edub13 Posted August 29, 2012 at 11:48 PM Report Share #474034 Posted August 29, 2012 at 11:48 PM Boas pessoal, tou a ler um tutorial, e cheguei a um exercicio que nao consigo fazer mesmo do inicio pesso que me ajudem que nao estou a entender. Exercicio: 1) Na empresa onde trabalhamos, há tabelas com o quanto foi gasto em cada mês. Para fechar o balanço do primeiro trimestre, precisamos somar o gasto total. Sabendo que, em Janeiro, foram gastos 15000 reais, em Fevereiro, 23000 reais e em Março, 17000 reais, faça um programa que calcule e imprima o gasto total no trimestre. Siga esses passos: a) Crie uma classe chamada BalancoTrimestral com um bloco main, como nos exemplos anteriores; b) Dentro do main (o miolo do programa), declare uma variável inteira chamada gastosJaneiro e inicialize-a com 15000; c) Crie também as variáveis gastosFevereiro e gastosMarco, inicializando-as com 23000 e 17000, respectivamente, utilize uma linha para cada declaração; d) Crie uma variável chamada gastosTrimestre e inicialize-a com a soma das outras ì variáveis: int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco; e) Imprima a variável gastosTrimestre. 2) Adicione código (sem alterar as linhas que já existem) na classe anterior para imprimir a média mensal de gasto, criando uma variável mediaMensal junto com uma mensagem. Para isso, concatene a String com o valor, usando "Valor da média mensal = "+ mediaMensal. Meu Código: public class BalancoTrimestral { public static void main(String[] args) { int gastosJaneiro = 15000; int gastosFevereiro = 23000; int gastosMarco = 17000; int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco; System.out.println(gastosTrimestre); } } Learning: C++ Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 29, 2012 at 11:56 PM Report Share #474036 Posted August 29, 2012 at 11:56 PM qual é realmente a tua dívida ?? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
edub13 Posted August 30, 2012 at 12:01 AM Author Report Share #474037 Posted August 30, 2012 at 12:01 AM Desculpem o double post mas acho que ja percebi, tava a complicar: public class BalancoTrimestral { public static void main(String[] args) { int gastosJaneiro = 15000; int gastosFevereiro = 23000; int gastosMarco = 17000; int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco; System.out.println("Gastos Trimestre = "+gastosTrimestre); int mediaMensal = gastosTrimestre/3; System.out.println("Valor da média mensal = "+ mediaMensal); } } é assim? Learning: C++ Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted August 30, 2012 at 12:02 AM Report Share #474038 Posted August 30, 2012 at 12:02 AM já experimentaste ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
edub13 Posted August 30, 2012 at 12:04 AM Author Report Share #474040 Posted August 30, 2012 at 12:04 AM (edited) Sim, deu isto na saida: Gastos Trimestre = 55000 Valor da média mensal = 18333 Fiqei um pouco confuso, porque no exercicio tava a dizer para colocar na class anterior (Exercicio 1 parte 2 ) e já nao tava a perceber, mas afinal e assim como fiz acho eu.. Edit: Obrigado mas já resolvi o problema. Edited August 30, 2012 at 12:55 AM by edub13 Learning: C++ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts