Jump to content

Utilizar Tools de outro Form

Recommended Posts

Posted

Olá a todos, estou com uma duvida que dever ser super básica, mas que não encontro no google nada sobre isso ou simplesmente não estou a procurar de maneira correcta.

O que acontece é que em VB.NET eu podia fazer...

exemplo = form2.btn_abrir.txt

Como faço em C#?

Agradeço desde já a vossa ajuda 😉

Posted

Hummm assim até parece fácil de mais LOL mas não me expliquei bem...

realmente é assim que encontro nos tutoriais e era assim que usava no VB.NET...

talvez seja melhor explicar tudo o que pretendo...

Estou a fazer uma aplicação e vou na parte de actualizar.

Tenho um form onde este contem uma datagridview que recebe a informação.

Depois tenho varios buttons onde um é o Alterar e ao clicar nele abre um painel com uma textbox e um botão...

Ora a minha ideia é colocar nessa textbox o ID do cliente que pretendo alterar e ao clicar no botão ele então abre um form com as textbox e com os dados actuais... depois é só editar o que pretendo e faço salvar para guardar...

Então o que me lembrei de fazer...

Ao abrir o form2 ele vai fazer um SELECT que do cliente com o ID selecionado na panel.

Vou colocar o código, apesar que não está testado... muito menos deve estar correcto...

private void Form2_Load(object sender, EventArgs e)

{

Form2 fr2 = new Form2();

Form1 fr1 = new Form1();

if (fr2.Text == "Alterar Cliente - Gclient")

{

btn_alterar.Visible = true;

btn_grava.Visible = false;

OleDbConnection conn = new OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\\Clientes.accdb;Persist Security Info=False");

string query = " UPDATE Clientes SET [Nome] = @nome, [Telefone] = @telefone, [Telemóvel] = @telemovel, [Morada] = @morada, [Contribuinte] = @contribuinte, = @email, [Licença] = @licença, [Activação] = @activação WHERE ID = @ID ";

OleDbCommand command = new OleDbCommand(query, conn);

command.Parameters.Add("@ID", OleDbType.Integer).Value = Form1.txt_id.text;

}

else

{

btn_grava.Visible = true;

btn_alterar.Visible = false;

}

}

o código ainda nem está completo... alias nem sei se com este código vou obter o que pretendo... pouco sei de C# ou de outra linguagem, estou ainda a aprender.

Basicamente com este código ele devia carregar a informação no form2 do cliente que tivesse o ID igual ao colocado na textbox no painel...

Espero que me possam ajudar 😉

Um abraço

Posted

Assim à vista, tens aí dois problemas. A propriedade de texto da TextBox é Text e não text ou txt, o controlo txt_id tem que ser público para conseguires aceder a esse valor num outro contexto. Por default os controlos são privados.

Aconselho-te a ter uma propriedade no form1, por exemplo ClientId:

public int ClientId{
  get {return Convert.ToInt32(txt_id.Text);}
}

no parâmetro terias:

command.Parameters.Add("@ID", OleDbType.Integer).Value = frm1.ClientId;

Posted (edited)

E quando o Form1 é aberto, txt_id tem algum texto?

neste caso form2...

sim irá ter o valor do ID do cliente que será apresentada a informação...

rumbafum o meu problema é que a textbox está no form1... e eu quero aceder à informação dele na form2.

Edit1: Já consegui 😉

Fui no form 1 e criei o get para o valor da textbox e depois fui ao form2 e usei... como já tinha o código para o form2... bastou fr2.clientid 😉

Muito obrigado 😉

resumindo para aceder ao valores de outro form ou tools então tenho que o tornar publico ao projecto, pois por default é privado do form onde está... é isso?

Em relação ao código com o que estou a fazer vou conseguir o que pretendo?

Um abraço

Edited by D3POD
Posted

É isso mesmo. Quando adicionas a TextBox através do designer, por default a instância desse objecto é privada.

Para acederes a dados de um form num outro form o melhor é expores propriedades do que queres aceder ou então por injecção de dependências através de construtor