Jump to content

Visualizar dados de uma BD em textbox´s

D3POD

Recommended Posts

Boa tarde, estou a tentar visualizar os dados que tenho numa BD em Access.

Eu já tenho isso feito para uma datagridview, mas isso é no primeiro form.

A ideia é que ao clicar no botão alterar, seja aberto o form2 com as textbox's e que os dados correspondestes ao cliente seleccionado no form1 sejam colocados nos respectivos textbox's.

Assim posso alterar os dados que lá estão e posso fazer gravar... e isso actualiza a BD.

O código que tenho é este (atenção que este código está errado e já foi alterado podendo nem fazer sentido):

private void Form3_Load(object sender, EventArgs e)
{
 // Uso da classe Classeid
 txt_id.Text = Convert.ToString(Classeid.id);
 string id_clientes = txt_id.Text;

// Conexão à BD
 OleDbConnection conn = new OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\\Clientes.accdb;Persist Security Info=False");

// String de Filtro
 string query = "SELECT * FROM Clientes [Nome] = @nome, [Telefone] = @telefone, [Telemóvel] = @telemovel, [Morada] = @morada, [Contribuinte] = @contribuinte, [Email] = @email, [Licença] = @licenca, [Chave de Activação] = @activacao WHERE ID = @ID_Cliente";

// Comando da BD
 OleDbCommand cmd = new OleDbCommand(query, conn);
 cmd.Parameters.Add("@ID_Cliente", OleDbType.Integer).Value = id_clientes;
 txt_nome.Text = Convert.ToString(cmd.Parameters.Add("@nome", OleDbType.VarChar).Value);

conn.Open();
 cmd.ExecuteReader();
 conn.Close();
 cmd = null;
}

A classe serve para guardar o valor do IDcliente e para o colocar na textboxID...

Isto porque quando fizer guardar ele vai ler o ID do cliente a essa textboxID.

Anteriormente experimentei criar um Datadapter e por ai fora mas não consegui... depois virei me para as experiências e deu neste código final.

Cumprimentos 😉

• Replies 40
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Cá estou eu de novo e penso que mais perto do que pretendo 😉

Tenho este código e estou com duas dificuldades...

Uma porque me está a dar um erro " Gclient.Form3.cclient()' é um 'método', que não é válido no contexto especificado

Não sei qual é o problema pois nunca me surgiu :S

Por outro lado estou com dificuldade em efectuar o SELECT.

O que pretendo é que o form ao ser iniciado verifique qual o valor da classe e que dependendo desse valor carregue os dados do cliente. Esse valor da classe é o ID do cliente na BD Access.

Aqui vai o código:

{
 string id_clientes = txt_id.Text;

strConn = "SELECT * FROM Clientes WHERE Nome";
 txt_nome.Text = cclientes.Rows.Count.ToString();
}

private void txt_id_TextChanged(object sender, EventArgs e)
{
}

public DataTable cclientes()
{
 OleDbConnection bdconn = new OleDbConnection (conn);
 OleDbCommand cmd = bdconn.CreateCommand();

cmd.CommandText = strConn;
 OleDbDataAdapter adapter = new OleDbDataAdapter(cmd);

bdconn.Open();
 DataTable tabela = new DataTable();
 adapter.Fill(tabela);
 return tabela;
}

Foi preciso muitas horas de volta disto para chegar aqui e penso que dá para perceber onde estou com problemas... mas deixei em bold e com tamanho de letra maior.

eu aqui estou a fazer um select mas não vou filtrar o cliente em especifico mas sim todos os clientes...

Sei que ainda podia colocar Nome = a qualquer coisa, mas não ia dar no que pretendo na mesma.

Alguém me consegue dar uma ajuda?

Muito obrigado desde já 😉

Isto está muito tremido...

Para usar o método cclientes é assim: cclientes(). Da forma como tens era se fosse uma variável ou propriedade da classe.

O teu código ficaria:

txt_nome.Text = cclientes().Rows.Count.ToString()

Agora o que tens para preencher a tabela não está nada bem, basicamente tens um Adapter o que está correcto, mas precisas afectar a propriedade SelectCommand desse adapter com a tua query. COmo não sabias o que fazer tens uma instância de um OleDbCommand e não está a fazer nada:

Correctamente terias algo do género:

OleDbDataAdapter adapter = new OleDbDataAdapter(
"select * from Clientes where ClientId = " + Convert.ToString(Classeid.id), bdconn);
adapter.Fill(tabela);

Usei Classid.id porque suponho que será aí que tens o id do cliente pelo qual queres filtrar a query. O nome ClientId do select altera para o que tiveres no teu Modelo de dados.

Boas amigo, muito obrigado pela tua ajuda 😉

Então devo passar para propriedade correcto? pois assim dá me um erro que não pode converter o System.Data.DataTable em String.

Coloquei o código assim:

{

"select * from Clientes where ClientId = " + Convert.ToString(Classeid.id), bdconn);

adapter.Fill(tabela);
 return tabela; 
}

Só não o testei porque tenho o erro do cclient...

Não necessariamente...

Ora cclientes() é uma função, devolve uma DataTable portanto não podes afectar essa função a uma TextBox que está à espera de uma string.

Se queres mostrar na TextBox o número de Linhas do DataSet... Não sei bem qual o objectivo disso mas pronto, podes fazer:

txt_nome.Text = cclientes().Rows.Count.ToString();

Isto daria na caixa de texto txt_nome o número de linhas da DataTable, como eu acho que o que tu queres é o nome do cliente deveria ser mais assim:

txt_nome.Text = cclientes().Rows[0]["ClientName"].ToString();

Substitui ClientName pelo que tens no Modelo de Dados para o nome do cliente

Olá de novo, muito obrigado por tudo 😉

Neste momento tenho este código:

{
 txt_nome.Text = cclientes().Rows[0]["Nome"].ToString(); 
}

{
}

{

adapter.Fill(tabela);
 return tabela; 
}

Se percebi tudo o que me explicas-te penso que fosse isto a que deveria ter chegado... claro que ainda falta o resto do código para as outras textbox's...

Mas ao correr o programa não me aparece o nome do cliente no textbox...

Será que me falta alguma coisa?

Tenho estado, em conjunto com o que me vão explicando, a estudar o processo de criação deste projecto e também a seguir alguns tutoriais que me vão ajudando noutras partes que estou a adiantar.

Este projecto vai me servir de base para outro que irei fazer, bastante mais complexo, mas terei de terminar primeiro este 😛

Desde já obrigado por toda a ajuda 😉 Aos poucos estou a aprender muitas coisas novas 😉

"Nome" é o nome do cliente na BD? O id está a chegar correctamente certo?

Só uma coisa mais, se vais fazer o mesmo para outras textboxes aconselho a chamar o método cclientes() apenas uma vez no Load do Form como tens, não chames o método por cada TextBox...

Tenta dar nomes mais coerentes às variáveis e aos teus métodos. Por exemplo cclientes() não me diz nada, ficaria melhor se fosse GetClientById() ou simplesmente GetClient().

E se é uma função apenas usada no Form3 pode ser privada, não precisa de ser pública...

Boas, o "Nome" é o nome da coluna referente ao nome do cliente na tabela de clientes.

Sim o ID aparece 1... ou dependendo do que coloco...

Dá-me ideia que a conexão com a BD para ir buscar os dados não está a ser feita... mas não encontro erro nenhum.

Sim vou fazer isso, passar a privado, colocar nomes mais expecificos para melhor entender o código e vou chamar o metodo no Load 😉

Obrigado pelos conselhos... 😉

Pois, se não tens nenhum erro em Runtime é porque está a ser preenchida DataTable, ou seja tens uma linha na posição 0 da tabela e existe uma coluna chamada "Nome", agora essa coluna é que parece não trazer valor. Não podes experimentar com uma outra coluna que saibas vir preenchida, ou então fazer debug e analisar o conteúdo da DataTable.

Boas, já verifiquei e mesmo com outra coluna... como a morada ou email continua a não aparecer...

Também tentei criar uma aplicação simples para ver se podia ser algum problema com as declarações de metodos que fiz e mesmo nessa mantem se o problema.

Vou deixar o código completo, pode me estar a escapar qualquer coisa...

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;
using System.Data.OleDb;

namespace Gclient
{
 public partial class Form3 : Form
 {
   public Form3()
   {
     InitializeComponent();
   }

public string strConn = "";
   public string conn = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\\Clientes.accdb;Persist Security Info=False";
   Form1 fr1 = new Form1();

private void btn_alterar_Click(object sender, EventArgs e)
   {
     OleDbConnection conn = new OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\\Clientes.accdb;Persist Security Info=False");
     string query = " UPDATE Clientes SET [Nome] = @nome, [Telefone] = @telefone, [Telemóvel] = @telemovel, [Morada] = @morada, [Contribuinte] = @contribuinte, [Email] = @email, [Licença] = @licença, [Activação] = @activação WHERE ID = @ID ";
     OleDbCommand command = new OleDbCommand(query, conn);
     command.Parameters.Add("@ID", OleDbType.Integer).Value = fr1.clientid ;
     command.Parameters.Add("@Nome", OleDbType.VarChar).Value = txt_nome.Text;
     command.Parameters.Add("@telefone", OleDbType.Integer).Value = Int32.Parse(txt_telf.Text);
     command.Parameters.Add("@telemovel", OleDbType.Integer).Value = Int32.Parse(txt_tele.Text);
     command.Parameters.Add("@morada", OleDbType.VarChar).Value = txt_morada.Text;
     command.Parameters.Add("@contribuinte", OleDbType.Integer).Value = Int32.Parse(txt_cont.Text);
     command.Parameters.Add("@email", OleDbType.VarChar).Value = txt_email.Text;
     command.Parameters.Add("@licenca", OleDbType.VarChar).Value = txt_serie.Text;
     command.Parameters.Add("@activacao", OleDbType.VarChar).Value = txt_activacao.Text;

conn.Open();
     int x = command.ExecuteNonQuery();
     if (x < 1)
     {
       MessageBox.Show("Erro ao Actualizar", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
     }
     else
     {
       MessageBox.Show ("Actualizado com sucesso", "Actualização", MessageBoxButtons.OK,MessageBoxIcon.Information);
     }

conn.Close();
     command = null;
   }

{

txt_nome.Text = Getclient().Rows[0]["Nome"].ToString();
   }

{
   }

public DataTable Getclient()
   {

adapter.Fill(tabela);
     return tabela;
   }
 }
}

Espero que me consigam ajudar, pois estou a ficar baralhado com tudo isto.

Tenho lido muito tutoriais e não encontro o problema...

Coloca o breakpoint na linha onde afectas a textbox e corre a aplicação em modo debug.

Se não parar nessa linha quando fizeres o processo onde preenches as textboxes alguma coisa não está bem.

Se parar no breakpoint como deveria inspeciona os valores da DataRow. Podes selecionar Getclient().Rows[0]["ID"].ToString() e QuickWatch por exemplo

inspeciona os valores da DataRow como te disse e verifica se está preenchida, quais as colunas que tens etc

Seleciona isto quando parar no breakpoint: Getclient().Rows[0]["ID"].ToString();

e faz QuickWatch no menu de contexto do VS. vai abrir um popup com o valor, para veres os valores da DataRow coloca na popup Getclient().Rows[0]

Boas, más noticias, ontem baixei o visual studio express 2012 for windows desktop e infelizmente o projecto deixou de abrir... :S

já procurei em foruns e nao existe hipotese, culpa minha, que estava com uma versão RC 😞

Já comecei o projecto do zero, também aproveito para colocar tudo como deve ser e com calma, pois tinha algumas falhas que estava a deixar para resolver depois e assim aproveito e resolvo já.

Espero segunda feira já ter tudo a funcionar até ao passo deste tópico e depois então vou testar, pode ser até que tivesse alguma falha a versão que eu estava a usar :S

assim que tiver chegado ao ponto volto a postar o código caso o problema continue 😉

Muito obrigado e até já 😉