ligada ... não percebo porquê :s para pedir espaço para o p->tab com menos de 20 celulas dá mas para mais nao -.- typedef struct jgd jog, *jogad; struct jgd{ int *tab; jogad prox; }; jogad nova_jogada(jogad p, Matrix *a) { int i; //printf("%d %d\n",a->n_linhas, a->n_colunas); p->tab=(int*) malloc(sizeof(int)*a->n_colunas*a->n_linhas); // está a crashar aqui! memcpy(p->tab,a->valores,sizeof(int)*a->n_colunas*a->n_linhas); // for(i=0;i<a->n_colunas*a->n_linhas;i++) // printf("%d ",p->tab[i]); // printf("\n\n"); p->prox=NULL; return p; } jogad adiciona_l_c(jogad p, Matrix *mat, Matrix d) { char *buffer; int linha1, linha2; jogad novo=(jogad) malloc(sizeof(jog)),aux; buffer=(char*)malloc(sizeof(char)*7); printf("quer introduzir uma linha ou uma coluna?\n"); fflush(stdin); scanf("%s",buffer); printf("%s\n",buffer); if(strcmp(buffer,"linha")==0 || strcmp(buffer,"Linha")==0){ adiciona_linha(mat,d); // entra aqui e faz tudo o que é suposto } /*if(strcmp(buffer,"coluna")==1 || strcmp(buffer,"Coluna")==1) adiciona_coluna(mat,d);*/ printf("...\n"); novo=nova_jogada(novo,mat); aux=p; while(aux->prox!=NULL) aux=aux->prox; aux->prox=novo; return p; } convem dizer que o vector "mat" sofreu um realloc e provavelmente é daí que advem o problema ... typedef struct { int n_jogadas; int * valores; int n_linhas; int n_colunas; } Matrix; void adiciona_linha_inicio(Matrix *m, Matrix dim) { int i, j, *aux; aux=(int*)malloc(sizeof(int)*dim.n_linhas*dim.n_colunas); memcpy(aux,m->valores,sizeof(int)*dim.n_linhas*dim.n_colunas); m->n_linhas=dim.n_linhas+1; m->n_colunas=dim.n_colunas; m->valores=(int*)realloc(m->valores,sizeof(m->n_linhas*m->n_colunas)); for(i=0;i<dim.n_linhas*dim.n_colunas;i++) printf("%d ",aux[i]); printf("\n\n"); printf("preenche o novo vector com zeros so na primeira linha!\n"); for(i=0;i<m->n_colunas;i++) m->valores[i]=0; printf("mostra a primeira coluna a zero e o restante vector\n"); for(i=0;i<m->n_linhas*m->n_colunas;i++) printf("%d ",m->valores[i]); printf("\n\n"); printf("copia os valores de aux para a segunda linha e restante do novo vetor\n"); for(i=m->n_colunas,j=0;i<m->n_colunas*m->n_linhas, j<dim.n_colunas*dim.n_linhas;i++,j++) m->valores[i]=aux[j]; printf("mostra o vector ja pronto\n"); for(i=0;i<m->n_linhas*m->n_colunas;i++) printf("%d ",m->valores[i]); printf("\n\n"); //liberta o vector pedido para auxiliar a acao //free(aux); printf("ola1\n"); } Edited September 1, 2012 at 04:42 PM by luismsantana Link to comment Share on other sites More sharing options...
luismsantana Posted September 1, 2012 at 09:28 PM Author Report Share #474277 Posted September 1, 2012 at 09:28 PM está resolvido o problema .. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts